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PEDIR MEU CARTÃO →Com novos casos sendo confirmados pelo mundo, a opção por remarcar ou cancelar viagem por causa do Coronavírus tem sido uma busca frequente entre os viajantes. Recentemente, o Procon se posicionou sobre o caso e garantiu esse direito do consumidor.
Confira neste artigo qual é o procedimento para remarcar ou cancelar a sua viagem. Também descubra quais são os países com casos comprovados do Coronavírus e como se prevenir da doença, caso você precise viajar.
Índice do artigo
Segundo o Procon SP, caso tenha sido confirmado o surto da doença no país, o consumidor pode remarcar ou cancelar viagem por causa do Coronavírus. Nessa situação, a companhia aérea ou agência de viagem é obrigada a oferecer alternativas como:
Mas quem pensa em cancelar a viagem deve ficar atento aos prazos de reembolso. De acordo com as normas da ANAC, o passageiro tem até 24 horas após a compra das passagens aéreas para desistir da viagem e ter direito ao reembolso. No entanto, é preciso que a compra da passagem tenha sido com sete dias ou mais de antecedência a data do voo.
Voo cancelado ou atrasado? Conheça seus direitos e saiba o que fazer.
Em caso de cancelamento ou remarcação da data da viagem por preocupação com o Coronavírus, o consumidor deve entrar em contato com a companhia aérea ou empresa. A solicitação deve ser feita com antecedência para garantir todos os direitos.
Esse procedimento é recomendado, pois o cancelamento por Coronavírus é uma situação atípica e não há previsão legal sobre isso. Mas, o Procon já se posicionou sobre o caso e deixou claro que o direito do consumidor deve ser preservado.
Se você tem planos de viajar para Europa pós coronavírus, leia atentamente esse artigo completo sobre o tema.
As companhias aéreas e agências de viagem devem obrigatoriamente remarcar ou cancelar viagem por causa do coronavírus. Caso esse direito seja negado, o Procon deve ser acionado imediatamente.
A instituição está autorizada para negociar com as empresas e proteger esse direito do consumidor.
Como mencionamos, o indicado é entra em contato com o Procon para que sejam tomadas as providências necessárias do cancelamento ou remarcação.
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Segundo os especialistas, viajar durante o inverno europeu não é uma boa opção. Isso acontece porque as chances de transmissão do vírus são altas devido ao ar seco e ao fato das pessoas ficarem mais reclusas em locais fechados, o que favorece a propagação do vírus.
Por isso, se a ida para Europa não for de caráter emergencial, o recomendado é postergar a viagem por alguns meses. Em matéria do G1, alguns especialistas afirmam que a viagem durante os meses do verão europeu pode ser considerado “mais seguro”, devido ao aumento da temperatura no continente.
Os viajantes idosos ou com doenças crônicas também precisam avaliar a urgência da viagem, pois são mais vulneráveis ao contágio do Coronavírus.
O ideal é ficar atento aos comunicados oficiais e recomendações de viagem do país que você deseja viajar. Essas informações estão disponíveis nos portais oficiais do Ministério da Saúde e do Consulado.
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A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Em fevereiro, houve um registro expressivo no número de casos comprovados de Coronavírus na Europa, principalmente em países como:
Outros países do mundo onde também foram comprovados casos de Coronavírus são:
Mas é claro, existem países como a China e outros do continente asiático que o risco de viagem é considerado maior. Nestes destinos, remarcar ou cancelar viagem por causa do coronavírus é a melhor alternativa para os viajantes.
Se remarcar ou cancelar viagem por conta do Coronavírus não é uma opção para você, então deve tomar alguns cuidados para evitar o contágio durante a viagem. Veja abaixo quais são as indicações do Ministério da Saúde para os viajantes com destino aos países com casos confirmados de Coronavírus.
Com essas medidas de prevenção básicas, você consegue evitar o contágio da doença enquanto estiver no exterior.
Saiba o que é o Passaporte Covid e como ele vai afetar as viagens internacionais.
Em geral, as melhores seguradoras do país cobrem o atendimento emergencial para os viajantes que apresentarem os sintomas da doença. No entanto, se a infecção for comprovada, o seguro viagem não cobre o tratamento do Coronavírus. Isso porque, epidemias e pandemias são considerados como riscos excluídos na apólice.
Caso o viajante identifique algum sintoma da doença, precisa entrar em contato com a seguradora. A partir daí, ele receberá as orientações necessárias para receber o tratamento médico que necessita.
O Seguros Promo, principal comparador de seguro viagem do Brasil, declarou em nota que as seguradoras parceiras oferecem a cobertura para os sintomas do Coronavírus. O ideal é confirmar esse tipo de cobertura antes de contratar o seguro viagem.
É importante lembrar que os sintomas do Coronavírus são semelhantes aos de um resfriado. Mas, caso seja agravado, o vírus pode causar infecções mais sérias como a pneumonia. Por isso, é preciso ficar atentos a sintomas como:
O vírus da doença pode ficar incubado por mais de 14 dias, por isso é preciso ficar atento quanto aos sintomas com antecedência.
Até agora, sabe-se que a transmissão é feita por gotículas respiratórias ou contato pessoal com secreções contaminadas como tosse, gotas de saliva, catarro, aperto de mão e contato com objetos utilizados por pessoas infectadas. Portanto, a melhor recomendação é ficar atento aos sintomas e procurar ajuda se tiver dúvidas.
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