Europa

Países que aceitam diploma brasileiro (e o que fazer para validar o seu)

Precisa validar seu diploma no exterior?

A Madeira da Costa é a assessoria que nós recomendamos para ajudar você a fazer a Equivalência do Diploma Brasileiro com toda segurança e agilidade. São profissionais experientes e da nossa confiança para orientar o seu processo. Abra o caminho para sua carreira internacional agora mesmo!

ENTRAR EM CONTATO →

Se você pretende morar fora, seja para estudar ou trabalhar, deve saber informações sobre os países que aceitam diploma brasileiro: o que é preciso fazer para o diploma do Brasil ser aceito e como validar o diploma brasileiro na Europa.

Neste artigo, você poderá conferir essas informações e concluir se vale a pena validar o diploma brasileiro em outros países.

O diploma do Brasil vale em quais países?

O diploma do ensino superior do Brasil é válido no território nacional. Para que o documento tenha validade internacional, é necessário que você faça a sua validação.

Existem diversos acordos internacionais entre o Brasil e outros países, que fazem com que os diplomas de ambos sejam aceitos. No entanto, o documento não é aceito em todos os países nem em todas as áreas de estudo ou de trabalho de todos os países com os quais o Brasil tem acordo.

Confira, a seguir, alguns exemplos de como estudar em algumas áreas em universidades europeias e informações sobre como trabalhar em alguns países da Europa.

Em Portugal

Trabalhar como engenheiro em Portugal

É possível exercer a função de engenheiro em Portugal, mesmo tendo diploma brasileiro. Há um acordo (bilateral) entre a Ordem dos Engenheiros de Portugal – OE – e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil – CONFEA.

Ele facilita o processo de inscrição dos profissionais brasileiros na entidade portuguesa e, consequentemente, torna simplifica a atuação dos engenheiros no mercado português (e vice-versa).

Estudar mestrado na área de Enfermagem em Portugal

Também é possível exercer fazer um mestrado em enfermagem no país luso. Para isso, basta seguir o processo de validação do seu diploma por meio em uma das universidades portuguesas.

Nesse caso, é preciso apresentar toda a documentação para solicitar a “creditação das disciplinas” e, ainda, pode ser necessário que você curse mais algumas horas que o conselho técnico científico do curso de enfermagem em Portugal julgue imprescindíveis. No site oficial da Ordem dos Enfermeiros você pode obter mais orientações gerais sobre o seu caso.

Trabalhar como advogado em Portugal

Para ser advogado em Portugal, basta que o profissional seja inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para conseguir solicitar a inscrição na Ordem dos Advogados de Portugal. Devido ao acordo feito entre as Ordens, é possível que os profissionais dessa área atuem tanto no Brasil, quanto em Portugal.

Porém, para ser advogado em Portugal é necessário fazer a sua inscrição na Ordem dos Advogados (OA).

Na Alemanha

Trabalhar como médico na Alemanha

Também é possível ser médico na Alemanha, com o seu diploma brasileiro. Atualmente, a Alemanha conta com quase 300 médicos com diplomas brasileiros (profissionais que que passaram pelo processo de reconhecimento inteiro, chamado “Approbation”).

Para iniciar o processo no país, é necessário fazer por comparação de currículo (equivalência ao diploma alemão), obter uma autorização de trabalho e realizar as provas de alemão médico e de conhecimentos médicos. Depois de receber o reconhecimento do diploma, o médico poderá começar a residência médica na Alemanha, que é um requisito obrigatório para exercer a profissão no país.

Na Espanha

Estudar mestrado em Economia e Negócios na Espanha

A Espanha é um dos países que aceitam diploma brasileiro para se candidatar a uma vaga para fazer um mestrado na Espanha na área de Economia e Negócios. Para isso, é necessário cumprir os requisitos necessários para a sua admissão em uma universidade espanhola.

Como você viu, há vários acordos que podem beneficiar o profissional com diploma brasileiro. Caso queira estudar ou trabalhar em outro país, consulte sempre os sites oficiais desses países para verificar a existência (ou ausência) de acordos que possam viabilizar a atuação ou estudo no país sem a necessidade de validação.

O que é preciso para o diploma brasileiro ser aceito em outros países?

Se você pretende que o seu diploma seja aceito em países do exterior, é preciso que faça a validação do documento junto ao governo brasileiro e ao local do destino que você deseja.

Validação para estudar na Europa

Não há nenhum mecanismo de reconhecimento automático dos diplomas acadêmicos a nível da União Europeia (UE). E, se você tem um diploma brasileiro e pretende continuar os seus estudos na Europa, o primeiro passo é encontrar uma instituição que ofereça o curso ou o equivalente ao curso no qual você obteve diploma no Brasil para validar o grau brasileiro no continente europeu.

É preciso contatar as autoridades competentes desse país para obter o reconhecimento do seu curso ou diploma acadêmico. Na maioria dos casos, é possível obter uma Declaração de Comparabilidade ou Certificado de Correspondência, que verifica a comparação / equivalência entre o seu diploma e os diplomas acadêmicos do país onde pretende continuar os estudos.

Para isso, consulte o National Academic Recognition Information Center (NARIC) do país em questão. Por meio desse órgão, será determinado o grau de equivalência do seu diploma em relação às certificações europeias. E, posteriormente, encaminhado à entidade competente para avaliação.

Para realizar o pedido de equivalência, é importante verificar:

  • O custo do serviço (eventuais emolumentos a pagar);
  • O prazo para os documentos serem avaliados (que poderá variar entre algumas semanas e alguns meses, de acordo com o país, o objetivo da solicitação e a complexidade do dossiê);
  • O tipo de documento que será emitido (equivalência total ou simples relatório comparativo);
  • Meios de recurso, caso não concorde com a avaliação;
  • Se apresentou os documentos em formato Europass, será mais fácil avaliar e reconhecer o seu grau acadêmico.

No site da União Europeia é possível consultar as informações sobre o processo de reconhecimento de diplomas acadêmicos de cada país do bloco.

Validação para trabalhar na Europa

Existem duas possibilidades: caso a sua profissão seja regulamentada no país de destino, haja formações e qualificações semelhantes, será possível fazer a solicitação da sua a certificação da sua habilitação profissional no país.

Exemplo: profissionais do ramo de comunicação, educação, economia e administração podem requerer essa equivalência. Já áreas como enfermagem, controladores de tráfego aéreo, pilotos e advogados, por exemplo, são regidas por outra regulamentação da União Europeia. Por isso, os detentores desses diplomas podem ter que fazer algumas provas específicas de avaliação de qualificação e/ou se registrar no seu sindicato do país para terem o direito de trabalhar na Europa exercendo as suas funções.

No entanto, o site oficial da União Europeia alerta que as profissões regulamentadas não são as mesmas em toda a UE. Por isso, é necessário consultar a base de dados das profissões regulamentadas, para saber se a sua profissão está regulamentada no país da UE para onde deseja morar. Isso significa que não adianta você validar o seu diploma para regulamentar a sua profissão em Portugal, por exemplo, se você deseja trabalhar na França – você precisa solicitar o procedimento no país de destino.

Para fazer o processo de validação do seu diploma, será preciso realizar uma tradução juramentada e, em seguida, o apostilamento de Haia. Alguns países que aceitam diploma brasileiro também cobram o exame de proficiência da língua, como é o caso da Alemanha e da Inglaterra, por exemplo. Veja mais detalhes no tópico adiante.

Como validar o diploma brasileiro na Europa?

Para iniciar o processo de validação de diploma brasileiro na Europa, você deve completar dois procedimentos básicos:

1. Tradução juramentada

Tradução juramentada é aquela que é realizada por um tradutor público habilitado (juramentado na junta comercial) na instituição certificadora do país.  As traduções são impressas em papel timbrado e reconhecidas em cartório com validade nacional (e, muitas vezes, internacional). Em outras palavras, é uma tradução legal dos seus documentos no Brasil, com a finalidade de torná-los válidos em outros países.

Geralmente, a tradução juramentada é utilizada para documentos para determinada instituição pública (ou privadas, em alguns casos) no exterior, como é o caso de documentos escolares, como certificado de ensino do Ensino Médio, diplomas de universidade e históricos escolares, por exemplo.

O Euro Dicas recomenda a Yellowling para realizar as traduções juramentadas que precise fazer, caso você vá estudar ou trabalhar em um país que não seja de língua portuguesa. É uma plataforma confiável, aprovada por mais de 2 mil clientes, que tem bastante experiência em traduções. Você pode solicitar um orçamento no site (que é instantâneo) e contratar o serviço de tradução de documentos que precisar.

Observação: geralmente, é necessário realizar a tradução juramentada de seu diploma e histórico escolar antes de fazer o Apostilamento de Haia, que falaremos adiante.

2. Apostilamento de Haia

A Apostila de Haia é um selo ou carimbo que legitima documentos expedidos pelo governo do Brasil, emitido pelas autoridades competentes (cartórios e tabelionatos específicos qualificados). O selo é inserido no documento para certificar a sua autenticidade pelo órgão do qual foi expedido para que seja válido em outros países.

Criada em 1961, a Convenção de Haia é um tratado internacional que diz respeito à legalização de documentos estrangeiros. Ela passou a vigorar no Brasil em 2016, descomplicando a tramitação para a revalidação de diploma.

3. Documentação

Os países que aceitam diploma brasileiro na Europa exigem que o documento seja validado. Os documentos para a validação podem variar de instituição para instituição. Para saber exatamente o que é preciso, recomendamos que entre em contato diretamente com a instituição da sua escolha.

No entanto, a documentação exigida é basicamente igual em todos os países europeus. Confira-os a seguir.

  • Diploma original do seu curso;
  • Histórico escolar com as suas notas: o modelo deve ser de acordo com a instituição da sua escolha;
  • Histórico da universidade, com os programas de disciplinas e as suas respectivas cargas horárias;
  • Outros documentos, de acordo com a lista de solicitação da universidade no exterior.

Como adiantamos, o exame de proficiência do idioma também pode ser obrigatório em alguns países. Por isso, é importante treinar bastante para ficar fluente e ter mais chances de sucesso.

Vale a pena validar o diploma brasileiro em outros países?

Sim! Apesar de o processo de validação normalmente demorar um pouco, vale muito a pena validar o diploma brasileiro em outros países. Há muitos benefícios em realizar o procedimento, entre eles:

  • Especializar-se em outro país;
  • Estudar em outro idioma;
  • Conhecer nova cultura;
  • Trabalhar legalizado na Europa, etc.

Agora que você já os países que aceitam o diploma brasileiro varia segundo as regras do próprio país e por Acordos Bilaterais, veja também o passo a passo de como estudar no exterior e boa sorte!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Recent Posts

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás