Mudar de país tem vários desafios, entre eles a língua. Mesmo que você seja fluente, é preciso se adaptara a alguns detalhes e diferenças linguísticas, como as gírias, as expressões locais, etc. Por isso, muito brasileiros pensam logo em Portugal como uma opção pela facilidade com o idioma, afinal, todos falamos português.
Mas não é bem assim. Em julho de 2020 escrevi um conteúdo sobre o questionamento persistente do “Você fala brasileiro?“. A verdade é que quando você chega em Portugal percebe que existem mais diferenças do que se podia imaginar e até entender tudo vai levar um tempinho.
Vamos fazer um teste? Será que você entende todos os termos em português de Portugal deste texto?

Você entende português de Portugal? No dia a dia

A vida em Portugal é muito tranquila, apanhar o autocarro diariamente ou o metro para ir trabalhar é algo corriqueiro e tem paragem para todo lado. Também dá pra pegar uma boleia com os amigos. Mas se você prefere caminhar, sem problema, as viaturas param na passadeira para os peões passarem. Em horário de ponta pode ser a melhor opção, pois o trânsito fica condicionado e os condutores acabam se passando.
Mas calma, nem tudo é estresse no dia a dia, no supermercado, por exemplo, não tem muito segredo. Na bicha do talho basta pegar o ticket (lê-se tickê) e esperar para pedir umas bifanas, um bife da vazia ou redondo. Se for à padaria, são muitas as opções: cacetinho, biju, pão de mistura, bolo do caco, pão da avó. Você pode até arriscar no pão brasileiro, mas vá lá, é igual ao nosso só no nome.

Levante suas compras em Português
“Levantar as compras” quer dizer “retirar as compras” em Português de Portugal

Na hora de escolher as frutas e legumes, pode ter confusão. Abobrinha vira curgete, abacaxi é ananás, limão é lima e limão-siciliano é só limão. Não esquece dos pimentos, que não tem nada de ardido, isso é piri-piri.
Na hora de pagar, vai tirar saco? Para não ter erro, leve o seu saquinho para as compras ou vai ter que pagar.
Descubra tudo sobre a cultura portuguesa.

Na hora das compras

Para ir às compras não tem segredo. Primeiro é observar a montra, se alguma coisa lhe atrair é hora de entrar.
Pede para ver as sapatilhas, mas é apresentado aos tênis. Não entende nada, e aponta para as sapatilhas, ora, mas aquelas são sabrinas.
Hora de ir para as lojas de roupa, mas a confusão pode ser maior ainda. Meia-calça é collant, calcinha é cueca e cuecas são boxes. Ou seja, se for comprar roupa íntima, vê lá o que pede.
Se precisar comprar uma calça de ganga são muitas as opções. O mesmo se precisa de uma camisola para ir trabalhar.
No inverno, um sobretudo ou um casaco de pele resolve a situação. Uma gabardina também ajuda a proteger da chuva.

Em casa

Precisou ir à casa de banho? Pronto, é tudo igual, mas tudo deferente. Chuveiro é o duche, pia é lavatório, vaso é sanita e a descarga é autociclismo. Mas fica tranquilo que, na prática, funciona igualzinho.
Na cozinha, pega o tacho que é hora de preparar a sopa. Abre o frigorífico para escolher os ingredientes, na dúvida tira o bife da arca mais cedo que é para descongelar e prepara a sertã.
Descubra mais diferenças entre a cultura portuguesa e brasileira.

Na hora de comer

Na hora do pequeno-almoço uma tosta-mista com um pingo, no Porto, ou bica, em Lisboa, pode ser uma boa opção ou um galão, se quer logo acordar. Se prefere algo gelado, um sumo de laranja é perfeito, mas nada de sumol, deixa para o almoço.
Aliás, depois da refeição não pode faltar uma chávena de café e uma natinha para adoçar.
No jantar você pode escolher entre um fino, um príncipe ou uma girafa. Na ementa não pode faltar umas boas opções de bacalhau, a Braga, a Brás, com natas, hum! Mas bom mesmo é ao Zé do Pipo, que leva bacalhau, Zé e Pipo.
entender o português
Conheça os principais pratos da culinária portuguesa.

Nos estudos

As propinas são quase um palavrão, mas pode pagar sem medo, é só incluir o contribuinte que tá tudo certo. O portátil faz parte do dia a dia dos estudantes e o rato, não se assuste, pode ser um grande companheiro.
É de praxe a praxe para os caloiros, pelo menos na licenciatura. Mas pronto, se não quiser se trajar, nem precisa participar. Só não deixe de participar da Queima das Fitas ou do Enterro da Gata, como é conhecida a festa de formatura em Braga.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.

Saber Mais →

Confira 17 frases e palavras do Português de Portugal muito estranhas para brasileiros.

Você entende português de Portugal? Desporto e ginásio

Em dias de jogos do Porto, os adeptos saem as ruas para comemorar quando a equipa marca um golo. E vão à loucura quando o guarda-redes defende uma bola do Benfica. Mas quando a bola bate nos gêmeos é uma dor só.
Hora de perder os quilinhos ganhos com todos os quitutes portugueses, se inscrever no ginásio é fácil. Mas se entender com o funcionamento leva tempo, tem que se trocar no balneário, as aulas coletivas tem nomes diferentes. No fim, dá pra perder os quilinhos.
Fico por aqui, que já está longo para ler pelo telemóvel. Se não entendeu nada ou tem dúvidas, é hora de conhecer o nosso dicionário de português de Portugal e ir marcando as palavras novas no vocabulário de português de Portugal!