Número da Segurança Social na hora para imigrantes em Portugal

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Conforme nota de imprensa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a partir de 1º de janeiro de 2020, o Número de Identificação de Segurança Social (NISS) passa a ser concedido na hora aos imigrantes que residam em Portugal e que pretendam iniciar sua atividade profissional ao abrigo dos regimes de Trabalhador por Conta de Outrem, Trabalhador do Serviço Doméstico ou Trabalhador Independente.
De acordo com o comunicado, a medida de atribuição foi implementada para tornar mais rápido e simples o registro de cidadãos estrangeiros no sistema da Segurança Social, agilizando a simplificação dos processos.
Número de Segurança Social em Portugal: o que é e como tirar.

Atribuição disponível em 100 balcões da Segurança Social

Ao JN, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS), Ana Mendes Godinho, informou que a medida “NISS NA HORA”, direcionada a cidadãos e a entidades empregadoras, está disponível em 100 balcões da Segurança Social em todo o país, nas sedes de cada Centro Distrital da Segurança Social e nos Serviços Locais de Atendimento.
“Esta medida traduz a nossa aposta na simplificação dos processos e numa relação mais próxima dos cidadãos e das empresas, eliminando passos burocráticos que não fazem sentido e permitindo que todos possam estar num estado regular dentro da Segurança Social”, explicou.
A ministra disse, ainda, que a “desburocratização deste passo” acabará, de alguma forma, por “descomplicar o processo de legalização”, “sem colocar em causa qualquer controlo necessário ou informação sobre estes cidadãos estrangeiros”.

Regras para imigrantes acederem ao registro se mantém inalteradas

As regras para os estrangeiros residentes em Portugal acederem ao registro do NISS se mantêm sem alterações: é necessário o contrato de trabalho ou um comprovativo de promessa de contrato, além do passaporte.
Porém, o novo sistema põe um ponto final na principal queixa destes imigrantes, bem como das empresas que querem contratá-los, que chegam a relatar aos serviços do Estado uma demora de seis meses para conseguir o NISS.
Em todo o ano de 2019, cerca de 160 mil dos 480 mil estrangeiros que moram no país se inscreveram na Segurança Social.
Documentos para morar em Portugal: saiba o que é necessário.
Fontes: Portal de Segurança Social, JN, tvi24.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Recent Posts

Economia da Itália: conheça o cenário econômico em 2024

A economia da Itália tem diversos desafios ao longo de 2024, entre eles: o crescimento…

% dias atrás

Economia da Inglaterra: cenário e perspectivas para 2024

A economia da Inglaterra é a sexta maior do mundo e a segunda maior da…

% dias atrás

Primeiro-ministro da Espanha não renuncia após acusações contra esposa – veja o desenrolar da decisão de Pedro Sánchez

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, decidiu permanecer no cargo após especulação sobre uma possível…

% dias atrás

Economia da França em 2024: cenário atual e previsões

Inflação e tensões geopolíticas afetaram a economia mundial nos últimos anos. Como está a economia…

% dias atrás

Economia de Portugal: cenário e perspectivas para 2024

A economia de Portugal enfrenta atualmente um cenário econômico complexo de crescimento moderado e desafios…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de maio de 2024

Em maio, pode se preparar para uma festa de ritmos brasileiros invadindo a Europa! O…

% dias atrás