Passagens Aéreas

No-show: o que fazer quando não embarcar no voo?

Seu voo atrasou ou foi cancelado?

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Você já passou pela situação de ter comprado uma passagem, planejado a sua viagem e, no dia da partida, não conseguir embarcar no horário marcado? Esse cenário é conhecido como no-show e pode gerar grandes transtornos para os passageiros.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é o no-show, como ele pode ser evitado e quais são os direitos dos passageiros que passam por essa situação. Venha com a gente e saiba como se preparar para evitar este tipo de problema na hora de viajar.

O que significa no-show?

No-show pode ser traduzido literalmente como “não aparecer” ou “não comparecer”. É um termo comumente usado na indústria do turismo e viagens, que se refere a um passageiro que não comparece ao seu voo ou hotel, sem aviso prévio.

No contexto de voos, um no-show ocorre quando um passageiro não se apresenta para o voo reservado e não avisa a companhia aérea com antecedência. Já em hotéis, um no-show acontece quando um hóspede faz uma reserva, mas não aparece no check-in sem aviso prévio.

O no-show é um problema significativo para as companhias aéreas, hotéis e outras empresas de viagens, pois elas perdem dinheiro com a capacidade ociosa dos seus voos e quartos.

Por isso, muitas companhias aéreas e hotéis têm políticas de cancelamento e reembolso para minimizar as perdas causadas pelo no-show, afinal de contas se o viajante reservou e não apareceu, eles deixaram de vender aquela vaga para outra pessoa. Por isso, a fim de evitar prejuízos por parte das empresas, esta taxa foi criada.

É melhor cancelar o voo ou dar no-show?

Se você sabe que não poderá comparecer ao seu voo, é melhor cancelá-lo com antecedência e solicitar um reembolso, se possível, ou uma porcentagem do valor que você desembolsou na passagem para utilizar na sua remarcação. O valor a ser reembolsado ou aproveitado em outra passagem depende da política interna da companhia aérea.

Se você não cancelar o voo e simplesmente não comparecer, será considerado um no-show e, dependendo da política da companhia aérea, poderá perder o valor da passagem integralmente ou ter que pagar uma taxa de no-show.

O que devo fazer se eu me atrasar para o voo?

Se você estiver atrasado para o seu voo, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a companhia aérea o mais rápido possível e informá-los do seu atraso.

Dependendo do tempo que você for levar para chegar no aeroporto, eles podem ser capazes de te ajudar a chegar mais rápido no seu voo, cortando filas de despacho e de segurança. Eles também podem te ajudar a encontrar outro voo disponível rapidamente, principalmente se o seu voo estiver lotado e der overbooking.

Atencipe o check-in

Se você não conseguir entrar em contato com a companhia aérea, é importante chegar ao aeroporto o mais rápido possível e tentar embarcar no seu voo original. Por isso, tente fazer o check-in mais rápido para ganhar tempo. O ideal é fazer online e antes de sair de casa, mas caso ainda não tenha feito, faça isso no caminho, pois assim você economiza tempo de espera no aeroporto e aumenta as suas chances de não pegar tantas filas.

Confira a possibilidade de reembolso

Caso você perceba que não vai conseguir chegar a tempo do seu embarque, verifique a possibilidade de reembolso. Dependendo das políticas da companhia aérea e do tipo de bilhete que você comprou, pode ser possível solicitar um reembolso total ou parcial se você pedir o cancelamento do voo, ao invés do “no-show”.

Lembre-se que cada companhia aérea tem as suas próprias políticas em relação a atrasos, por isso, é importante verificar estas regras diretamente com o atendimento ou no site da empresa.

Seguro viagem cobre no-show?

Depende da circunstância.

Antes de tudo é importante citar que existe uma diferença entre seguro saúde e seguro viagem.

O primeiro cobre despesas relacionadas a emergências de saúde, tanto odontológicas, internações e outros problemas. O segundo cobre qualquer tipo de imprevistos que podem acontecer em viagens, que vão além de casos de saúde, e pode ser contratado para viagens dentro do Brasil também.

Normalmente, os seguros de viagem não cobrem no-shows, pois é considerado um comportamento voluntário do passageiro.

No entanto, dependendo das circunstâncias do no-show, o seguro pode cobrir despesas adicionais, como taxas de remarcação de voos ou até mesmo o no-show quando ele acontece por culpa da companhia aérea ou quando acontece alguma emergência, como:

  • Remarcação de datas de concursos públicos o vestibular;
  • Aborto espontâneo da viajante ou do cônjuge;
  • Parto emergencial da viajante ou do cônjuge;
  • Doença grave ou falecimento do passageiro, o seu cônjuge ou de parente de primeiro grau;
  • Acidente a caminho do embarque;
  • Nomeação de cargo público;
  • Demissão.

Uma boa opção para quem vai viajar e está passando por algumas instabilidades no emprego ou na família, é garantir que o seguro viagem tenha uma cobertura específica, chamada Cancelamento Plus Reason. Com essa cobertura é possível cancelar a viagem 72 ou 48 horas antes do horário do voo por qualquer motivo que seja.

No site Seguros Promo, por exemplo, você consegue pesquisar por diversas empresas e planos de seguro viagem para escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Perdi o voo, quais os meus direitos como passageiro?

Se você perdeu o seu voo por uma causa justificável, como uma emergência médica ou um atraso no trânsito, pode ter direito a reivindicar uma compensação da companhia aérea.

Por isso indicamos a AirHelp, por exemplo, é uma empresa que pode ajudar os passageiros a entenderem os seus direitos e a reivindicarem compensações. Para além dela, tem também a Liberfly e a Resolvvi que também são confiáveis.

Caso você venha a perder o voo, é importante que você mantenha a calma e siga os seguintes passos para garantir os seus direitos:

  1. Procure o balcão de atendimento: se o voo que você perdeu era o primeiro de uma série de voos (ou seja, se você tinha uma conexão a fazer), é importante procurar o balcão de atendimento da companhia aérea imediatamente. Eles podem ajudá-lo a encontrar uma solução para chegar ao seu destino final sem que você perca um segundo e/ou um terceiro voo também;
  2. Verifique as políticas da companhia aérea: as políticas de cada companhia aérea podem variar, então é importante que você busque quais são as opções disponíveis em caso de no-show ou perda de voo mediante ao seu tipo de bilhete. Geralmente os bilhetes de voo promocionais não oferecem reembolso e você perde todo o seu dinheiro. Mas dependendo da sua tarifa, talvez você consiga reagendar o seu voo pagando uma taxa pelo no-show;
  3. Verifique qual é o prazo do seu bilhete: a companhia aérea deve informar no seu contrato sobre o prazo de validade da sua passagem conforme a ANAC 400, que é uma resolução sobre direitos aéreos no Brasil. Se o seu comprovante não tiver nenhuma data pré-definida, então o seu bilhete tem um ano de validade contando a partir da data de emissão;
  4. Peça reembolso da taxa de embarque: note que toda a vez que você vai pagar por um voo, você paga uma taxa que gira em torno de R$ 35,00 — R$ 60,00 que é a taxa de embarque. Esta taxa é para a manutenção da infraestrutura e dos serviços dos aeroportos. Mas se você não desfrutou disso, não precisa pagar, então pode e deve pedir o seu reembolso. Este procedimento deve ser feito entrando em contato com a companhia aérea e você tem até 12 meses após a data do voo que perdeu para fazer esta solicitação;
  5. Caso você tenha perdido o seu voo devido a um cancelamento da companhia aérea e tenha um seguro viagem tente resolver diretamente com a companhia aérea, caso não consiga, deve entrar em contato com a seguradora para resolver o problema. Pois nestes casos, o seguro viagem cobre perda de voo.
  6. Entre em contato com a AirHelp para saber se você tem direito a uma indenização por conta do seu voo perdido.

Remarcar a passagem por no-show

Se você perder o voo e for considerado um no-show, a maioria das companhias aéreas permitirá que você remarque a sua passagem mediante ao pagamento de uma taxa de remarcação.

No entanto, é importante lembrar que o valor da sua passagem original pode não ser reembolsável e você pode precisar pagar a diferença de preço entre as duas passagens.

Posso ser reembolsado por no-show?

Apenas se o motivo do no-show for por culpa da companhia aérea ou se você tiver um seguro viagem que cobre o seu no-show que aconteceu por alguma emergência. Se este não for o seu caso, dependendo da política da companhia aérea e do tipo de passagem que você comprou, pode não receber nenhum reembolso por um no-show.

Para evitar o no-show, chegue cedo no aeroporto e faça o check-in com antecedência.

Algumas companhias aéreas podem reembolsar uma parte do valor da passagem, enquanto outras não oferecem nenhum reembolso, principalmente se você comprou passagens promocionais em sites de passagens aéreas como Viajanet, MaxMilhas, ou 123Milhas. Neste caso, você também deve consultar as políticas de no-show das devidas empresas.

Por isso é importante verificar as políticas de cancelamento e reembolso da sua companhia aérea e da plataforma por onde você está comprando os seus bilhetes antes de reservar o seu voo.

Posso ter passagem de volta cancelada se der no-show na ida?

Ainda é comum a prática onde a companhia aérea cancela a sua passagem de volta ou dos demais voos do seu trajeto se você der no-show na ida. Porém, isso não é uma prática legal e os passageiros podem pedir uma indenização.

A prática de cancelar a passagem de volta é conhecida como “cláusula de no-show” sendo proibida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Caso a companhia aérea cancele a sua passagem de volta, você pode entrar em contato com eles para tentar resolver a situação. Algumas companhias aéreas podem permitir que você reagende o seu voo ou solicite um reembolso, dependendo das políticas de cada uma.

Segundo a resoluçã0 400 da ANAC, o passageiro pode utilizar a passagem do trecho de volta sem pagar nenhuma multa ou taxa adicional, caso ele informe a companhia aérea, antes do horário original do voo de ida, que ele deseja usar a sua volta.

Se, mesmo assim, a companhia aérea cancelar a sua passagem de volta por causa de um no-show na ida, você pode entrar em contato com a ANAC para fazer uma reclamação. Também pode entrar em contato com um advogado ou procurar empresas especializadas em ajudar passageiros em situações desse tipo, como a já citada AirHelp, que pode te ajudar a reivindicar uma indenização.

O que fazer se a companhia aérea cancelar o meu voo por no-show?

Se a companhia aérea cancelar o seu voo por causa de um no-show, é importante entrar em contato com ela imediatamente e tentar resolver a situação. Se você acredita que a companhia aérea está agindo de forma ilegal ou injusta, você pode e deve entrar em contato com a ANAC para obter assistência.

Sendo bem sincera, eu como passageira sei que esperar uma resposta da companhia aérea e da ANAC pode ser frustrante e muito demorado. Por isso já utilizei dos serviços da Airhelp uma vez quando o meu voo e de mais 9 amigos que estavam comigo atrasou por mais de 4 horas e não recebemos nenhum voucher e nem nada no aeroporto de Lisboa.

A AirHelp é uma startup internacional que auxilia passageiros de todo o mundo a buscarem os seus direitos junto às companhias aéreas. Ao invés de você ter que correr atrás de todo o processo, eles funcionam como uma intermediadora para resolver possíveis conflitos de uma maneira rápida e simples. Porém, quando há a necessidade de ir à justiça por estes direitos, eles fazem isso por você de maneira rápida e eficiente.

Principais causas do no-show

Há diversas razões pelas quais os passageiros podem não comparecer aos seus voos, desde atrasos no trânsito até emergências médicas. É importante estar ciente dessas possibilidades e se preparar da melhor maneira possível para evitar atrasos e, consequentemente, o no-show.

Abaixo, listamos algumas das principais causas de no-show.

Trânsito

O trânsito é uma das principais causas de no-show para os passageiros. O atraso no trânsito pode fazer com que os passageiros cheguem ao aeroporto ou hotel muito tarde, ou mesmo depois do horário de check-in.

Muitas vezes, o trânsito é imprevisível, pois acidentes acontecem, então os passageiros podem não ter como saber com precisão o tempo que levarão para chegar ao destino. Nesses casos, a melhor opção é entrar em contato com a companhia aérea para informar o atraso, ou tentar remarcar o voo.

Caso se atrase para chegar no aeroporto e acuse o no-show, informe imediatamente a companhia aérea.

Mas como dizem na minha família:

“é melhor chegar cedo e esperar lá, do que chegar tarde e perder o voo”.

Então, se você está vendo que vai demorar 50 minutos para chegar ao aeroporto e você está em uma cidade com o trânsito imprevisível, saia com antecedência, ou seja, 2h-3h antes do embarque. Assim você terá tempo de passar pela área de controle do aeroporto, despachar malas e ainda me agradecer, caso surja algum imprevisto no caminho.

Emergência médica

As emergências médicas são outra causa comum de no-show. Quando um passageiro ou membro da família adoece repentinamente, é possível que ele não possa viajar ou precise cancelar a sua viagem de última hora.

Nesses casos, algumas companhias aéreas permitem que os passageiros cancelem ou remarquem os seus voos sem custo adicional, desde que seja fornecida a documentação médica apropriada. Por via das dúvidas, consulte o site da empresa com a qual você vai viajar para saber a sua política interna.

Não esqueça que o seguro viagem Europa é obrigatório na maior parte dos países do continente. Então não deixe de se informar sobre como adquirir o seu para não ter surpresas estando do outro lado do mundo.

Segurança no aeroporto (verificação de bagagens)

O controle de segurança no aeroporto pode causar atrasos inesperados para os passageiros. As filas de segurança podem ser muito longas, especialmente durante períodos de pico de viagem como verão e férias escolares. Isso pode fazer com que os passageiros percam o seu voo.

Por isso, é importante planejar adequadamente o seu tempo de viagem e chegar ao aeroporto com antecedência suficiente para passar pelo controle de segurança sem atrasos. Depois da pandemia do Covid-19 o processo de segurança e espaçamento no aeroporto ficou ainda mais restrito. Então, como eu disse acima, é melhor chegar antes e esperar o seu voo lá.

Para evitar atrasos na hora de passar pela segurança, não esqueça de buscar entender qual é a maneira certa de viajar com equipamentos para o exterior e também o que pode (e o que não pode) trazer para o Brasil em viagem internacional.

Conexão perdida

Muitas vezes, os passageiros reservam voos com conexão, o que significa que precisam trocar de avião em algum ponto da viagem. No entanto, se o primeiro voo for cancelado, ou atrasar, o passageiro pode perder a conexão e, consequentemente, o segundo voo.

Nesses casos, se as passagens foram compradas juntas, com a mesma companhia aérea e com a mesma reserva, ela que deve resolver este problema e ainda providenciar acomodação e alimentação para o passageiro até que ele possa embarcar no próximo voo disponível.

Alterações climáticas

O clima é outro fator que pode afetar o deslocamento dos passageiros. Se as condições climáticas forem ruins, os voos podem ser adiados ou cancelados, o que pode resultar em no-shows. Embora as companhias aéreas não possam controlar as condições climáticas, elas devem oferecer assistência aos passageiros afetados, como reacomodação em outros voos.

Experiência pessoal

Isso já aconteceu comigo ao viajar para Noruega. Na ida foi tudo bem, mas quando eu já estava dentro do trem a caminho do aeroporto e eu recebi uma notificação no meu e-mail e no meu aplicativo da Ryanair, empresa com a qual viajei, me informando de que o meu voo havia sido cancelado.

Como eu já estava a caminho, desembarquei no aeroporto e fui atrás de informações. Segundo as companhias aéreas, tinha acontecido uma tempestade de neve na Inglaterra e todos os voos para o país haviam um sido cancelados. Então, não dava para eles realocarem ninguém em outro voo naquela noite, pois nenhuma companhia aérea estava voando para lá, afinal as estradas e pistas do país estavam completamente congeladas por conta da tempestade.

Eu e os outros passageiros apresentamos os nossos nomes para relocação para o próximo voo disponível, que seria no do dia seguinte, e recebemos um voucher para dormirmos no Hotel Radisson Blu, nas redondezas do aeroporto, e um voucher de comida para comer no hotel.

Carta de desculpas da Ryanair pelo cancelamento do voo. Foto: Arquivo pessoal/Marienne Pires

Fiquei um pouco preocupada, pois além de perder um dia de trabalho, eu também perderia a festa de Natal da empresa. Enquanto estava lá no aeroporto, mandei mensagem para o meu chefe contando a situação e ele disse que tudo bem, pois tinham coisas que fugiam mesmo do nosso controle e me falou para eu aproveitar o meu dia no hotel. Meu chefe era ótimo como profissional e ser humano, então fiquei feliz com a reação dele.

Após isso, peguei as minhas coisas, meu voucher e o traslado para o hotel. Me deram um quarto duplo bem grande, mesmo eu estando sozinha. Então, apesar do susto, a minha experiência com este imprevisto foi ótima e eu acredito que naquela noite, só com a minha hospedagem no hotel perto do aeroporto de Oslo, uma das cidades mais caras da Europa, a Ryanair gastou comigo mais que eu já gastei em toda minha vida voando com eles para vários lugares.

No manhã seguinte, fui realocada para o segundo voo do dia que a empresa fez e cheguei bem no aeroporto da Inglaterra sem precisar desembolsar nenhum centavo a mais por isso, nem com o traslado de ida e volta do hotel e com a remarcação de passagem.

Veja também quais são os direitos em caso de um voo cancelado ou atrasado.

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Marienne Pires

Mari é natural de Campo Grande - MS e já morou em 6 países contando com o Reino Unido. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há quase 10 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Hoje empreende online atendendo outras pessoas e empresas de diversas partes do mundo.

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