Seguro Viagem

Extravio de bagagem: o que fazer caso isso aconteça com você

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

O extravio de bagagem é um contratempo comum em viagens, especialmente em voos internacionais com escalas ou conexões. É importante saber como proceder caso você chegue no seu destino, mas suas malas não tenham chegado junto. Nessa situação, é necessário seguir alguns passos para recuperar a sua bagagem ou solicitar a devida indenização.

Entenda o que você deve fazer em caso de extravio de bagagem e veja também a importância de contratar um seguro viagem com cobertura para o caso de perda da sua mala. Confira!

O que é extravio de bagagem?

Extravio de bagagem é simplesmente quando um passageiro chega ao destino final de uma viagem e a mala não chega junto. Ou seja, é quando a bagagem é perdida, atrasada ou entregue a outra pessoa por engano durante o processo de transporte. E é mais normal do que se imagina.

A Europa é o continente onde mais acontece extravio de bagagem

Tendo em conta a grande quantidade de voos com conexão no continente europeu, as reclamações sobre extravio de bagagem são mais frequentes em aeroportos da Europa. Além das conexões, outros motivos para isso acontecer são:

  • Embarques não realizados;
  • Erro na emissão da passagem;
  • Mudança de aeronave no momento do embarque;
  • Erro na etiqueta da mala.

Inclusive, os europeus têm costume de viajar só com a bagagem de mão.

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

Se ao chegar no seu destino, você perceber que a sua mala foi extraviada, você deve seguir uma série de passos para recuperá-la ou conseguir a sua indenização. Saiba como proceder em caso de extravio de bagagem:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Passo 1

No momento em que você percebeu que a sua bagagem não chegou, vá direto até o balcão da companhia aérea, ainda no aeroporto. Leve o comprovante de despacho em mãos, que normalmente está colado junto ao ticket de embarque, e preencha um formulário chamado RIB, o Relatório de Irregularidade de Bagagem. O mesmo registro vale para bagagens danificadas.

Passo 2

Com o número do RIB em mãos, siga até o órgão responsável no aeroporto, e registre a ocorrência. Se acontecer no Brasil, siga até o escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Guarde os mesmos dados para acionar a sua seguradora, caso tenha contratado um seguro viagem que tenha cobertura de seguro bagagem. Utilize o mesmo número do RIB, além da cópia do RG, do CPF e, se estiver fora do Brasil, do passaporte. Autorize o crédito em conta-corrente, para o caso de receber pagamento. Guarde o ticket original da bagagem e o recibo de indenização da companhia aérea.

Se a viagem é para o velho continente, não esqueça que o seguro viagem é obrigatório em 27 países da Europa.

Qual o prazo para a companhia aérea encontrar e devolver a bagagem?

Segundo o código do consumidor, o prazo para a companhia aérea encontrar e devolver a bagagem é o seguinte:

  • Até 7 dias em voos domésticos;
  • Até 21 dias em voos internacionais.

Caso a bagagem não seja localizada dentro desse prazo, a empresa aérea tem mais 7 dias para indenizar o passageiro.

No entanto, essa condição se aplica apenas a companhias aéreas brasileiras. No caso de empresas internacionais, os prazos e as políticas de indenização podem variar conforme o país. Além disso, as empresas podem estabelecer a forma e os limites diários de valores a serem ressarcidos.

Posso pedir indenização por extravio de bagagem?

Sim, o Código de Defesa do Consumidor prevê a indenização por extravio de bagagem, uma vez que a empresa prestadora de serviço, no caso a companhia aérea, é responsável pela integridade e entrega da bagagem ao passageiro. Portanto, quando ocorre algum problema com as malas, a empresa deve compensar o cliente pelos danos causados.

Viajantes têm direito a indenização da companhia aérea em caso de extravio de bagagem.

Além disso, para conseguir a indenização, o cliente precisa comprovar apenas o dano, não sendo necessário provar a responsabilidade da companhia aérea.

Dano material por extravio de bagagem

O dano material se refere aos prejuízos causados aos pertences que estavam na mala extraviada, incluindo a própria mala e os itens adquiridos como medida de urgência. Caso a companhia aérea não forneça um adiantamento adequado para a compra desses itens emergenciais, o passageiro tem o direito de adquiri-los por conta própria e posteriormente solicitar o reembolso dessas despesas.

É possível pleitear indenização por danos materiais em caso de extravio de bagagem conforme o artigo 14 do Código do Consumidor brasileiro. No entanto, é preciso comprovar o fato, o prejuízo e o nexo de causalidade.

Caso não seja possível, a melhor solução é a indenização tarifada pelo Pacto de Varsóvia, que é paga pelas companhias aéreas em caso da bagagem extraviada não ser localizada. Lembre-se que o Código do Consumidor é brasileiro, então a regra só se aplica para companhias aéreas que atuam no Brasil.

Dano moral por extravio de bagagem

Ter a sua bagagem extraviada por alguns dias pode causar diversas situações de transtorno e estresse. Por isso, também é possível conseguir uma indenização de dano moral por extravio de bagagem.

No entanto, não é usual solicitar à justiça o pedido de reparação de dano moral por extravio de bagagem. A Convenção de Montreal, que trata da proteção dos usuários no transporte aéreo internacional, não possui nenhuma regra aplicável a este tipo de indenização.

Para estes casos, é mais comum aplicar-se às regras protetivas do Código de Defesa do Consumidor. O que não quer dizer que você não possa tentar: o Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, já deu ganho de causa para um casal que teve a sua bagagem extraviada durante a viagem. Para isso, procure advogados especializados em processos contra companhias aéreas.

Em ambos os casos, tanto para indenização moral como material, os tribunais entendem que é possível a solicitação caso a bagagem permaneça extraviada por mais de 3 dias.

Nós, no entanto, recomendamos que você evite essa dor de cabeça adquirindo um seguro viagem que inclua, na sua apólice, o seguro extravio de bagagem. Além da rapidez na indenização, você já saberá exatamente o valor que terá direito durante a viagem. Confira os valores de seguros de viagem para a Europa no site Seguros Promo e compare os preços e planos.

Qual o valor da indenização por extravio de bagagem?

O valor da indenização por extravio de bagagem irá variar conforme a rota de voo e com a empresa. Em média, gira em torno de USD 150 para voos no exterior e R$ 380 em casos de voos domésticos.

Para saber o valor do ressarcimento, a companhia aérea utiliza como parâmetro o peso da mala que consta no bilhete emitido no momento do despacho.

Se a sua bagagem for extraviada no Brasil, a ANAC prevê uma indenização máxima de 1.131 DES — Direitos Especiais de Saque, esse valor pode variar segundo a cotação do dia (você pode consultar o BACEN para a cotação do dia). Além disso, a companhia aérea também é responsável por reembolsar o passageiro por eventuais despesas decorrentes da ausência da sua bagagem.

No exterior, o valor varia conforme o local. O que vale é a legislação do país de origem da companhia.

Quem deve pagar a indenização?

A responsabilidade pelo extravio da bagagem é da sempre da companhia aérea, e é ela que deve pagar a indenização. Isso vale tanto para extravio como danos à mala. Em caso de bagagem danificada, a empresa também tem como obrigação reparar a avaria ou substituir a bagagem por outra equivalente.

Como pedir a indenização pelo extravio de bagagem?

Para pedir uma indenização pelo extravio de bagagem, você deve entrar em contato com a companhia aérea para garantir os seus direitos. É possível fazer esse processo por conta própria, com um advogado ou por meio de empresas especializadas, como a Liberfly.

Veja o passo a passo para pedir a sua indenização pelo extravio de bagagem na Liberfly:

  1. Acesse o site da Liberfly e clique em “Avaliar meu caso agora”;
  2. Insira o seu nome, e-mail e WhatsApp;
  3. Selecione “Problema com bagagem” entre as opções indicadas;
  4. Em seguida, selecione “Minha bagagem foi extraviada” e informe qual a companhia aérea;
  5. Leia e aceite os termos e Condições e clique em “Enviar Solicitação”;
  6. Você será encaminhado para uma conversa no WhatsApp, onde deverá informar detalhes sobre a situação, assim como enviar os documentos que comprovem o extravio;
  7. Em até 48 horas a equipe da Liberfly analisará a viabilidade do caso. Aguarde o retorno.

Se os especialistas da Liberfly aprovarem o seu caso, a empresa fará uma transferência de R$ 1 mil para sua conta bancária. Nesse caso, essa será sua indenização, isso porque a empresa compra a sua causa. Também existem outras empresas especialistas em direitos dos passageiros que você pode contratar como a Resolvvi.

Documentação comprobatória

Para comprovar o extravio de bagagem e os gastos decorrentes, você pode utilizar alguns documentos como:

  • O Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) que é o documento fornecido pela companhia aérea que contém informações como o número do RIB, a descrição da bagagem perdida, entre outras;
  • Comprovante de despacho da bagagem recebido no momento do check-in;
  • Comprovantes de compras emergenciais que você teve devido ao extravio da bagagem, como recibos e notas fiscais de roupas, artigos de higiene pessoal, medicamentos, entre outros;
  • Os seus documentos pessoais;
  • Imagens da sua mala antes do despacho.

Seguro viagem oferece cobertura para extravio de bagagem

A melhor maneira de viajar protegida, principalmente para o exterior, onde as leis e regras são outras, é contratar um seguro viagem. Aliás, especialmente um plano que tenha cobertura para bagagem extraviada.

Com ele, você já saberá o valor a ser recebido, a depender da opção escolhida na contratação do plano. Na hora de optar pelo seguro viagem que melhor se aplica à sua necessidade, ao tipo de viagem e de passageiro.

Seguro bagagem complementar e suplementar?

A cobertura pode ser para o seguro bagagem complementar ou suplementar. Essas duas opções são referentes ao valor pago ao passageiro em caso de extravio da mala.

Eles funcionam de maneiras diferentes:

  • Seguro bagagem complementar: o plano complementa o valor da indenização recebido da companhia aérea, até o limite contratado;
  • Seguro de bagagem suplementar: você receberá o valor máximo contratado para a cobertura, além do valor pago pela companhia aérea.

Veja o exemplo: se o valor da sua apólice for de USD 1 mil, e a companhia pagar apenas 400 dólares, você receberá a diferença de 600 dólares para complementar. Já no seguro bagagem suplementar, você receberia os USD 1 mil previstos na apólice, independente do pagamento da companhia aérea.

Principais causas do extravio de bagagem

Alguns fatores facilitam na hora da bagagem ser extraviada durante uma viagem. Saiba quais são as principais causas:

1. Voos com muitas conexões

As conexões, principalmente quando o tempo entre um voo e outro é curto, são as principais ocorrências de extravio de bagagem.

Usar tags pode ajudar a companhia aérea a encontrar a sua bagagem em caso de extravio.

Ao viajar para Europa ou outros destinos internacionais com voos de longa duração, é comum ocorrerem escalas ou conexões. Nessas situações, é frequente a necessidade de trocar de aeronave, o que aumenta a possibilidade de extravio de bagagem.

Isso porque, ao embarcar no próximo voo, pode não dar tempo de a companhia aérea levar a sua mala para o segundo ou terceiro avião, e ela ficar no aeroporto anterior.

2. Falha da própria companhia aérea

Pode acontecer, também, uma falha humana da própria companhia aérea, ou de uma empresa terceirizada responsável, entre o check-in e a colocação da bagagem do passageiro na esteira.

3. Bagagem sem etiqueta

Muitas bagagens vão sem nenhuma identificação do passageiro e apenas com a etiqueta da companhia aérea. Se ela se desprender, a mala fica perdida e acaba sendo extraviada.

4. Furtos ou malas trocadas nos aeroportos

São mais raros, mas podem acontecer. Tanto nas áreas externas e internas, ou na própria esteira do aeroporto. Outra situação pode ser alguém pegar a sua mala por engano. Para evitar que isso aconteça, coloque fitas na bagagem, utilize cores diferentes das habituais pretas ou escuras, e sempre uma etiqueta visível de identificação.

Se faz uso de medicamentos controlados, é importante saber como levar remédios em viagens internacionais e não correr o risco de serem extraviados com a mala.

Como evitar a perda de bagagem?

Não existe uma maneira 100% de evitar um extravio de bagagem. No entanto, é possível diminuir os riscos segundo algumas dicas:

  • Retire etiquetas de voos antigos e deixe apenas a do voo em questão;
  • Coloque etiquetas de identificação da mala, adesivos ou qualquer coisa que seja legível e visível do lado de fora;
  • Coloque cadeados para evitar furtos;
  • Escolha malas diferentes das comuns;
  • Evite fazer o check-in próximo ao horário de embarque.

Além disso, o seguro viagem vale a pena e vai ajudar a evitar maiores dores de cabeça caso de extravio de bagagem. Portanto, não deixe de contratá-lo.

Vale a pena ter um seguro com cobertura para extravio de bagagem?

Sim, vale muito a pena. Eu não viajo para o exterior sem um seguro viagem em mãos. Além disso, sempre que possível opte pelo seguro bagagem suplementar. Dessa forma, você receberá o valor duplicado como ressarcimento do seguro de mala e não irá depender apenas da companhia aérea.

Onde contratar um seguro bagagem?

O melhor local para encontrar um seguro viagem, com indenização de extravio de bagagem incluso, é um comparador especializado. Nele, você pode comparar diversos planos e escolher o que melhor se encaixe na sua viagem. Nossos leitores podem conferir os valores de seguros de viagem no site Seguros Promo, e ainda ganhar desconto.

Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICAS5 e ganhe 5% de desconto. Quando for à área de pagamento, escolha a opção de boleto bancário, PIX ou TED e ganhe mais 5%. E boa viagem!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes and Denise Mustafa

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás