Como tirar carteira de motorista internacional: quanto custa e onde tirar

Europa  / 

Muitos brasileiros, quando estão de viagem marcada para o exterior, recorrem ao DETRAN do próprio Estado para saber como tirar carteira de motorista internacional.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Estamos falando da Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é um documento que permite que um condutor brasileiro possa dirigir nos países que fazem parte do acordo previsto na Convenção de Viena.

Qual o prazo de validade da carteira de motorista internacional?

Uma vez emitida, a sua carteira de motorista internacional tem o prazo de validade de 3 anos. Se a sua carteira de motorista brasileira estiver para expirar antes, a internacional seguirá a mesma validade.

Qualquer brasileiro que possua a carteira de motorista pode solicitar a carteira internacional. Veja tudo sobre a permissão internacional para dirigir nesse artigo especial sobre o tema.

Como tirar a carteira de motorista internacional?

Você deve preencher o formulário do DETRAN corretamente, usando os dados que estão impressos na sua carteira de motorista. Depois, deve imprimir a Solicitação de Serviço de Habilitação e fazer o pagamento da taxa para a emissão da carteira internacional. Sugerimos consultar o valor, a última atualização era de cerca de 250 reais. O DETRAN de cada Estado é responsável pela emissão do documento, veja, por exemplo, como é no DETRAN do Estado de São Paulo.

Uma vez feito o pagamento, você só precisa esperar, pois a carteira será enviada diretamente para o seu endereço. O documento fica pronto em 3 dias úteis. Viu como é fácil tirar a carteira de motorista internacional? Basta ter paciência e o dinheiro dos encargos.

Veja também como funciona o aluguel de carro na Europa e quanto custa.

Eu preciso tirar a carteira internacional para dirigir fora do Brasil?

Perguntei no que seria o “DETRAN” da Espanha, aqui em Madrid, e a resposta foi que por 6 meses eu poderia dirigir na Espanha levando comigo a carteira de motorista do Brasil, dentro da data de validade.

Vamos aproveitar para abrir um parênteses e falar da importância de ter o passaporte brasileiro sempre quando estiver fora do Brasil. Sim, também tenho medo de perdê-lo, porém, você será obrigado a mostrar o passaporte quando solicitado por uma autoridade. Isso pode acontecer até mesmo na saída do metrô.

Saiba também qual o preço e os documentos necessários para o aluguel de carro na Espanha.

O que dizem os brasileiros que dirigiram fora do Brasil

Um amigo carioca que passava férias em Portugal, alugou um carro e dirigiu pelas estradas portuguesas durante 15 dias, e a única documentação que lhe foi pedida foi a carteira nacional de habilitação pela locadora localizada em Lisboa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Na Itália, em Milão, um casal de amigos também alugou um carro durante um fim de semana, e me contaram que não tiveram problemas, a carteira de motorista nacional foi o único documento exigido pela locadora.

Meu amigo que passou por Portugal e os meus amigos que passaram pela Itália não foram parados por nenhuma autoridade, mas uma amiga que estava passeando nos Estados Unidos, sim. A experiência, segundo ela, foi a mesma, aceitaram a carteira nacional de habilitação.

Dirigir em Portugal: veja as principais diferenças no trânsito.

Países que assinaram o acordo da Convenção de Viena

Não vamos listar aqui todos, porque são muitos, no total você pode dirigir em 100 países. Os principais, destinos comuns dos brasileiros são: França, Portugal, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Espanha, Itália.

Normalmente, o prazo que os países do acordo aceitem que você dirija com a carteira do seu país é de 180 dias.

Se quiser ver a listra completa de países que fazem parte do acordo, consulte o site oficial do DETRAN.

Por outro lado, o DETRAN, apesar da não exigência fora do Brasil, recomenda ter a carteira de motorista internacional porque é um documento traduzido, que ajuda as autoridades do país em que você estiver, a conferir os dados. Por isso, é importante saber como tirar a carteira de motorista internacional. Veja outras dicas:

  • Veja as regras que normalmente são impostas pelas locadoras de aluguel e carros fora do Brasil: o tempo para o brasileiro dirigir em outro país com a carteira de motorista emitida no Brasil não pode ultrapassar 180 dias e deve estar dentro da validade.
  • Não viaje sem verificar se o país está mesmo dentro do acordo. Na China, por exemplo, você só poderá dirigir com carteira de motorista local. O mesmo é aplicado para estrangeiros no Japão.
  • Se você tem 21 anos se prepare para pagar uma taxa extra na hora que for alugar o veículo fora do Brasil. É chamado de “acréscimo de risco”.
  • As locadoras normalmente exigem, além da cobrança da diária, o pagamento pelo combustível e o seguro do veículo.
  • Se cometer uma infração de trânsito fora do Brasil, não pense em escapar. Procure saber como pagar a multa. Caso você não o faça, poderá ter a sua entrada negada na próxima vez que tentar entrar no país, ou pior, ter o passaporte bloqueado.

Carsharing na Europa: saiba como funciona esse compartilhamento de veículos no continente.

Agora que você já sabe como tirar carteira de motorista internacional, a recomendação do Euro Dicas é que você prefira ter esse documento para viajar com toda a tranquilidade. Caso não possa, tenha a certeza de viajar com sua carteira nacional de habilitação em dia.

Para dirigir na França precisa de carteira internacional? Tire a dúvida neste artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.