Renovar o PB4: passo a passo para fazer a solicitação

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

O PB4 é um acordo bilateral entre Brasil e Portugal para acesso à saúde pública para os cidadãos de ambos os países. O Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM, abrange ainda Itália e Cabo Verde. Mas se você já solicitou o documento uma vez é possível renovar o PB4? Neste artigo explicamos como funciona a renovação, o que é preciso para solicitar e os prazos.

É possível renovar o PB4?

Sim. O documento tem validade limitada, sendo 365 dias como regra. Entretanto, se a validade do passaporte for inferior a esse período, o PB4 terá a validade que consta no seu documento. Assim, antes de solicitar o PB4, verifique a validade do passaporte e se é suficiente para o período que você precisará dele.

Documentos necessários

Para solicitar o PB4, primeiro o ideal é ter com você os documentos solicitados. Todos eles devem estar digitalizados, pois, serão apresentados online.
Os brasileiros precisam apresentar:

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte válido;
  • Comprovante de residência no Brasil.

Caso você não tenha um comprovante de endereço em seu nome, basta fazer uma declaração de residência, o documento também é aceito.
No caso de estrangeiros que residam no Brasil, os documentos a serem apresentados são:

  • CPF;
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Comprovante de vínculo com o INSS.

No caso de cidadãos brasileiros, não é preciso apresentar o comprovativo de vínculo com o INSS para solicitar o documento para Portugal, apenas o IB2 para a Itália e para Cabo Verde exigem o comprovante.

Passo a passo para renovar o PB4

Desde novembro de 2019, só é possível solicitar o PB4 online, não sendo mais o pedido realizado presencialmente nas Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde, como era feito antes.
A seguir, apresentamos o passo a passo para realizar a solicitação da renovação.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Cadastro no site do Governo

O primeiro passo, é acessar o site do Governo brasileiro, na categoria Serviços e Obter o Certificado de Direito à Assistência Médica. Na página você deve clicar em solicitar.
A seguir, você será redirecionado para a área da conta de acesso única do Governo, onde deve realizar seu cadastro a partir do CPF ou fazer o login, caso já seja cadastrado.

Para realizar o cadastro, basta informar:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Celular de contato para receber SMS;
  • E-mail.


Na sequência, você deve responder algumas questões para autenticar a identidade. Caso não tenha um celular brasileiro, não há problema, é possível receber o código de acesso por e-mail.
A seguir, é preciso confirmar a partir do e-mail recebido e criar a senha de acesso ao site.

Solicitação do PB4

Já logado na página do governo, você deve clicar em solicitar para dar sequência ao pedido.

Na sequência para renovar o PB4, você será direcionado para o formulário de solicitação, nele já estará indicado o CPF do solicitante, assim como o protocolo da solicitação.
Ao adicionar o destino, é preciso indicar se a solicitação é para visitante ou residência. Caso esteja vá mudar para Portugal, deve indicar residência, se for apenas para passeio, indique visitante.
Você também deve indicar o número do passaporte e os dados do documento. Também é preciso anexar a cópia digitalizada do passaporte.

A seguir, você deve indicar os dados do solicitante e anexar cópia do documento de identificação e CPF.
É hora de indicar os dados de residência no Brasil, com o respectivo comprovante de residência brasileiro. No endereço no exterior, caso ainda não tenha uma morada definida, basta indicar “em trânsito”.

É possível ainda, anexar o comprovante do Cartão Nacional de Saúde.
E, caso você tenha dependentes e seja necessário solicitar o documento para eles, é possível realizar todo o procedimento em uma única solicitação. Respondendo sim, na pergunta se deseja incluir dependentes na solicitação.

Pronto. Dados preenchidos e documento anexados, basta enviar a solicitação.
A seguir você será informado, por e-mail quando a solicitação for aprovado. No próprio site também é possível acompanhar o processo e fazer o download do documento quando estiver pronto.
O prazo para receber o PB4 é de 15 dias a partir da data da solicitação.

Precisa apostilar?

Qualquer documento emitido no Brasil, para ser aceito no exterior deve ser feita a Apostila de Haia. O apostilamento garante às autoridades estrangeiras a integridade e veracidade do documento apresentado.
Por isso, é recomendado que o PB4 seja apostilado antes de você embarcar para o exterior. Significa que ele não será aceito caso não esteja apostilado? Pode ser que ele seja aceito sim, mas é um risco que ninguém gosta de correr, afinal, você pode ficar sem acesso ao sistema de saúde português.

Estou em Portugal, como renovar o PB4?

O processo para renovar quando você está em Portugal é igual. Basta seguir o passo a passo online que apresentamos para realizar a solicitação.
Como é um documento novo, o ideal é que você apostile novamente. Mas o processo não é feito pela Embaixada ou Consulados e um documento brasileiro só pode ser apostilado no Brasil. Por isso, o ideal é que você leia o próximo tópico e entenda quando a renovação é necessária para quem já está em Portugal.

Já tenho número de utente, preciso de PB4?

Não. O PB4 só é apresentado uma vez no centro de saúde, apenas no momento em que você se registra e recebe o número de utente. A partir do momento em que você está inscrito, não é necessário renovar o PB4 ou apresentar o documento novamente.
Mas, não basta apenas apresentá-lo, se você está se mudando para morar, deve se registrar e receber o número de utente, que irá garantir acesso ao serviço de saúde público local. Para isso, leve também o comprovante de residência português, ele precisa ser apresentado no centro de saúde que corresponde ao seu endereço no país.
Em algumas situações, o PB4 não é solicitado para a inscrição no centro de saúde. Por exemplo, quando fui me registrar no centro de saúde, eu já tinha autorização de residência, assim, bastou apresentar o documento para me inscrever. Mas no SEF, quando solicitei a Autorização de Residência, apresentei o PB4 apostilado para comprovar acesso ao sistema de saúde.

Vale a pena usar o PB4 em Portugal ou ter um seguro de saúde privado?

O sistema de saúde português é de excelente qualidade. Apesar de nunca ter usado, já ouvi relatos de brasileiros que buscaram por atendimento e foram muito bem atendidos.
Nos centros de saúde é possível marcar consultas e, ainda, buscar atendimento de emergência. Todo atendimento médico em Portugal é pago, os valores são baixos, mas todos os cidadãos estão sujeitos ao pagamento, exceto pessoas comprovadamente carentes, menores de 18 anos e maiores de 65.
O seguro de saúde, semelhante ao plano de saúde no Brasil, também é uma alternativa. Os planos custam a partir de 30€, dependendo da idade e da abrangência do plano. Além disso, eles funcionam com coparticipação, ou seja, a cada atendimento médico ou exame, é preciso pagar uma taxa que varia conforme o plano.
Na minha opinião, o sistema de saúde atende muito às necessidades da maioria da população, mas se você prefere ter acesso direto a especialmente, sem passar pelo médico de família, o seguro saúde pode ser a melhor opção.

Seguro viagem para mudar para Portugal

Agora que você já sabe como renovar o PB4, caso você esteja de mudança, recomendamos que você faça é o seguro viagem para mudar para Portugal, especialmente no período de transição. Além de proteger seus pertences durante a viagem, o seguro ainda garante atendimento médio de emergência e imprevistos podem acontecer, especialmente nos primeiros dias no país.
A proteção tem preços bastante acessíveis e é uma garantia extra para quem se muda. Faça a cotação no site Seguros Promo e encontre o seguro viagem ideal.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Sanches

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor; a qualidade de vida. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e graduada em Jornalismo pela Puc-Minas, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos.

Recent Posts

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás