Portugal

Porto é eleita a melhor cidade para trabalho remoto e turismo

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Trabalhar e passear, passear e trabalhar. Quem pode conciliar o trabalho com um pouco de turismo escolheu a cidade do Porto, em Portugal, como o melhor destino. De um lado, internet rápida e segura, do outro, muitas atrações turísticas e grande oferta de alojamentos com preços considerados razoáveis.

Esse é o resultado de uma pesquisa feita com cidadãos do Reino Unido, considerando as 60 cidades dos 20 países ao redor do mundo que mais recebem os chamados “nômades digitais”.

Da internet ao preço do cafezinho

O relatório State of Remote Work, publicado em maio de 2023, reúne dados com base em dez critérios essenciais para quem quer conciliar o trabalho remoto com lazer: da velocidade e confiabilidade da internet, passando pelo preço do cafezinho até chegar aos custos e a disponibilidade de acomodações e de atrações turísticas

Ao final, o ranking aponta aquelas cidades onde é possível trabalhar com todo o conforto e os recursos necessários, sem abrir mão dos momentos de lazer e diversão.

Porto, a primeira do ranking

O Porto encabeça a lista devido à alta velocidade da internet e à segurança cibernética.

A favor da cidade portuguesa está também a percepção de que é possível dosar bem a relação entre trabalho e lazer: a quantidade de parques e áreas verdes, bem como o grande número de atrações turísticas classificadas como cinco estrelas em região central deram muitos pontos para a “Invicta”, como é conhecida a segunda maior cidade de Portugal.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Além disso, a quantidade de alojamentos com a diárias a preços médios em torno de 71 libras foi um outro ponto positivo na avaliação dos viajantes ingleses.

Cidades espanholas completam o pódio

Valência e Barcelona ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente.

A primeira também teve pontuações altas no critério velocidade da internet e segurança cibernética. Além disso, as quase 3 mil horas de sol por ano foi um diferencial importante na avaliação dos nômades digitais do Reino Unido.

Aliás, o clima também foi um dos atributos mais valorizados pelas pessoas que participaram da pesquisa e que garantiram a terceira posição de Barcelona. A cidade com muitos espaços verdes ganhou também a preferência graças à importante obra de Gaudi, uma das marcas registradas deste importante centro turístico.

Para completar, a velocidade e a segurança da internet ajudaram a compor o “pacote” de pontos positivos. Por outro lado, o custo médio da hospedagem – cerca de 160 libras a diária – foi o mais alto entre as 10 primeiras cidades do ranking.

Verifique abaixo o top 10 completo com as melhores cidades trabalhar remotamente e passear:

As 10 primeiras posições da lista são ocupadas por apenas 4 países: Portugal, Espanha, França e Itália.

Cidades da França, Portugal, Espanha e Itália fecham as primeiras posições

Cidades da França, da Itália e, mais uma vez, de Portugal e da Espanha, completam a lista das preferidas.

Em quarto lugar ficou a francesa Lyon, com pontuação alta nos critérios ligados à internet, na oferta de alojamento e no preço médio das diárias (cerca de 78 libras), mas pontuação baixa nos itens transporte público e preço do café, variáveis importantes para quem vai dividir o tempo entre trabalho e passeios.

Lisboa apareceu na quinta posição na preferência dos ingleses. O resultado, porém, foi puxado mais pela boa oferta de alojamentos e preço médio das diárias do que pela qualidade e segurança da internet.

Também contou a favor o bom número de atrações consideradas cinco estrelas e, principalmente para quem vem do clima mais cinzento do Reino Unido, as mais de 2.800 horas de sol por ano.

Lisboa é a segunda cidade portuguesa entre o top 10 do ranking State of Remote Work.

O sexto lugar ficou com Nápoles, na Itália. O clima ajudou, mas as melhores pontuações ficaram nos critérios de lugares para ficar, coisas para fazer e custo médio das diárias (em torno de 78 libras).

Outra francesa, Marselha, surgiu na sétima posição do ranking. O ponto mais forte foi a quantidade de sol ao longo do ano, a melhor entre as 10 primeiras cidades. Além disso, a distância reduzida para Londres também pesou a favor.

As notas relativas à internet também foram positivas, mas a oferta de hospedagem com preço médio em torno de 73 libras – menos da metade do valor de Paris – foi um importante diferencial.

As três últimas colocadas no top 10

O preço alto de Paris, aliás, ajuda a explicar porque a cidade aparece na oitava posição, atrás de cidades menos exuberantes. A capital francesa foi um enorme destaque no quesito atrações cinco estrelas e espaços verdes, mas conseguiu boa avaliação nos critérios relacionados à internet.

Milão, no nono lugar da lista, é mais uma italiana no top 10. Os espaços verdes – que permitem muitos passeios e corridas matinais – foram muito bem avaliados. As atrações turísticas e o preço considerado razoável dos transportes públicos ajudaram na pontuação final. Do lado negativo, as notas para a segurança cibernética foram as mais baixas entre as 10 primeiras cidades, apesar da boa velocidade da internet.

Fechando a lista na décima posição, uma outra espanhola: Madri. Os pontos altos da cidade são a segurança cibernética e o número de horas de sol por ano. Por outro lado, a menor oferta de alojamento locais – principalmente em comparação com Barcelona, por exemplo – e o total de espaços verdes em proporção com a população da cidade, puxaram as notas para baixo.

Outras posições no ranking

Confira na tabela abaixo quais são as outras dez cidades que aparecem entre a 11ª e a 20ª posição, segundo o relatório.

Entre os seguintes colocados, se destacam três cidades do Chipre. Portugal aparece novamente na 16ª colocação.

As piores escolhas

Cidades mais longe de Londres (a distância era um dos critérios considerados na pesquisa) tiveram baixas pontuações, não só pelo tempo de viagem, mas também pelo fuso horário e, em alguns casos, problemas de acesso à internet e segurança.

O Paquistão apareceu com a menor pontuação de segurança cibernética e três das suas cidades também aparecem nas últimas posições no critério velocidade de internet e espaços verdes.

Na Índia, a velocidade da internet em três das cidades pesquisadas é relativamente baixa, apesar de a segurança ser elevada. Os espaços verdes também receberam baixas notas.

Por outro lado, as cidades nos Estados Unidos que aparecem na lista tiveram pontuações baixas especialmente no quesito valor de hospedagem e custo de vida em geral. O custo médio da diária em alojamento local em Los Angeles, por exemplo, é de pouco mais de 206 libras, o mais alto de todas as cidades avaliadas.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Marcos Freire

Marcos é jornalista e vive com a família em Ovar, uma pequena e simpática cidade que fica no meio do caminho entre Porto e Aveiro, há 5 anos. Além da formação em Jornalismo, tem pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Fundação Dom Cabral. Já viveu um período em Paris e rodou por mais de 20 países. Nesta nova etapa em Portugal, um dos grandes prazeres é cair na estrada e descobrir todos os encantos do país que adotou. E muita vezes sobre duas rodas, na bicicleta que o acompanha nas deslocações diárias e nos curtos trajetos pelo cidades e vilas vizinhas.

Recent Posts

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás