Bandeira do Reino Unido: conheça a história e significado

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Símbolos, cores e significados preenchem a bandeira do Reino Unido. A “Bandeira da União”, como ela é chamada, é cheia de representações dos países que a integram.
Hoje, vamos falar um pouco mais sobre ela, incluindo a sua história e curiosidades! Vamos lá?

Simbolismo da bandeira do Reino Unido

Com as cores azul, vermelho e branco, a bandeira do Reino Unido tem como principal objetivo a representação da unidade. Ela foi adotada em 1º de janeiro de 1801, portanto já tem bastante história para contar.
De maneira simples, são diversas cruzes representadas na bandeira. Estão nela a de São Jorge, Santo André e São Patrício. Ainda hoje, países que foram colônias britânicas, como Austrália e Fuji, usam a bandeira soberana como referências nas suas próprias.
O Canadá, por exemplo, usou a bandeira do Reino Unido até 1957, embora estivesse independente desde 1931. O próprio Havaí, que hoje pertence aos Estados Unidos, tem uma relação curiosa com ela. Até hoje ele a inclui no canto superior da sua bandeira.

Aproveite e conheça tudo sobre a libra esterlina.

Bandeira popular

A bandeira britânica se popularizou pelo mundo, por isso, desperta tanta curiosidade. Por representar mais de um país, pode parecer complexa, mas a sua formação foi bem simples. Na verdade, se você separar cada bandeira original, entenderá como ela surgiu. A seguir você conhecerá um pouco melhor essa história e o que cada cruz significa!
Vai morar no Reino Unido? Então aproveite e conheça quais são os Estados da Inglaterra.

Significado da bandeira do Reino Unido

Como você já viu acima, essa bandeira foi idealizada para ser a Bandeira da União. As suas cores são utilizadas em inúmeras outras bandeiras no mundo, mas não são ao acaso. Elas foram escolhidas a partir dos países que fazem parte do Reino Unido.

Quantos países estão representados na bandeira do Reino Unido?

À primeira vista, podemos dizer que na bandeira do Reino Unido são representados três países. Isso porque o País de Gales, que pertence ao Reino Unido, uniu-se aos demais países pela força. Já o restante, que são Inglaterra, Escócia e Irlanda, foram unidos por acordos políticos.
Portanto, não há uma representação direta ao País de Gales na bandeira, mas se considera que ele está lá. Como a sua autonomia aconteceu apenas no século XIX, para os ingleses o país já era parte integrada desde as primeiras décadas de 1200.
Sendo assim, pode-se afirmar que são quatro os países representados na bandeira do Reino Unido.

Como é formada a bandeira do Reino Unido?

Se você já analisou essa bandeira, deve ter reparado que ela é composta por cruzes. Elas são importantes para cada um dos países que a formam. Então vamos entender melhor cada uma delas:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Cruz da Inglaterra

Os ingleses são representados pela cruz de São Jorge. Ela é formada pela cruz vermelha no centro com branco ao fundo. É provavelmente a cruz mais expressiva da bandeira, bem ao centro, por isso é fácil de ser identificada.

Cruz da Escócia

Já os escoceses são simbolizados pela cruz de Santo André, que representa o país. Ela tem cor branca e forma o “X” no fundo azul. Esse fundo é como a base para apresentá-la.

Conheça a história da Escócia no nosso artigo completo.

Cruz da Irlanda

Por fim, a cruz da bandeira da Irlanda é a de São Patrício. Ela também possui formato em “X”, porém se difere da escocesa. É feita com o vermelho e fundo branco.

História da bandeira

Depois de entender melhor os símbolos, vem a parte histórica: afinal, como surgiu a bandeira do Reino Unido? Antes de tudo, é válido dizer que ela é considerada a bandeira mais antiga ainda em uso.
A “Union Jack”, como é muito chamada entre os britânicos, é tradicional e possui uma história antiga. Antes dela, a primeira bandeira foi criada em 1606, combinando referências inglesas e escocesas.
A antiga versão é semelhante à atual, mas foi adaptada após a Irlanda do Norte também se agregar ao Reino Unido. Assim, formou-se uma nova bandeira que identifica os três países mais o País de Gales.
Aproveite a leitura e conheça também a incrível história do continente europeu.

Origem do nome

O nome “União Jack” vem da época da rainha Anne, que reinou entre 1702 e 1714. Especula-se que ele tenha surgido como referência às jaquetas vestidas por soldados ingleses ou em homenagem ao rei James I.
Ainda, “Union Jack” pode ter surgido com o rei Charles II. Para ele, a bandeira tinha que ser utilizada como uma “jack”, espécie de pequena flâmula (bandeira estreita e comprida), nas embarcações da Marinha Real.
Leia sobre a origem do hino da Reino Unido e em quais países ele é utilizado.

Bandeira do Reino Unido x bandeira da Inglaterra

É importante você entender as diferenças entre as bandeiras do Reino Unido e a da Inglaterra. Isso porque um é o estado soberano, enquanto o outro é um dos países que o integra.
A confusão entre as bandeiras é comum devido à notável semelhança entre elas. Contudo, a bandeira inglesa é composta por uma cruz vermelha sobrepondo um fundo totalmente branco. Consegue visualizar a diferença? A bandeira britânica é muito mais complexa!

A bandeira que você vê representada em diversas estampas é normalmente do Reino Unido. Ela se tornou famosa e é praticamente uma marca, o que talvez justifique o seu sucesso.
O símbolo está em táxis, bolsas, roupas e em objetos do dia a dia que já se tornou comum até para quem não a entende. Por isso, não importa onde você more: é bom conhecer o que ela representa!
eia sobre mais curiosidades da Inglaterra.

Diferença para as outras bandeiras

É ainda mais fácil entender a diferença da bandeira do Reino Unido para as demais. A bandeira da Escócia, por exemplo, tem um tom de azul mais claro e um “X” ao fundo. Já a da Irlanda do Norte, embora não tenha uma bandeira oficial, é representada por uma cruz vermelha. O seu fundo é também totalmente branco. Conheça nosso artigo sobre a bandeira da Irlanda.
A bandeira do Reino Unido é motivo de orgulho para os britânicos. Se você visitar algum dos seus países, especialmente a Inglaterra, perceberá isso. Apaixonados pela sua cultura, a bandeira do Reino Unido é uma forma de preservação e exaltação!
Vai visitar o Reino Unido? Recomendamos a cotação de passagens no portal comparador de voos Kayak. Esse site é muito fácil de usar e mostra os preços de diversas companhias aéreas para que você possa economizar na compra das suas passagens, vale a pena!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás