Categories: InglaterraVisto

Visto de trabalho na Inglaterra: conheça os tipos e como solicitar

Andar pelas ruas de Londres, aproveitar uma vida mais segura e ganhar em libras esterlinas. Esses são alguns dos desejos dos brasileiros que sonham em viver na terra da Rainha Elizabeth. No entanto, é preciso conseguir o visto de trabalho na Inglaterra antes de se mudar.

Confira o nosso artigo a seguir e veja onde encontrar trabalho na Inglaterra, quais os tipos de visto e os requisitos necessários para conseguir o seu. Vamos lá?

Perguntas Respostas
Como tirar visto de trabalho para a Inglaterra? Acesse o site do Governo Britânico e preencha a solicitação de visto de trabalho correspondente à atividade que você pretende desempenhar na Inglaterra.
Como ir para Londres trabalhar? Para trabalhar em Londres, é necessário ter um visto de trabalho de longa ou curta duração. Isso depende do contrato de trabalho e do seu objetivo ao viajar para o país.
O que é preciso para trabalhar na Inglaterra? Além do passaporte, é necessário ter um visto de trabalho, comprovar o vínculo empregatício e demonstrar que tem condições financeiras.

Como conseguir o visto de trabalho na Inglaterra?

O processo para solicitar o visto de trabalho na Inglaterra depende do seu país de origem e o tipo de passaporte que você tem. No geral, a aplicação pode ser feita em um centro de solicitação de visto ou pelo aplicativo “UK Immigration: ID Check”.

Após acessar o aplicativo, você será informado se precisa ou não comparecer em um centro de solicitação de vistos. Outra alternativa para solicitar o visto é através do site do Governo Britânico seguindo os quatro passos simples abaixo:

  1. Acesse o site do Gov.UK na seção de vistos para trabalhar no Reino Unido e escolha o tipo de visto que deseja aplicar;
  2. Preencha a sua inscrição online e selecione o centro de solicitação de visto para o Reino Unido (UK Visa Application Centre — VAC) mais próximo. No site também é possível preencher o formulário de aplicação, pagar a taxa e marcar o comparecimento no VAC para iniciar o processo;
  3. No dia marcado, chegue com no mínimo 15 minutos de antecedência. Se você gosta de causar uma boa impressão, vá bem arrumado, pois além de receber os documentos e colher as digitais, será tirada uma foto na hora;
  4. Após a entrevista, você receberá um recibo, que será exigido para retirar os seus documentos. Você pode escolher entre receber a sua documentação em pessoa no centro de solicitação ou pelos correios.

Quem pode solicitar o visto de trabalho inglês?

Qualquer pessoa sem histórico criminal e com um propósito no país pode solicitar um visto na Inglaterra. Também quem tem matrícula em universidade, contrato de trabalho ou vínculo à organização de caridade e eventos pode solicitar entrada e permanência.

Para ter o pedido de visto de trabalho na Inglaterra aprovado, além da documentação exigida pelo governo, é preciso comprovar:

  • Nível de inglês adequado para se comunicar com nativos;
  • Matrícula em uma instituição de ensino — para estudantes;
  • Proposta de emprego — para trabalhadores comuns — e que receberá um salário adequado para se sustentar;
  • Capital, de pelo menos, dois milhões de libras para investir em um negócio, no caso de investidores;
  • Está apto a viajar e disponibilizar o seu histórico dos últimos cinco anos;
  • Receber um salário mínimo superior a £ 25.600 por ano ou £ 10,10 por hora.
  • Apresentar certidão negativa. O documento comprova a situação legal e informa a existência ou não de registros criminais no seu país de origem e outros em que possa ter vivido nos últimos 10 anos.

Se você deseja ter o acompanhamento de um advogado especializado na solicitação de vistos para a Inglaterra, indicamos os serviços do escritório London Help 4 You. Com 21 anos de experiência no setor, a equipe poderá auxiliar em todo o processo, tornando sua solicitação do visto de trabalho mais segura e eficiente. É da confiança do Euro Dicas.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Quais os tipos de visto de trabalho na Inglaterra?

Os vistos de trabalho na Inglaterra só podem ser solicitados, na maioria dos casos, se você já possui uma oferta de emprego formal no país. Além disso, são aplicados de acordo com o tipo de trabalho e qualificação do requerente. Vale lembrar ainda que investidores e empreendedores também precisam de visto.

Até recentemente, as categorias de vistos para quem pretende trabalhar na Inglaterra eram chamadas de Tier e iam do 1 a 5. Mas o processo de visto teve algumas alterações e vários deles foram encerrados, ou apenas aparecem com outro nome.

Portanto, esteja atento ao escolher a modalidade de aplicação do visto de trabalho na Inglaterra porque não é possível simplesmente alterar para outra categoria. Apenas alguns vistos permitem a mudança e o processo é demorado e exigente. Veja abaixo as principais categorias.

Visto de trabalho de longa duração

Antes chamado de Tier 2, o visto para trabalhador qualificado é o mais comum, voltado para profissionais altamente qualificados que já possuem oferta de trabalho de uma empresa inglesa ou certificado de patrocínio. Há 5 classificações para esse visto:

  • Visto de trabalhador qualificado;
  • Visto de trabalhador de saúde e cuidados;
  • Vistos para transferência interna na empresa;
  • Visto de Ministros Religiosos;
  • Visto para esportistas.

Para poder solicitar esse visto, é preciso provar proficiência em inglês. Além disso, ele permite a estadia por cinco anos, na maioria dos casos. Já o visto para ministros religiosos e esportistas, a permanência permitida é de três anos.

Os valores das taxas dependem do visto solicitado, variando de £625 a £1.423. Os valores detalhados podem ser consultados no site do governo.

Visto para trabalho de curta duração

O visto para trabalho de curta duração, antes chamado de Tier 5 e Tier 3, permite o trabalho temporário no país. As categorias disponíveis são:

  • Visto de trabalhador beneficente;
  • Visto criativo e esportivo;
  • Visto de intercâmbio autorizado pelo governo;
  • Visto de trabalhador por acordo internacional;
  • Visto de trabalhador religioso;
  • Visto de trabalhador sazonal;
  • Visto do esquema de mobilidade juvenil;
  • Visto de graduação.

Para solicitar esse visto, é preciso comprovar conhecimento em inglês e ter um patrocinador. Também, na maior parte dos casos, o requerente deve ter dinheiro suficiente para se manter no Reino Unido, normalmente, pelo menos £1.270 (cerca de R$6.620).

A duração também depende da categoria escolhida, mas permite a estadia, em média, de 12 a 24 meses.

As taxas dependem da categoria escolhida, mas na maioria dos casos, custa £259 (cerca de R$1.350). Consulte os valores no site oficial.

Para cada tipo de visto de trabalho na Inglaterra há uma documentação diferente que deverá ser apresentada.

Leia o nosso artigo e saiba quem tem direito e como requerer a cidadania britânica.

Vistos de investidor, desenvolvimento de negócios e talento

Outro visto de trabalho na Inglaterra é para investidores, desenvolvedores de negócios e novos talentos. As categorias disponíveis desse modelo são:

  • Visto de inovador;
  • Visto para abrir uma empresa inovadora no Reino Unido;
  • Visto para talento global;
  • Visto de investidor (Nível 1);

Esse visto é voltado para estrangeiros que planejam fomentar o mercado inglês, sendo permitido para aqueles que desejam investir em empresas inovadoras no país. Antes de se inscrever, a sua empresa ou ideia de negócio precisa ser avaliada por um órgão de aprovação do Reino Unido.

Os valores das taxas dependem da categoria e o visto permite a permanência entre dois e cinco anos. Ao estar no país com algum desses vistos, é possível solicitar a mudança de categoria.

Para solicitar o visto de investidor, é preciso investir 2 milhões de libras esterlinas ou mais no Reino Unido. Já o visto de talento global pode ser solicitado por quem prova ser um líder ou líder em potencial em uma das seguintes áreas: acadêmica ou pesquisa, Artes e Cultura ou tecnologia digital.

Conheça também o Scale Up Visa, um visto destinado a atrair mão de obra especializada para o país.

Posso trabalhar na Inglaterra com visto de turista?

Não!

O visto de turista padrão não autoriza que o viajante trabalhe como autônomo e exerça atividade remunerada ou não remunerada para uma empresa da Inglaterra. Nesse sentido, durante a sua estadia no país, você só pode fazer turismo, negócios ou cursos de até 6 meses.

Como vimos acima, para trabalhar legalmente na Inglaterra, é preciso solicitar o visto de acordo com o cargo que você planeja ocupar durante determinado período.

Documentos necessários

Ao chegar na sua entrevista no consulado da Inglaterra no Brasil, você deve estar em posse de:

  • Comprovante de agendamento impresso, recibo da taxa de visto e da taxa de serviço VAC;
  • Passaporte atualizado e válido, com ao menos 1 folha em branco, frente e verso;
  • 2 fotografias 3×4 atuais e coloridas;
  • Formulário de solicitação online impresso, assinado e datado;
  • Formulário de autoavaliação assinado e datado;
  • Extrato bancário, com valores que provem que tem como se sustentar no país período de avaliação;
  • Comprovante de fluência no idioma;
  • Atestado Médico (teste de tuberculose) e seguro de saúde;
  • Todos os documentos de suporte relativos à categoria de visto de sua solicitação.

O ideal é levar todos os documentos com tradução juramentada em inglês e autenticados por autoridades competentes, caso os originais sejam em outro idioma. Posteriormente à apresentação dos documentos não será mais possível submeter novos documentos. Uma vez aplicado, caso haja erros no pedido, será necessário recomeçar o processo.

Para mais informações sobre visto de trabalho na Inglaterra, você pode entrar em contato diretamente com a Embaixada Britânica no Brasil.

Conheça os principais documentos para morar na Inglaterra.

Quanto custa o processo do visto?

Isso irá depender do tipo de visto e quantas pessoas estão aplicando com você. Porém, é bom preparar o bolso. Fora a quantidade mínima exigida na sua conta bancária, ainda poderá pagar por:

  • Tradução juramentada dos documentos;
  • Viagem até o Centro de Solicitação (há apenas 5 no Brasil);
  • Validação de diploma pelo ENIC UK — £49,50 (cerca de R$260) + taxa de entrega;
  • Teste de proficiência em língua inglesa;
  • Entry Clearence (se o seu pedido for aprovado);
  • Work Permit (que é o visto de trabalho propriamente dito), cujo valor varia dependendo da categoria;
  • Sobretaxa de saúde (£624 por ano ou £3.120 para visto de 5 anos). Esse valor será destinado a cobrir os seus gastos e participação no NHS, o sistema de saúde da Inglaterra.

Parece muita coisa? A documentação exigida para o visto de trabalho na Inglaterra não é tão extensa, porém há regras rígidas a serem seguidas para entrar e viver no país. Quanto mais você investir no início, menos terá de se preocupar depois.

Quanto tempo dura o visto de trabalho?

A duração do visto de trabalho na Inglaterra depende do tipo de autorização que você solicitar. Para trabalhos temporários ou de curta duração, é possível ficar no país de 6 a 24 meses.

Já para os trabalhos de longa duração ou permanentes, a validade do visto é determinada pelo período estipulado no contrato empregatício. Normalmente, esse tipo de autorização costuma ser renovado a cada 5 anos.

Se você está interessado no visto de trabalho para a Inglaterra, veja este vídeo do canal Apure Guria! que mostra como consultar o site do governo, requisitos exigidos e como fazer o pedido do visto.

E depois que chegar na Inglaterra com visto de trabalho?

Finalmente cheguei para morar na Inglaterra e trabalhar! E agora? Busque fazer o seu National Insurance Number para garantir o seu acesso ao mercado de trabalho e outros benefícios, como o sistema de saúde.

Como enviar dinheiro para a Inglaterra?

Para se manter no país, você terá que se preparar financeiramente, pois o custo de vida na Inglaterra é elevado. Você só pode levar em espécie até 10 mil reais sem precisar declarar.

Portanto, a melhor forma de gerir o seu dinheiro caso você precise converter reais em libras é a transferência internacional. Através dos bancos você perde muito dinheiro com taxas, por isso, utilizar plataformas online, como a Remessa Online e a Wise, é a melhor forma de economizar.

Preparação é essencial

Para aproveitar bem a sua nova vida, é imperativo que você saia do Brasil com um planejamento muito bem traçado e faça uma extensa pesquisa sobre os hábitos e funcionamento das coisas no país. Se você gostar da vida por lá e decidir ficar de vez, é possível pedir o visto permanente após 5 anos morando no país.

E se você planeja se mudar para a terra da rainha com confiança, aproveite e confira o nosso Ebook Como Morar na Inglaterra. Nele, você vai encontrar informações completas para planejar a sua mudança com mais segurança.

FAQ – Perguntas frequentes

Com residência portuguesa posso trabalhar em Londres?

Não. Após a saída da Inglaterra da União Europeia é necessário solicitar o visto para trabalhar em qualquer cidade do Reino Unido, inclusive Londres.

Brasileiro precisa de visto para trabalhar na Inglaterra?

Sim, para poder trabalhar legalmente no país, os cidadãos brasileiros precisam obter um visto de trabalho.

Como trabalhar na Inglaterra depois do Brexit?

Para trabalhar na Inglaterra depois do Brexit os estrangeiros que residem nos países da União Europeia devem solicitar o visto de trabalho correspondente.

Portugueses precisam de visto para Inglaterra?

Sim, após o Brexit os portugueses e demais estrangeiros com cidadania europeia precisam de visto para trabalhar, estudar ou morar na Inglaterra.

Confira também os detalhes sobre o visto de cônjuge para Inglaterra.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Berlin School of Business and Innovation: como estudar na escola

Muitas pessoas que desejam impulsionar a carreira pensam em fazer uma formação na Europa. Se…

% dias atrás

Número de utente Portugal: guia rápido para obter o seu

O número de utente Portugal é crucial no sistema de saúde do país, assegurando acesso…

% dias atrás

Economia da Alemanha: instabilidades e projeções para 2024

Com pouco mais de 84 milhões de habitantes e um PIB que ultrapassa quatro trilhões…

% dias atrás

Economia na Irlanda: confira as projeções para 2024

A economia da Irlanda tem crescido muito nas últimas décadas. Mesmo enfrentando situações adversas como…

% dias atrás

Presidente de Portugal pede desculpas pelos crimes do período colonial: repercussão da fala de Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que o país foi responsável por uma série…

% dias atrás

Economia da Itália: conheça o cenário econômico em 2024

A economia da Itália tem diversos desafios ao longo de 2024, entre eles: o crescimento…

% dias atrás