O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, fazer um curso de inglês para negócios pode ser um grande diferencial – ou um requisito – para você ter mais chances prosperar na sua carreira. Então, neste artigo, vamos explicar a importância do inglês para os negócios, apresentar o melhor curso de inglês para negócios e falar se vale a pena fazer esse investimento na sua carreira.

A importância do inglês para os negócios

Fazer um curso de inglês para negócios e saber os termos técnicos da sua área no idioma é um grande passo para você:

  • Ter uma carreira de sucesso;
  • Especializar-se ainda mais na sua área, sabendo, por exemplo, apresentar de forma adequada as suas ideias para fechar um negócio;
  • Ter mais chances de conseguir uma boa vaga de emprego;
  • Ter insights criativos para o seu negócio ou para a sua função;
  • Ser promovido e, consequentemente, receber um salário mais elevado. Segundo uma pesquisa feita pela plataforma de recolocação profissional Catho, uma pessoa que tem inglês para negócios recebe, em média, 61% a mais do que uma que não tem.

O ENEM de 2019 abordou a importância do idioma e mostrou, por meio do infográfico a seguir, um contraste entre o ideal e o real sobre a comunicação em inglês no mundo empresarial.

Gráfico do ENEM Inglês para negócios

E, de acordo com dados recentes do British Council:

Apenas 5% da população brasileira sabe falar inglês; desses, somente 1% é fluente.

Ainda segundo a instituição, 91% dos executivos afirmam que o inglês é a língua dos negócios.

É válido dizemos, ainda, que, segundo especialistas, em 10 anos, o inglês não será mais um diferencial, e virará requisito para conquistar uma vaga de trabalho.

Saber inglês para negócios é mais do que saber vocabulário

Saber inglês para negócios não é somente conhecer o vocabulário; o idioma é recomendado para quem pretende ter uma carreira de sucesso – conseguindo se desenvolver bem em uma reunião de negócios e compreender perfeitamente o assunto tratado no momento, seja no mundo corporativo ou empreendedor – na sua área de atuação.

O foco desse curso é proporcionar uma boa noção de expressões comerciais diversificadas, que podem ser comumente faladas no mercado de trabalho. Dessa forma, o inglês utilizado para quem é da área de T.I. não é igual ao inglês utilizado na área de direito, por exemplo.

E, com o curso, você estará mais preparado e qualificado para desenvolver as suas atividades e ter uma carreira promissora.

Como funciona o inglês para negócios

Geralmente, são abordados temas variados durante o curso, como:

  • Jargões usados no mundo dos negócios;
  • Como montar um currículo e participar de entrevistas;
  • Compreensão clara das ideias apresentadas em reuniões;
  • Como expandir seu networking;
  • Como escrever emails e fazer apresentações;
  • Como fazer negociações;
  • Como lidar com imprevistos, entre outros temas.

Depois de fazer um curso de inglês para negócios, você:

  • Não vai mais ter medo de se inscrever em uma vaga que exige inglês avançado;
  • Não terá medo ou vergonha de participar de reuniões e apresentações em inglês;
  • Não irá se frustrar ao perder um processo seletivo pela falha no inglês;
  • Não irá se chatear ao ver profissionais menos capacitados que você em melhores oportunidades por causa do inglês.

Conheça opções gratuitas e pagas de cursos de inglês online.

Curso de inglês para negócios

Atualmente, existem diversas opções de curso de inglês para negócios. Conheça alguma delas adiante.

1. Fluencypass

A Fluencypass criou o curso de inglês para negócios chamado Yor Carreer Matters com um professor americano nativo, que possui MBA nos Estados Unidos e certificado CELTA. A plataforma apresenta as etapas de um processo seletivo e ensina o que você deve saber quando já estiver trabalhando.

O método de ensino foi criado pela maior plataforma de intercâmbio no exterior (a instituição sabe quais são as exigências das empresas globais) e oferece acesso totalmente online aos estudantes.

No curso, são apresentadas as etapas de um processo seletivo, como fazer um currículo, vocabulário, conversação, situações mais comuns no trabalho e como escrever e pensar em inglês.

Ao contratar o curso, o estudante tem acesso a:

  • Aulas práticas e diretas;
  • Curadoria do que sua carreira precisa;
  • Gravações em alta qualidade;
  • Plataforma experiente;
  • Acesso imediato e 100% online.

Para se inscrever, basta clicar em “Assinar agora” e preencher o seu nome, o seu e-mail e o seu telefone. O Business Plan custa 12 parcelas de R$ 74,75 sem juros (com desconto de 40% aplicado).

Nós do Euro Dicas conhecemos a Fluencypass e aprovamos o curso, é a nossa indicação para nossos leitores que querem deslanchar a carreira.

Outros cursos de inglês para negócios

A English Live e o Instituto Mindset são outros exemplos de instituições que oferecem inglês para negócios.

Na English Live, o aluno estuda o vocabulário-chave, a pronúncia, a conversação, bem como assuntos mais comuns em situações de trabalho e redação profissional em inglês.

O curso de inglês para negócios nessa escola de idiomas possui oito módulos, que apresentam as situações mais comuns na vida profissional, como e-mails, gestão, reuniões, apresentações e negociações, por exemplo, tudo dividido em lições curtas, para se encaixar na sua rotina.

O curso do Instituto Mindset aborda situações, como: apresentações, negociações, viagens de negócio e entrevistas de emprego. De acordo com a instituição, possui professores capacitados, que passam por treinamentos periódicos de aperfeiçoamento.

Dessa forma, tanto a metodologia (Blended Learning), quanto o conhecimento estão sempre atualizados para que o aluno aprenda inglês em menos tempo.

Qual é o melhor curso de inglês para negócios?

O curso de inglês para negócios da Fluencypass é o que oferece mais vantagens para o aluno, como:

  • Professor americano nativo, com MBA nos Estados Unidos e certificado CELTA;
  • Método próprio de ensino;
  • Acesso online na plataforma para os estudantes;
  • Aulas completas com lições de como se comportar em entrevistas de emprego, como escrever emails e reports, como realizar ligações telefônicas em inglês, etiqueta para negócios em inglês, como fazer apresentações, como realizar negociações e como liderar grupos de forma segura e enfática;
  • Aulas práticas e diretas 24 horas.

E apostando no curso da Fluencypass, além de garantir um curso com maior qualidade, você paga menos. Os demais cursos exigem a contratação do plano anual, com soluções que começam em R$2.400. O curso de inglês para negócios Your Carreer Matters fica ainda 62% mais barato por não te obrigar a contratar o plano por 1 ano.

E caso desista de fazer o curso da Fluencypass em até sete dias após o pagamento, você pode receber o seu dinheiro de volta, integralmente.

Fluencypass no Reclame Aqui

No geral, de agosto de 2019 a agosto de 2022, a reputação da Fluencypass no Reclame Aqui é ótima: 8,1 / 10.

Nesse período, foram feitas 52 queixas sobre a empresa, que respondeu a todas elas, obtendo índice de solução de problemas de 93,1% dos casos. Por isso, 62,1% dos clientes que reclamaram no portal voltariam a negociar com a Fluencypass.

Inglês para negócios site

Fluencypass no Google

A Fluencypass no Google também está bem avaliada: 4,7 / 5, com base em 156 comentários. Veja alguns deles:

A Fluencypass me surpreendeu muito! … Com menos de um mês de assinatura, eu já tô sentindo um destravar na língua inglesa e estou perdendo o medo de falar. Creio que voltarei em breve para testemunhar a minha fluência! – Thaís Nascimento;

É uma plataforma incrível para estudar… A Fluencypass está sendo, no momento, o meu melhor investimento. – Samara Coimbra;

Iniciei recentemente com o curso na Fluencypass e pelo menos até agora, está me surpreendendo positivamente. Eu já estudei em uma escola de inglês, na modalidade presencial, mas sentia muita dificuldade na conversação. Achei bem bacanas e dinâmicas as aulas de conversação, tanto em grupo quanto particulares, acho que vão ajudar bastante no meu desenvolvimento. – Giovani Perez.

Fluencypass no Facebook

A Fluencypass também está bem avaliada no Facebook: 4,9 / 5, com base em 111 opiniões de usuários. A maioria dos usuários elogia o atendimento, a eficiência da equipe, a capacitação dos professores, a transparência e o preço justo.

O Carlos Alberto Rosa, usuário do Facebook, por exemplo, recomenda a plataforma “Pela equipe eficiente e atenciosa em que nos proporciona um aprendizado rápido e eficiente.”

Quem tem inglês para negócios sai na frente

O inglês é um dos idiomas mais falados do mundo todo. Por isso, algumas empresas já exigem o inglês como segundo idioma.

Ela é a língua oficial do mundo corporativo, principalmente a partir da década de 1950, quando muitas empresas expandiram seus negócios para o exterior, com o objetivo de lucrar mais ou reduzir custos com mão de obra, processo conhecido como globalização. E, atualmente, com o avanço tecnológico, o inglês passa a ser conhecido como o idioma dos negócios.

Alguns dados relevantes sobre o inglês:

  • Apenas 5% da população brasileira sabe falar inglês. Desses, somente 1% é fluente, (dados do British Council);
  • O salário de uma pessoa com inglês pode ser de até 61% a mais do que o de uma que não domina o idioma (com base na pesquisa do Catho);
  • Cerca de 60% das vagas disponíveis hoje em dia exigem fluência no inglês;
  • O inglês está sempre em crescimento: a cada ano, surgem cerca de 4 mil novas palavras no idioma;
  • Até 2030, a população falante no idioma inglês pode ultrapassar facilmente os 4 bilhões de falantes (com base nos estudos do British Council).

Inglês urgente para brasileiros nos negócios

Pelo fato de somente 1% dos brasileiros falar inglês com fluência, o Brasil está em 60º lugar no ranking de proficiência na língua inglesa, conforme mostra uma pesquisa feita recentemente pelo British Council. Apesar disso, grande parte da população se mostra interessada, cada vez mais, em aprender o idioma.

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma 7Waves, referência no planejamento pessoal, em 2021, aproximadamente 40% dos brasileiros estabeleceram a meta de aprender inglês.

Na ocasião, foi comprovado, também, que seis a cada 10 brasileiros organizaram uma viagem internacional. E, desse percentual, 20% das viagens foram planejadas para aprender idiomas. É o que mostra uma matéria publicada pelo portal R7 Educação, em junho de 2022.

Para aprender o idioma, é necessário ter calma e disciplina. Você deve colocar o inglês na sua rotina e investir no seu aprendizado. Vale a pena, também, demonstrar para o seu empregador que está investindo nos estudos. Assim, ele perceberá que você está se esforçando para progredir.

Inicialmente, é inevitável que você pronunciará algumas palavras incorretamente, ou com uma pronúncia diferente, mas não deve ter receio de falar, mesmo que seja com falhas no início, isso é normal.

Vale a pena fazer curso de inglês para negócios?

Sim. Como você viu nos dados apresentados, o inglês está cada vez mais importante no mundo dos negócios. Ao concluir um curso de inglês para negócios, você tem mais chances de progressão na sua carreira, seja ela como candidato a uma vaga, promoção dentro da empresa onde você trabalha ou oportunidades de angariar mais negócios como empreendedor.

Além disso, certamente você aumentará o seu networking, com uma melhor comunicação em reuniões com empresas de outros países, por exemplo, potencializando a sua interação com cidadãos nativos da língua e podendo ser requisitado quando aparecer alguma oportunidade internacional.

Você pode construir um networking presencialmente, por meio de viagens ou, até mesmo, por recursos tecnológicos, como o Skype.

Então, para ter mais chances de sucesso profissional na sua área de atuação, o Euro Dicas recomenda que faça um curso de inglês para negócios na Fluencypass. Como você viu, a empresa é bem avaliada nos principais portais de reputação, como o Reclame Aqui, e, de acordo com os usuários da plataforma, o método de ensino é eficaz e vale a pena!