Categories: Itália

Casas na Itália a 1 euro: sim, é verdade, mas com regras

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Às vezes você está navegando pela internet, pelas redes sociais e se depara com uma notícia mais ou menos assim: Casas na Itália a 1 euro. Oi? Como assim, só 1 euro? Só pode ser mentira! Por esse valor qualquer pessoa pode comprar uma casa! E na Itália!
Como atualmente a propagação de fakenews é alta, fica até difícil saber o que é verdade e o que é mentira. Para saber qual é a real desse assunto, eu pesquisei pelos sites de notícias da Itália e descobri: É VERDADE!

Casas na Itália a 1 euro: o projeto

O projeto Case a 1 euro partiu da iniciativa de alguns comuni (municípios) italianos para salvar algumas habitações do risco de destruição e de abandono. Isso não quer dizer casas completamente destruídas, mas de habitações que necessitam de reestruturação (mas não inabitáveis) e que apresentem estruturas sólidas.
Vender uma casa por apenas 1 euro pode parecer prejudicial às finanças do município, mas a realidade é que sem essa iniciativa haveria perda nos cofres públicos.
Essa ideia tem o propósito de repovoar aldeias que estão ficando desertas, abandonadas pela população jovem e pela morte da população idosa.

Além disso, o projeto poderia abalar o mercado imobiliário, facilitando o acesso a casas para jovens proprietários, para quem a capacidade de acessar uma hipoteca é muitas vezes um obstáculo intransponível nos dias de hoje.
Não menos importante, com o repovoamento desses pequenos comuni também é promovido o nascimento de atividades de turismo, ativando a economia de toda a área em questão. Tem sempre com vista a acolher o turismo, podendo explorar a possibilidade de reconstruir a propriedade com um pequeno hotel, um B&B, ou pensar em um projeto maior que também envolve mais propriedades dentro do mesmo país com a capacidade de criar um hotel generalizado.
Em suma, as possibilidades e implicações são muitas e muito interessantes.
Saiba tudo sobre trabalhar na Itália.

Como funciona o Projeto Case a 1 euro

As casas são de propriedade de particulares que querem “se livrar” delas para não pagarem impostos e taxas. Os edifícios são vendidos como doações aos comuni que, através de procedimento público, vendem ao valor simbólico de 1 euro. Em outros casos, são as administrações municipais que atuam como fiadores para os proprietários dessas casas.
Então é fácil adquirir um imóvel pela bagatela de 1 euro, não é? Não! A pessoa compra a casa por esse valor, mas há compromissos que esses compradores devem garantir:

  • Planejar um projeto de reestruturação e reavaliação no prazo de 365 dias após a compra (aproximadamente 20 a 25 mil euros);
  • Apoiar as taxas de notário para registro, transferências e empilhamento;
  • Dois meses para começar o trabalho quando todas as autorizações forem permitidas;
  • Para garantir a segurança da compra pelo comprador, o Município solicita a estipulação de uma apólice de garantia de 5 mil euros por um período de três anos, que é então reembolsado no vencimento.

Caso esses requisitos não sejam obedecidos, os compradores serão removidos da propriedade.

Vai para o país da bota? Confira nosso guia para alugar casas na Itália.

Quais municípios oferecem casas na Itália a 1 euro?

No início, o projeto tinha a participação de 4 comuni. No site do projeto encontrei 29 em diferentes partes da Itália, veja alguns exemplos abaixo:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Zungoli, na província de Avellino, região da Campania;
  • Mussomeli, na província de Caltanissetta, região da Sicilia;
  • Pratrica, na província de Frosinone, região do Lazio;
  • Fabbriche di Vergemoli, na província de Lucca, região da Toscana;
  • Montieri, na província de Grosseto, região da Toscana;
  • Ollolai, na província de Nuoro, região da Sardegna;
  • Nulvi, na província de Sassari, região da Sardegna;
  • Lecce nei Marsi, na província de Aquila, região de Abruzzo;
  • Gangi, na província de Palermo, região da Sicilia;
  • Ragalbuto, na província de Enna, região da Sicilia;
  • Salemi, na província de Trapani, região da Sicilia.

Além desses municípios italianos, a Grã-Bretanha e a França também aderiram a essa ideia. Para mais informações, basta acessar o site Case a 1 euro que você encontra as orientações necessárias ou pelo sites dos municípios.
E assim, descobrimos que realmente é possível comprar casa na Itália a 1 euro! Saiba mais sobre imóveis na Itália e sobre financiamento de imóveis na Itália. Ficou com vontade de morar no país? Nosso guia completo Como Morar na Itália pode ajudar você! A presto!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Aline Charbel

Aline é ítalo-brasileira, advogada e decidiu trocar a vida no Brasil para recomeçar na Itália. Adora viajar, conhecer pessoas, jogar vídeo-game e comer um churrasco. Gosta de arriscar e de novas experiências.

Recent Posts

Primeiro-ministro da Espanha não renuncia após acusações contra esposa – veja o desenrolar da decisão de Pedro Sánchez

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, decidiu permanecer no cargo após especulação sobre uma possível…

% dias atrás

Economia da França em 2024: cenário atual e previsões

Inflação e tensões geopolíticas afetaram a economia mundial nos últimos anos. Como está a economia…

% dias atrás

Economia de Portugal: cenário e perspectivas para 2024

A economia de Portugal enfrenta atualmente um cenário econômico complexo de crescimento moderado e desafios…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de maio de 2024

Em maio, pode se preparar para uma festa de ritmos brasileiros invadindo a Europa! O…

% dias atrás

Economia da Espanha: conheça o panorama de 2024

O primeiro relatório trimestral macroeconômico espanhol de 2024 aponta para a estabilização e a desinflação…

% dias atrás

Economia da Europa em 2024: confira o cenário atual

Países do continente europeu costumam ser destaque quando o assunto é desenvolvimento, mas como está…

% dias atrás