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Perdeu o voo? Saiba como conseguir seus direitos

Voo atrasado ou cancelado?

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Perdeu o voo? Essa é uma das piores situações vividas por quem tem uma viagem planejada. Mas, às vezes, nem toda a preparação do mundo é suficiente para impedir a perda de voos. Por isso, se você estiver em pânico porque seu avião partiu e você não está nele, respire fundo e continue a leitura.

Quando isso acontece, você precisa conhecer as regras – tanto as oficiais quanto as não-oficiais – para corrigir o problema e essas regras variam se a culpa for sua ou da companhia aérea. A seguir, vamos apresentar um guia sobre como proceder nesse tipo de situação.

Perdi o voo: o que fazer?

Para muitos, esse pode ser um território desconhecido e à beira do desespero. Mas, saiba que para tudo há solução. Por exemplo, você pode tentar embarcar no próximo voo, remarcar a passagem, cancelar o bilhete ou mesmo pedir uma indenização. Se seu voo for cancelado ou atrasado, o protocolo a seguir é diferente.

Manter a calma

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo depois do momento “perdi meu voo” é se acalmar e respirar fundo. Afinal, o avião já partiu e ele não vai dar meia-volta para te buscar. Depois disso, você precisará tomar algumas providências práticas.

O que fazer se a culpa da perda do voo foi sua?

Ficar preso no trânsito, atrasar ao sair de casa, não ter feito o check-in, imprevistos, etc. Motivos não faltam para fazer você chegar ao aeroporto e descobrir que não pode mais embarcar. Confira a seguir o que você pode fazer se a culpa de ter perdido o voo for sua:

1. Veja com a companhia aérea se é possível embarcar no próximo voo para o seu destino

Para isso, você deve procurar o balcão da sua companhia aérea e explicar toda a situação (calmamente). Então, o atendente irá tentar encaixá-lo no voo mais próximo que houver disponibilidade de vagas.

Quando eu perdi meu voo por questão de minutos, consegui realizar a remarcação sem custo. No entanto, você pode ter que pagar o preço por ser colocado no próximo voo. E esse valor varia de acordo com a companhia aérea que você está voando.

2. Verifique se alguma outra companhia aérea tem voos próximos para o seu destino

Muitas companhias aéreas são parceiras entre si e podem operar voos para o seu destino ou com conexões que te levem até ele. A chave da resolução para não perder a cabeça quando cair a ficha é ter muita paciência e diálogo.

O Erick Gutierrez, fundador do Euro Dicas, gravou um vídeo rápido explicando o que você deve fazer, acompanhe:

O que fazer se a culpa foi da companhia aérea?

Se você perdeu um voo e a culpa for da companhia aérea – por conta de atrasos, problemas mecânicos ou afins – saiba que a própria empresa será a responsável por providenciar sua reserva em um próximo voo, sem nenhum custo adicional para você.

Além disso, dependendo do tempo que você tenha que esperar, a companhia terá ainda que arcar com os custos de traslado, alimentação e hospedagem. Para saber de tudo isso e estar seguro sobre seus direitos, é preciso ir até o balcão da companhia e comunicar todas as ocorrências antecipadamente, até mesmo antes do seu primeiro voo, se for o caso.

Entretanto, nem sempre as coisas se resolvem tão facilmente assim. Pode ser preciso, caso a companhia aérea não cumpra com suas obrigações, acionar a justiça para ter seus direitos garantidos. E para tornar esse movimento menos burocrático e mais rápido, você pode (e deve) contar com as empresas especializadas em direitos dos passageiros aéreos.

Essas empresas são o meio mais simples de conseguir seus direitos, principalmente porque elas contam com profissionais capacitados para lidar com essas situações. É bem melhor deixar pessoas que resolvem esses problemas há anos resolverem por você, não acha?

Mas você não sabe como essas empresas funcionam? Te explico todos os detalhes logo em seguida.

Teve seu voo de volta cancelado? Saiba como recorrer aos seus direitos.

Como conseguir indenização se perdi meu voo?

Se você se sentir prejudicado por ter perdido um voo e não ter recebido assistência adequada da companhia aérea, dentre outros problemas, você pode dar entrada em um pedido de indenização contra a empresa aérea.

No entanto, esse trâmite tende a ser bastante burocrático e, por isso, algumas empresas atuam para intermediar e ajudar os clientes nesta situação. Confira mais detalhes sobre as situações em que é possível processar a companhia aérea.

1. AirHelp

A AirHelp é a nossa principal recomendação para você, que perdeu seu voo e não sabe como recorrer aos seus direitos. A AirHelp é uma startup confiável, fundada em Hong Kong e presente em 30 países, que ajuda passageiros de avião com indenizações.

Ao se sentir lesado por causa de um voo, você pode fazer uma consulta gratuita no site da empresa AirHelp para avaliar se sua reclamação procede (vale para voos nos últimos três anos).

Se for confirmado, a reclamação será feita por meio da AirHelp. Eles garantem que o serviço só será cobrado se você receber a indenização, mesmo quando for preciso entrar com uma ação legal.

2. LiberFly

Outra empresa que se coloca como uma mediadora entre o consumidor que se sentiu lesado e a companhia aérea é a LiberFly. Segundo a empresa, eles garantem “tratar de toda a burocracia e contato com a companhia aérea, buscando sempre a resolução mais rápida por via administrativa através da negociação direta”.

O tempo para que um cliente seja compensado varia a cada caso, mas segundo a LiberFly, cerca de 60% de todas as reclamações são finalizadas em menos de 3 meses. Se você quiser conhecer melhor essa concorrente nacional da AirHelp, veja a nossa avaliação da Liberfly.

A Liberfly também funciona de forma fácil e intuitiva. Você acessa o site da Liberfly e preenche o formulário com os detalhes do seu problema com o voo. Anexe tudo o que tiver que comprove o ocorrido nesse formulário. Em seguida, a equipe especializada da empresa resolverá tudo para você. Você será avisado quando o caso estiver resolvido, e pronto.

3. Resolvvi

No mercado há bastante tempo, a Resolvvi é uma empresa que resolve os problemas relacionados a voos e a nome negativado. De acordo com o site da startup, a equipe responsável por direitos dos consumidores aéreos já conseguiu resolver mais de 92% dos casos. Bastante, não?

Para reivindicar seus direitos através da Resolvvi, você também deve preencher um formulário explicando e detalhando o seu problema com voo. No site, após preencher as informações, você verá um parecer rápido sobre a possibilidade ou não de resolver o seu problema.

Recebido esse parecer, e sendo ele positivo, basta clicar em “buscar meus direitos” e criar um perfil no site da Resolvvi. Faça isso e envie em seguida todos os documentos que comprovem o problema que você teve, e pronto. Basta acompanhar o andamento do processo tanto por e-mail quanto pela própria plataforma da empresa.

Para conhecer mais sobre a empresa, veja a nossa avaliação da Resolvvi.

Que tipo de reclamação pode ser feita se perdi meu voo?

Se você se sentir prejudicado em seus direitos por algum dos motivos abaixo, você pode entrar com o pedido de indenização. Confira a seguir:

Dentre todos esses motivos, se você sofreu danos morais como consequência desses acontecimentos, pode ter direito a uma indenização ainda maior. Para consegui-la, entretanto, você precisa ter todas as provas desses danos morais sofridos.

Essas provas podem ser de todos os tipos: desde comprovantes de eventos perdidos até comprovantes de gastos financeiros extra que você precisou ter devido ao ocorrido.

Como rastrear voo em tempo real? Conheça os melhores sites e aplicativos.

Depoimentos de quem conseguiu indenização

Você ainda acha que recorrer aos seus direitos parece difícil demais? Confira alguns depoimentos de pessoas que conseguiram indenização com a ajuda de empresas especializadas nos direitos dos passageiros aéreos:

“Que empresa maravilhosa! Tivemos a alteração de uma passagem para o Chile, que nos prejudicaria nas férias, tentei resolver com a própria companhia aérea, mas quem resolveu mesmo foi a LiberFly! Rápido, sem muito trabalho e com um resultado espetacular! Recomendo de olhos fechados!”

 

“Já resolvi problemas com a AirHelp por duas vezes e correu tudo bem, tudo o que se propuseram fazer, fizeram. Sempre me mantiveram informada da situação. São práticos e corretos. Se tiver mais algum problema é com eles que tratarei.”

 

“A ajuda foi verdadeiramente impecável. Na altura em que estive aflito, a AirHelp conseguiu resolver o problema da compensação de uma maneira simples, eficaz e em tempo recorde. Recomendo altamente!”

Viu só? Resolver seu problema com o voo perdido é totalmente possível e muito viável, sobretudo se você conta com a ajuda correta.

Dicas para não perder mais voos

Ninguém quer passar pelo sufoco de ter que dizer “perdi meu voo”. Por isso, reunimos a seguir algumas dicas simples para te ajudar a evitar essa situação desagradável:

  • Prepare-se para a viagem com antecedência (principalmente bagagens e documentos);
  • Chegue ao aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência para voos internacionais e 2 horas para voos domésticos;
  • No tempo de espera, permaneça no aeroporto (principalmente em conexões curtas);
  • Se não conseguir se localizar no aeroporto, peça ajuda o quanto antes;
  • E talvez a dica mais importante seja: já perdeu o voo? Não tenha medo ou vergonha de ir até o guichê da companhia aérea e pedir um realocamento o quanto antes. Esse é um direito seu, e você deve reivindicá-lo. Afinal, você pagou pela sua passagem, preparou suas malas, criou inúmeras expectativas e por isso, tem total direito de pedir suporte da companhia.

Se está de viagem marcada, saiba que o seguro viagem é essencial, e inclusive há diversos planos que cobrem cancelamento de viagem. Recomendamos que você utilize o site Seguros Promo. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garante os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Aproveite e boa viagem!

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Lara Delgado and Andréia Xavier

Lara é brasileira e está no fim da graduação em Letras. Mora em Gent, na Bélgica, com o marido e a filha (uma pequena aventureira) de 2 anos. Sempre foi apaixonada pela escrita, e trabalha com marketing de conteúdo há mais de um ano. Juntar o amor por escrever com a mudança para a Europa a trouxe até o Euro Dicas. Os próximos passos serão desbravar todos os cantos da Bélgica e dos países vizinhos, e colecionar as melhores experiências possíveis.

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