No seguimento de outras universidades em Portugal, a Universidade do Minho anunciou nesta semana a abertura do seu processo de equivalência de diploma médico para estrangeiros, com prazo para candidatura até em 12 de novembro. Para quem ainda não conhece, a Universidade do Minho localiza-se na cidade de Braga, na região Norte de Portugal.

Outra excelente notícia é que, por decisão do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas, o prazo de candidatura para o processo de equivalência de diploma médico foi alargado até 12 de Novembro para todas demais Universidades portuguesas com processos já em curso, nomeadamente a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto.
Portanto, os interessados neste processo que ainda não estão com toda a sua documentação pronta ganharam mais alguns dias de “folga” para que possam concretizar a sua candidatura para a equivalência do diploma médico.

Válido em todo o país

Ressaltamos que fica ao critério do candidato a realização da sua candidatura em qualquer das Universidades disponíveis para este efeito. Uma vez que o seu processo tenha êxito, a equivalência do diploma estrangeiro vale para todo o país, independentemente da Universidade portuguesa em que o mesmo tramitou.

Regulamento Uniformizador

Com a publicação do Regulamento Uniformizador, a Prova Teórica passará a ser única para todas as Faculdades de Medicina que disponibilizaram este processo, agendada para 10 de Janeiro de 2019. Por sua vez, a Prova Prática será agendada por cada instituição e a entrega e discussão do trabalho do Trabalho Final (prova pública) ocorrerá até 6 meses após a data da aprovação da Prova Prática.
Para mais informações sobre o Regulamento Uniformizador e o Edital da Universidade de Lisboa, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre o tema.

Se está pensando em morar no país, conheça o produto que nós preparamos. O Programa Morar em Portugal, que reúne todas as informações necessárias em 22 vídeos, abordando desde o planejamento até o período de adaptação. Vale a pena!