Portugal

Advogados portugueses vão ajudar na análise de processos pendentes de imigrantes

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Os milhares de processos de regularização de imigrantes em Portugal deverão andar mais rápido a partir de agora. O governo português, por meio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), assinou protocolo de cooperação para acelerar a verificação dos processos pendentes de cerca de 300 mil imigrantes.

A participação das duas entidades também contempla a “formação e a troca de conhecimentos e experiências, nomeadamente em programas de formação específica nas áreas das migrações”, reforça o documento assinado pela OSAE.

Protocolo une forças de duas ordens profissionais

O protocolo foi assinado entre a AIMA e a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE) juntamente com a Ordem dos Advogados (OA). Em comunicado, a OA informa que o apoio será feito com a:

“[…] prestação de serviços de natureza jurídica para a instrução dos processos de concessão de prorrogações de permanência, de autorizações de residência, de renovações de autorização de residência, de afastamento, bem como de concessão e renovação de autorização de residência para atividade de investimento (ARI), previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, na sua redação atual”.

Advogados e solicitadores apoiam, mas não decidem

Apesar do envolvimento direto dos advogados e solicitadores em parte importante dos processos, a decisão sobre os pedidos sempre será dos técnicos da AIMA.

Os acordos assinados visam desafogar o trabalho da agência no que diz respeito à tramitação dos processos, como afirmou o representante dos solicitadores em entrevista para a imprensa portuguesa:

“De uma forma transitória e sem que haja vínculo direto ou permanente dos profissionais que irão se envolver nestas tarefas com o Estado, será fundamental utilizar as características e as competências próprias dos solicitadores e dos advogados que atuam nesta área para auxiliar naquilo que é a tramitação”.

Vale reforçar que entre os milhares de processos pendentes, muitos chegam a estar parados pelo fato de a agência não conseguir avançar com todas as análises necessárias. Há muitos processos, por exemplo, com documentação insuficiente ou erros de dados, tornando o trabalho mais moroso.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Nesse sentido, é importante lembrar que a AIMA já nasceu recebendo um enorme volume de processos em atraso.

Golden Visa e afastamento de imigrantes

Entre o apoio acordado com as duas ordens está o suporte na conclusão dos processos relacionados aos extintos Golden Visa imobiliários e também os relacionados com o afastamento daqueles que não conseguem reunir as condições legais para permanecer em Portugal.

Segundo a direção da Ordem dos Advogados, “é importante que as pessoas que apresentam a sua manifestação de interesse em permanecer no território português tenham a sua resposta com uma resolução célere para que possamos até mesmo saber se elas reúnem ou não os requisitos para estar no território nacional”.

Análises mais rápidas evitarão que “as pessoas aguardem aqui, anos e anos, por uma decisão que pode resultar no indeferimento, mesmo que já tenham criado raízes no território nacional”, completou em comunicado para a agência Lusa.

“O que nós pretendemos fazer é colocar à disposição da AIMA o saber e o conhecimento jurídico de todos os advogados nestes tipos de processos”, finalizou.

Proteção dos imigrantes está no foco dos acordos

Tanto os advogados em Portugal quanto os solicitadores reconhecem a situação de fragilidade em que muitos imigrantes se encontram.

Casos de exploração laboral ou, em situação extrema, de tráfico de pessoas tem aparecido na imprensa com alguma frequência. E há quem se aproveite da vulnerabilidade dos que estão em situação irregular, tanto para tirar proveito quanto para enganar com falsas promessas de ajuda.

Segundo a liderança da ordem dos solicitadores, a entidade será rigorosa nos casos em que ficar comprovado o abuso de função dos seus representados. Não é admissível que “haja qualquer aproveitamento da situação de fragilidade dos imigrantes perante as autoridades portuguesas”.

Além de apoiar a AIMA, advogados ficarão em alerta quanto à questão de exploração dos imigrantes em fase de regularização.

A mesma postura tem a entidade representante dos advogados. A assinatura do protocolo com a Ordem dos Advogados é também “para garantir que são de fato os seus profissionais e os seus associados que estão a prestar este serviço e não outros”, numa referência àqueles que se “vendem” como facilitadores, mas que acabam enganando os que buscam regularizar sua situação em Portugal.

Concurso público irá definir o grupo de advogados e solicitadores

Um concurso público será aberto para definir quem são os advogados e solicitadores que irão compor o corpo técnico e consultivo para apoiar a AIMA. Os serviços serão prestados de forma presencial ou remota, com a devida retribuição financeira a ser definida pela AIMA.

“O trabalho dos advogados e das advogadas deste país vai ser fundamental para ajudar a AIMA a conseguir resolver todas as pendências que existem”, declarou a representante da OA para a agência Lusa.

Mais de 300 mil processos pendentes

Quando iniciou as suas operações, em outubro do ano passado, a nova agência já começava os trabalhos “devendo” uma solução para mais de 300 mil processos, que até então estavam sob os cuidados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Desde então, esta herança recebida ainda pesa na estrutura da AIMA.

Em recente entrevista para a imprensa portuguesa, o presidente da AIMA afirmou que planeja manter o calendário de regularização dos processos pendentes de imigrantes e apresentar uma nova estratégia para o ensino do português aos estrangeiros.

“Esperamos resolver a pendência no prazo de um ano e meio, até o verão de 2025. A partir daí, passaremos a lidar apenas com as novas demandas do dia-a-dia.”

Em fevereiro deste ano, foi dado um passo no sentido de começar a diminuir as pendências: a abertura, no portal da AIMA , dos pedidos de reagrupamento familiar. Nesta fase inicial, podem fazer o requerimento apenas as famílias com filhos com idade entre 5 e 15 anos.

Após o agendamento, o atendimento presencial será feito nos balcões da AIMA espalhados pelo país. Nestes encontros, uma equipe estará disponível para apoiar o imigrante em outras questões, como frequência escolar ou auxílios sociais. “Não queremos que seja apenas uma intervenção documental, mas ter outro tipo de atenção com as famílias”, afirmou o presidente da AIMA.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Marcos Freire

Marcos é jornalista e vive com a família em Ovar, uma pequena e simpática cidade que fica no meio do caminho entre Porto e Aveiro, há 5 anos. Além da formação em Jornalismo, tem pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Fundação Dom Cabral. Já viveu um período em Paris e rodou por mais de 20 países. Nesta nova etapa em Portugal, um dos grandes prazeres é cair na estrada e descobrir todos os encantos do país que adotou. E muita vezes sobre duas rodas, na bicicleta que o acompanha nas deslocações diárias e nos curtos trajetos pelo cidades e vilas vizinhas.

Recent Posts

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás