Portugal vem sendo, nos últimos anos, um dos principais destinos de escolha da nova geração, que optou por estudar e morar fora. O interesse pelo país e pelas oportunidades que essa experiência pode proporcionar atrai cada vez mais pessoas. Hoje, vou te contar porque os jovens brasileiros se apaixonam cada vez mais por Portugal.

A nova geração e o país irmão

Decidir morar e estudar fora, não é uma tarefa fácil, mas é extremamente empolgante. Depois que tomamos essa decisão, surgem algumas questões que devem ser resolvidas. A principal delas, inicialmente: qual país devo escolher?
Nos últimos anos, é crescente a busca dos jovens brasileiros por informações relacionadas à viver e estudar em Portugal. Seja para fazer um intercâmbio, licenciatura ou mestrado, a nova geração embarca para Portugal e muitas vezes ao acabar o ciclo de estudos, continuam para trabalhar no país e construir sua vida. Conheçam quais são as razões que fazem os jovens brasileiros gostarem tanto do nosso país irmão.
Leia também o artigo de opinião “Minha experiência no Mestrado em Portugal“.

Os motivos: quais são eles?

Portugal é um país completo. Dentre suas milhares de características que atraem os jovens, temos principalmente a segurança, o custo de vida e a possibilidade de estudar por um valor muito mais em conta do que as faculdades privadas do Brasil oferecem.

As universidades

O ensino em Portugal é de alta qualidade. Além disso, existem dezenas de universidades e politécnicos em Portugal com muitas opções de cursos. Os valores das propinas (mensalidades) são na maioria das vezes, mais baixos do que encontramos no Brasil, possibilitando que o aluno realize um mestrado de excelência e outras especializações no país.
Portugal possui universidades de muita tradição, reconhecidas mundialmente. A cultura associada às tradições acadêmicas (como a queima das fitas, por exemplo), encantam os jovens.
Conheça aqui quais são as melhores Universidades de Portugal.

Andar com o celular na rua sem se preocupar, é uma realidade

Sempre digo, para todas as pessoas que me perguntam sobre a segurança do país: “Em Portugal, eu me sinto totalmente segura para andar com o celular na mão, atender a alguma chamada na rua, sendo isso durante o dia ou durante a noite”. Não só andar com celular, como bolsa e carteira também.
É claro que devemos tomar cuidado e ter atenção em qualquer lugar do mundo, mas o que quero dizer, é que sim, a segurança é muito alta. Esse assunto é um dos principais que ouço, entre os jovens brasileiros que afirmam não trocar mais Portugal pelo Brasil. A segurança e consequentemente a sensação de não estar o tempo todo com medo, é uma prioridade da nova geração.
E você quer saber quanto custa fazer mestrado em Portugal? Descubra.

A beleza da terra lusitana

Portugal é um país muito bonito, com várias cidades que possuem particularidades e grande beleza. A possibilidade de conhecer cada cantinho das terras lusitanas é um dos fatores que chama muito a atenção dos jovens. É incrível poder notar as diferenças entre Porto e Lisboa, conhecer as tradições de Coimbra, passar um dia em Aveiro e no inverno ir passear na Serra da Estrela.
Veja também regiões de Portugal: saiba quais são e as características de cada uma.

As viagens para outros países

É muito fácil conseguir dar um pulo na Espanha, ou mesmo passar quatro dias na Itália. Com voos diretos para muitos países da Europa, Portugal é um país muito bem localizado.
Saiba como é voar com companhia aérea low cost.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

A facilidade da comunicação

Falar a mesma língua do país de destino, facilita muito quando decidimos morar fora. Apesar das diferenças linguísticas, a compreensão vai ficando mais fácil conforme o tempo vai passando, e logo você vai deixar escapar um “pois” em alguma frase.
Para quem está indo estudar, as aulas ministradas em português facilitam bastante, mas atentem-se nos editais e descrições dos cursos de mestrado, afinal muitas vezes podem utilizar o inglês como opção.
Dicionário de português de Portugal: veja as diferenças em relação ao português do Brasil.

Um pouco do Brasil em Portugal

Quando eu vivi em Coimbra, morei em uma casa em que a dona é brasileira, natural de Belo Horizonte. Eu sou de São Paulo. Fiz amigos que moram no Sul, no Norte, no Nordeste e no Sudeste do Brasil. Fico pensando que se não tivesse ido para Portugal, talvez nunca tivesse a oportunidade de conhecer tantos brasileiros de diferentes partes do país.
Você provavelmente vai encontrar muitos brasileiros, onde quer que decida viver na terra lusitana, principalmente nas grandes cidades como Porto e Lisboa. E esse número aumenta consideravelmente nas faculdades. Além de fazer muitos amigos portugueses, você também sempre vai ter como se lembrar de casa.

A experiência de morar fora

Apesar de me sentir em casa em Portugal, sempre tive a noção de que estava muito distante do meu lar, no Brasil. Não é tão fácil ficar longe da família e dos amigos, mas a experiência de morar fora te ensina muitas coisas.
A busca pelo novo, principalmente em um país tão especial é um dos principais motivos pelos quais os jovens brasileiros se apaixonam por Portugal.
E aí? Você está pronto para viver essa experiência, em Portugal ? Veja 10 dicas para morar fora.
Para viver essa aventura, é preciso muito planejamento. Quer ajuda? Sugerimos o nosso Programa Morar em Portugal. São 22 aulas em vídeo que apresenta todas as informações necessárias, desde o planejamento até o período de adaptação no país. Vale a pena!