Em 2022, a população de Portugal cresceu novamente e o país ganhou pouco mais de 46 mil residentes. Com esse aumento, o Portugal passa a ter 10,4 milhões de habitantes, segundo os dados recém divulgados do INE (Instituto Nacional de Estatística).

Chegada de imigrantes contribui para crescimento da população

O aumento, porém, não se deu pelo maior número de nascimentos, mas sim pelo constante ingresso de imigrantes no país.

O saldo migratório (diferença entre os que vieram morar no país e aqueles que deixaram Portugal), foi de pouco mais de 86 mil pessoas, número superior aos cerca de 72 mil em 2021.

Esta entrada de estrangeiros como residentes compensou o saldo natural negativo (diferença entre os nascimentos e as mortes), que ficou em pouco mais de 40 mil habitantes.

Mais mortes do que nascimentos

A tendência de saldos naturais negativos se mantém nos primeiros meses deste ano. Em abril de 2023, o número de mortes foi de 9,1 mil, valor inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

Mas este valor ainda é muito superior ao número de nascimentos (6,5 mil), confirmando a sequência de saldo negativo dos últimos anos, conforme os dados publicados pelo INE.

O número total de nascimentos nos quatro primeiros meses de 2023 foi superior ao verificado no mesmo período de 2022, mas não o suficiente para superar as mortes.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Neste mesmo quadrimestre de 2023, o valor acumulado do saldo natural foi mais baix0 do que o observado em 2022, nos 4 meses iniciais do ano. Confira na tabela:

2022 2023
Nascimentos no primeiro quadrimestre 25.566 27.028
Valor acumulado do saldo natural -17.791 -15.452

Ainda que os indicadores tenham melhorado, o saldo negativo (a quantidade maior de mortes do que de nascimentos) tem se mantido ao longo das últimas pesquisas publicadas.

Mais de meio milhão de estrangeiros

Se os nascimentos não ajudam a aumentar a população, o movimento migratório cumpre esse papel. De acordo com os resultados dos Censos 2021, Portugal tem mais de 540 mil estrangeiros vivendo no país, o que equivale a mais de 5% da população total. Os brasileiros são a maioria, representando quase 37% de todos os estrangeiros.

Ao longo da última década, houve um grande aumento de pessoas de países asiáticos e da União Europeia, com redução dos estrangeiros dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Além disso, entre os estrangeiros residentes no país, a fatia maior também é de mulheres (51%). A idade média da população estrangeira é de pouco mais de 37 anos, valor mais baixo do que o da população de nacionalidade portuguesa.

Cerca de 44% dos estrangeiros vivem em núcleos familiares com um filho, e pouco mais de 38% deles estão em estruturas familiares com dois filhos.

Veja no gráfico a seguir a distribuição da população estrangeira que mora em Portugal, conforme os dados do censo mais recente.

Distribuição da População estrangeira em Portugal
População estrangeira em Portugal por região de origem. Fonte: Relatório do Censo 2021 (INE)

Expectativa de vida cresce cerca de um ano na última década

O envelhecimento médio da população portuguesa se dá também pelo aumento da expectativa de vida.

Se por um lado há menos nascimentos, por outro as pessoas estão vivendo cada vez mais. Pelos dados do Censo de 2021, a expectativa média de vida da população portuguesa é de 80,96 anos ao nascimento, com uma vantagem para as mulheres (83,5 anos para o público feminino e 78,05 do masculino). Isso representa um ganho médio de 1,18 ano de vida ao longo da última década.

E nesses últimos 10 anos, os homens ganharam mais (+1,38 ano) do que as mulheres (+0,92 ano). Aos 65 anos, a esperança de vida foi estimada em 19,61 anos para o total da população. Em outras palavras, nesta idade os homens podiam esperar viver mais 17,76 anos e as mulheres mais 20,98 anos.

População cada vez mais envelhecida e levemente mais feminina

Os dados do INE também apontam que a proporção entre idosos e jovens é cada vez maior. Em 2022, eram quase 186 idosos para cada 100 jovens, uma diferença que não para de crescer (em 2021, eram 181 para cada 100).

Mesmo considerando que o número médio de filhos por mulher em idade fértil tenha aumentado um pouco (passou de 1,35 em 2021 para 1,43 em 2022), ainda está distante do que é preciso (acima de 2 por mulher) para repor o crescente número de mortes.

A idade média da população residente em Portugal é de cerca de 47 anos (era pouco mais de 45 anos em 2021). Na divisão por gênero, leve vantagem para o público feminino: são 5,4 milhões de mulheres contra 5 milhões de homens.