Categories: Europa

Passaportes mais valiosos do mundo: confira o ranking

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Ter um passaporte em mãos é mais do que um simples documento para viajar nas férias: é poder atravessar fronteiras, além de ser um indicativo de que você pertence a algum lugar no mundo, assim como ter alguns benefícios. Conheça os passaportes mais valiosos do mundo e por que eles são tão poderosos.

Quais são os passaportes mais valiosos do mundo?

O que define um passaporte ser mais valioso? Você sabe? É um indicativo de quais benefícios o dono do documento com a nacionalidade poderosa tem. O maior desses indicativos é para quantos países os cidadãos podem viajar livremente sem precisar de visto.
A consultoria inglesa Henley & Partners formatou a lista chamada Henley Passaport Index com os passaportes mais valiosos de 2020, a partir de dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Segundo o estudo realizado no ano de 2020, o passaporte mais poderoso, e valioso, continua a ser o do Japão. O motivo? Os cidadãos com passaporte japonês podem viajar para 191 países sem a necessidade de um visto. O número aumentou de 190 para 191 a partir de 2020.

Em segundo lugar está Singapura, que empatou com o Japão na lista do ano passado, e continua com a quantidade de 190 países em que cidadãos com seu passaporte podem entrar sem visto.
Na terceira posição aparecem Alemanha e Coreia do Sul, com acesso a 189 países cada um. Já em quarto lugar, a Itália e a Finlândia empataram e a Espanha aparece em quinto. Veja mais detalhes abaixo.
Está sem documento? Saiba quanto custa tirar o passaporte brasileiro.

Qual o objetivo do ranking de passaportes mais valiosos do mundo?

Não muda nada ter um passaporte valioso ou não para o seu dia a dia. Mas é por meio deste índice de passaportes, formatado anualmente pela consultoria Henley & Partners, que é possível avaliar como está a mobilidade global.
Além disso, ele também indica como aumentar sua liberdade de viajar por meio da cidadania, que pode ser solicitada por diversas maneiras, a partir das regras de cada país.
No site da Henley Passaport Index é possível acessar o ranking completo e visualizar todos os países que você consegue entrar sem visto, a partir do passaporte da sua cidadania. Confira a lista dos locais onde o visto é solicitado ou onde a sua entrada é liberada.
Além disso, você pode comparar a “potência” dos passaportes na plataforma.

Lista dos 10 passaportes mais valiosos do mundo

1. Japão: pode entrar em 191 sem visto;
2. Singapura: pode entrar em 190;
3. Coreia do Sul e Alemanha: podem entrar em 189;
4. Itália e Finlândia: entram em 188 sem visto;
5. Espanha, Luxemburgo e Dinamarca: conseguem entrar em 187;
6. Suécia e França: entram em 186 sem visto;
7. Suíça, Portugal, Holanda, Irlanda e Áustria: tem entrada livre em 185;
8. Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, Grécia e Bélgica: entram em 184;
9. Nova Zelândia, Malta, República Tcheca, Canadá e Austrália: conseguem entrar em 183;
10. Eslováquia, Lituânia e Hungria: entrar em 181.
Uma curiosidade: ao compararmos com a lista de 2018, o Japão e Singapura continuam ocupando as primeiras colocações. Há 3 anos, o país que aparecia em primeiro lugar era a Alemanha. O país europeu ocupa, atualmente, a terceira posição. Japão segue em primeiro no ranking.
Veja a tabela completa no site da Henley Global.

E quais são os menos valiosos?

Os passaportes de cidadãos da Síria, Iraque e Afeganistão aparecem na lanterna, como os últimos na lista. São, então, os menos valiosos e poderosos do mundo. Quem possui passaporte de uma dessas 3 nacionalidades só pode acessar 29, 28 e 26 países, respectivamente, sem a necessidade de visto.
O Afeganistão e o Iraque, inclusive, perderam o direito de entrar em alguns países nos últimos 2 anos: em 2018, os cidadãos desses países podiam acessar 30 destinos sem a necessidade do visto.
Você sabe quantos países tem a Europa? Veja a quantidade, tanto dentro como fora da União Europeia.

Passaportes mais valiosos da Europa

Além da quantidade de locais que se pode acessar sem vistos, o que faz um passaporte ser valioso é a quantidade de pessoas que solicita a sua cidadania. Entre os europeus, alguns passaportes mais valiosos são, também, os mais cobiçados pelos brasileiros. Confira a lista completa:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Passaporte português

O passaporte português é, certamente, um dos mais requisitados por brasileiros que desejam ter uma cidadania europeia. Na lista dos passaportes mais valiosos, o de Portugal aparece na sétima posição.
Com a cidadania portuguesa em mãos, é possível entrar em 185 países sem a necessidade de solicitar um visto. Dentre estes países, alguns são:

  • Todos os países da União Europeia e no Reino Unido;
  • Anguilla, Aruba, Bahamas, Barbados, Curaçao, St. Maarten e outras ilhas do Caribe;
  • Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Uruguai e Peru, dentre os países das Américas do Norte, Central e do Sul;
  • Nova Zelândia, Austrália e outros destinos da Oceania;
  • Egito, Etiópia, Madagascar, Cabo Verde, Marrocos e Moçambique, na África;
  • Japão, Indonésia, Laos, Maldivas e Filipinas, na Ásia.

Passaporte espanhol

Outro passaporte bastante requisitado por brasileiros é o espanhol. Estima-se que mais de cem mil brasileiros moram na Espanha atualmente e ter uma cidadania espanhola ajuda bastante nas burocracias de ser imigrante.
Em quinto lugar entre os passaportes mais valiosos do mundo, quem tem o documento pode entrar em 187 países sem precisar solicitar um visto antes de viajar. Alguns destes destinos são:

  • Todos os países da União Europeia e no Reino Unido;
  • Hong Kong, Japão, Camboja e Bangladesh, na Ásia;
  • Haiti, Jamaica, Ilhas Cayman e Barbados, nas ilhas Caribenhas;
  • Egito, Cabo Verde, Ilhas Maurício, Namíbia e São Tomé e Príncipe, na África;
  • Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Costa Rica, Equador, Argentina, El Salvador e Chile, nas Américas do Norte, Central e do Sul;
  • Turquia, Catar, Palestina, Líbano e Kuwait, no Oriente Médio.

Quer tirar o passaporte espanhol? Veja quem tem direito, como pedir e quais os documentos necessários.

Passaporte italiano

Cerca de 30 milhões de brasileiros possuem algum vínculo com a Itália. No entanto, para solicitar a cidadania italiana, e adquirir um dos passaportes mais valiosos do mundo, é preciso ter alguns requisitos como a descendência, por casamento, por residir em território italiano legalmente já há algum tempo ou por méritos especiais.
Com o passaporte italiano, é possível entrar em 188 países sem a necessidade do visto. Alguns deles, por localidade, são:

  • Todos os países da União Europeia e no Reino Unido;
  • Na Ásia, alguns destinos são: Japão, Maldivas, Nepal, Filipinas, Singapura, Taiwan e Singapura;
  • Em África, os italianos podem entrar no Senegal, Ruanda,
  • Marrocos, Ilhas Maurício e África do Sul sem precisar solicitar um visto;
  • Nas Américas do Norte, Central e Sul, locais como Costa Rica, Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Guatemala e Honduras;
  • Já no Caribe, inclua as ilhas da Jamaica, Curaçao, Ilhas Cayman, Barbados, Aruba, Trinidad e Tobago e Anguilla;
  • Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia também.

Confira mais detalhes sobre o passaporte italiano, como solicitar e o que é preciso para ter o documento.

Passaporte britânico

Pelo menos 170 mil brasileiros conseguiram a cidadania de países europeus entre 2002 e 2017 e podiam entrar no Reino Unido sem problemas. No entanto, desde o começo deste ano, com a saída do destino da União Europeia, quem quiser permanecer no Reino Unido precisa fazer uma solicitação para permanecer no país durante o período de transição até o dia 31 de dezembro.
Após essa data, os possuidores de outros passaportes europeus não poderão viver legalmente no país. As regras pode se alterar a partir do dia 1 de janeiro de 2021, o que tornou a cidadania britânica um dos passaportes mais valiosos do mundo. Atualmente, quem possui o documento pode acessar 184 países sem precisar de visto, estando em oitavo lugar no ranking.
Quem já possui o passaporte britânico, até o momento, podem acessar algumas das seguintes localidades sem precisar de um visto:

  • Todos os países da União Europeia;
  • Nova Zelândia, Austrália e Fiji, na Oceania;
  • Estados Unidos, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, Brasil, Canadá e Equador, nas Américas;
  • Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Etiópia, Tunísia e África do Sul, dentre os destinos africanos;
  • Indonésia, Laos, Malásia, Maldivas, Nepal, Japão e Hong Kong, na Ásia;
  • Aruba, Curaçao, Ilhas Virgens Britânicas e Bahamas, nas Ilhas do Caribe.

Entenda como funcionará o novo sistema migratório do Reino Unido com o Brexit.

Tenho direito ao passaporte europeu, vale a pena solicitar?

Vale a pena sim. A maioria dos passaportes europeus são mais valiosos que o brasileiro, o que facilita a entrada sem a necessidade do visto em locais como os Estados Unidos.
Além disso, com um passaporte europeu é possível morar legalmente em diversos países que não o mesmo a que pertence o documento. O que também facilita se você quiser estudar, trabalhar e viver em algum país no continente.
Por isso, se você tem direito a um passaporte europeu e condições de reunir toda a documentação para entrar com o pedido, nós recomendamos ir atrás da sua cidadania. Aqui no Euro Dicas você pode encontrar informações de como solicitar o passaporte de diversos países dentro da Europa.
Confira um artigo especial sobre quem pode solicitar o passaporte europeu e todas as vantagens em quem pensa em obter.

E o passaporte brasileiro? É valioso?

Tendo em vista que o ranking possui 107 lugares, e que o Brasil ocupa a décima nona posição, podemos dizer que é um tanto valioso sim. Mas não se compararmos com outras nacionalidades, como as europeias que apresentamos acima.
Cidadãos com passaporte brasileiro podem acessar 170 países sem a necessidade de um visto, e ocupa a mesma posição que a Argentina. Dentre os locais, estão:

  • Os países da União Europeia, por até 90 dias;
  • Algumas ilhas caribenhas como Bahamas, Barbados, Jamaica, Aruba e Curaçao;
  • Destinos da América do Sul como Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Chile;
  • Países da América Central como Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá;
  • México, na América do Norte;
  • Armênia, Líbano, Turquia e Catar, no Oriente Médio;
    Nova Zelândia, na Oceania;
  • Cabo Verde, Egito, Marrocos, África do Sul e Moçambique, na África.

Entre os países que o passaporte brasileiro exige visto e os europeus não, está os Estados Unidos, um dos principais destinos de férias.
E você tem um passaporte valioso? Já teve vantagens como a isenção de visto com o passaporte de outra nacionalidade? Conta pra gente!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Recent Posts

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás