Câmbio de moedas

Trocar moeda estrangeira no Brasil: como fazer o câmbio?

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Quem nunca ficou com moedas estrangeiras na carteira após uma viagem e até hoje as moedas aguardam uma nova oportunidade de serem usadas? Mais gente do que você imagina, certamente. Mas você já pensou se é possível trocar moeda estrangeira no Brasil?

Confira todas as respostas que você precisa sobre o assunto no artigo a seguir. Boa leitura!

Como trocar as moedas estrangeiras que sobraram da viagem?

Essa resposta vai depender de um fator principal: se você já voltou para casa ou se está nos últimos dias da sua viagem, ainda fora do país.

Se você levou dinheiro para o exterior em espécie e já tiver voltado para casa, há poucas formas de trocar a moeda estrangeira no Brasil.

Por outro lado, você pode trocá-las de outras formas se ainda estiver fora do Brasil. Confira a seguir.

1. Trocar por cédulas no aeroporto antes do embarque

No mesmo dia da viagem de volta para casa, você pode trocar as suas moedas por cédulas nos estabelecimentos do aeroporto local — ou mesmo em estabelecimentos fora dele.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Para cafés, lojas de conveniência e diversos estabelecimentos, ter moedas disponíveis para troco é sempre o mais indicado. A troca, portanto, é positiva para os dois lados: você troca as suas moedas por cédulas, o estabelecimento garante moedas para quando precisar.

Saiba mais sobre usar dinheiro em espécie na Europa.

2. Gastar o dinheiro restante no último dia que estiver no exterior

Antes de ter que trocar as moedas estrangeiras no Brasil, outra possibilidade é gastar o dinheiro que restou no último dia da sua viagem.

Por exemplo: você pode gastar essas moedas comprando souvenirs ou até mesmo um suco em algum café e outro estabelecimento. Tudo vai depender, no fim das contas, de quanto dinheiro você ainda tiver em moedas.

Independentemente, não esqueça: é muito mais difícil trocar moeda estrangeira no Brasil do que usar ou trocar as moedas antes de embarcar de volta para a casa.

Neste vídeo do meu canal Câmbio Inteligente, falo um pouco mais sobre o assunto.

3. Fazer pequenas compras no Free Shop

Outra forma de usar a suas moedas estrangeiras é comprando no Free Shop.

Seja lá o que você decidir comprar por lá — de pacotes de chocolate a garrafas de bebida alcoólica — faça questão de usar as suas moedas na hora de pagar, ok? Assim, você não vai precisar trocar moeda estrangeira no Brasil nem ficar com moedas de recordação.

Mas antes de fazer compras no Free Shop, entenda como funciona o tax free.

O que fazer se já estou no Brasil com moedas estrangeiras?

Se você já estiver de volta em solo brasileiro e não quer guardar as suas moedas de recordação, a possibilidade mais indicada para trocar moda estrangeira no Brasil não é as casas de câmbio.

Isso porque, além de poucas casas de câmbio aceitarem moedas, já que os clientes normalmente preferem cédulas, neste caso você pode acabar fazendo a troca por um câmbio menor do que o mercado.

Tentar trocar com outra pessoa que vá viajar

Se você realmente voltar para casa com moedas estrangeiras, a ideia de tentar trocá-las com alguma pessoa amiga ou conhecida é mesmo a melhor oportunidade.

Vocês podem fazer uma troca justa e, além de você não gastar essas moedas com coisas que não compraria de antemão, você as troca pela moeda brasileira para poder usar no dia a dia.

Por outro lado, há um risco maior neste caso: você também pode acabar não encontrando essa pessoa e esquecendo as moedas na gaveta do escritório.

Casas de câmbio aceitam trocar as moedas?

É muito difícil que casas de câmbio aceitem trocar moedas.

Isso porque, além de ser um peso físico maior, as moedas podem acabar ficando com as casas de câmbio por muito tempo, já que quem procura trocar Real por uma moeda estrangeira prefere optar por cédulas do que por moedas efetivamente.

Prefira trocar moedas estrangeiras com outras pessoas ou gastá-las antes de voltar.

Confira a nova lei cambial e saiba como ela vai afetar o mercado.

Como evitar ficar com moedas estrangeiras no Brasil sem ter como trocar?

Utilizando cartão de débito internacional!

O cartão Wise é uma dessas opções, já que permite que você converta o seu dinheiro diretamente na hora da compra em mais de 200 países, pagando apenas pela sua compra no valor da moeda local sem a cobrança de taxa alguma.

Para solicitar o cartão é necessário criar uma conta Wise. Assim, você evita ficar com moedinhas na volta para casa e ainda economiza. Afinal, trocar moeda estrangeira no Brasil não é tão simples.

E o cartão de débito do Brasil? Não vale a pena?

Atualmente, a maioria dos cartões de débito — se não todos — podem ser usados no exterior. Para isso, basta informar o seu banco da sua viagem para que eles não entendam que o seu cartão pode ter sido clonado ou coisa do tipo.

No entanto, bancos tradicionais costumam ter uma taxa de câmbio desfavorável e cobram uma taxa alta sobre o valor de cada transação. Portanto, indicamos que você só use essa alternativa em último caso, ok?

Há outras opções para fazer compras sem pagar mais caro por elas. Por isso, ter um cartão de débito internacional é a melhor solução e não custa nada para solicitar o cartão da Wise.

Boa viagem!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Gustavo Candiota

Gustavo Candiota é formado em Administração de Empresas pela PUCRS (2005) e possui curso de extensão no New York Institute of Finance. Trabalha há mais de 10 anos no mercado financeiro. Fundou em 2016 a Câmbio Inteligente, assessoria especializada em câmbio de moedas estrangeiras e criação de conteúdo relacionado. Viajante experiente, conduz grandes grupos a eventos no exterior há 25 anos e está sempre em busca de informações relevantes para quem está por embarcar, morar fora do país ou dar suporte a estudantes de intercâmbio e expatriados.

Recent Posts

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás