Como abrir uma conta na Suécia

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Aí que você finalmente conseguiu se mudar para a Suécia. Além de toda a papelada que você vai ter que encarar, existe uma que não tem muito para onde correr: abrir conta bancária.

Passo a passo para abrir conta na Suécia

Uma hora ou outra você vai ter que abrir uma conta em algum banco sueco, até porque aqui é cada vez mais frequente fazer pagamentos apenas com o cartão de crédito/débito. Confira agora as regras gerais de como abrir conta no banco aqui na Suécia!

Há muitos requerimentos para abrir conta?

Não tem muito mistério, no geral, para abrir conta na Suécia, você vai precisar de arranjar alguma documentação, como o personnummer, carteira de identidade sueca e possivelmente outro comprovante, quando solicitado.

1. Personnummer

Para começar você provavelmente vai precisar do personnummer, que é como se fosse uma espécie de “CPF sueco“. Não é possível fazer quase nada na Suécia sem ele, e a maioria dos bancos suecos vai exigir que você tenha esse número para poder abrir uma conta na Suécia.

2. Carteira de identidade sueca

Você também vai precisar de uma carteira de identidade sueca, sendo que alguns bancos podem aceitar o seu passaporte como forma de comprovar a sua identidade.
Claro que na Suécia existem vários bancos (vou deixar uma lista no final do post), e por isso pode ser que as regras e os documentos exigidos mudem de um para o outro, assim como de uma agência para a outra, ok?

Documentos extra para abrir conta

Tendo o seu personnummer e a sua identidade na mão você provavelmente já deve poderá abrir uma conta na Suécia, porém em alguns casos alguns bancos podem pedir documentos como comprovante de renda, contrato de trabalho, carta do departamento de imigração, o que comprove que você tem algum visto para a Suécia ou até uma entrevista.
O tempo de espera para abrir uma conta na Suécia, geralmente não é muito longo, mas tudo vai depender de cada banco e de cada caso/situação.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Abrir conta na Suécia sem o “CPF Sueco”

Se por algum motivo você não tem o seu personnummer, alguns bancos irão aceitar abrir uma conta para você em determinados casos, principalmente se você vier para cá como estudante internacional ou se tiver o samordningsnummer (uma espécie de personnummer, só que para pessoas que não estão registradas como residentes no país. Ainda vou escrever mais sobre ele).
Se você está pensando em morar no país nórdico, também pode ser útil conhecer o custo de vida na Suécia.

Estudantes precisam levar comprovante da universidade

Ah, se você vier como estudante internacional você provavelmente terá que mostrar a carta que você recebeu da universidade quando foi aceito(a), assim como mostrar todos os documentos que você tiver em relação a isso.

Procure o international office na sua universidade

Não tem mistério então não precisa ter medo, ok? Procure o “international office” da sua universidade que eles que ajudarão.

Os diferentes tipos de conta bancária na Suécia

Claro que nem todas as contas são iguais aqui na Suécia. As taxas variam de acordo com o tipo de conta, assim como o que é possível fazer com cada tipo de conta.

Certifique-se sobre os serviços da conta bancária

Pode ser que você não tenha acesso a todos os serviços por pelo menos algum tempo, então antes de fechar negócio, tenha certeza sobre o que a sua conta te permitirá fazer.

Não se preocupe se não falar sueco

Se você não fala sueco não tem problema, é só perguntar em inglês. Mas não assine nada que você não tenha certeza!

Facilidades de ter uma conta na Suécia

Ter uma conta no banco por aqui pode te ajudar muito mais do que só conseguir movimentar o seu dinheiro com o seu cartão de crédito/débito, e algumas das facilidades mais populares são o BankID/Mobile BankID e o Swish.
Você também pode conferir se existe e qual é o salário mínimo na Suécia.

BankID

O BankID é uma espécie de “carteira de identidade online” que você baixa no seu computador (de graça) para poder, por exemplo, comprovar a sua identidade em determinados sites, assinar documentos eletronicamente, pagar faturas e muito mais.

Mobile BankID

Já o Mobile BankID é a versão do BankID para celular (que nem sempre é de graça).

Swish


O Swish também é um aplicativo muito popular onde você pode transferir (e receber) dinheiro sem pagar nenhuma taxa para qualquer pessoa, de qualquer banco sueco.
Ah, para usar o Swish você precisa ter o BankID ou o Mobile BankID (e é assim que mesmo se você perder o seu celular não vai ter como alguém roubar todo o dinheiro da sua conta através de uma transferência).

Você pode fazer tudo pela internet

Além disso, dependendo do seu tipo de conta você poderá fazer tudo pela internet (computador, tablet ou celular): pagar contas, fazer transferências e muito mais.
Se o serviço for liberado você terá acesso a ele através do BankID ou de um pequeno dispositivo chamado säkerhetsdosa, que nada mais é do que um pequeno aparelho que gera diferentes códigos que você vai usar para movimentar a sua conta através da internet.

Sacar dinheiro na Suécia

Sacar dinheiro é uma coisa que a maioria das pessoas que mora na Suécia não têm o costume de fazer já que aqui quase sempre se usa o cartão de crédito ou débito para pagar qualquer compra, por menor que seja o valor.

Encontre um “ATM” para sacar dinheiro

Mas se por algum motivo você precisar de dinheiro vivo (aconselho ter sempre algum dinheiro em espécie no bolso), é só procurar um ATM, que são caixas eletrónicos que ficam espalhados pelas cidades.

Os bancos da Suécia não trabalham com dinheiro

Você não leu errado: muitos bancos na Suécia não trabalham com dinheiro vivo. Nas agências é possível resolver qualquer coisa (inclusive fazer depósitos), mas saques geralmente só podem ser feitos nas ATM que eu te falei ali em cima.

É uma medida de segurança

Isso é uma ótima medida de segurança, então, aqui não é muito comum ver aqueles carros-forte que entregam os malotes de dinheiro o tempo todo, sabe?

Enviar dinheiro do Brasil para Suécia

Se você pensa em transferir o dinheiro que você tem em uma conta no Brasil para uma conta aqui na Suécia, saiba que você provavelmente terá que pagar impostos (muitas vezes super altos), a não ser que o dinheiro seja fruto de uma herança (e você vai terá que provar isso através de uma declaração do seu banco no Brasil ou algo similar).
Muitos brasileiros estão usando a Wise, antiga TransferWise, para enviar dinheiro para o exterior. Conheça a Wise e veja como funciona.

Limite de dinheiro que você pode levar para a Suécia

Agora, se você vai trazer dinheiro em espécie para depositar na sua conta quando você chegar aqui na Suécia, saiba que existe um limite diário para depósitos de 10.000 coroas suecas, e além disso você vai terá que comprovar a origem do dinheiro.
Aconselho trazer o comprovante de saque ou uma declaração, o do seu banco brasileiro (muitos bancos suecos aceitam documentos em português mesmo).
Conheça a coroa sueca, a moeda da Suécia.

Como escolher um banco na Suécia


Boa pergunta. Eu fiz uma pesquisa rápida com alguns brasileiros que moram aqui na Suécia e muitos disseram que escolheram um certo banco porque eles conhecem alguém que já tinha conta no tal banco, mas já adianto que a diferença entre um banco e outro não costuma ser tão grande.

Conheça cada banco

Sendo assim, aconselho que você entre no sites dos bancos e marque um horário para conversar pessoalmente com os que mais te interessarem.
Bancos normais:

Bancos de redes de supermercados (costumam ser mais flexíveis na hora de abrir conta na Suécia mas geralmente tem serviços mais limitados):

Dica final para abrir conta na Suécia

Se você não conseguir abrir conta na Suécia em um certo banco, tente nos outros, ou até mesmo em outras agências do mesmo banco onde você tentou. Como eu falei ali em cima: as regras mudam, então não desista caso não de certo de primeira, ok?
Você tem conta em algum banco sueco? Que tal contar sua experiência nos comentários?
*Tanto a Euro Dicas quanto a autora desde texto não se responsabilizam pelos serviços prestados pelos bancos mencionados. Não abra conta sem ter certeza que você entende todos os termos do contrato que você for assinar.
Veja também o nosso guia para abrir uma conta no exterior.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Taís Fernandes

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 9 anos.

Recent Posts

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás