Portugal

Vilas de Portugal: as 10 mais importantes e mais bonitas

Portugal preserva sua história e isso torna o país europeu tão especial. A cultura, a tradição, a preservação patrimonial e a arquitetura são primordiais no país. E as vilas de Portugal são um exemplo disso.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Cheias de história e muito bem conservadas, as vilas de Portugal são excelentes opções de passeios em Portugal ou lugares para morar.

Vilas de Portugal: por que a nomenclatura?

Portugal possui mais de 570 locais com o status de vila. As vilas em Portugal podem ser consideradas menores que as cidades e normalmente têm entre 1.000 a 10.000 habitantes.

Mas existem exceções para essa regra. Muitas vilas de Portugal cresceram e não quiseram perder essa nomenclatura tão especial.

Existem diversas vilas em Portugal com mais de 25 mil habitantes, como Algueirão-Mem Martins, Paço de Arcos, Sintra, Rio de Mouro, Corroios, Cascais, Oeiras, Água Santas, por exemplo.

Lista 10 das vilas mais importantes de Portugal

Confira a lista com as principais vilas de Portugal, as mais bonitas ou aquelas que você precisa conhecer ao visitar o país.

1. Óbidos

Óbidos é uma das vilas mais importantes de Portugal e não é por menos. Localizada na região centro do país, a vila é toda murada, possui torres e também um castelo.

 

O Castelo de Óbidos foi declarado como uma das Sete Maravilhas de Portugal. Além disso, a UNESCO classificou Óbidos como uma cidade literária, integrando o programa de Cidades Criativas.

A bela vila possui 11 mil habitantes e possui um dos eventos de Natal mais importantes de Portugal.

Confira um guia de turismo para visitar Óbidos em Portugal.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

2. Sintra

Sintra é uma das vilas de Portugal mais famosas e que mais recebe turistas. Localizada na área metropolitana de Lisboa, possui 381 habitantes.

 

É a vila portuguesa com mais habitantes, seguida das vilas de Cascais e Oeiras, todas na Grande Lisboa, capital de Portugal.

Sintra se recusa a ser elevada a categoria cidade e se orgulha da sua história. É Patrimônio Mundial da UNESCO e possui uma arquitetura de encher os olhos.

Além de passear pelas belas ruelas, visite o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira. Além do maravilhoso Palácio Nacional da Pena, ponto mais alto da vila, com vista para o mar.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Conheça Sintra em Portugal e todos os pontos turísticos.

3. Cascais

Cascais está localizada na região de Lisboa e possui cerca de 209 mil habitantes. Possui praias maravilhosas e excelentes lugares para caminhadas e passeios.

 

A vila de Portugal é muito bem cuidada e preservada. É um dos principais destinos turísticos de Portugal, junto com a capital, Lisboa.

Veja também o que fazer em Lisboa.

4. Oeiras

Oeiras é uma das vilas mais ricas de Portugal e também uma das mais importantes. Conta com 173 mil habitantes e está localizada ao lado de Lisboa.

 

Possui muitas empresas multinacionais e é um importante pólo tecnológico de Portugal. A vila tem o apelido de Silicon Valley (Vale do Silício) da Europa.

Possui o maior rendimento per capita do país luso e tem a população mais bem formada de Portugal (mais pessoas com formação superior do país).

5. Ponte de Lima

Ponte de Lima já poderia ter ascendido ao status de cidade, mas prefere, com orgulho, continuar sendo uma vila portuguesa.

 

Localizada no norte do país, conta com 42 mil habitantes e é uma região lindíssima. Com uma arquitetura medieval, é uma das vilas mais antigas de Portugal.

Lugares mais lindos do mundo: o nosso Top 10

6. Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova é uma das vilas de Portugal mais bonitas. Com a sua aldeia histórica de Monsanto é famosa por suas casas nas pedras e beleza singular.

 

Está localizada na região centro do país e é caminho entre Lisboa e Madri, na Espanha. A bela vila possui apenas 9 mil habitantes.

Confira uma lista com 10 cidades pequenas de Portugal para morar.

7. Algueirão-Mem Martins

Algueirão-Mem Martins é uma das vilas de Portugal com mais habitantes. Possui 66 mil habitantes e está localizada na região de Sintra.

 

Por estar localizada a apenas 28 quilômetros da capital Lisboa, é escolhida como vila para morar, ter qualidade de vida e ao mesmo tempo estar próxima da capital do país.

8. Marvão

Marvão está localizado na região do Alentejo e é uma das vilas de Portugal mais bonitas.

 

Visitar Marvão é retornar ao passado e caminhar pelas suas ruelas é de apaixonar. Bem na fronteira com a Espanha, a vila está localizada na Serra de São Mamede.

Repleta de muralhas, possui o Castelo de Marvão e uma vista espetacular.

Saiba como é morar no Alentejo.

9. Dornes

A vila de Dornes é uma mística terra dos templários. Um local muito antigo como atestam os vestígios arqueológicos.

 

Localizado no centro do país, Dornes é uma pequena península, com lindas paisagens. Conta com cerca de mil habitantes e é um dos destinos para se colocar na lista para se visitar em Portugal.

10. Castelo de Vide

A vila de Castelo de Vide fica na região do Alentejo, no Distrito de Portalegre. Com uma arquitetura típica alentejana, a vila conta com cerca de 3 mil habitantes.

 

Pertinho de Marvão, é perfeita para quem viaja para Portalegre. Conhecer a região é lindíssimo, por isso, também aproveite para dar um pulinho na bela cidade de Évora.

Conheça também Estremoz e as nossas dicas de turismo no coração do Alentejo em Portugal.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar