Consultoria para morar fora, vale a pena contratar? Entenda

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Na hora de começar o planejamento da mudança de país muitas pessoas têm a seguinte dúvida: devo contratar uma consultoria para morar fora? Os serviços oferecidos por uma assessoria podem ser muito úteis para quem começa a organização da mudança. Claro que isso tem um custo, mas pode valer muito a pena.

Para ajudar você a decidir se quer contar com o apoio de consultoria especializada para morar fora do Brasil, reunimos as principais informações sobre o assunto nesse artigo. Vamos ver?

O que é uma consultoria para morar fora?

Uma consultoria para morar fora é um serviço de assessoria que vai ajudar você nos assuntos relacionados ao processo de imigração e reconhecimento de cidadania. Um consultor é responsável por atender você, compreender suas necessidades, explicar quais são os procedimentos necessários e responder às suas dúvidas.

Normalmente um escritório desse tipo conta com diversos profissionais que estão aptos a auxiliar você na resolução de todos os procedimentos e burocracias necessários para realizar a mudança com segurança e planejamento.

A equipe de profissionais conhece os trâmites necessários e vai dar a você informações personalizadas, completas e confiáveis para facilitar a sua mudança de país. Tudo feito de acordo com o seu perfil e com os seus objetivos.

O que uma consultoria faz por você?

Um serviço de consultoria pode ajudar você em praticamente todos os momentos da organização da mudança de país, desde a prestação de informações até a finalização de vários dos procedimentos necessários.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Dependendo da consultoria escolhida, você pode ter acesso a diferentes tipos de serviços. Uma boa assessoria pode, por exemplo, representar legalmente o seu cliente para buscar documentos e certidões, solicitar vistos e pedir dupla cidadania.

Serviços que podem ser oferecidos

Alguns serviços que são normalmente oferecidos por uma consultoria para morar fora são:

  • Prestação de esclarecimentos sobre os procedimentos necessários para mudar para o país escolhido;
  • Escolha e encaminhamento do visto mais adequado ao seu caso;
  • Informações sobre as melhores formas de enviar dinheiro do Brasil para o novo país de residência;
  • Processo de reconhecimento de cidadania europeia;
  • Procura por documentos e certidões no Brasil e na Europa;
  • Serviços de despachante para resolver os trâmites burocráticos em seu nome;
  • Auxílio na busca por um imóvel e fechamento de contrato de aluguel ou compra;
  • Pedido de equivalência de diploma para quem pretende estudar ou trabalhar no país de destino.

O que a consultoria não faz no processo de mudança?

Em resumo, o que uma consultoria faz ou não faz vai depender dos profissionais contratados e do tipo de serviço que eles oferecem.

Mas, de modo geral, uma consultoria não assume atividades que sejam mais pessoais. Saber como colocar o seu filho na escola ou como se candidatar a vagas de trabalho, por exemplo, são atividades que precisam ser feitas por você.

Lembre-se de que o papel principal de um serviço de consultoria é oferecer informações precisas e auxiliar você em alguns procedimentos burocráticos, como busca e organização de documentos (e outros citados acima).

Vantagens de contratar uma consultoria para morar fora

Existem várias vantagens para quem decide contratar uma consultoria para esse momento. Veja algumas:

  • Ter certeza na escolha do visto mais acertado para o seu caso: fazer um pedido de visto inadequado pode causar atrasos, indeferimento do pedido e perda de dinheiro;
  • Agilidade no reconhecimento de cidadania: por conhecer todos os procedimentos necessários, a sua dupla cidadania por sair bem mais rápido;
  • Receber orientação sobre as melhores e mais vantajosas formas de enviar dinheiro para o exterior;
  • Orientação para fazer a equivalência de diplomas: muitas vezes os procedimentos de equiparação de diplomas são complexos e com várias etapas. Uma consultoria especializada pode ajudá-lo na preparação para obter a equivalência;
  • Auxílio na busca pelo imóvel mais conveniente para você, seja para alugar ou para comprar;
  • Suporte para poder tirar todas as dúvidas durante o planejamento da mudança.

São muitos benefícios, não é mesmo? Por isso, se você prefere ter uma consultoria ao seu lado para se sentir mais seguro em todas as fases da mudança, pesquise bastante para fazer um bom investimento.

É possível fazer tudo sem consultoria para morar fora?

