Categories: Itália

Segurança na Itália: é seguro visitar e morar no país?

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Se você está pensando em visitar ou morar no país na bota, com certeza uma preocupação deve ser a segurança na Itália. Afinal, o país é seguro? Quais são os crimes mais frequentes? Neste artigo, você irá descobrir como é a segurança italiana, quais são os crimes mais comuns no país e como a segurança pública funciona.

Como é a segurança na Itália?

No geral, a Itália é um país seguro e não apresenta graves problemas em relação à criminalidade e à violência, mesmo nas grandes cidades.

Mesmo com o aumento da criminalidade nos últimos três anos, a Itália ocupa a 34ª posição entre os países mais seguros do mundo, segundo o estudo publicado pelo Global Peace Index (GPI) em 2023.

Como é segurança pública da Itália é dividida?

A segurança pública italiana é formada por três forças principais. Vamos conhecer mais detalhes sobre as funções de cada uma delas a seguir:

Polizia di Stato

A Polizia di Stato corresponde é a polícia civil italiana. Criada em 1852, ela está ligada ao Departamento de Segurança Pública da Itália e possui o objetivo de prever o descumprimento às leis e de manter a ordem pública.

As principais divisões da Polizia di Stato são:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Polizia stradale (polícia rodoviária);
  • Polizia dell’immigrazione e delle frontiere (polícia da imigração e das fronteiras);
  • Polizia scientifica (polícia científica);
  • Polizia di prevenzione (polícia de prevenção);
  • Guardia di finanza (guarda de finanças).

L’Arma dei Carabinieri

Os carabinieri, como são chamados, são os policiares militares da Itália. A principal função exercida pelos membros da Arma dei Carabinieri, criada em 1814, é a função policial.

O corpo dos carabinieri pode ser dividido em:

  • Reggimento a cavallo (regimento à cavalo);
  • Raggruppamento operativo speciale (atuam no controle da criminalidade organizada);
  • Reggimento Corazzieri (responsáveis pela segurança do Presidente);
  • Servizio Aereo (suporte aéreo para os policiais).

Polizia Municipale

Além da polícia nacional, cada comune (cidade) conta com a atuação da Polizia Municipale, cujas funções são várias. Além da proteção da comunidade, os membros da Polizia Municipale também atuam em etapas do processo de reconhecimento da cidadania italiana na Itália, por exemplo.

A quem devo recorrer?

Depende.

A resposta para essa pergunta não é exata, já que existem várias possibilidades. O número único para emergências na Itália é 112. Você pode ligar para esse número no caso de qualquer tipo de problema que ameace a sua segurança pessoal ou a de outra pessoa (acidente, assalto, furto, etc). Um funcionário irá receber a sua ligação e te oferecer a melhor ajuda possível, seja enviando uma viatura, uma ambulância, etc.

Caso presencie algum golpe, ligue para os carabinieri, polícia militar italiana.

Caso você precise contatar a polícia, pode ir até uma delegacia (chamada de Questura) ou ligar para o número 113. Na Itália, a polícia possui uma forte tradição de atuar preventivamente: assim, se sentir que a sua segurança está ameaçada por qualquer motivo, não hesite em contatar um policial.

E claro, contate a polícia se presenciar algum tipo de crime. Nesses casos, o mais comum é procurar um carabiniere ou um vigile municipale.

Quais os crimes mais comuns na Itália?

Desde o fim da pandemia de COVID-19 em 2021, a Itália registrou o aumento do número de crimes denunciados (+10,7%). O último relatório do Il Sole 24 Ore, publicado com base nos dados de 2022, revela que 2,26 milhões de denúncias de crimes foram feitas pelos italianos.

Além disso, o relatório revela o crescimento dos furtos e roubos e a diminuição da incidência de crimes cibernéticos. Conheça os crimes mais comuns no bel paese:

Extorsão

Em 2022, as denúncias de crimes de extorsão aumentaram 34% em relação aos índices registrados quatro anos antes. Esse tipo de crime é muito comum na Itália. Golpes em que uma pessoa, oferecendo algum serviço bancário, obtém dados bancários da vítima por telefone são frequentes.

Além disso, é comum também que alguém toque o interfone de uma casa sob a desculpa de ser um funcionário de uma empresa de água ou luz para obter acesso ao prédio e roubar objetos do local.

Furtos nas ruas

Os “furti con strappo” estão se tornando comuns na Itália. Esse tipo de roubo é diferente do furto comum, pois se direciona ao objeto roubado e não à vítima: é quando alguém passa correndo na rua e rouba o seu celular da sua mão, por exemplo. O Ministero dell’Interno registrou um aumento de 7,3% desse tipo de crime no último ano.

Furto de pertences em veículos

As denúncias de roubos de pertences em veículos estacionados sempre foram um problema na Itália. No último ano, houve um aumento de 10,3% das denúncias desse tipo de crime. Principalmente nas grandes cidades, é comum que um criminoso quebre o vidro do carro para furtar os pertences que estão no seu interior.

Crimes mais graves na Itália

Mesmo que assalta à mão armada e homicídios não sejam comuns na Itália, o país registra a incidência de outros tipos de crimes graves. O Ministério do Interno publicou, com base nos números de denúncias dos italianos, uma análise sobre os crimes mais graves cometidos com frequência no país. Um deles é o roubo e furto em residências, crime que cresceu mais de 5% no país em 2023.

De fato, podemos perceber que os italianos estão mais preocupados em proteger as suas casas: o uso muito maior de número de alarmes e câmeras nas casas é perceptível.

Outro crime grave que acontece no país é a evasão fiscal, que acontece por meio da falta de registro regular de funcionários por parte de empregadores, por exemplo, ou do não pagamento de impostos.

Terrorismo é um problema de segurança na Itália?

Não.

O terrorismo já foi uma ameaça para o país, mas não é mais uma preocupação nacional. Desde o atentado em Paris contra Charlie Hebdo, em 2015, o governo italiano havia colocado soldados do exército italiano para vigiar os principais monumentos e praças de todo o país.

Felizmente, o terrorismo deixou de ser uma ameaça para o país nos últimos anos: o exército não está mais nas ruas italianas, por exemplo. De acordo com Matteo Piantedosi, ministro do Interior, não há evidências concretas e imediatas sobre o risco de terrorismo no país neste momento.

O relátorio do Global Peace Index sobre risco de terrorismo em 2023 são muito positivos em relação à Itália: o país não está entre os 50 países com a maior taxa de terrorismo ou ameaça terrorista do mundo, ocupando a posição 53.

Crimes contra turistas são comuns?

Sim.

Os turistas são frequentemente vítimas de alguns tipos de crimes na Itália, principalmente nas grandes cidades. Se você pretende viajar para Itália, é muito importante que você saiba quais são os golpes mais cometidos contra os turistas e esteja preparado para evitá-los.

Pequenos furtos

A incidência de pequenos furtos no país é muito grande e acontece principalmente nos pontos turísticos mais famosos e no transporte público, durante os horários de maior aglomeração.

Tome cuidado com os batedores de carteira nos pontos turísticos mais famosos do país

Na maior parte das vezes, uma pessoa esbarra em você e, sem que você perceba, rouba um dos seus pertences. A frequência desse tipo de furto pelos batedores de carteira fez com que, em 2023, a italiana Monica Poli começasse a gravar uma série de vídeos de denúncia para alertar as pessoas sobre a presença dos “pickpocket” em Veneza.

O golpe da pulseirinha

É comum que vendedores ambulantes fiquem em volta dos monumentos mais turísticos do país e amarrem pulseirinhas nos pulsos dos turistas.

Inicialmente, ele te dirá que não quer nada em troca pela pulseira. Mas, é provável que, depois que a pulseira estiver amarrada, ele exija dinheiro ou, na pior das hipóteses, use a pulseira como distração para roubar um dos seus pertences.

Ajuda com malas

Se você estiver saindo de um aeroporto ou estação, pode ser que um grupo de pessoas te ofereça ajuda para levar as suas malas até algum lugar, como até o seu meio de transporte, por exemplo.

É claro que não podemos desconfiar de todo mundo, mas é comum ouvir relatos de pessoas que tiveram alguns de seus pertences roubados nas malas durante essa suposta “ajuda”.

Como é a segurança na Itália comparada a outros países europeus?

A Itália não está entre os 10 países mais seguros da Europa, conforme as estatísticas de 2023. Considerando os índices de criminalidade gerais, o país é menos seguro que Portugal e Espanha, por exemplo.

Mesmo ocupando a 24ª posição no ranking europeu de segurança, a Itália é um dos países da União Europeia com o menor número de assassinatos. Considerando o número de homicídios por 100 mil habitantes, o índice italiano é de 0,6, enquanto a Alemanha registrou 0,9, o Reino Unido 1,2 e a França 1,4.

Em relação ao número de roubos registrado nos últimos anos pelo Eurostat, a Itália possui índices menores que aqueles registrado por outros países da UE, como Inglaterra, Portugal, França e Bélgica.

E comparada ao Brasil?

As estatísticas indicam que a segurança na Itália é um muito maior do que a brasileira. Enquanto a Itália é o 34° país mais seguro do mundo no ranking do GPI, o Brasil ocupa a 132ª posição.

Mas, os dados vão além: a Itália conseguiu diminuir ainda mais o número de homicídios no país. Em 2023, o país registrou 298 homicídios. O Brasil também registrou uma queda de 5,7% no número de crimes desse tipo, mas os números continuam alarmantes: foram 30.985 os homicídios no país em 2023.

Os crimes contra o patrimônio também revelam uma diferença clara entre a segurança brasileira e a italiana: segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, foram registradas mais de 370 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos no Brasil. Na Itália, foram registrados 85 mil ocorrências de crimes do mesmo tipo.

Cidades mais e menos seguras na Itália

Como regra geral, podemos dizer que as maiores cidades e os grandes centros turísticos da Itália são os lugares com as maiores taxas de criminalidade do país.

Mas, é importante esclarecer que isso não quer dizer que essas cidades são perigosas. O problema é que, com a grande circulação de pessoas, mais crimes acontecem, principalmente se comparamos com os índices das cidades pequenas da Itália.

Cidades mais seguras da Itália

Conheça as cidades mais seguras da Itália em 2023, segundo o ranking publicado pelo jornal italiano Il Sole 24 Ore. A classificação foi realizada com base no número de denúncias feitas em 2022.

  1. Oristano, Sardegna;
  2. Potenza, Basilicata;
  3. Pordenone, Friuli-Venezia Giulia;
  4. Benevento, Campania;
  5. Treviso, Veneto;
  6. Sondrio, Lombardia;
  7. L’Aquila, Abruzzo;
  8. Enna, Sicilia;
  9. Cuneo, Piemonte;
  10. Macerata, Marche.

Observe que nenhuma grande cidade está entre as 10 mais seguras do país em 2023.

Cidades menos seguras da Itália

O Il Sole 24 Ore também identificou as cidades mais perigosas da Itália. Veja quais são elas:

  1. Milão, Lombardia;
  2. Rimini, Emilia-Romagna;
  3. Roma, Lazio;
  4. Bologna, Emilia-Romagna;
  5. Firenze, Toscana;
  6. Torino, Piemonte;
  7. Imperia, Liguria;
  8. Livorno, Toscana;
  9. Prato, Toscana;
  10. Nápoles, Campania.

É seguro morar na Itália?

De acordo com a minha experiência pessoal, sim. 

Costumo dizer que desde que passei a morar na Itália fiquei acostumada com a segurança constante. Agora, deixar a porta do meu apartamento destrancada ou deixar o meu computador na biblioteca para sair e tomar um café viraram um hábito.

Mesmo não sendo um dos 10 países mais seguros do mundo, eu diria que as cidades italianas ainda oferecem segurança para os seus moradores, principalmente quando comparamos com o Brasil.

Como é a sensação de segurança na Itália?

Depois de viver na Itália por quase 3 anos, posso dizer que morando aqui sente-se uma sensação de segurança muito grande, que eu nunca tinha sentido enquanto morava no Brasil.

Com certeza, essa sensação está ligada à baixa criminalidade, especialmente na região em que eu moro. Já ouvi vários relatos de pequenos furtos contra turistas, mas não me lembro de nenhum momento em que vivenciei uma ameaça ou medo verdadeiro de ser vítima de algum crime.

Enquanto mulher, eu me sinto muito privilegiada em poder andar sozinha à noite sem medo em Pádua, cidade em que moro. Desde que passei a morar aqui, esqueci o que é a sensação de medo ao caminhar sozinha ou a deixar a porta de casa destrancada, por exemplo. Mas, é claro que é sempre bom ficar atento: afinal, nenhum lugar é perfeito.

Quer ouvir a opinião de mais um brasileiro sobre o assunto? Assista ao vídeo abaixo do canal “Tem de Tutto” e conheça o ponto de vista do Felipe sobre a sensação de segurança da Itália.

Dicas para manter a sua segurança na Itália

Como a criminalidade na Itália é baixa, algumas dicas simples podem te ajudar a manter a sua segurança enquanto estiver morando ou viajando no país, veja:

Cuidado redobrado com os pertences pessoais

Quando estiver viajando, coloque a sua carteira, bolsa, mochila ou celular em um lugar que fique sempre visível. Evite deixar os seus pertences no bolso de trás, por exemplo.

Essa dica é muito valiosa principalmente para os lugares mais turísticos e para os meios de transporte público da Itália em certos horários. No meu caso, eu sempre coloco a minha mochila para frente quando vou passear em alguma cidade grande ou se vou andar de ônibus no horário de pico.

Aprenda a dizer “no, grazie”

Para evitar os golpes mais comuns contra os turistas, aprenda a dizer “no, grazie” com firmeza caso alguém venha te oferecer alguma coisa, como as pulseirinhas.

Tenha sempre cópia dos seus documentos

É fundamental que você sempre tenha uma cópia dos seus documentos (passaporte, carta d’identità, etc) e que a guarde em mais de um lugar, de preferência. Assim, você evita grandes dores de cabeça caso os perca. Eu, por exemplo, tenho uma cópia física dos meus documentos em casa, além de cópias digitais no meu celular e computador.

Não deixe pertences no carro

Como mencionamos, os furtos de pertences em carros são comuns, especialmente quando o criminoso percebe que se trata de um carro alugado para fins turísticos.

Para evitar esse problema, não deixe pertences pessoais dentro do carro. Carregue sempre os seus pertences com você, principalmente se tiver objetos de valor. Você pode consultar mais dicas sobre como manter a sua segurança na Itália diretamente no site da polícia italiana.

Perguntas frequentes sobre a segurança na Itália

A seguir, respondemos às dúvidas mais frequentes sobre a segurança na Itália, confira:

Como fazer um curso de segurança privada na Itália?

Na Itália, existe uma grande oferta de cursos de qualificação profissional (corsi di formazione professionale). Eles são ótimos para quem quer trabalhar na Itália e deseja alcançar a preparação necessária para determinadas profissões.

Dentre os cursos profissionalizantes mais procurados, estão aqueles de segurança privada. Na Itália, eles são conhecidos como “corsi per la sicurezza e la vigilanza” e são oferecidas por diversas instituições do país na modalidade presencial e à distância. Veja algumas opções de provedores de cursos de segurança na Itália:

Onde buscar emprego de segurança na Itália?

A forma mais fácil de buscar emprego de segurança é por meio dos sites de emprego na Itália. Ainda que os italianos tenham o hábito de contratar profissionais por indicação, a oferta de vagas para segurança é muito grande e, por isso, os empregadores buscam preenchê-las de diversas formas.

Os principais sites para conquistar a sua oportunidade de trabalho nessa área são:

Para refinar a sua busca, digite “addetto alla sicurezza” na barra de busca das plataformas.

Outra opção para conquistar uma vaga é procurar a ajuda de uma das agências do Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais. Você pode encontrar a agência mais próxima de você através do site oficial do Ministério.

Quanto ganha um segurança na Itália?

O salário médio líquido de um segurança na Itália é de cerca de 1.200€, segundo os dados divulgados em 2023 pela Civis, uma das maiores empresas de segurança privada do país.

Em 2023, o salário dos trabalhadores na área de segurança privada na Itália sofreu um reajuste significativo de mais de 250€. Porém, o valor ainda está abaixo do salário médio da Itália registrado em 2023, que foi de 1.818€.

Agora que você já conferiu as principais informações sobre a segurança na Itália, tenho certeza que está preparado para viajar ou viver no país de forma segura, ou, até mesmo, se tornar um profissional da área.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Giovanna Mauro

Giovanna é ítalo-brasileira e, após ganhar uma bolsa, foi para a Itália cursar Italian Medieval and Renaissance Studies na Universidade de Padova. Apaixonada por educação, escrita, estudos e viagens, quer compartilhar o seu conhecimento com o maior número de pessoas possíveis.

Recent Posts

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás