Seguro de cancelamento de viagem: saiba como e por que contratar

Seguro Viagem  / 

O seguro é um serviço que a gente contrata por segurança, mas que no fundo ninguém quer usar. A palavra “seguro” está bastante associada à algum imprevisto que atrapalha um plano ou que nos traz algum prejuízo. É assim que acontece com um seguro de carro, com um seguro de vida… mas, de fato, que é importante ter seguro para várias coisas, disso ninguém duvida. Saiba também a importância do seguro de cancelamento de viagem e como esse item pode te poupar muito dinheiro.

Seguro de cancelamento de viagem: o que é e o que cobre

Depois de tudo planejado, passagens compradas, passeios pagos, roteiros definidos, cartões de crédito desbloqueados, rooming internacional contratado, ou seja, tudo, tudinho pronto para sua viagem, acontece aquele imprevisto. Além da frustração do sonho, você vai precisar arcar com todo esse prejuízo financeiro? Talvez não, desde que você tenha contratado plano que garanta o seguro de cancelamento de viagem.

Enquanto as demais coberturas do seguro viagem só têm validade dentro do período em que você estiver viajando, o seguro de cancelamento é um serviço que começa a valer desde a contratação até o momento do embarque.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Essa cobertura é fundamental para garantir que, numa necessidade de cancelamento da viagem, você tenha seu investimento ressarcido. É verdade que ele não vai resolver sua angústia por não ter viajado, seja por que motivo for, mas ele lhe devolve o dinheiro que você gastou.

Existem vários tipos de seguro de cancelamento de viagem, por isso é importante que você verifique o serviço que está contratando lendo a apólice contratada.

Geralmente os planos mais completos cobrem:

  • Visto negado;
  • Cancelamento de férias de trabalho;
  • Demissão ou mudança de emprego;
  • Problema de saúde pessoal ou familiar;
  • Acidente a caminho do embarque;
  • Perda de documentos necessários para a viagem;
  • Nomeação para cargo público;
  • Acidentes ou catástrofes na residência ou empresa;
  • Divórcios;
  • Abortos espontâneos ou partos emergenciais;
  • Convocação ou remarcação de prova para concurso público ou vestibular;
  • Cancelamento de casamento;
  • Recuperação escolar de filhos;
  • Período de quarentena;
  • Problemas legais do segurado em seu país de origem;
  • Declaração de catástrofe no destino da viagem.

O seguro de cancelamento de viagem pode reembolsar até 80% das despesas geradas a partir de multas e penalidades por anulação de passagens aéreas e/ou pacotes turísticos por parte de agências de viagens e operadores turísticos. O limite da indenização vai variar de acordo com a cobertura e da seguradora contratada.

Seguro de cancelamento, interrupção ou extensão de viagem

Mas se você não fez o seguro de cancelamento antes da viagem, nem tudo está perdido. Existe um tipo de cobertura que pode ser ativada durante a viagem chamada seguro de cancelamento, interrupção ou extensão de viagem.

Essa modalidade de seguro cobre imprevistos que ocorram em meio ao percurso, que obriguem interromper a viagem ou que atrasem o retorno do segurado ao seu país de residência. Imagine que você sofra algum tipo de acidente na véspera do seu retorno e que precise passar por exames e um período de observação médica antes de voltar para casa? Um inconveniente como esse pode fazer com que seus planos sejam alterados, e nesses casos acionar o seguro de cancelamento, interrupção ou extensão torna-se uma ótima opção.

Em caso de cancelamento de voo

Outra possibilidade é a companhia aérea precisar cancelar o seu voo por diversos motivos. Nesse caso, o seguro de cancelamento de viagem pode reembolsá-lo das despesas associadas a ingressos adquiridos para atrações no local de destino, ou ainda pacotes turísticos já contratados pelo segurado.

Por isso é importante guardar todos os documentos que comprovem a compra das passagens e do pagamento das atrações da viagem, além de solicitar relatórios da companhia aérea que justifiquem o cancelamento do voo, assumindo a responsabilidade e detalhando os valores não reembolsáveis.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Muitas pessoas não sabem da possibilidade da contratação do seguro de cancelamento de viagem, mas ele é essencial tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Ao contratar o serviço, é importante que você verifique a cobertura, para saber em que casos ele pode ser acionado e de que forma você poderá ser reembolsado.

O seguro cancelamento de viagem pode ser incluído no plano de seguro ou funcionar como um adicional, por isso é importante verificar a apólice. Mas atenção, em alguns países o seguro viagem é obrigatório, com ou sem esse adicional.

Seguro de viagem para a Europa é obrigatório

O Seguro de Viagem Europa é um item obrigatório. Eu não conheço ninguém que foi abordado na imigração para apresentar a apólice do seguro, mas vai que isso acontece?

Em se tratando do acesso aos países europeus, esse episódio pode significar o seu retorno antecipado para casa. O seguro viagem cobre danos materiais causados à sua bagagem, como o extravio, por exemplo. Comigo nunca aconteceu, mas conheço uma meia dúzia de pessoas que tiveram suas malas extraviadas. Aí o aborrecimento é certo!

Graças ao seguro de viagem, a dor de cabeça passa sem analgésico, pois é a empresa contratada que vai correr atrás dos seus pertences e ficar responsável por lhe dar retorno. Isso sem contar que o seguro lhe paga um valor para você comprar itens de primeira necessidade, de forma a amenizar o seu problema.

Ninguém viaja pensando em adoecer ou ter um acidente, mas sobre essas questões não se pode ter controle. É pensando nisso que o seguro saúde, também obrigatório – para esse é exigida uma apólice em que haja uma cobertura médica de no mínimo 30 mil euros – deve fazer parte do seu planejamento de viagem.

A apólice do seguro de saúde vai lhe garantir atendimento em hospitais (ou até mesmo no hotel, em alguns casos) e exames, além de providenciar a remoção, caso necessário, e ainda cobrir suas despesas com medicamentos.

Qual é o melhor seguro viagem? Ensinamos você a escolher o ideal para você aqui.

Quanto custa um seguro de viagem?

O custo de contratar um seguro de viagem certamente será muito menor do que as despesas que você possa vir a ter estando fora do seu país no caso de uma necessidade de atendimento médico, por exemplo, pois a rede pública não costuma atender estrangeiros gratuitamente.

Nesse caso, a conta vai cair toda no seu bolso, o que pode ser bem caro. Fique certo de que a despesa com a contratação do seguro vai representar uma pequena parte do seu plano de viagem e pode lhe salvar de muito sufoco. Existem planos de seguro viagem a partir de R$8 por dia de viagem, por isso, vale a pena contratar pelo menos um seguro viagem barato.

O seguro de viagem pode ser contratado em empresas especializadas, no banco onde você tem conta, com a companhia aérea escolhida para realizar a viagem, além de agências de turismo ou operadoras de cartão de crédito. É uma contratação simples, que pode ser feita pela internet, sem muita burocracia.

Nós recomendamos que você faça a cotação através do portal comparador de seguro viagem Seguros Promo. Esse site é ótimo, lá dá para comparar planos de várias seguradoras e pagar um preço mais baixo do que diretamente com as seguradoras ou agência.

Diferentes coberturas para cada destino e estilo de viagem

É importante saber que os tipos de seguro podem variar de acordo com o país de destino ou com o seu objetivo de viagem. No caso da Europa, existem seguros de viagem especiais, que atendem às regras do Tratado Schengen.

Se você estiver viajando para praticar esportes de aventura, como esqui, snowboard, mergulho ou escalada, é importante informar à seguradora no ato da contratação, pois dificilmente os seguros comuns cobrirão necessidades relacionadas à essas práticas.

No caso de gestantes ou adultos com mais de 70 anos, as cláusulas dos contratos de seguro também variam. Por isso é fundamental informar corretamente o perfil dos segurados às empresas seguradoras. Você também deve procurar saber sobre a cobertura para doenças preexistentes, para que não haja surpresas no caso de precisar utilizar o serviço.

A cobertura do seu seguro vai variar de acordo com o objetivo da sua contratação. Existem modalidades que cobrem até equipamentos eletrônicos, mas essa cobertura não costuma estar nos planos básicos de seguro. Por isso é essencial que você se informe detalhadamente sobre todas as possibilidades e quanto isso irá lhe custar a mais, para avaliar se cabe ou não no seu bolso ou se há a real necessidade de contratar.

É necessário seguro viagem para Portugal? Descubra aqui e veja como contratar.

Geralmente os contratos de seguro mais completos cobrem uma ampla gama de serviços:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Visita ao segurado hospitalizado;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Repatriação médica e funerária, com garantia de retorno do viajante ao Brasil em caso de doença, acidente ou falecimento;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de morte;
  • Localização de bagagem extraviada;
  • Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Pagamento antecipado de fiança;
  • Despesas jurídicas.

Na hora de escolher a sua seguradora, certifique-se da procedência e procure referências sobre a empresa. Lembre-se de que não vale a pena fazer economia de palito e acabar comprando um serviço que não irá lhe atender a contento.

Seguro é uma tranquilidade para sua viagem

Vale lembrar que, além de obrigatório – no caso da Europa – o seguro de viagem certamente lhe proporcionará uma estadia mais garantida em seu destino. Mas, se há a possibilidade de você ficar tranquilo desde a contratação, com o seguro de cancelamento, por que não fazer? Viajar é mais do que um investimento financeiro, é o seu sonho que está ali! Faça a cotação do seguro viagem e vá tranquilo!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media , videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.