Para os viajantes brasileiros que embarcam em São Paulo e precisam apresentar teste negativo de Covid-19 para desembarcar em outro país, uma ótima notícia: agora, o Aeroporto de Guarulhos faz teste de Covid-19 com resultado em até 4 horas. Nós explicamos para você.

Aeroporto de Guarulhos faz teste de Covid-19 com resultado em até 4 horas

O Aeroporto de Guarulhos é o primeiro do Brasil a contar com um laboratório dentro de suas instalações, que garante a entrega do resultado do exame de coronavírus em até quatro horas. O laboratório foi instalado no saguão de embarque do Terminal 3, onde estão concentradas as operações internacionais.
A iniciativa é uma parceria entre a concessionária do aeroporto e o Laboratório CR Diagnósticos, autorizado pelo Instituto Adolfo Lutz, que é o responsável pela infraestrutura e tecnologia para coleta, análise, diagnóstico da doença e emissão de resultado.

Exame PCR

O exame oferecido é o PCR, considerado o “padrão ouro” (o mais confiável), que é aquele que coleta amostras de nariz e garganta com uso de cotonetes.

“A iniciativa é mais uma facilidade, principalmente, aos que têm destinos internacionais. O teste é, atualmente, exigido para entrada em diversos países e, agora, sem que seja necessário sair do aeroporto, o viajante terá o resultado emitido em poucas horas”, diz Gustavo Figueiredo, presidente da GRU Airport.

Para auxiliar o passageiro que necessita apresentar este documento para viajar, ou até mesmo para quem deseja realizar o teste de forma rápida, o posto avançado de atendimento foi estruturado em uma área de 36 metros quadrados, e conta com quatro guichês para cadastro e oito cabines para coleta – idealizada para acontecer em cerca de cinco minutos.
A poucos metros do posto de atendimento fica o laboratório, onde serão feitas as análises. O diagnóstico será validado por um médico responsável pela análise clínica.

“O exame vai permitir uma retomada gradual e com segurança das pessoas. A nossa equipe, que conta com o bioquímico, Dr. Carlos Santos, especialista em análises moleculares há mais de 30 anos, desenvolveu um protocolo baseado nas publicações do Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças”, afirma Rene Pimenta, fundador do Grupo CR Diagnósticos.

O laboratório funcionará todos os dias, durante 24 horas, com capacidade para realizar 90 exames por hora. No total, são 40 profissionais, divididos em turnos.

Como fazer o exame?

O exame pode ser feito em qualquer dia e a qualquer horário.
Para realizá-lo, é preciso ir até o guichê com documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte) e pagar R$ 350.
Quando o exame fica pronto, a pessoa recebe um comunicado via SMS, podendo visualizar o resultado pelo próprio celular. Ou, então, pode retirar no atendimento a versão impressa do laudo, em dois idiomas, português e inglês.
Aeroporto de Guarulhos faz teste de Covid-19 com resultado em até 4 horas laboratório

Quem pode fazer o exame?

Todos os interessados em fazer o exame podem utilizar a estrutura montada no aeroporto. No entanto, a iniciativa visa facilitar especialmente aqueles com destinos internacionais.
Isto porque alguns países europeus liberaram a entrada de brasileiros, desde que em casos especiais – viagens a turismo continuam proibidas.
Portugal, por exemplo, só autoriza a entrada dos seguintes viajantes que embarcaram no Brasil:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
  • Os que viajam por motivo profissional;
  • Os que viajam por motivo de estudo;
  • Os que viajam por motivo de reunião familiar;
  • Os que viajam por questões de saúde;
  • Os que viajam por questão humanitária;
  • Brasileiros que residem na Europa;
  • Pessoas que tenham nacionalidade europeia.

Mas uma questão que se revelou problemática é que Portugal exige de quem embarca no Brasil a apresentação de exame negativo PCR para Covid-19, feito até 72 horas antes do desembarque.
Com a demora no resultado dos laboratórios, muitos não estão conseguindo cumprir com esta exigência. Agora, pelo menos quem embarca em São Paulo já tem a solução.

Brasileiros podem ir para a Europa?

Assim como Portugal, a Itália, a Alemanha e a França restringiram a entrada de todos os visitantes do Brasil que estão viajando como turistas. Apenas casos essenciais são liberados. O Reino Unido não tem restrições de entrada, mas exige quarentena de 14 dias.
Descubra também como será viajar para a Europa pós-coronavírus.