Países mais seguros do mundo: confira o top 10

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

A segurança é um dos fatores principais quando pensamos em viajar ou mudar para outro país. Por isso, ela tem grande relevância na pesquisa feita anualmente pela empresa midiática americana U.S. News & World Report, que elege os países com melhor qualidade de vida do mundo. A empresa divulgou um ranking, que aponta os países mais seguros do mundo e você pode conferir o resultado de 2021 neste artigo.

Para a pesquisa, foram entrevistados mais de 17.000 cidadãos globais de quatro regiões, avaliando as percepções de 78 países em 76 métricas diferentes.

Quais são os países mais seguros do mundo?

Apesar de ser a região mais pacífica do mundo em diversos rankings, a Europa teve problemas políticos e econômicos recentemente.

Especialmente durante a pandemia da Covid-19, que colocou o Acordo Schengen temporariamente sem efeito e diversos países europeus em crise, principalmente na Itália e Espanha.

Porém, de acordo com a pesquisa da U.S. News & World Report, a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo, ocupando os três primeiros lugares do ranking de 2021. Veja quais são os dez países mais seguros do mundo a seguir.

1. Suíça

A Suíça ocupa a primeira colocação no ranking dos países mais seguros do mundo. O índice de criminalidade no país é muito baixo e ele apresenta uma das menores taxas de criminalidade de todos os países industrializados. E uma informação interessante é que a turística Zurique apresenta criminalidade menor do que a média nacional. A taxa de criminalidade está em baixa na Suíça e os crimes que mais ocorrem são os de roubos de casas.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Com 8,5 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH muito alto (0,955 – Pnud 2020), a base da economia da Suíça está no trabalho altamente qualificado de uma mão de obra bem formada. Esse é um dos motivos pelos quais há baixa criminalidade no país.

Por outro lado, a Suíça também aparece no ranking de cidades mais caras da Europa com Zurique e Lausanne.

2. Dinamarca

País de primeiro mundo” e com baixa desigualdade financeira, a Dinamarca está na segunda posição no ranking dos países mais seguros do mundo. A Dinamarca compõe o trio mais proeminente da Escandinávia, juntamente com a Noruega e a Suécia.

Com uma população de 5,98 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH muito alto (0,940 – Pnud 2020), o país escandinavo se destaca pelo alto potencial de gerar renda, pela estabilidade da economia e também pelo baixo índice de corrupção.

3. Noruega

Com o maior IDH do mundo (0,957 – Pnud 2020), a Noruega é um exemplo quando falamos de nível de educação, riqueza financeira e sensação de segurança. O país possui 5,51 milhões de habitantes e tem índices de criminalidade muito baixos, com raros casos de homicídio ou crimes hediondos.

A Noruega tem um dos maiores índices de adultos alfabetizados do mundo, com sistema educacional gratuito e de qualidade. Os seus habitantes também contam com um sistema de saúde eficiente e gratuito.

4. Canadá

Localizado na América do Norte, o Canadá aparece na 4ª posição dos países mais seguros do mundo em 2021. A segurança é bastante eficaz no país, até mesmo nas grandes metrópoles, como Toronto. A polícia canadense age visando à preservação da ordem e de forma investigativa.

Com uma população grande, de 36,4 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH alto (0,929 – Pnud 2020), as pessoas, no geral, não se preocupam tanto em relação à sua casa ser arrombada e seus objetos roubados.

5. Nova Zelândia

A Nova Zelândia ficou com a quinta colocação no ranking dos países mais seguros do mundo em 2021. Com política e economia estáveis e respeito aos direitos humanos, o país de natureza extraordinária representa muito bem a Oceania quando o assunto é segurança.

A Nova Zelândia conta com uma população de 4,99 milhões de habitantes (estimativa 2020) e IDH alto (0,931 – Pnud 2020). No país, é raro você ver um policial com armas de fogo e a segurança pública na região é bem eficiente, sendo raros os assaltos a civis – os poucos casos registrados são em estabelecimentos comerciais.

6.Finlândia

Considerado o país menos impactado pelo Covid-19, a Finlândia ocupa a 6ª posição no ranking dos países mais seguros do mundo. Com 5,58 milhões de habitantes (estimativa 2021), o país tem um IDH muito alto (0,938 – Pnud 2020) e é referência em equidade de gênero.

A Finlândia é um dos países mais seguros do mundo e de acordo com dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 85% dos finlandeses se sentem seguros ao andar na rua à noite, um percentual bem acima da média da OCDE, de 68%.

7. Suécia

Com 10,35milhões de habitantes (estimativa de 2020) e IDH muito alto (0,945 – Pnud 2020), a Suécia ocupa o sétimo lugar no ranking dos países mais seguros do mundo. Embora tenha raízes militaristas, a Suécia foi neutra em tempos de guerra por séculos. Também sempre se comprometeu com direitos humanos, serviços públicos e sustentabilidade.

De forma semelhante a outros países nórdicos, a Suécia tem uma base fortemente capitalista, com grande porcentagem dos gastos públicos investidos em serviços para a população. O sistema de saúde e educação universitária são gratuitos e a população tem uma das expectativas de vida mais longas do mundo.

8. Austrália

A Austrália ocupa a 8ª posição no ranking dos países mais seguros do mundo. O país apresenta níveis de criminalidade muito baixos e mesmo em cidades grandes como Sydney e Melbourne, as pessoas relatam que não têm medo de andar na rua sozinhas.

As leis australianas são bastante rígidas e é preciso respeitar leis de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e códigos de trânsito à risca, para não ter problemas.

Com 25,69 milhões de habitantes (estimativa de 2020) e IDH muito alto (0,944 – Pnud 2020), a Austrália é considerada uma nação rica, com economia baseada no mercado com produto interno bruto e renda per capita consideravelmente altos.

9. Holanda

Com 17,44 milhões de habitantes (estimativa de 2020) e IDH muito alto (0,944 – Pnud 2020), a Holanda ou Países Baixos, como é oficialmente chamado, é o 9º país mais seguro do mundo. Conhecida como a “capital da liberdade” na Europa, a Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a descriminalizar as drogas e a prostituição, além de liberar o aborto e eutanásia.

A Holanda é um país com excelente qualidade de vida e a sua agricultura industrializada é extremamente desenvolvida, sendo considerada um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

O país possui baixas taxas de criminalidade e muitos estudantes, famílias e profissionais decidem se mudar para lá devido ao conforto e segurança que o país oferece. Nos últimos anos, quase 20 prisões foram fechadas por causa da redução da população carcerária.

10. Áustria

Com 8,9 milhões de habitantes (estimativa de 2020), a Áustria está em 10º lugar na classificação dos países mais seguros do mundo em 2021.

O índice de criminalidade no país é considerado baixo e o IDH, bastante elevado (0,922 – Pnud 2020), está entre os 20 mais altos do mundo. Esse fator se deve, principalmente, à elevada renda per capta no país e à sua distribuição dentro da população local.

E quais são os países mais perigosos do mundo?

Segundo o Índice Global da Paz , criado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), a paz em todo o mundo se deteriorou em 0,007% em 2021. Apesar da mudança na pontuação ser a segunda menor em toda a história do índice, ainda é um número considerável.

O índice ainda considera que a pandemia teve um impacto significativo nos níveis de conflito e violência, com mais de 5.000 eventos relacionados à pandemia globalmente entre janeiro de 2020 e abril de 2021.

Mesmo antes do Taleban invadir o Afeganistão, o país já tinha sido classificado entre os menos pacíficos do mundo na última década. Em 2021, o país ficou com o último lugar do Índice Global da Paz, considerando fatores como militarização, liberdade de expressão, índices de crimes violentos e sexuais, e desastres naturais.

Veja a lista dos 10 países mais perigosos do mundo segundo o índice:

  • Afeganistão;
  • Iémen;
  • Síria;
  • Sudão do Sul;
  • Iraque;
  • Somália;
  • República Democrática do Congo;
  • Líbia;
  • República Centro-Africana,
  • Rússia.

Relatório mundial da felicidade 2021

O Relatório da Felicidade Mundial é um estudo sobre o estado de felicidade global que classifica 149 países, com base no grau de felicidade de sua população.

O Relatório Mundial de Felicidade 2021 considerou o impacto do Covid-19 na qualidade de vida das pessoas que afetou significativamente a população global. Além disso, o estudo também considerou uma avaliação de como os governos lidaram com a pandemia. Confira os países classificados como as mais felizes do mundo, segundo o Relatório de Felicidade Mundial.

  1. Finlândia;
  2. Islândia;
  3. Dinamarca;
  4. Suíça;
  5. Holanda;
  6. Suécia;
  7. Alemanha;
  8. Noruega;
  9. Nova Zelândia;
  10. Áustria.

Como você pôde observar, há uma dominância escandinava: Finlândia, Islândia, Dinamarca; Suécia e Noruega. Dessa forma, metade dos 10 países mais felizes do mundo, segundo a avaliação positiva das suas vidas atualmente, são os países nórdicos.

Agora que você já conhece os países mais seguros do mundo, os mais perigosos e os mais felizes em 2021, conheça também os países da Europa com melhor qualidade de vida.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Mariele Velloso and Carolina Carvalho

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.

Recent Posts

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás