País mais feliz do mundo: saiba qual é (e o motivo desse título)

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Em março de 2022, foi publicado o World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade), um estudo financiado pela ONU que elege o país mais feliz do mundo.

Neste artigo vamos falar sobre o país mais feliz do mundo e os dez mais, mostrando os fatores que os elegeram. Também vamos falar sobre os critérios usados pelo índice para medir o nível de felicidade de cada país.

Qual o país mais feliz do mundo?

Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia foi eleita como o país mais feliz do mundo, pelo World Happiness Report. Com uma nota de 7,82, na escala que vai até 10, o país lidera o grupo de cinco mais felizes do mundo formado por Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda.

Top 10 países mais felizes do mundo

O relatório de país mais feliz do mundo está em sua 10ª edição e usa dados de pesquisas feitas por especialistas independentes, e coletadas pela Gallup World Poll, para saber como as pessoas avaliam as suas vidas em mais de 150 países de todo o mundo.

Confira o top 10 dos países mais felizes do mundo em 2022!

1. Finlândia

A Finlândia é o país mais feliz do mundo, de acordo com os dados coletados pela pesquisa em 2021. O país que fez uma pontuação de 7,821 em uma escala de 10, possui fortes sentimentos de apoio comunitário e confiança mútua entre os seus cidadãos. O que os ajudou a lidar bem com a pandemia do Covid-19.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Os finlandeses ainda afirmam se sentir livres para fazer as suas próprias escolhas e mostram suspeita mínima de corrupção em relação ao governo. A Finlândia também oferece muitos ambientes ao ar livre, baixas taxas de criminalidade, assistência médica universal e pouca desigualdade, contribuindo para a satisfação de vida da população.

2. Dinamarca

O segundo país mais feliz do mundo é a Dinamarca, que atingiu a pontuação de 7,636. Os valores da Dinamarca para cada um dos fatores avaliados foram bem próximos aos da Finlândia. Além disso, o país superou o líder em algumas categorias como PIB per capita, percepção de falta de corrupção e generosidade, mostrando que pode ser um forte candidato ao primeiro lugar no próximo ano.

Morar na Dinamarca não seria ruim, né?

Generosidade entre os dinamarqueses é um ponto de destaque no ranking de país mais feliz do mundo.

3. Islândia

A Islândia foi eleita o terceiro país mais feliz do mundo no último ranking, com uma pontuação de 7,557. Entre os dez países mais felizes, a Islândia é a que tem melhor pontuação em sentimento de apoio social, superior até mesmo à Finlândia e Dinamarca.

A Islândia também teve a segunda maior pontuação em generosidade entre os dez primeiros.

4. Suíça

Considerada o quarto país mais feliz do mundo, a Suíça teve uma pontuação de 7,512 no relatório. Os suíços de forma geral são muito saudáveis, praticam diversas atividades ao ar livre e a sua população tem uma das mais baixas taxas de obesidade do mundo e longa expectativa de vida.

Uma das vantagens de morar na Suíça é a média salarial, que é bastante alta, e o seu PIB per capita é um dos maiores entre os dez países mais felizes. Os seus cidadãos ainda têm um forte senso de comunidade e creem que o seu país é seguro e limpo – o que é estatisticamente real.

5. Holanda

A Holanda é o quinto país mais feliz do mundo, com pontuação de 7,415 no ranking. O país teve a maior pontuação na categoria de generosidade e também pontuou muito bem na falta de percepção de corrupção.

Conhecida por seus belos parques e tulipas, a Holanda também oferece boa qualidade de vida, segurança e bom sistema educacional. Além disso, o principal meio de locomoção do holandês é a bicicleta e as cidades são preparadas para isso.

6. Luxemburgo

Luxemburgo foi considerado o sexto país mais feliz do mundo no relatório da felicidade. A sua pontuação foi de 7,404 e o país subiu duas posições em relação ao ano anterior. As categorias em que Luxemburgo se destacou foram PIB per capita, liberdade dos seus habitantes para escolhas de vida, expectativa de vida e generosidade.

Desempenho econômico de Luxemburgo, faz ele se destacar como país mais feliz do mundo.

O país subiu duas posições especialmente por seu bom desempenho econômico, já que o seu PIB per capita foi um dos principais motivos para a colocação no ranking.

7. Suécia

A Suécia ficou com o sétimo lugar entre os países mais felizes do mundo, com uma pontuação de 7,384. O país teve boa pontuação especialmente em falta de percepção de corrupção, PIB per capita e expectativa de vida.

A qualidade de vida é considerada muito boa por quem mora na Suécia, com segurança, bom sistema de saúde e um sistema educacional que funciona muito bem. A maior parte da população também é bem remunerada.

Saiba qual é o salário mínimo na Suécia e como ele funciona.

8. Noruega

A Noruega é o oitavo país mais feliz do mundo, de acordo com relatório da felicidade, com uma pontuação de 7,365. Os noruegueses acreditam que são bem cuidados por seu governo, com direito à saúde universal e universidades gratuitas.

Existe também um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, já que os noruegueses trabalham cerca de 38 horas por semana. O país ainda tem baixa taxa de criminalidade e forte senso de comunidade entre os cidadãos.

9. Israel

Israel subiu três posições em relação ao último Relatório Mundial da Felicidade, ocupando o nono lugar este ano. Essa é a primeira vez que o país fica entre os dez primeiros países mais felizes do mundo e é o país não europeu mais bem classificado. Com pontuação de 7.364, Israel se destaca em PIB per capita, assistência social e expectativa de vida saudável.

O PIB per capita de Israel se destaca, tendo o valor de quase USD 44.000 por ano, que é maior do que o da França, de acordo com o Banco Mundial. Segundo o professor israelense Tal Ben-Shahar, que concedeu entrevista para o site Miami Herald sobre a colocação do país no ranking, apesar de Israel participar de frequentes conflitos, o país possui uma rede social muito forte e os israelenses têm uma sensação de confiança mútua.

10. Nova Zelândia

O décimo país mais feliz do mundo é a Nova Zelândia, sendo o país do hemisfério sul que teve melhor colocação. Ele teve uma pontuação de 7,200 e se destacou especialmente em relação a apoio social, liberdade para fazer escolhas e percepções de corrupção.

Cerca de 30% da Nova Zelândia é coberta por florestas naturais.

A Nova Zelândia é um país desenvolvido, com excelente qualidade de vida, que tem equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, com educação de qualidade, transparência governamental e liberdade econômica. Os seus moradores valorizam muito o contato com a natureza e o lazer ao ar livre. E o que não faltam são belas paisagens e uma natureza exuberante.

Como é calculada a felicidade de um país?

O Relatório Mundial da Felicidade coleta dados em mais de 150 países – em 2021 foram 156 países – e cada variável possui uma pontuação média ponderada através de entrevistas com a população, em uma escala de 0 a 10. Essa pontuação é monitorada e comparada com a de outros países.

Na pesquisa atual, as variáveis medidas são: PIB per capita real, assistência social, expectativa de vida saudável, liberdade para fazer escolhas, generosidade e percepções de corrupção. As pesquisas são feitas por especialistas independentes, e coletadas pela Gallup World Poll. E o relatório é financiado pela ONU.

De acordo com Jeffrey Sachs, um dos coautores do relatório, existem dois fatores essenciais para a felicidade de um país:

“A lição obtida do relatório, nestes dez anos, é que a generosidade entre as pessoas e a honestidade dos governos são cruciais para o bem-estar”.

Em que posição está o Brasil no ranking de felicidade?

No ranking da felicidade de 2022 o Brasil está na 39ª posição, sendo o país latino-americano mais bem colocado no relatório. Em relação ao ano passado, o Brasil subiu duas posições, sendo que estava em 41º.

Por que os países europeus se destacam no ranking de felicidade?

Em geral, os países europeus, especialmente os países nórdicos, possuem um bom PIB per capita, pouca corrupção nos seus governos, boa assistência social e uma vida mais saudável do que em grande parte dos países do mundo.

A qualidade de vida é um fator que pesa muito para a felicidade da população e os países europeus costumam ter um nível elevado de qualidade oferecendo acesso à saúde, segurança, boa educação, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e poder de compra a seus cidadãos.

Seguro viagem é necessário para visitar a Europa

Se vai viajar para um dos países mais felizes do mundo, saiba que será necessário contratar o seguro viagem. Para fazer uma cotação personalizada, utilize o nosso comparador de seguro viagem. Nele vai encontrar diferentes planos e seguradoras para escolher a melhor proteção para você e sua viagem.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Mariele Velloso

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.

Recent Posts

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás