Portugal ocupa a 10ª posição no ranking da democracia mundial

Portugal  / 

O Relatório da Democracia de 2018 traz Portugal na 10ª posição em um ranking que analisa a democracia de 201 países de todo o mundo. A pesquisa é realizada pelo projeto Variedades da Democracia (V-Dem), uma rede global com sede na University of Gothenburg, na Suécia.

O quesito avalia não apenas a democracia formal, mas também a democracia liberal, na qual são respeitados plenamente os direitos e a liberdade da população de cada país.

As 10 democracias mais fortes do mundo:

  1. Noruega
  2. Suécia
  3. Estónia
  4. Suíça
  5. Dinamarca
  6. Costa Rica
  7. Finlândia
  8. Austrália
  9. Nova Zelândia
  10. Portugal

Confira outros indicadores de Portugal na pesquisa

A pesquisa também traz resultados em outros indicadores, como no quesito eleições limpas, no qual Portugal ocupa o 2º lugar; quanto a liberdades e igualdades sociais, Portugal aparece em 11º lugar;  já no quesito liberdade de expressão, o país fica em 21.º lugar; e quanto à participação política, Portugal registra o 38º lugar.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

“Portugal é um dos países em contra-tendência, já que a tendência mundial dos últimos 8,10 anos tem sido, não necessariamente de reversão, mas de alguma erosão da democracia, mesmo em democracias estabelecidas. Não só os países que não eram democráticos se tornaram mais autoritários – Rússia, Turquia -, como democracias consolidadas como o Brasil conhecerem deteriorações”, explica Tiago Fernandes, o coordenador do projeto V-Dem para a Europa do Sul (Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia).

Baixa presença feminina em cargos de comando

No entanto, ainda há aspectos a melhorar. No tocante à participação feminina nos cargos executivos, Portugal deixa a desejar. Com apenas 20% das mulheres assumindo cargos de liderança executiva, o país registra a segunda pior posição do ranking.

O levantamento da Europa do Sul foi realizado a partir de um questionário respondido por cerca de 250 cientistas e peritos. O V-Dem conta com mais de cinco mil investigadores ao redor do mundo, que atuam na pesquisa e elaboração dos rankings.

Você pode consultar outros dados do relatório aqui.

Saiba tudo sobre como morar em Portugal.

Em destaque na Euro Dicas
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Nós usamos o Seguros Promo para comparar várias opções e economizar.

    COMPARAR SEGUROS »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.