Sim, é totalmente possível. Mas é bom saber que fazer a mudança sem a assistência de consultoria requer dedicação, tempo e paciência.

Para ir morar fora sozinho, você precisa investir seu tempo em conhecer bastante o país para onde pretende mudar. Como dissemos, é preciso, por exemplo, saber qual o tipo de visto mais adequado ao seu caso e o que é preciso fazer para poder desempenhar a sua função profissional.

Aqui no Euro Dicas você encontra muitas dessas informações. Nós sempre publicamos artigos atualizados sobre todos os assuntos relacionados à mudança para vários países da Europa.

Quem precisa contratar uma consultoria para morar fora?

Uma consultoria pode ser necessária para qualquer pessoa que decida mudar de país e deseje ser assessorado desde os primeiros momentos. Mas é verdade que a consultoria pode ser ainda mais importante em alguns casos:

  • Quem vai se aposentar e decide morar fora: o serviço pode ser muito útil para auxiliar na obtenção de visto para aposentados e nas informações sobre o envio do valor de aposentadoria para o exterior;
  • Pessoas que têm direito a cidadania europeia: quem tem direito a ter dupla cidadania e ainda não fez o processo de reconhecimento pode passar por um processo bem mais fácil se for amparado por uma consultoria que auxilia desde a busca dos documentos até a finalização do processo;
  • Mudança em família: quem está planejando a mudança com a família toda também pode ser beneficiado pela consultoria, já que são muitas as decisões a tomar (trabalho para os pais, escola ou universidade para os filhos, vistos, entre outros);
  • Quando você não conhece o país: a consultoria também pode ser uma excelente escolha para quem não conhece nada do país onde vai morar e também não tem amigos ou familiares no local. Nesse caso, o serviço pode ajudar você a fazer as melhores escolhas, mesmo sem ter muitas informações sobre o seu novo destino.

Confira como funciona e se vale a pena contratar uma assessoria para morar em Portugal.

Onde encontrar uma boa consultoria?

Para encontrar uma consultoria eficiente e confiável, a dica é: pesquise bastante. Você pode começar procurando na internet por indicações de consultorias especializadas no país escolhido. Caso você conheça outras pessoas que foram morar no mesmo país, também vale a pena pedir uma indicação.

Depois disso, se informe a respeito da reputação das empresas encontradas. Verifique, por exemplo, no Facebook e em sites como Reclame Aqui e Trustpilot. Uma das melhores formas de saber se um serviço é bem prestado é procurar saber a opinião de quem já foi cliente.

Se você conseguir conversar com alguém que já tenha contratado uma consultoria para morar fora, aproveite a oportunidade e peça uma avaliação sincera sobre a satisfação com os serviços.

Tenha paciência para escolher a melhor consultoria

Se procurar na internet, você vai ver que existem inúmeras ofertas de consultorias direcionadas para quem vai morar fora. Recomendamos que você tenha atenção e siga as nossas dicas para confirmar que a empresa entrega o serviço que promete.

Verifique quem são os profissionais envolvidos e certifique-se de que a consultoria conta com pessoas experientes, de preferência advogados, contadores e despachantes. Confirme também se a empresa oferece serviços de tradução para a língua do país para onde você vai mudar.

Assine um contrato com a empresa

Por fim, depois de escolher a sua consultoria, assine um contrato de prestação de serviços. Nele devem estar descritos todos os serviços contratados, prazos para cumprimento, valores cobrados e forma de pagamento.

Só inicie o pagamento da consultoria depois de ter o contrato assinado em mãos.

Vale a pena contratar uma consultoria para morar fora?

Sim, vale a pena. Se você tem alguma disponibilidade financeira para investir na contratação de uma assessoria e não se sente seguro para tomar tantas decisões sozinho, procure uma consultoria.

Ter o respaldo de profissionais que conhecem bem o assunto e vão dar a você as informações mais adequadas vai fazer com que o seu processo de mudança seja muito mais tranquilo. Além disso, a consultoria livra você de tomar decisões erradas e perder tempo e dinheiro com escolhas equivocadas.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Tié Lenzi and Cláudia Zucare and Julia Discacciati

Tié mora em Portugal desde 2016. Depois que imigrou e concluiu o mestrado, deixou o Direito e mergulhou na produção de conteúdo e no Marketing Digital. Escreveu muitos artigos sobre imigração e hoje é Content Manager do Euro Dicas.

Recent Posts

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás