Portugal

Desemprego em Portugal cresce pelo sexto mês consecutivo e não há previsão de melhora

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Portugal registrou 317 mil desempregados em dezembro de 2023, uma alta de 1,7% em relação a novembro, totalizando um índice de desemprego de 6,6%. Foi o sexto mês seguido de aumento nos números do desemprego no país. Na comparação com o mês de dezembro de 2022, a subida foi de 3,5%. Os dados são do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O impacto é maior para os trabalhadores sem qualificação

Segundo as estatísticas do IEFP, na comparação com o mês anterior, o desemprego tem afetado principalmente o grupo classificado como Trabalhadores não qualificados(27,8%), seguido pelos:

  • Trabalhadores dos serviços pessoais, de segurança e vendedores (20,3%);
  • Pessoal administrativo(11,5%);
  • Trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices (10%).

Na comparação com o mês de dezembro de 2022, o aumento do desemprego foi maior para os “Operadores de instalações e máquinas e trabalhadores da montagem”(+8,8%) e “Trabalhadores não qualificados”(+8,1%).

Setor de serviços com mais despedimentos

Em relação às atividades, mais de 70% dos desempregados saíram do setor de serviços, especialmente das áreas imobiliárias, administrativas e de apoio. Em seguida, os setores da construção (6,2%) e agrícola (5,1%).

Já as regiões que registraram as maiores taxas de desemprego em dezembro de 2023 foram, na comparação com o mesmo mês de 2022, Algarve e Alentejo. Ao longo dos últimos 12 meses, o desemprego apresentou pequena redução nos meses de primavera e verão e voltou a subir em seguida. Confira mais dados no gráfico:

Lisboa e Centro foram as regiões com o percentual de desemprego mais baixo. Fonte: Relatório do IEFP.

Portugal entre as taxas de desemprego mais altas da OCDE

Portugal é o nono país com a maior taxa de emprego entre os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o mais recente levantamento da entidade, que representa 38 países, Portugal tem uma taxa de desemprego de 6,6% (nov/2023).

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

O ranking do desemprego é liderado pela Espanha (11,9%), seguida por Colômbia (10,3%), Grécia (9,4%), Turquia (9%), Suécia (7,9%), Finlândia (7,6%), Itália (7,5%) e França (7,3%).

Portugal manteve a taxa de 6,6% nos últimos três meses do relatório, porém, na comparação com o ano fechado de 2022, houve um acréscimo de 0,4 ponto percentual.

Já na comparação com a média de todos os países da OCDE (4,8%), Portugal registrou índice bastante superior. E também ficou acima da média dos países da União Europeia (5,9%)

Barômetro do mercado de trabalho europeu aposta em leve melhora

O indicador do mercado de trabalho da Rede Europeia de Serviços Públicos de Emprego e do IAB (Institute for Employment Research) aumentou 0,2 pontos, passando para 100,8 pontos em dezembro, indicando uma perspectiva ligeiramente positiva. É a primeira melhora nos últimos sete meses.

A avaliação é feita mensalmente, considerando as componentes do emprego e do desemprego, com pontuação que vai do 90 (muito negativa) ao 110 (muito positiva). Na análise da componente focada no desemprego, a pontuação também subiu 0,2 pontos, chegando a 97,6.

O texto do relatório aponta que ainda existe algum pessimismo em relação aos próximos meses, mas que também há esperança de que o pior momento já passou.

Previsão de menor crescimento e maior desemprego em 2024

Em entrevista coletiva em dezembro, os executivos do Banco de Portugal estimaram que a economia deverá crescer 1,2% em 2024, contra 2,1% da alta do PIB em 2023. Ainda assim, a expectativa é que a economia portuguesa cresça acima da zona euro entre 2024 e 2026.

Por outro lado, a inflação deverá continuar a cair, atingindo 2,9% em 2024. Porém, em relação ao desemprego, a expectativa dos analistas é que a taxa se mantenha acima de 7% até 2026, ficando, portanto, acima dos atuais 6,6% registrados pela OCDE.

Segundo os economistas, a evolução da taxa está relacionada com o abrandamento da atividade econômica, os níveis ainda elevados dos juros e os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Marcos Freire

Marcos é jornalista e vive com a família em Ovar, uma pequena e simpática cidade que fica no meio do caminho entre Porto e Aveiro, há 5 anos. Além da formação em Jornalismo, tem pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Fundação Dom Cabral. Já viveu um período em Paris e rodou por mais de 20 países. Nesta nova etapa em Portugal, um dos grandes prazeres é cair na estrada e descobrir todos os encantos do país que adotou. E muita vezes sobre duas rodas, na bicicleta que o acompanha nas deslocações diárias e nos curtos trajetos pelo cidades e vilas vizinhas.

Recent Posts

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás