Europa

Sair do Brasil em 2022: será que vale a pena? Ajudamos a decidir

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Desse ano não passa! Você está pensando em sair do Brasil em 2022? Acredite, não está sozinho. Em crise, milhares de brasileiros querem ir à procura de uma vida melhor no exterior. Mas será que vale a pena deixar o seu país natal e começar do zero num lugar estranho ainda esse ano? Vem refletir com a gente no artigo!

Por que você quer sair do Brasil?

Responder essa pergunta com certeza é o primeiro passo para saber se essa é uma decisão para levar em frente ou não. Afinal, sair do Brasil é uma escolha que vai mudar completamente a sua vida.

O que te motiva a querer sair do Brasil em 2022? É uma ideia realista? Você já viu os prós e contras?

Pode ser um sonho antigo guardado no fundo do baú ou pode ser só uma vontade impulsiva de escapar. É muito importante saber se o desejo de sair do Brasil tem ou não uma boa razão por trás.

O que você procura está fora do Brasil?

Às vezes aquilo que procuramos está bem debaixo do nosso nariz. Nós brasileiros sabemos bem que não precisamos sair do país para viajar bem, comer bem, fazer amigos, nem muitas outras coisas.

Então, será que só conseguiríamos viver bem fora do Brasil?

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Afinal, por menos patriota que você seja, você ama o Brasil. Pelo menos, aquele Brasil que você conhece. Mas pode ser também que a sua ambição te inspire a bater asas e sair pelo mundo.

Sair do Brasil pode sim ser uma decisão maravilhosa, mas isso nem sempre é o caso sempre. Além disso, é preciso considerar que são muitas coisas que você tem que abrir mão para viver no exterior.

Não mude do Brasil para mudar problemas que são seus, e não do lugar

Por mais que a gente fuja dos nossos problemas, eles ainda vão existir. Muita gente sai do Brasil para escapar de conflitos pessoais, mas eles não se resolvem magicamente quando você atravessa a fronteira. Eu sei bem disso.

Ao invés disso, você vai carregar uma bagagem emocional desnecessária para uma mudança de país que, por si só, já é um peso enorme. No exterior, você vai lidar com uma série de novos desafios, e os problemas que tinha, se não forem resolvidos, vão continuar tirando o seu sono.

Aliás, o preparo emocional para mudar de país é altamente importante, mas igualmente subestimada. Se for sair do Brasil, resolva as pendências pessoais, diga adeus a quem precisa e durma de consciência tranquila.

Já os problemas do lugar onde você mora agora, como os preços cada vez mais altos, a insegurança e violência nas ruas, esses sim são problemas que você pode deixar de lado ao sair do Brasil.

Mudar de país é diferente de mudar de cidade ou Estado

Se você já se mudou entre estados do Brasil, sabe que visitar a família é coisa para ocasiões especiais. Além do custo de passagens para viagem de matar a saudade, tem também algumas diferenças culturais. Claro, o sul do Brasil é muito diferente do norte. Mas ainda é Brasil, e você ainda se sente no seu país. Ainda está em casa.

Mas, quando sai do Brasil e vai para outro país, a experiência é muito mais forte. Você vai estar longe de tudo que conhece, terá que lidar com uma cultura muito diferente, e talvez até aprender uma língua nova.

E é preciso ainda calcular os gastos necessários para uma mudança internacional. Viajar para Europa custa bem mais que viajar pelo Brasil.

Fora isso, vai ter uma série de outros desafios para enfrentar como um expatriado ou um imigrante. É bom ter isso em mente antes de fazer as malas!

Prepare-se: mudar de país é uma aventura!

Sair do Brasil pode ser fantástico. Nem tem bem como descrever a aventura de sair do seu país e desbravar um mundo novo. Cada experiência é inédita, cada problema é um desafio, e cada conquista é uma vitória.

Sair do Brasil em 2022 é uma grande aventura super enriquecedora.

Quer seja pedir informações, aprender a usar o transporte local, experimentar um prato típico, conhecer gente nova, ir a lugares lindos. Nos primeiros meses da mudança, principalmente, tem sempre alguma coisa nova para fazer.

A gente começa a se enxergar com outros olhos. Estamos renascendo, aprendendo coisas do zero, dando uma nova chance à vida. E isso é impagável!

E por mais que surjam novos desafios, vamos ficando cada vez mais experts em resolvê-los. Com o tempo, estamos prontos para qualquer coisa. “Espada na mão contra mais um dragão”.

Saiba quais são os melhores países para emigrar na Europa.

Mas também tem seu lado ruim

Assim como qualquer história de aventura, o herói tem sempre alguns conflitos antes do final feliz. Morar fora não é um conto de fadas, pelo contrário, na vida real, temos um ciclo de finais felizes e ainda mais conflitos.

Não se engane, você vai ter que se virar por si só num lugar que não é o seu. Ou seja, vai ter que criar o seu próprio lugar ali e lutar por ele. O que é ótimo, mas também custa e muito difícil em alguns momentos.

Além de estar bem longe da sua zona de conforto, vai ter que lidar com umas situações desagradáveis. Em alguns países, por exemplo, existe preconceito contra imigrantes e até mesmo especificamente contra brasileiros. Se reinserir no mercado de trabalho, ainda mais se for um trabalho especializado, não vai ser tão fácil quanto o esperado.

Ao se tornar imigrante, é como se voltassepara o final da fila do pão.

Precisa se provar a todo instante. Validar diploma brasileiro na Europa, proficiência em língua estrangeira, currículo adaptado, experiências de trabalho válidas, e por aí vai.

Isso sem falar da enorme saudade de casa que vai sentir. Claro, a gente se acostuma com a distância e a saudade já não é a mesma, mas não deixa de amar a família que está longe. E você, do outro lado do mundo, terá que aprender a lidar com o passado e viver no presente, de olho no futuro.

Saiba como reagir à xenofobia em Portugal contra brasileiros.

Bem-vindo às burocracias de ser imigrante

Não vamos esquecer da papelada sem fim que envolve o processo de mudança de país. Em meio a cartórios, consulados, secretarias e bancos, é bom organizar uma pasta com todos os documentos pessoais. E outra só com as cópias autenticadas.

Sair do Brasil em 2022 ou qualquer ano que seja, é um verdadeiro chá de burocracia, antes e após a mudança. Quando chegar no país novo, ainda vai ter uma série de coisas a fazer além de viver bem.

Lidar com a imigração, abrir uma conta no exterior, assinar contrato de aluguel, segurança social, identidade, centro de saúde, matrícula, trabalho… Enfim! Ninguém disse que seria fácil. Além disso, essas burocracias todas são essenciais para a sua regularização como imigrante. Ou seja, sem margem para erro.

Você nunca mais será a mesma pessoa

Você vai mudar tanto quando sair do Brasil em 2022! Nem vai reparar, mas definitivamente ninguém é mesmo depois que muda de país. Ninguém é como era antes.

Morar fora te faz crescer muito e muito rápido. De uma hora para outra, se tornará uma pessoa mais independente, mais despachada, e quem sabe, mais assertiva. Isso é, se tiver transformado o seu tempo em lições de vida.

Sair do Brasil em 2022 é sinônimo de se abrir para novas amizades e outras experiências.

Afinal, tem quem não lide bem com as saudades nem com o “ser um peixe fora d’água”, ou seja, aquele que não se adapta no exterior e queira voltar para o Brasil a qualquer custo. E tudo bem! Você não é obrigado a querer se desafiar o tempo todo.

Mas eu te garanto, passados os primeiros anos, os seus familiares e amigos do Brasil não vão mais saber bem quem você é. Você estará muito mais preparado para encarar qualquer desafio da vida.

Pessoalmente, eu acredito que ter vivido essa aventura de sair do Brasil foi a melhor coisa que me aconteceu. Não foi fácil, mas hoje em dia é menos difícil. Eu me adaptei muito bem à vida fora do meu país natal, mesmo com saudades que ninguém entende. E amo morar na Europa e ter a qualidade de vida que sempre ouvi falar.

Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.

Já dizia Fernando Pessoa. Ele, eu, e agora quem sabe, você, sabemos que para superarmos barreiras, temos que superar a dor também. E você, já sabe se vai querer sair do Brasil em 2022?

Tenho certeza, quero mudar para a Europa!

Se você chegou até aqui respondendo com certeza aquilo que quer mundo afora, então vamos em frente! Lembre-se, sair do Brasil é uma viagem cheia de altos e baixos. Alguns dias serão ótimos, outros não. E você terá que encontrar um equilíbrio entre a saudade e o presente para viver bem.

Não se trata de mudar e se esquecer de onde veio, mas sim de se transformar em alguém ainda melhor. É sobre superação. Sobre tudo que te aconteceu e como você lidou com os acontecimentos.

Para te ajudar nessa jornada de vir morar na Europa, o Euro Dicas preparou guias excelentes.

Portugal

Se Portugal é o seu destino escolhido para morar, você precisa conferir o nosso Programa Morar em Portugal! Um guia online com 22 aulas, testes práticos, e até mesmo uma live mensal com a nossa equipe. Isso, incluindo o nosso ebook completo com todo o passo a passo para realizar a mudança de forma regularizada.

Espanha

Se o seu objetivo é a Espanha, temos também o Ebook Como Morar na Espanha, recheado com conteúdo útil para te guiar desde os passos no Brasil aos primeiros passos no país europeu para tirar todos os documentos e com dicas de adaptação.

Europa

Se ainda não sabe qual país vai escolher morar, o Ebook “O sonho de viver na Europa” traz vários depoimentos de brasileiros que cruzaram o Atlântico e compartilham as suas histórias, dificuldades e oportunidades encontradas no velho continente.

Não tenha dúvidas que vai ser uma aventura e tanto. Tenho a certeza que agora você já sabe como se preparar para o que vem aí e para o que está em busca. Que a sua jornada seja inesquecível, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Letícia Melo

Letícia Melo é uma redatora e gestora de conteúdo que em 2017 trocou Brasília por Portugal. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve, ela adora escrever sobre imigração e viagem para outros brasileiros corajosos mundo afora.

Recent Posts

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás