Categories: Portugal

Opinião: Por que os jovens brasileiros se apaixonam por Portugal

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Portugal vem sendo, nos últimos anos, um dos principais destinos de escolha da nova geração, que optou por estudar e morar fora. O interesse pelo país e pelas oportunidades que essa experiência pode proporcionar atrai cada vez mais pessoas. Hoje, vou te contar porque os jovens brasileiros se apaixonam cada vez mais por Portugal.

A nova geração e o país irmão

Decidir morar e estudar fora, não é uma tarefa fácil, mas é extremamente empolgante. Depois que tomamos essa decisão, surgem algumas questões que devem ser resolvidas. A principal delas, inicialmente: qual país devo escolher?
Nos últimos anos, é crescente a busca dos jovens brasileiros por informações relacionadas à viver e estudar em Portugal. Seja para fazer um intercâmbio, licenciatura ou mestrado, a nova geração embarca para Portugal e muitas vezes ao acabar o ciclo de estudos, continuam para trabalhar no país e construir sua vida. Conheçam quais são as razões que fazem os jovens brasileiros gostarem tanto do nosso país irmão.
Leia também o artigo de opinião “Minha experiência no Mestrado em Portugal“.

Os motivos: quais são eles?

Portugal é um país completo. Dentre suas milhares de características que atraem os jovens, temos principalmente a segurança, o custo de vida e a possibilidade de estudar por um valor muito mais em conta do que as faculdades privadas do Brasil oferecem.

As universidades

O ensino em Portugal é de alta qualidade. Além disso, existem dezenas de universidades e politécnicos em Portugal com muitas opções de cursos. Os valores das propinas (mensalidades) são na maioria das vezes, mais baixos do que encontramos no Brasil, possibilitando que o aluno realize um mestrado de excelência e outras especializações no país.
Portugal possui universidades de muita tradição, reconhecidas mundialmente. A cultura associada às tradições acadêmicas (como a queima das fitas, por exemplo), encantam os jovens.
Conheça aqui quais são as melhores Universidades de Portugal.

Andar com o celular na rua sem se preocupar, é uma realidade

Sempre digo, para todas as pessoas que me perguntam sobre a segurança do país: “Em Portugal, eu me sinto totalmente segura para andar com o celular na mão, atender a alguma chamada na rua, sendo isso durante o dia ou durante a noite”. Não só andar com celular, como bolsa e carteira também.
É claro que devemos tomar cuidado e ter atenção em qualquer lugar do mundo, mas o que quero dizer, é que sim, a segurança é muito alta. Esse assunto é um dos principais que ouço, entre os jovens brasileiros que afirmam não trocar mais Portugal pelo Brasil. A segurança e consequentemente a sensação de não estar o tempo todo com medo, é uma prioridade da nova geração.
E você quer saber quanto custa fazer mestrado em Portugal? Descubra.

A beleza da terra lusitana

Portugal é um país muito bonito, com várias cidades que possuem particularidades e grande beleza. A possibilidade de conhecer cada cantinho das terras lusitanas é um dos fatores que chama muito a atenção dos jovens. É incrível poder notar as diferenças entre Porto e Lisboa, conhecer as tradições de Coimbra, passar um dia em Aveiro e no inverno ir passear na Serra da Estrela.
Veja também regiões de Portugal: saiba quais são e as características de cada uma.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

As viagens para outros países

É muito fácil conseguir dar um pulo na Espanha, ou mesmo passar quatro dias na Itália. Com voos diretos para muitos países da Europa, Portugal é um país muito bem localizado.
Saiba como é voar com companhia aérea low cost.

A facilidade da comunicação

Falar a mesma língua do país de destino, facilita muito quando decidimos morar fora. Apesar das diferenças linguísticas, a compreensão vai ficando mais fácil conforme o tempo vai passando, e logo você vai deixar escapar um “pois” em alguma frase.
Para quem está indo estudar, as aulas ministradas em português facilitam bastante, mas atentem-se nos editais e descrições dos cursos de mestrado, afinal muitas vezes podem utilizar o inglês como opção.
Dicionário de português de Portugal: veja as diferenças em relação ao português do Brasil.

Um pouco do Brasil em Portugal

Quando eu vivi em Coimbra, morei em uma casa em que a dona é brasileira, natural de Belo Horizonte. Eu sou de São Paulo. Fiz amigos que moram no Sul, no Norte, no Nordeste e no Sudeste do Brasil. Fico pensando que se não tivesse ido para Portugal, talvez nunca tivesse a oportunidade de conhecer tantos brasileiros de diferentes partes do país.
Você provavelmente vai encontrar muitos brasileiros, onde quer que decida viver na terra lusitana, principalmente nas grandes cidades como Porto e Lisboa. E esse número aumenta consideravelmente nas faculdades. Além de fazer muitos amigos portugueses, você também sempre vai ter como se lembrar de casa.

A experiência de morar fora

Apesar de me sentir em casa em Portugal, sempre tive a noção de que estava muito distante do meu lar, no Brasil. Não é tão fácil ficar longe da família e dos amigos, mas a experiência de morar fora te ensina muitas coisas.
A busca pelo novo, principalmente em um país tão especial é um dos principais motivos pelos quais os jovens brasileiros se apaixonam por Portugal.
E aí? Você está pronto para viver essa experiência, em Portugal ? Veja 10 dicas para morar fora.
Para viver essa aventura, é preciso muito planejamento. Quer ajuda? Sugerimos o nosso Programa Morar em Portugal. São 22 aulas em vídeo que apresenta todas as informações necessárias, desde o planejamento até o período de adaptação no país. Vale a pena!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Yara Reis

Yara é farmacêutica e pós-graduanda em metodologias ativas para a educação. Totalmente apaixonada por viagens e conhecer novas culturas, ama compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita. Realizou um grande sonho fazendo intercâmbio na Califórnia em 2016, e mobilidade acadêmica em Coimbra no ano seguinte. Paulista que se encantou pelo Porto, mas é louca por Londres, não consegue decidir qual é sua cidade preferida. Adora fazer um mochilão e acredita que conhecer grande parte do mundo é possível. Sempre que tem a chance dá dicas de gastronomia, pontos turísticos e cidades diferentes. Seu amor pela Europa começou há 3 anos e desde então morou em Portugal e viajou pela Espanha, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália.

Recent Posts

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás