O Relatório da Democracia de 2018 traz Portugal na 10ª posição em um ranking que analisa a democracia de 201 países de todo o mundo. A pesquisa é realizada pelo projeto Variedades da Democracia (V-Dem), uma rede global com sede na University of Gothenburg, na Suécia.
O quesito avalia não apenas a democracia formal, mas também a democracia liberal, na qual são respeitados plenamente os direitos e a liberdade da população de cada país.

As 10 democracias mais fortes do mundo:

  1. Noruega
  2. Suécia
  3. Estónia
  4. Suíça
  5. Dinamarca
  6. Costa Rica
  7. Finlândia
  8. Austrália
  9. Nova Zelândia
  10. Portugal

Confira outros indicadores de Portugal na pesquisa

A pesquisa também traz resultados em outros indicadores, como no quesito eleições limpas, no qual Portugal ocupa o 2º lugar; quanto a liberdades e igualdades sociais, Portugal aparece em 11º lugar;  já no quesito liberdade de expressão, o país fica em 21.º lugar; e quanto à participação política, Portugal registra o 38º lugar.
“Portugal é um dos países em contra-tendência, já que a tendência mundial dos últimos 8,10 anos tem sido, não necessariamente de reversão, mas de alguma erosão da democracia, mesmo em democracias estabelecidas. Não só os países que não eram democráticos se tornaram mais autoritários – Rússia, Turquia -, como democracias consolidadas como o Brasil conhecerem deteriorações”, explica Tiago Fernandes, o coordenador do projeto V-Dem para a Europa do Sul (Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia).

Baixa presença feminina em cargos de comando

No entanto, ainda há aspectos a melhorar. No tocante à participação feminina nos cargos executivos, Portugal deixa a desejar. Com apenas 20% das mulheres assumindo cargos de liderança executiva, o país registra a segunda pior posição do ranking.
O levantamento da Europa do Sul foi realizado a partir de um questionário respondido por cerca de 250 cientistas e peritos. O V-Dem conta com mais de cinco mil investigadores ao redor do mundo, que atuam na pesquisa e elaboração dos rankings.
Você pode consultar outros dados do relatório aqui.
Saiba tudo sobre como morar em Portugal.