Passaportes mais valiosos: conheça o top 10

Europa  / 

Você sabia que há 199 passaportes de diferentes países no mundo? Você imagina quais sejam os passaportes mais valiosos? E o que os torna poderosos?

O passaporte é a porta de entrada para o mundo. Mas, dependendo da sua nacionalidade, com ele você pode ter facilidade ou não para entrar em alguns países.

Desde 2006, a empresa de assessoria para cidadania e residência Henley & Partners divulga, em tempo real, um ranking global com a classificação dos países que possuem os passaportes mais valiosos do mundo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Neste artigo, você vai saber o que significa o Índice de Passaporte Henley & Partners, como é feita essa classificação e, é claro, quais são os países que possuem os passaportes mais valiosos no mundo em 2018, de acordo com o relatório feito em outubro de 2018 pela empresa.

Passaportes mais valiosos do mundo: Índice de Passaporte Henley & Partners

O Índice de Passaporte Henley & Partners nada mais é do que um ranking com todos os passaportes do mundo conforme o número de países que seus portadores podem viajar sem haver necessidade de visto.

Isto é: depois de diversas consultas dos passaportes de cada país, é feita uma classificação, que inicia com o passaporte do país em que seu titular consegue entrar em mais países sem a necessidade de ter visto.

Por exemplo, com o passaporte brasileiro você precisa de visto para entrar nos Estados Unidos. Cidadãos de muitos outros países não precisam dessa burocracia justamente porque possuem passaportes mais valiosos.

Quanto mais acessos o portador do passaporte tiver em diferentes países do mundo, mais poderoso seu passaporte é.

Parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

A classificação, que é feita todos os anos pela Henley & Partners, conta com a colaboração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que fornece à empresa dados exclusivos e aprimorados (por vasta pesquisa interna) sobre viagens mundiais.

Os regulamentos de vistos no mundo são analisados por essas empresas desde 2006. E este índice é atualizado em tempo real, assim que as alterações na política de vistos passam a vigorar.

O índice é o padrão de referência mais confiável para os cidadãos dentro da indústria de migração de investimento, juntamente com o Índice de Qualidade da Nacionalidade Henley & Partners – Kochenov.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Objetivo do ranking

Por meio do Índice de Passaporte Henley & Partners, é possível avaliar como está a mobilidade global e também saber como aumentar sua liberdade de viajar por meio da cidadania por investimento, assuntos que nós veremos adiante.

No site da empresa, você pode acessar listas de todos os países que você consegue entrar sem visto, com visto eletrônico (e-Visa), com visto na chegada ou com visto normal.

Além disso, você pode comparar a “potência” dos passaportes na plataforma.

A importância da mobilidade global

passaportes mais valiosos global

A economia está cada vez mais globalizada. Por isso, há uma necessidade maior de acessar os países sem visto. As pessoas não querem ficar restritas a imposições de seus países e buscam oportunidades de negócio, carreira, finanças e estilo de vida em escala mundial.

De acordo com o site Henley & Partners, atualmente, a população mais rica, especificamente, é mais moderna e transnacional do que nunca. Possui raízes e até cidadania em diversos países.

A conectividade global é um ponto crucial para criar e perseverar a riqueza. Seu valor aumentará na medida em que a instabilidade e a volatilidade regionais também aumentem.

Países com os passaportes mais valiosos

Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) apurou informações de 227 destinos e 199 passaportes de diferentes países para verificar quais são os passaportes mais valiosos do mundo, aqueles em que, como vimos, os cidadãos que possuem a nacionalidade conseguem entrar com mais facilidade em mais países.

Veja o ranking:

1º – Japão (entrada facilitada em 190 países do mundo);
2º – Singapura (189);
3º – Alemanha, Coreia do Sul e França (188);
4º – Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália e Suécia (187);
5º – Áustria, Estados Unidos, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido (186);
6º – Bélgica, Canadá, Irlanda e Suíça (185);
7º – Austrália, Grécia e Malta (183);
8º – Nova Zelândia e República Tcheca (182)
9º – Islândia (181);
10º – Hungria, Eslovênia e Malásia (180).

Observação: os dados apresentados são referentes ao dia 09/10/2018, ultimo relatório apresentado pela Henley & Partners. A plataforma é atualizada constantemente no decorrer do ano, buscando manter a confiabilidade, caso mudanças sejam feitas nos vistos dos países.

Considerações

1. Repare que primeira colocação não é mais ocupada por um país europeu. A Alemanha perdeu o posto para o Japão e Singapura, que ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda posição no ranking. O país germânico está na terceira colocação.

2. O país nipônico é o que oferece aos seus cidadãos a possibilidade de acessar mais países sem visto ou recebê-lo na chegada. O passaporte japonês superou o da Singapura, depois que ganhou livre acesso a Myanmar no início deste ano.

3. Outro ponto de destaque é que os Estados Unidos (5º passaporte mais valioso) e a China (71º passaporte mais valioso, com livre acesso a “apenas” 74 países), duas grandes potências mundiais, não aparecem no top 3 da tabela.

4. O Brasil ocupa a 16ª posição e os portadores do passaporte brasileiro podem visitar 171 países sem que seja preciso ter visto ou recebendo visto de chegada.

5. Na lanterna da tabela estão o Afeganistão e o Iraque, que possuem somente 30 destinos para os quais os seus cidadãos podem ir sem vistos, ocupando, portanto, o 106º lugar.

Veja quantos países tem a Europa: dentro e fora da União Europeia.

passaportes mais valiosos global ranking

No site do Henley & Partners pode verificar a lista completa de todos os países avaliados.

Passaporte português

Segundo informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o cidadão português tem um dos passaportes mais valiosos em 2018, de acordo com o Índice de Passaporte Henley & Partners, que avalia tanto a mobilidade, quanto a licença de estadia permitidas de acordo com a documentação de cada país.

Como vimos, Portugal ocupa a 5ª posição e essa colocação é partilhada com outros países: Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Áustria, Luxemburgo e Noruega.

Portugal subiu da sexta colocação, com 171 destinos, para o quinto lugar e tem, atualmente, 186 destinos sem a necessidade de visto. Apesar disso, segundo o ranking, o país apresenta resultados espetaculares: desde 2006, está entre as 10 primeiras colocações na tabela.

Principais programas de cidadania por investimento

Há diversos países que realizam programas de cidadania por investimento para atrair capital e, em consequência, o cidadão adquire sua cidadania no país, beneficiando-se com ela.

A Áustria, 5ª colocação, Malta, 7ª, e o Chipre, 15ª, se destacam na classificação global dos países com programas de cidadania por investimento.

Com o passaporte em mãos, que tal aproveitá-lo para visitar a Europa? Leia o artigo que eu fiz e entenda quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.