Como é estudar na Porto Business School? A experiência de 2 alunos brasileiros

Muitos estudantes brasileiros buscam qualificação profissional no exterior para melhorar o currículo, adquirir novas experiências internacionais e conhecer uma nova cultura. Uma grande oportunidade é estudar na Porto Business School, uma escola de negócios em Portugal que atrai estudantes do mundo todo por ser considerada uma das melhores em toda a Europa.

Você pensa em estudar na Porto Business School? Acompanhe o artigo abaixo e veja como foi a experiência de dois brasileiros na escola de negócios e se eles recomendam a experiência. Vamos lá?

Conheça a Porto Business School

Para quem ainda não conhece, a Porto Business School é a escola de negócios da Universidade do Porto. Ela foi criada em 1988 por um conjunto de 36 empresas nacionais e internacionais, juntamente a Universidade do Porto, com a missão de permitir pessoas e empresas se tornem agentes de mudança ao longo da vida, através do espírito empreendedor e da inovação.

Além disso, a escola de negócios também tem o compromisso de aliar o desenvolvimento da economia com a sustentabilidade.

Entrada da Porto Business School

Estudantes brasileiros na Escola de Negócios

Ao estudar na Porto Business School, os alunos têm acesso a diversos cursos de MBA e pós-graduação na área da administração (gestão, como se diz em Portugal) como programas internacionais para alunos não-europeus. Além disso, os brasileiros, por pertencerem à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), possuem desconto nas mensalidades da instituição.

Além disso, a PBS oferece um suporte aos estudantes internacionais, orientando caso a caso. Também, no site da escola é possível encontrar as melhores recomendações para estudantes internacionais como dicas sobre transporte, visto de estudante, seguros e um contato para suporte.

Nós já escrevemos um artigo completo sobre a Porto Business School, se quiser saber mais, confira.

Conheça quem já estudou na Porto Business School

Para saber mais como é estudar na Porto Business School, vamos conhecer dois alunos brasileiros que estudaram na Escola de Negócios. Veja como foram suas experiências e como essa oportunidade foi importante em suas vidas.

Pedro Cedotti tem 25 anos e é Bacharel em Teologia (pela Faculdade Kurios) e Tecnólogo em Recursos Humanos (pela Anhembi Morumbi). Já na PBS, Pedro cursou People Management (11ª Edição) no 2º semestre de 2019. Ele conheceu a PBS em uma viagem ao Porto com o pai, pegou um panfleto da escola e se interessou em conhecer mais.

Pedro Cedotti
Imagem do arquivo pessoal de Pedro Cedotti

Também vamos conhecer Karen Kayano, que tem 31 anos e é formada em Arquitetura e Urbanismo com pós-graduação no Brasil em Gestão Estratégica de Projetos. Na Porto Business School, ela cursou Marketing Management com início no 2º semestre de 2018. Ela conheceu a PBS ao procurar na internet de escolas de marketing em Portugal.

Karen Kayano
Imagem do arquivo pessoal de Karen Kayano

Por que escolheram estudar na Porto Business School?

São vários os motivos que levam estudantes a escolher estudar na Porto Business School.

Pedro – Desde o processo inicial de contato, percebi o profissionalismo e valorização da escola em ter novos alunos, bem como conectar-nos a outros para experiências profissionais.

Karen – Eu buscava uma escola que estivesse conectada com o ambiente corporativo, que fosse uma escola de negócios onde eu pudesse ter contato e experiências multidisciplinares nesse sentido e que tivesse reconhecimento enquanto instituição.

Como a formação na PBS contribuiu/vai contribuir com o seu percurso profissional?

Pedro – Sem dúvidas; a experiência de estudos já aqui traz muito mais tranquilidade até mesmo para uma etapa de entrevista, perceber a linguagem de um recrutador de uma empresa da Europa; é de facto muito distinto da visão de Recursos Humanos do Brasil (em minha concepção: outras culturas refletem em outras prioridades para contratação dentro das organizações).

Karen – Felizmente, estou trabalhando desde o ano passado. Contudo, não sei dizer o quanto o curso em si colaborou para a minha empregabilidade. Acredito que o fato de eu ter investido em uma nova área de conhecimento, que complementa minhas formações anteriores e em outro país, diz muito sobre meu perfil pessoal e profissional e isso também pode ser um diferencial no meu CV.

MBA na Europa: como funciona, os melhores cursos e como financiar.

Como foi a experiência de morar no Porto?

Pedro – Incrível! Não imagino uma cidade melhor para escolher dentro de Portugal (para não dizer de toda a Europa!) para se viver: O acolhimento, cultura, alimentação, aprendizado; levam-me somente a um sentimento de gratidão.

Morar na cidade do Porto Portugal

Karen – Viver aqui tem sido uma boa experiência. Vindo de uma cidade como São Paulo e há alguns anos buscando diminuir o ritmo acelerado, encontrei aqui a qualidade de vida esperada. Apesar disso, o meu lado urbano e cosmopolita sente um gap na cidade em relação à variedade gastronômica, atividades culturais e referências de moda, que é minha área de atuação.

Em contrapartida, Porto é uma cidade muito segura, com clima agradável e configuração geográfica privilegiada como poucas, acredito eu: praia, rio e montanha a poucos quilômetros, isso nos permite ter um contato diário com a natureza, se assim desejasse.

Morar nos arredores do Porto: conheça as melhores cidades próximas.

Você recomendaria a experiência de estudar no Porto e na PBS para outros estudantes brasileiros?

Pedro – Com certeza. Entendo que questões financeiras podem dificultar um passo desses, mas se há condições de escolha e a PBS está entre uma dessas para este estudante, arrisco dizer que não irá se arrepender.

Karen – Recomendo, pois sou uma pessoa que acredita que investir em conhecimento assim como viajar, são ativos e experiências que nunca lhe serão retirados e penso que sempre vale a pena se soubermos extrair o melhor de cada momento.

Posso dizer que, para o meu objetivo atual, estudar no Porto e na PBS fez sentido apesar do alto investimento, não apenas a nível financeiro, mas também, emocional. Estar imensa, mesmo a nível acadêmico até então me fez compreender melhor a cultura e os costumes uma vez que grande parte dos meus colegas, assim como os docentes eram nativos.

Por fim, consegui me colocar no mercado de trabalho europeu, na área que pretendia atuar.

Seu conselho para quem quer estudar na Porto Business School em Portugal

Karen – É essencial estar financeiramente planejado e ter uma reserva de segurança bem estruturada ainda mais com a situação que estamos vivendo no cenário Covid-19.

Falar com pessoas que estão vivendo no lugar que se pretende estudar / morar é importante para tirar dúvidas mais específicas e penso que nesse tipo de conversa é possível perceber também como as pessoas estão sentindo ao falar sobre o assunto.

Autoconhecimento em relação a seu estilo de vida e prioridades para entender se o país oferece o que você entende como pontos importantes para sua felicidade.

Empreender não é fácil, ser colaborador em uma empresa também não, viver em uma nova sociedade muito menos. Então, estar com o emocional fortalecido é primordial, pois a vida de imigrante não é simples, acredito que em nenhum lugar. Existem muitas questões culturais e burocráticas que precisam ser superadas e absorvidas.

Apesar disso, se você for resiliente, ter a mente aberta e saber aproveitar as oportunidades, terá uma ótima experiência de vida que com certeza fará muita diferença no seu futuro.

Aula na Porto Business School
Imagem de reprodução do site da UPorto Sigarra

Dicas para quem planeja estudar na Porto Business School

Pedro – Eu sou cristão, acredito que há Alguém a cuidar de mim e meus planos. O que posso dizer é que, no decorrer dos planos, haverão muitos momentos em que não haverá mais nada a ser feito se não esperar (o retorno da escola, um documento importante por um órgão para continuar com os planejamentos da viagem).

Além disso, tenho duas sugestões:

1 – Podem parecer que são assuntos que não acabam mais para lidar e lembrar até a viagem. Então uma planilha simples pode ser muito útil para ter certeza de que tudo está no acompanhamento. Eu utilizava o Excel como um check list mesmo para escrever: o tema, qual o status, e quando precisarei rever aquele assunto (caso estivesse no aguardo de uma resposta).

2 – Quando estiverem muito bem encaminhados os detalhes da sua ida; e até da inscrição da escola; perceberá a importante etapa de fazer determinados pagamentos já aqui em Portugal (ainda que você não esteja aqui), então considere encaminhar valores o mais cedo possível para sua conta daqui, ou de alguém que possa auxiliá-lo nesse processo; pois as “propinas” (boletos) da escola, ou até mesmo o aluguel do quarto que precise reservar; provavelmente não terão essa flexibilidade para você acertar via internacional.

Então, se tiver algum conhecido, ainda que em outro país, pode ser de enorme ajuda (pois os documentos possuem vencimentos).

Vale a pena estudar na Porto Business School?

A Porto Business School é considerada uma das melhores escolas de negócios da Europa. Por isso, é uma excelente opção que quem deseja estudar sobre negócios e ainda conhecer Portugal e sua cultura.

Os nossos entrevistados tiveram uma boa experiência com a Instituição e com a vida no Porto, será que você vai ser o próximo? Conta para a gente nos comentários!

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube