Comidas típicas da Irlanda: conheça as comidas e bebidas tradicionais

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Diferente de muitos destinos europeus, a Irlanda nunca foi famosa por sua culinária, mas isso não exclui o país de ter uma gastronomia interessante e cheia de sabor. Apesar de muitas receitas irlandesas serem simples e com poucos ingredientes, o país tem uma culinária única. Quer conhecer mais sobre as comidas típicas da Irlanda? Nós te mostramos!

10 comidas típicas da Irlanda imperdíveis

Então aqui vão 10 comidas tipícas da Irlanda para você conhecer um pouco mais da cultura e tradição irlandesa.

1. Café da manha irlandês – “Irish Breakfast

Nada melhor do que começar uma lista de comidas típicas da Irlanda com a refeição mais importante do dia, o café da manhã, e o café da manha irlandês é um dos mais famosos do mundo. Se você pensava que o seu pão francês com manteiga na chapa é calórico, o café irlandês vai fazer você engordar só de olhar para a foto.

Um prato grande com bacon, pão de forma, ovo, linguiças, cogumelos, tomate, batatas e feijão, acompanhado de uma xícara de café ou chá. Apesar de o Irish Breakfast não ser o café da manha diário do irlandês, ele merece entrar nessa lista como prato típico e segundo os irlandeses, também como melhor remédio para ressaca.

2. Batata!

Em qualquer outro país, batata é apenas um acompanhamento ou ingrediente em uma refeição, mas os Irlandeses levam a batata a outro nível. Não estranhe se você ver um irlandês comendo um prato que consista apenas em batatas preparadas de jeitos diferentes.

Também já compartilhamos várias dicas para morar na Irlanda.

3. Shepherd’s Pie (Torta do pastor)

Shepherd’s Pie é o escondidinho dos irlandeses. Uma torta gratinada de carne moída coberta por uma camada de purê de batata. É um prato comum dos jantares irlandeses e cada família tem um jeito diferente de fazer, incrementando a simples receita.

Ficou curioso? Saiba como preparar uma tradicional Sheperd’s Pie.

4. Irish Stew

O Irish Stew é um ensopado de carne com legumes, como cenoura e batata. Na Irlanda, é comum ver esse prato típico em uma versão com molho de Guinness. Isso mesmo, um molho feito a base de cerveja escura.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

5. Chicken Roll ou Breakfast Roll

Esse é, sem dúvida nenhuma, o prato típico que os irlandeses mais comem. O clássico chicken roll nada mais é do que um pão baguete, com manteiga ou maionese, recheado com frango empanado e alface. Já o breakfast roll é exatamente o que você esta imaginando, um pão baguette recheado com os ingredientes do irish breakfast.

O irlandês não tem muito hábito de almoçar como nós brasileiros, então o chicken roll ou breakfast roll são como uma refeição para eles. Na hora do almoço é possível ver muitos irlandeses comendo esse prato típico pela cidade.
Conheça algumas comidas europeias que só existem no Brasil.

6. Fish and Chips

Esse prato é um clássico da cultura e das comidas típicas da Irlanda, Inglaterra e Austrália. O fish and chips nada mais é do que peixe frito empanado com batata frita. Esse é o ‘arroz com feijão’ dos irlandeses.

Se você já está com água na boca e quer saber mais o país, veja 15 curiosidades sobre a Irlanda.

7. Bacon com repolho

Chamado de “bacon and cabbage”, esse prato típico é aquela receita de avó. Infelizmente, não é tão comum achar esse prato em restaurantes, mas é só falar para um irlandês sobre bacon com repolho que eles já lembram de sua infância. O prato consiste em bacon e repolho cozido, acompanhado por um molho branco com ervas.

8. Ostras

Para os amantes de frutos-do-mar, tenho uma boa notícia. A Irlanda é o lar de ostras deliciosas, principalmente no oeste do país. As ostras de Galway tem um sabor tão único que ganharam um festival, o Galway Oyster Festival.

9. Boxty

Boxty é uma panqueca de batata. Esse prato é típico da região de Donegal, Mayo e Sligo. Em Dublin, existe um restaurante todo dedicado a esse prato típico irlandês, o boxtyhouse.

10. Sanduíche Crispy de Tayto

Tayto é a marca mais popular de batata chips no país. O salgadinho é um verdadeiro sucesso há décadas e o sanduíche Crispy Tayto é exatamente o que você esta imaginando. Um sanduíche de pão de forma, recheado com manteiga e batata chips Tayto sabor cebola e queijo.

Essa receita pode parecer esquisita e muitos irlandeses têm um pouco de vergonha. Mas esse é um prato típico, principalmente entre os mais jovens. É a receita perfeita para fechar essa lista e matar a fome a qualquer hora.
Resumindo:
Pode ser surpreendente, mas algumas das comidas típicas da Irlanda são mesmo deliciosas e valem a pena provar pelo menos uma vez na vida. Especialmente se você vai fazer um passeio ou intercâmbio na Irlanda.
“Mas e as bebidas da Irlanda?” Sabendo que a Irlanda é famosa pelas suas bebidas, preparei uma lista para você conhecer as melhores.

As famosas bebidas irlandesas

Uma lista de sabor irlandês e das comidas típicas da Irlanda sem falar sobre as bebidas famosas do país seria impossível. Isso porque, apesar de a gastronomia irlandesa não ser tão famosa ou refinada, as bebidas irlandesas são referências de sabor e qualidade.
Aqui vai um top 5 de bebidas irlandesas, para ficar com água na boca e querer logo visitar a Ilha da Esmeralda.

1. Cerveja Guinness

A cerveja Guinness é um símbolo do país. Foi criada em 1979 por Arthur Guinness, em Dublin. É uma cerveja stout (cerveja escura) e é possível encontrá-la em qualquer pub na Irlanda. Se você for em Dublin, dê uma passada na Guinness Storehouse para saber como a cerveja é feita e provar diretamente da fábrica.

Para saber mais sobre as bebidas da Irlanda, você pode consultar esse site (em inglês).

2. Irish Cider (Sidra)

A sidra irlandesa tem um sabor único e é um sucesso nacional no país. Na Irlanda, não deixe de provar a Bulmers e a Orchard Thieves, duas das marcas mais famosas no país. A sidra deve ser servida e consumida bem gelada.

3. Bailey’s

Bailey’s é a marca mais famosa do Irish Cream Liqueur, o licor irlandês de creme e café. O Irish Cream Liqueur é bastante utilizado na preparação de coquetéis, mas também pode ser servido apenas com cubos de gelo.

4. Irish Whiskey e Ginger Ale

O Irish whiskey com ginger ale (refrigerante de gengibre) é um coquetel bem popular na Irlanda. O drink oficial irlandês é feito com o uísque Jameson, ginger ale e um pedaço de limão.

No site do uísque Jameson, e, tem a receita oficial desse famoso coquetel.

5. Irish Coffee (Café irlandês)

É uma receita de café famosa no mundo todo. Foi inventada depois da Segunda Guerra Mundial e é um café para os fortes. A receita leva, além do café, um shot de uísque e creme de leite fresco batido.

Também é possível encontrar a receita oficial do Irish Coffee no site do uísque Jameson.
Aposto que você não imaginava que a Irlanda tinha tantas comidas e bebidas típicas! Ficou com vontade de visitar o país? Quer saber mais sobre a Ilha da Esmeralda? Leia no nosso artigo tudo sobre a Irlanda.
E não esqueça! Se viajar para a Irlanda está nos seus planos, o seguro viagem é essencial. Se você quer economizar na contratação do seu seguro viagem, utilize o site Seguros Promo. O comparador apresenta os planos mais adequados ao seu destino e ao seu bolso.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Samara Meireles

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.

Recent Posts

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás