Outros países

Jardins em volta dos contentores de lixo em Amsterdam para evitar lixo espalhado

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Jardins em volta dos contentores de lixo em Amsterdam é uma novidade que promete embelezar ainda mais a capital holandesa. Mais do que enfeitar as ruas, a medida visa educar a população: a meta é que as pessoas entendam, de uma vez por todas, que lugar de lixo é dentro da lixeira e não do lado de fora dela.

Jardins em volta dos contentores de lixo em Amsterdam: projeto-piloto

A iniciativa partiu da prefeitura e será implantada em fase de testes em 17 bairros. “A intenção é que todos cooperem e mantenham o ambiente limpo”, afirmou no Twitter Rick Vermin, representante do concelho da cidade.
Segundo o mesmo Vermin afirmou ao The Guardian, ele espera que a presença de folhagem e flores funcione como um “tipo de apelo moral” aos moradores e turistas e melhore a aparência das ruas de Amsterdam.
A dúvida é se a existência do jardim dificultará o recolhimento do lixo pelas equipes de limpeza, o que será averiguado em breve.

Experiência anterior foi positiva

Esta não é a primeira vez que os jardins em volta dos contentores de lixo em Amsterdam são testados.
Um experimento anterior colocou grama artificial na base das lixeiras. O teste foi feito em 150 lixeiras e, segundo a prefeitura, teve sucesso parcial, reduzindo pela metade o despejo de lixo no lugar errado.
O problema é que a grama artificial logo se desfez, deixando uma aparência feia de abandono.
Saiba como morar na Holanda.

O “fique em casa” aumentou lixo em Amsterdam

A questão do lixo na cidade de Amsterdam ganhou mais destaque com as medidas de distanciamento social para contenção ao Covid-19.
A quantidade de lixo aumentou consideravelmente com as pessoas ficando em casa e consumindo ainda mais produtos entregues por delivery – a quantidade de caixas, isopores e sacolas aumentou e, consequentemente, o volume do lixo também.
Outra questão é que, com receio do contágio, muitos ficaram com receio de encostar nas lixeiras para despejar os resíduos corretamente. Conclusão: as lixeiras ficaram vazias e a rua ao redor delas, repleta de lixo “encostado”.
Para piorar, a coleta também foi reduzida, para não expor os funcionários.

No pós-quarentena, o município teve que contratar duas empresas privadas para remover o excesso de lixo volumoso da cidade.
“Estou começando a me cansar de recolher o papel higiênico do povo de Amsterdam”, afirmou o vereador Laurens Ivens. “Não há razão para colocar os sacos de lixo nas ruas. As pessoas podem usar luvas para abrir as lixeiras”, reclamou nas redes sociais. E chamou a população a agir: “Temos que passar por essa crise juntos”.
A fase de testes irá durar por três meses. Se der certo, a proposta é estender os jardins de lixeira para mais localidades.

Sonha em ir para a capital holandesa? Então confira nosso guia para morar em Amsterdam.

Reabertura com restaurantes na rua

No pós-quarentena, a prefeitura autorizou que bares e restaurantes utilizem espaços públicos, como praças, margens de canais e em ruas para quem possam atender os clientes ao ar livre. As ruas fechadas também enchem a cidade de pedestres e ciclistas. Esta mudança também contribuiu para o embelezamento da cidade recentemente.
As recomendações para quem vai a Amsterdam são as oficiais: evitar aglomerações, manter distância mínima de 1,5 metros de outras pessoas, cumprir a quarentena se estiver com os sintomas, lavar e higienizar as mãos com frequência, e redobrar os cuidados se tiver mais de 70 anos ou possuir outros problemas de saúde.
A Holanda autorizou desde o início de junho a reabertura de escolas, cinemas, teatros, restaurantes, desde que cumpridos os protocolos de distanciamento e higienização. Os voos com a União Europeia também foram retomados.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Histórico do Covid-19 na Holanda

O primeiro caso de Covid no país foi relatado em 27 de fevereiro. A Holanda registrou até 23 de junho, 49,903 mil casos de Covid-19 confirmados. E 6,114 mil mortes.
Comparativamente, o Reino Unido é o país mais afetado pelo coronavírus na Europa, contabiliza mais de 304 mil casos e 28 mil mortes. A Itália tem mais de 238 mil casos e 34 mil mortes.
Globalmente, os contaminados ultrapassam 8 milhões e as vítimas são 468 mil – mais de 174 mil só na Europa. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Recent Posts

Economia da Alemanha: instabilidades e projeções para 2024

Com pouco mais de 84 milhões de habitantes e um PIB que ultrapassa quatro trilhões…

% dias atrás

Economia na Irlanda: confira as projeções para 2024

A economia da Irlanda tem crescido muito nas últimas décadas. Mesmo enfrentando situações adversas como…

% dias atrás

Presidente de Portugal pede desculpas pelos crimes do período colonial: repercussão da fala de Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que o país foi responsável por uma série…

% dias atrás

Economia da Itália: conheça o cenário econômico em 2024

A economia da Itália tem diversos desafios ao longo de 2024, entre eles: o crescimento…

% dias atrás

Economia da Inglaterra: cenário e perspectivas para 2024

A economia da Inglaterra é a sexta maior do mundo e a segunda maior da…

% dias atrás

Primeiro-ministro da Espanha não renuncia após acusações contra esposa – veja o desenrolar da decisão de Pedro Sánchez

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, decidiu permanecer no cargo após especulação sobre uma possível…

% dias atrás