Como são as creches em Portugal? Essa e outras dúvidas são bem recorrentes entre mães e pais que estão de mudança para o país com os seus filhos e também entre aqueles que estão planejando aumentar a família.

Se chegou até aqui, você provavelmente se enquadra em um desses perfis, certo? Então, continue a leitura, pois vou esclarecer como as creches funcionam, se é fácil conseguir uma vaga, custos envolvidos e muito mais!

Como funciona a creche em Portugal?

Também chamadas de infantário, a creche em Portugal funciona de forma semelhante ao Brasil no sentido de contribuir para educação pedagógica e cuidados com as crianças, apoiando os pais que precisam trabalhar.

Em Portugal, as creches aceitam crianças dos 3 meses aos 3 anos. Após essa idade, a criança deve seguir para a fase da pré-escolar, fase esta que não é obrigatória por lei, ou seja, cabe aos próprios pais decidirem ou não se matriculam os filhos na pré-escola. Contudo, no sistema de educação em Portugal, aos 6 anos, é obrigatório que as crianças sejam matriculadas na escola para dar início ao ensino básico.

O horário de funcionamento da creche em Portugal é bem alargado, estando disponível entre as 7h/8h até às 18/19h, a depender da instituição e do comprovativo de que os pais necessitam de mais tempo (o horário fixo é de 9h às 17h, antes ou depois disso, os pais precisam apresentar um comprovante. Ou seja, se o seu intuito é trabalhar em Portugal, você pode deixar o seu filho por até 40 horas semanais. É uma ajuda e tanto na rotina de pais trabalhadores!

É importante ressaltar que existem duas modalidades de creche em Portugal, a pública e a privada. Porém, assim como acontece no Brasil, as creches públicas costumam ser bem disputadas para conseguir uma vaga.

Creche pública

As creches públicas em Portugal são chamadas de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e elas funcionam de forma coparticipativa, ou seja, uma parte do pagamento é subsidiada pelo governo e a outra parte pela família.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

As pessoas com baixo rendimento familiar, conseguem a gratuitidade, como foi o caso dos pais da Maria Flor, a bioquímica Bruna Castanheira e do advogado da Cidadania à Vista, Jorge Madureira. Na altura que matricularam a filha em uma creche pública do Porto, ambos estavam desempregados e receberam o benefício.

Casal de brasileiros e com a filha bebê
Família Castanheira Madureira vive no Porto e colocaram a filha na creche. Foto do vovô: Reinaldo Castanheira

Creche privada

Já a creche privada em Portugal, funciona da mesma forma que no Brasil, ou seja, os pais são responsáveis por arcar com 100% do valor da mensalidade, assim como outras taxas de alimentação, seguros, atividades extras, uniforme, entre outros.

Existe creche gratuita em Portugal?

Existe. Em 2021, governo português aprovou a gratuitidade das creches, mas o programa ainda está em fase de implementação. Apesar de muitos pais já se beneficiarem com a creche gratuita, a ideia do governo é que até 2024, o programa tenha abrangência para atender 100 mil crianças.

Contudo, vale dizer que só podem usufruir do direito da gratuitidade, as crianças nascidas após 1 de setembro de 2021 e que ainda não estejam integradas em uma creche pública ou ISS, salvo a exceção de quando há mudança de endereço de residência ou trabalho dos pais.

A gratuitidade se aplica aos seguintes serviços:

  • Mensalidade (no caso de ser uma creche privada credenciada ao programa);
  • Alimentação;
  • Despesas com seguros;
  • Frequência de período de prolongamento de horário e extensão semanal — para os pais que trabalham até mais tarde;
  • Serviços como atividades de caráter facultativo, aquisição de fraldas e uniformes são de responsabilidade dos pais.

Para usufruir do benefício da Creche Feliz – Rede de creches gratuitas, os pais precisam fazer a solicitação na Segurança Social.

É fácil conseguir uma vaga em creche em Portugal?

Não é fácil conseguir vaga em creche em Portugal.

Para ter uma noção, tem muitas mães que buscam por vagas ainda quando estão grávidas, portanto, se está pensando em morar em Portugal deve se programar. Segundo o casal Bruna e Jorge, eles ficaram surpresos com a dificuldade.

“Quando fomos em busca de creche no Porto para a Flor, não sabíamos se seria pública ou privada. Quando começamos a pesquisar e descobrimos que a dificuldade de encontrar vaga era tanto para a pública quanto para privada”, comentam Bruna e Jorge.

Como eram pais de primeira viagem, não sabiam como realmente funcionavam as creches e sentiram dificuldade no processo, visto que não existe uma plataforma online que unifica todo o sistema de vagas nas creches da cidade ou do país e as informações também não são muito claras.

A solução foi buscar a lista das creches no site das Juntas das Freguesias (uma espécie de subprefeituras presente nos bairros). Com o e-mail das creches em mãos, começou a enviar mensagens para todas perguntando se havia vaga disponível para uma bebê de 6 meses.

“Mandei uns 50 e-mails. A maioria (pública e privada) respondia que não tinha vaga. Depois de muito custo e vários e-mails, uma me respondeu dizendo que havia vaga disponível. E foi um achado: por sorte era pública e ficava a 1km da minha casa”, contam.

Portanto, já deu para entender que não é fácil conseguir uma vaga em creche em Portugal, né? Sendo assim, pode seguir o exemplo de outras mães que já começam a busca ainda quando estão grávidas. E no caso de estar de mudança para o país luso, pode iniciar essa busca em janeiro. A Bruna conseguiu a vaga em março, mas como pode ver no relato, a maioria das vagas já estava preenchida.

Como matricular meu filho?

Primeiro, você precisa entender que o ano letivo em Portugal inicia em setembro e termina em junho, bem diferente do Brasil. E durante o recesso, há muitas atividades estilo colônia de férias para as crianças participarem.

Sendo assim, de janeiro a março você busca por vagas. Se encontrar, faz a reserva. Já as matrículas costumam acontecer de abril a junho. Fique atento a essas datas!

Já o processo para matricular o seu filho é bem simples, você vai precisar apresentar alguns documentos e preencher os formulários da creche.

Documentos necessários para matricular na creche em Portugal

Os documentos podem variar conforme a creche, mas geralmente na hora de fazer a matrícula do seu filho na creche em Portugal são exigidos:

  • Passaporte válido ou autorização de residência em Portugal (dos pais e da criança não nascida em Portugal);
  • Certidão de nascimento da criança;
  • NIF — Número de Identificação Fiscal (dos pais);
  • NISS — Número de Inscrição da Segurança Social (dos pais);
  • Cartão de vacina atualizado da criança (pode ser o do Brasil, caso ainda não tenha o português).

Quanto custa uma creche em Portugal?

A creche em Portugal custa entre 200€ a 300€ por mês nas privadas — independente da cidade, essa é a média. Dentro desse valor, costuma estar incluído a alimentação da criança. Outras atividades podem ser cobradas.

Já nas creches públicas não há um valor fixo, pois varia conforme o rendimento familiar. Segundo a Bruna, durante a matrícula, você deve preencher um formulário informando alguns dados, incluindo o NISS e a própria creche faz o cálculo do rendimento e te informa quando deverá pagar.

Crianças brincam com macinha em uma creche em Portugal
Seja gratuita ou paga, os pais devem se responsabilizar pelo pagamento de atividades extracurriculares.

Além disso, o programa de gratuitidade das creches em Portugal, lançado pelo governo, prevê que até 2024, todas as crianças nascidas após 1 de setembro de 2021, possam usufruir do benefício.

As creches em Portugal são boas?

Sim. As creches em Portugal são muito boas. Segundo os pais Bruna e Jorge, em termos educacionais elas são excepcionais se comparadas ao Brasil!

A Bruna está passando uma temporada no Brasil com a Maria Flor, por conta de um pós-doutorado e conseguiu traçar esse paralelo com relação às creches brasileiras e portuguesas.

Em termos de estrutura, as creches em Portugal podem deixar a desejar. Segundo ela, em São Paulo, onde a Maria Flor se encontra por alguns meses, a estrutura de salas, parquinhos, brinquedoteca, livros, refeitório, etc, são bem maiores. Já no Porto, ela comenta que as salas são mais frias, o parquinho e a oferta de brinquedos não são tão grandes. Contudo, em questão de educação e da comunicação entre pais e professores, Portugal se mostra muito melhor.

“A gente tem muita atualização de como a criança está, tem fotos, tem aplicativo que consegue conversar com o professor, coordenação, secretaria; ver todas as atualizações de ementa alimentar, plano pedagógico, se fez cocô e xixi, se bateu no coleguinha, etc.”, explica.

Bruna também ressalta uma questão que é controversa entre muitos pais: a questão do doce. Segundo ela, em Portugal existe uma boa orientação sobre não dar doces para as crianças, enquanto no Brasil (ao menos na creche atual da Maria Flor), o docinho ainda é muito enraizado na alimentação.

“Em relação ao trato com as crianças e boas maneiras na educação, Portugal tem a mentalidade de um país desenvolvido. Se fosse para escolher, prefiro mil vezes as creches em Portugal. Educação é prioridade e não infraestrutura”, conclui.

Confira também o vídeo do canal da Heloíza Assunção, que apresenta a experiência de outra brasileira com filhos na creche na cidade de Pombal.

Saiba também como é morar em Portugal com filhos.

Perguntas frequentes

Agora que já entendeu como funciona a creche em Portugal, separamos algumas perguntas frequentes sobre o tema para esclarecer.

Como abrir uma creche em Portugal?

Para abrir uma creche em Portugal é necessário seguir alguns passos, como:

  • Criar um bom plano de negócios;
  • Ter um espaço próprio ou alugado e licenciado para a utilização;
  • Criar um regulamento interno detalhado;
  • Investir nos Recursos Humanos, ou seja, na contratação de profissionais;
  • Criar a empresa;
  • Solicitar a licença de funcionamento;
  • Contratar os seguros necessários (incêndio, escolar, etc);
  • Ter o Livro de Reclamações.

Se quer empreender, pode conferir todo passo a passo discriminado no site ePortugal.

Existe creche pública para bebês de 6 meses?

Existe. As creches em Portugal aceitam bebês a partir de 3 meses. O ideal é começar a buscar por uma vaga o quanto antes. Como expliquei, muitas mães iniciam a busca ainda grávidas.

Como trabalhar em uma creche em Portugal?

Se você é um profissional da área, para trabalhar em uma creche em Portugal, precisa validar o seu diploma, fazer um mestrado ou doutorado na área de educação infantil, ou pré-escolar. Além disso, se tiver experiências na área, coloque no currículo e destaque as suas competências.

O que é preciso para ser auxiliar de creche em Portugal?

Assim como no Brasil, para ser auxiliar de creche em Portugal, você precisa fazer cursos na área. Você encontra algumas formações online e presenciais de Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting. Feito o curso, é atualizar o currículo e começar a busca por uma oportunidade.

E aí, está pensando em mudar para o país luso com a família? Recomendo o Programa Morar em Portugal desenvolvido pela equipe do Euro Dicas. São diversas videoaulas e um ebook completo para te ajudar com todo o planejamento, desde a fase inicial até o período de adaptação no país. No ebook, você ainda encontra muitas informações sobre educação para os seus filhos. Vale a pena conferir!