Europa

Por que as pessoas imigram? Estudo da União Europeia revela os motivos

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Você já se perguntou por que razões tantas pessoas imigram todos os anos e deixam seus países em busca de novas oportunidades? Uma análise recente da União Europeia (UE) lançou luz sobre esse fenômeno global e indicou as principais razões.

Segurança, mudanças climáticas e outros fatores desempenham papéis importantes nessa decisão. Os dados são de 2021, mas revelam um quadro complexo por trás desses movimentos migratórios.

Imigrantes representam boa parte da força de trabalho na Europa

A Europa é um dos destinos mais populares para os imigrantes em todo o mundo, atraindo milhões de pessoas em busca de oportunidades econômicas, segurança e uma melhor qualidade de vida. A imigração tem sido um tema em destaque nessa região nos últimos anos.

O Serviço de Estatística da União Europeia (Eurostat) fornece dados valiosos sobre a migração na Europa. Em 2021, cerca de 23,8 milhões de indivíduos de países fora da União Europeia residiam em países do bloco, representando 5,3% da população total da UE.

Analisando a Europa na totalidade, a população nascida fora da União Europeia era de 38 milhões de pessoas em 2021, equivalente a 8,5% do total. No mesmo ano, 2,25 milhões de pessoas imigraram para a UE, enquanto 1,12 milhões deixaram o bloco, resultando em uma imigração líquida de 1,14 milhões.

Imigrantes contribuem para o desenvolvimento dos países

Os imigrantes desempenham um papel significativo na economia da região. Em 2022, quase 10 milhões de estrangeiros trabalhavam em setores-chave da economia. Eles são considerados peças essenciais em áreas como turismo e construção.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

A força de trabalho da União Europeia incluía 9,93 milhões de cidadãos de países-terceiros (fora da UE) na faixa etária dos 20–64 anos, representando 5,1% do total de trabalhadores.

A contribuição dos imigrantes é mais expressiva em algumas áreas do que em outras. Por exemplo, em setores como hotelaria e restaurantes, representam mais de 11% da força de trabalho na Europa, enquanto em atividades administrativas essa representação chega a quase 8%.

Em contrapartida, em áreas como administração pública e defesa, a presença de imigrantes é mais discreta, alcançando apenas 1,1% do total de empregados.

Além de tudo, imigrantes geralmente são mais jovens do que a população nativa da Europa, ajudando a compensar o declínio da natalidade e o envelhecimento da população.

Os motivos que levam a imigração são variados

Em 2022, cerca de 62% dos imigrantes que entraram na UE o fizeram por motivos de trabalho, estudo ou reunião familiar.

Segundo notícia publicada no Parlamento Europeu, o movimento de sair do país de origem é impulsionado por uma diversidade de fatores, que vão desde questões sociais e políticas até mudanças climáticas e econômicas.

Necessidade de segurança fala mais alto

Conflitos armados, perseguições políticas e violações dos direitos humanos estão entre os principais motivadores que levam indivíduos a abandonarem seus países de origem.

O terror da guerra e a ameaça constante de perseguição forçam muitos a fugir em busca de uma vida melhor. A crise na Síria desencadeou uma onda significativa de refugiados, seguida pelo Afeganistão e Venezuela, testemunhando os horrores dos conflitos que impulsionam a migração.

Mais recentemente, a guerra na Ucrânia e o conflito em Gaza motivaram a movimentação de milhões de pessoas em busca de uma vida mais segura.

Melhores oportunidades e estabilidade

Mudanças demográficas e econômicas também moldam os movimentos migratórios. Populações em crescimento ou declínio, aliadas ao desemprego e condições econômicas precárias, desempenham um papel fundamental na decisão de migrar.

A busca por melhores oportunidades de emprego, salários mais altos e um padrão de vida superior muitas vezes leva as pessoas a atravessarem fronteiras em busca de uma vida mais próspera.

Mudanças climáticas também provocam a imigração

As mudanças climáticas e os desastres naturais também vêm crescendo como um poderoso impulsionador da migração. Inundações, furacões e terremotos são apenas algumas das calamidades que forçam comunidades inteiras a abandonarem seus lares em busca de segurança.

À medida que os efeitos das alterações climáticas se intensificam, espera-se que um número crescente de pessoas seja forçado a buscar refúgio em terras mais seguras. As previsões indicam um aumento significativo no deslocamento migratório até 2050.

Rostos da diversidade: descobrindo o número de imigrantes na Europa

A Europa abriga uma grande diversidade de imigrantes, originários de diversos países ao redor do mundo, enriquecendo sua cultura e sociedade com diferentes tradições, línguas e costumes. Em 2021, a União Europeia acolheu 2,25 milhões de imigrantes.

Cidadãos de países que vivem uma crise política são os que mais imigram

As principais nacionalidades de imigrantes na Europa são:

  • Síria: a guerra civil em curso desde 2011 resultou em inúmeros refugiados buscando segurança na Europa. A maioria dos sírios se concentra em países como Alemanha, Turquia, Suécia e Países Baixos;
  • Afeganistão: o conflito e a instabilidade política também impulsionam a migração para a Europa. Os afegãos são frequentemente encontrados na Alemanha e Turquia;
  • Eritreia: é um país com um regime autoritário e restrições severas à liberdade de expressão e movimento. Muitos eritreus fogem para a Europa em busca de melhores condições de vida e liberdade. A maioria está na Suíça, Alemanha, Itália e Noruega;
  • Somália: enfrenta uma longa guerra civil e crises humanitárias frequentes, como secas e fome. Os somalis buscam refúgio na Europa, geralmente na Itália, Reino Unido, Suécia e Países Baixos.
  • Venezuela: a crise política e econômica levou a um aumento significativo da migração nos últimos anos. Os venezuelanos são frequentemente encontrados na Espanha e em Portugal.

Outras nacionalidades importantes:

  • Iraque;
  • Paquistão;
  • Nigéria;
  • Bangladesh;
  • Ucrânia.

Brasileiros também estão em destaque na imigração para a Europa

Aqui também vale destacar as 10 nacionalidades mais comuns entre os beneficiários das primeiras autorizações de residência (documento que permite viver legalmente por um determinado tempo) nos países-membros da União Europeia em 2022:

Posição País
1 Ucrânia
2 Índia
3 Marrocos
4 Belarus
5 Síria
6 Rússia
7 Brasil
8 Turquia
9 Afeganistão
10 China

Países que recebem mais imigrantes

Os principais países que mais recebem imigrantes na Europa são:

  • Alemanha: é um dos principais destinos de imigrantes na Europa, devido à sua forte economia, mercado de trabalho aquecido e políticas de imigração relativamente abertas;
  • Itália: também é um importante destino de imigração, principalmente devido à sua localização geográfica no Mediterrâneo.
  • Espanha: é outra nação que recebe inúmeros imigrantes, principalmente devido a sua economia forte e clima agradável.
  • França: ocupa também uma posição de destaque, devido à sua economia forte e cultura vibrante.
  • Polônia: forte economia, crescente demanda por mão de obra e proximidade com países como Ucrânia e Belarus contribuem para seu destaque.

Outros países que merecem destaque são:

Em comparação com 2022, a Itália se consolidou como um dos principais destinos de imigração na UE, sendo considerada porta de entrada para muitos migrantes que chegam da África.

A imigração irregular também é um fator importante a ser considerado, mas os dados sobre essa questão são menos precisos. Em 2022, a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) estimou que cerca de 20% dos imigrantes que chegaram à UE irregularmente. No entanto, essa estimativa pode não ser totalmente precisa.

A Alemanha é um dos principais destinos de imigração na Europa, abrigando pessoas da Síria, Afeganistão e Iraque.

Apesar dos esforços, muitos imigrantes continuam arriscando suas vidas em viagens perigosas em busca de uma melhor qualidade de vida na Europa. Existem várias rotas de entrada, incluindo o Mediterrâneo Central, o Mediterrâneo Oriental e os Balcãs Ocidentais.

O tema levanta questões políticas complexas. Os países do bloco adotam abordagens diversas para lidar com o fenômeno, desde políticas de fronteiras mais rígidas até programas de regularização.

Trabalhadores qualificados chamam a atenção da Europa

A União Europeia vem buscando um equilíbrio entre o controle da imigração e a facilitação da entrada de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da região. Para isso, investe em fortalecer o controle das fronteiras externas, como o uso de tecnologias de vigilância e o aumento do número de guardas fronteiriços.

Além disso, implementa medidas como a cooperação com países de origem e trânsito de migrantes e o retorno de migrantes em situação irregular.

Ao mesmo tempo, visa atrair trabalhadores qualificados de fora do bloco econômico europeu, com a criação de vistos específicos para profissionais de alto nível — como o cartão azul da União Europeia. Também incentiva os países-membros a investirem em medidas de integração dos imigrantes, como acesso à educação, mercado de trabalho e saúde.

Novo pacto em matéria de migração e asilo

Em paralelo, está em discussão um novo conjunto de regras de asilo para acelerar o processo de análise de pedidos e garantir a proteção dos refugiados. As discussões vêm buscando tornar os processos de imigração mais rápidos e eficientes até sua aprovação oficial no primeiro semestre de 2024, após acordo entre o Parlamento e o Conselho.

O novo pacto visa gerenciar e regular a migração a longo prazo, garantindo segurança, clareza e condições dignas para os que chegam à União Europeia, além de equilibrar a responsabilidade e a solidariedade entre os países membros.

Medidas que devem ser propostas

Propõe tornar os procedimentos de triagem nas fronteiras mais eficientes, com controles de identificação, saúde e segurança, como também melhorias na gestão das fronteiras do Espaço Schengen e nas fronteiras externas.

Inclui ainda medidas para aumentar a solidariedade, como a realocação de grupos vulneráveis e pessoas resgatadas no mar, e apoiar a integração de migrantes nas comunidades locais.

No entanto, há preocupações de organizações como a Anistia Internacional, que alertam para possíveis efeitos negativos no direito de asilo na Europa e um aumento no sofrimento humano, especialmente nos países que mais recebem migrantes, como Itália, Espanha e Grécia. Eve Geddie, Diretora do Gabinete das Instituições Europeias da Amnistia Internacional, afirma que:

“Em vez de dar prioridade à solidariedade através de recolocações e do reforço dos sistemas de proteção, os Estados poderão simplesmente pagar os regressos, reforçar as fronteiras externas ou financiar intervenientes”.

A questão dos refugiados

De acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 36,4 milhões de refugiados estavam espalhados pelo mundo em 2023, com muitos buscando refúgio nas fronteiras da União Europeia.

Desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Europa enfrenta sua maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, com um grande número de pessoas fugindo da guerra em busca de segurança.

Refugiados e imigrantes

Essa onda migratória revela uma distinção clara entre aqueles que imigram por escolha (imigrantes) e aqueles que o fazem por necessidade (refugiados). Em 2022, quase 958.800 pedidos de asilo foram direcionados à UE, um aumento de 52% em relação ao ano anterior, refletindo a diversidade de origens e motivos que impulsionam as pessoas a buscar proteção internacional.

Apesar dos esforços dos países europeus em proteger os refugiados, a taxa de reconhecimento (medida que indica a proporção de pedidos de asilo aceitos e reconhecidos como válidos) varia consideravelmente entre os países-membros, destacando os desafios na garantia de uma abordagem unificada e justa para lidar com o fluxo de refugiados.

A disparidade ressalta a necessidade de uma cooperação mais estreita entre os países da União Europeia para resolver a crise de refugiados de forma eficaz.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Maurício Martins

Nascido no Rio de Janeiro e com raízes portuguesas, o jornalista, redator e roteirista Mauricio Martins reside em Portugal desde 2020. Com mais de 25 anos de experiência, trabalhou em diversos veículos de comunicação. Possui pós-graduação em Marketing e Comunicação Empresarial. É apaixonado por tecnologia, viagens e boa música.

Recent Posts

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás