Validar diploma brasileiro na Espanha

Espanha  / 

Segundo as últimas pesquisas realizadas sobre o perfil dos brasileiros que pretendem viver uma temporada ou recomeçar a vida na Espanha, um dado importante é apresentado: A maioria possui estudos superiores terminados ou iniciados. Porém, será que o diploma brasileiro é aceito no Espanha?

A Espanha, através do seu órgão oficial de educação (Ministério de Educación) aceita estudos realizados no Brasil, sejam eles superiores ou não, desde que estejam aptos após passar pelo processo de convalidação e homologação no país.

Para isso, é imprescindível seguir à risca os requisitos exigidos e verificar se na Espanha o seu titulo universitário permite, por exemplo, atuar profissionalmente em condição igualitária com os espanhóis.

Você pode validar o diploma brasileiro na Espanha durante o ano inteiro e entre os requisitos é imprescindível reunir alguns documentos.

Documentos para validar diploma brasileiro na Espanha

  • O pagamento de uma taxa no valor de 160 € (euros) que poderá ser emitida diretamente na página oficial do Ministério de Educação Espanhol
  • Formulário de inscrição Oficial, devidamente, preenchido que está disponível para download também no site do Ministério de Educação.
  • Fotocopia Autenticada do seu RG e Passaporte
  • Fotocopia Autenticada da grade curricular em que conste o plano de estudo, total de carga horária do ano letivo e das matérias cursadas, a carga horária integral que tem o curso e por ultimo e não menos importante, o seu diploma devidamente assinado pelo responsável (Ex: secretário, reitor, etc).
  • Após reunir toda essa documentação é preciso legalizar cada uma delas. Felizmente, em agosto desse ano, Brasil e Espanha firmaram um acordo conhecido como “Convenção da Apostila de Haia” que facilita e desburocratiza o reconhecimento de documentos brasileiros no país e vice-versa. Basta levar diretamente ao cartório e pedir para que toda a papelada seja apostilada. Aqui você encontra os cartórios autorizados
  • Feito o procedimento acima, o próximo passo é traduzir e isso só poderá ser feito por um tradutor juramentado, ou seja, oficial.

Com os requisitos reunidos o processo de homologação finalmente poderá ser aberto, no próprio Ministério de Educação ou nos registros autorizados pelo governo espanhol nas comunidades autônomas do país.

Quando tempo demora para validar diploma brasileiro na Espanha

O tempo previsto para uma resposta é de 6 meses a partir da data de entrega da solicitação. Você será comunicado com um parecer de: titulação apresentada aprovada, negada ou orientada para homologação concedida. Quando acontece a última opção, são obrigatórios estudos complementares em uma das universidades públicas espanholas, e depois de concluídos, reiniciar o processo de homologação.

Para os graduados em Medicina, o Ministério de Educação Espanhol dispensa os programas formativos desde que sua universidade conste na seguinte lista de universidades aceitas.

Se a sua titulação tiver um parecer favorável, poderá retirar a Credencial (sua documentação homologada) pessoalmente ou através de um responsável que possua uma procuração.
A retirada poderá ser feita em Madri, no órgão responsável (Subdirección General de Títulos y Reconocimientos de Cualificaciones) ou em outras entidades responsáveis nas Comunidades Autônomas, bem como na Embaixada da Espanha, desde que você faça uma solicitação por escrito.

No mais, um pouco de paciência e proficiência no Espanhol ajudará positivamente nesse processo.

Fontes:

COMPARTILHE

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.

Posts Relacionados

Uma das maiores dúvidas para quem quer morar na Espanha é sobre como é o mercado de trabalho, as...

O último informe feito através da Euro Health Consumer Index publicou o ranking Europeu dos...

A Espanha é um dos países da União Europeia que mais facilita a criação de pequenas empresas...