Espanha

Quartos para alugar em Valência, Espanha: como encontrar o seu

A vibrante capital da Comunidade Valenciana, é um destino popular para estudantes, profissionais e expatriados. Se você está planejando se mudar para esta cidade ensolarada e encantadora, te contamos tudo o que você precisa saber sobre como encontrar quartos para alugar em Valência, Espanha.

Como encontrar quartos para alugar em Valência, Espanha?

Compartilhar apartamento na Espanha é uma excelente opção para recém-chegados no país. Além da economia, o processo é mais simples e te dá maior flexibilidade do que quando aluga um apartamento.

A principal maneira de encontrar quartos para alugar em Valência é por meio de aplicativos e sites que reúnem diversas opções de quarto, conhecidos na Espanha como habitación. Alguns dos mais utilizados são a Uniplaces, o Badi e o Idealista.

Se você ainda está no Brasil já pode começar a busca, mas tenha em mente que alguns proprietários só alugam após uma visita presencial. No entanto, portais especialistas no assunto, como a Uniplaces, permitem e asseguram o aluguel mesmo assim. Dessa forma você pode chegar à Valência com a sua acomodação garantida.

Seja estudante ou não, a saga de encontrar quartos para alugar em Valência, Espanha pode parecer complicada, especialmente para quem nunca morou fora do Brasil. Mas, na verdade, basta pesquisar em portais seguros e considerar alguns detalhes gerais. É para ajudar nisso que estamos aqui!

Quartos para estudantes em Valência

Quando cheguei para morar na Espanha em 2022, encontrar um quarto era a minha maior preocupação. Na época eu não entendia muito bem sobre, mas hoje posso garantir que é mais tranquilo do que parece.

O mais comum é alugar um quarto em um apartamento onde o proprietário disponibiliza vagas, mas também existem residências estudantis e universitárias, as quais são administradas por empresas ou pelas próprias universidades da Espanha.

A escolha vai da sua preferência e também da sua disponibilidade financeira. Enquanto alugar um quarto em um apartamento é mais barato, uma residência já oferece diversos serviços como limpeza, academia, piscina e eventos de integração. Porém, pode valer a pena estar em um ambiente apenas de estudantes.

Valência é uma cidade preparada para receber estudantes, então a oferta de quartos para alugar é grande.

As duas opções são ótimas e devem ser analisadas. Se você ainda está no Brasil, a Uniplaces é a opção mais recomendada para encontrar o seu quarto. Além de não exigir visita prévia, o site oferece fotos e vídeos do apartamento, sem falar no principal: você está seguro, pois conta com uma empresa responsável que verifica e fiscaliza os apartamentos.

Você também pode filtrar por universidade, o que ajuda muito a encontrar um quarto próximo. Para mim isso fez toda a diferença quando cheguei para estudar na Espanha, afinal, eu não conhecia nada e precisava me adaptar. Estar perto da universidade foi um alívio.

Quartos para trabalhadores em Valência

Mesmo com trabalho, nem sempre é possível começar a morar no país com um apartamento só para você. Existem várias regras e requisitos para o aluguel na Espanha. Quartos acabam sendo uma ótima saída para trabalhadores, especialmente para quem está começando a trabalhar.

Existem muitos quartos disponíveis. Normalmente, uma pessoa aluga um apartamento de vários quartos e busca rommates. Inclusive, é normal se deparar com anúncios que exigem que os moradores sejam trabalhadores.

Também existem espécies de residências conhecidas como co-living, as quais são administrados por empresas e garantem maior segurança.

Onde buscar quartos para alugar em Valência, Espanha?

Antes de começar a buscar os quartos propriamente ditos, é importante dar uma passeada no Google Maps, especialmente se essa é a sua primeira vez na cidade. Isso porque não adianta começar uma busca sem saber em que região você precisa ou quer morar em Valência.

Para estudantes, é uma boa estar próximo à universidade. Porém, algumas são fora da cidade ou nos extremos, nesses casos nem sempre é a melhor opção. Já para os trabalhadores, buscar um quarto próximo ao trabalho ou que a localização seja bem conectada com opções de transporte é a melhor saída.

Considerar o bairro que você vai morar é muito importante. Falaremos mais ao decorrer do artigo, mas lembre-se que às vezes não adianta pagar mais barato e estar em uma região pouco conectada, longe de tudo e talvez não tão segura.

Confira agora as plataformas mais indicadas para a sua busca:

Uniplaces

A plataforma Uniplaces é ideal para estudantes e trabalhadores buscarem quartos para alugar em Valência, Espanha. Além de boas opções de quartos para alugar, o aluguel é seguro e com uma empresa responsável que verifica os imóveis.

Há diversas opções entre quartos privados, compartilhados, estúdios e apartamentos completos, além de residências estudantis. Na hora de buscar opções na Uniplaces você pode filtrar a busca em detalhes para encontrar o quarto ideal e até mesmo criar um alerta para receber notificações de quartos com o orçamento indicado.

É a melhor opção para alugar ainda estando no Brasil e chegar com uma casa garantida, pois não há nenhum risco.

Badi

O Badi é um dos aplicativos mais conhecidos para buscar quartos para alugar em Valência, Espanha. São inúmeras as opções e o segredo é ser rápido. Viu um quarto que gostou? Entre em contato enviando uma mensagem padrão se apresentando e já se mostre disponível para conversar mais e, se for o caso, visitar.

Apesar de não contar com verificações e visitas de agentes aos quartos, o aplicativo oferece uma opção na qual inquilino e proprietário podem fazer a transação através dele. Há uma taxa extra, mas também mais segurança.

Foi através dele que encontrei o meu quarto atual em 2023. Na prática, a maioria dos proprietários faz toda a negociação por fora. Eu dei sorte e encontrei uma ótima pessoa, mas tenha cuidado e converse muito antes de fechar qualquer coisa. Se existir um contrato, melhor!

Idealista

O Idealista é como o Badi, um aplicativo que reúne quartos e, nesse caso, também apartamentos inteiros para aluguel ou compra. Um dos diferenciais do Idealista é que as opções de filtro são muito boas, então facilita na hora de buscar exatamente o que você quer ou pode arcar nesse momento. A opção de desenhar no mapa e filtrar regiões é excelente.

A minha experiência com o Idealista foi boa, mas nele encontrei maior dificuldade em receber retorno dos proprietários.

Fique atento a e-mails ou números de telefone disponibilizados nos anúncios. É muito comum que as pessoas prefiram falar por telefone, então já chegue com um chip de celular na Espanha ou faça quanto antes.

Nele não há a opção de transação interna, então toda a negociação é com o proprietário.

Spotahome

O Spotahome é uma das plataformas mais famosas para encontrar quartos para alugar em Valência, Espanha. Nele você vai encontrar muitos quartos bonitos e novos, inclusive muitas opções de quartos em co-livings. Porém, é também a plataforma em que você encontrará os quartos mais caros.

Com ele você não pode visitar. A plataforma conta com agentes que visitam e verificam os apartamentos, mas não há um padrão e a sensação é que depende do agente.

Apesar de nunca ter alugado por lá, analisei muitas opções ainda estando no Brasil e sempre caía no mesmo: preço mais alto, mais fianças e exigências. Mas vale a pena dar uma olhada, afinal, é bom analisar todas as opções.

Facebook

O Facebook também é um aliado na hora de buscar quartos em Valência. Existem muitos grupos nos quais os moradores do apartamento divulgam quartos vagos, inclusive grupos de brasileiros na Espanha que moram na cidade, caso você se sinta mais confortável.

Nesse caso recomendamos sempre visitar o apartamento, conhecer os moradores e conversar sobre os mínimos detalhes. Se possível, fazer um simples contrato é ideal e evita dores de cabeça no futuro.

Existem também as plataformas FotocasaPisoCompartido. Nessas eu não tive experiência direta, mas é sempre bom poder comparar opções, preços e formatos no momento da busca.

O brasileiro Kaue de Assis mora em Valência há 7 anos e já alugou quartos na cidade. Ele nos contou que todas as suas experiências foram boas.

Kaue conta que dividir casas com amigos pode ser uma boa maneira de viver em quartos. Foto: Kaue de Assis

Para encontrar quartos, ele compartilha que além das plataformas, existem aplicativos que ajudam a encontrar quartos:

“Para quem quiser ir se familiarizando com os aplicativos daqui, Wallapop e Milanuncios também tem bastante opções. (…) A dificuldade é encontrar algo econômico, como é uma cidade universitária, tem muita demanda para alugar os quartos.”

E as residências estudantis e universitárias?

Elas são uma boa opção para conseguir quartos para alugar em Valência, Espanha, especialmente para jovens universitários que vão morar sozinhos pela primeira vez. Afinal, não é apenas morar sozinho, é também morar em outro país onde tudo é novo!

As residências privadas geralmente são muito completas e oferecem diversas opções, desde quartos privados até compartilhados. A limpeza, as contas da casa e outro serviços costumam estar inclusos, como academia. Alguns oferecem até mesmos algumas refeições ao dia. Tudo depende da residência estudantil e do pacote que o estudante escolhe.

Viver em uma residência pode ser uma ótima estratégia, já que ela oferece suporte e o ambiente é focado em estudantes, então você também pode fazer amigos com mais facilidade. Nesse formato é mais simples fazer contratos de curta duração, o que também ajuda o novato na cidade a se adequar nos primeiros meses.

As residências são uma ótima opção para quem quer chegar na cidade com estadia garantida e serviços inclusos.

Para encontrar uma residência universitária privada de qualidade, o melhor caminho é optar pela Uniresidences, a qual é muito segura e confiável.

Existem também as residências universitárias, oferecidas pelas próprias universidades e mais baratas. Porém, não são muitas as universidades que oferecem e, assim como no Brasil, nem sempre há vagas. A experiência pode ser muito bacana, pois você estará completamente imerso na experiência universitária, porém os quartos e comodidades podem não ser de tanta qualidade.

É preciso avaliar as suas prioridades!

Trabalhadores também são aceitos?

Normalmente não. O mais comum é que trabalhadores busquem, diretamente, quartos para alugar em Valência. O interessante é que, ao compartilhar apartamento, é mais fácil encontrar pessoas que estejam vivendo o mesmo momento de vida.

Ou seja, um apartamento apenas de trabalhadores pode ser mais funcional no dia a dia, para melhor convivência entre todos.

Caso você esteja indo trabalhar na Espanha, prefira uma comodidade maior, mas não queira alugar um apartamento próprio no momento, é possível morar nos co-livings. Assim como as residências estudantis, os co-livings tem uma administração por trás e oferecem serviços como academia, limpeza e manutenção.

Em Valência, alguns exemplos são o UrbanCampus e o MyCO living.

Quanto custam quartos para alugar em Valência, Espanha?

Existem muitas opções de quartos com diferentes comodidades, então o preço do seu quarto em Valência depende do seu orçamento e das suas prioridades.

Buscar quarto para alugar é um trabalho que requer atenção. Antes de tudo, eu recomendo fazer uma lista de tudo o que você considera essencial. Para mim, por exemplo, as prioridades eram cama de casal, janela voltada ao exterior, localização central e um apartamento em que não morem tantas pessoas.

Cotamos algumas médias de preços de quartos para alugar em Valência no dia 18 de março de 2024, através da Uniplaces. Inclusive, fica a dica: use os filtros do site para encontrar opções de acordo ao que você quer, facilita muito a busca.

Tipo de quarto Valor mensal (em média)
Quarto privado com cama de casal 350€ a 600€
Quarto privado com cama de solteiro 250€ a 550€
Quarto privado próximo à universidade de Valência 280€ a 490€
Quarto privado em residência estudantil 600€ a 1430€

Considere que essa é uma média atual. Os preços variam conforme os meses e a disponibilidade. Nos filtros da Uniplaces é também possível selecionar casas exclusivas para mulheres, por exemplo, e até mesmo comodidades específicas como áreas externas.

Além disso, lembre-se que em alguns apartamentos compartilhados as contas da casa não estão inclusas. Preste atenção na descrição e, se for o caso, pergunte ao proprietário uma média de custo mensal para não ser pego de surpresa depois.

É fácil encontrar quartos para alugar em Valência, Espanha?

Geralmente, sim, mas depende da época do ano. O que mais pode influenciar é o ano letivo, que em toda Espanha começa entre setembro e outubro.

Eu moro em Barcelona, mas como isso é nacional, não muda. Quando me mudei, minha data de chegada era outubro e eu deixei a busca para a última hora. Foi bem mais complicado conseguir um quarto e só tive uma confirmação três dias antes de viajar.

Não vale a pena passar por esse perrengue. O que recomendo é que você busque com antecedência, como dois ou três meses antes.

Nos filtros das plataformas é possível colocar data de chegada, ajudando muito. Assim você também pode conseguir quartos um pouco mais baratos, já que algo em cima da hora é bem provável que tenha um preço mais alto.

Quando você já está morando na cidade é um pouco mais fácil, porque você pode controlar melhor a data de mudança. Quando eu me mudei de apartamento, busquei em dezembro. Encontrei mais opções e foi muito mais tranquilo pela época do ano.

Quais as condições para alugar quarto em Valência?

Alugar quarto é muito mais simples do que alugar um apartamento completo, já que você não estará no contrato do imóvel. As exigências são poucas e variam conforme proprietário e plataforma, mas no geral é preciso apresentar poucos documentos e conhecer os atuais moradores ou o responsável por decidir quem será o próximo morador, no momento da visita.

Isso quando você já está na cidade. Caso o aluguel seja feito ainda estando no Brasil, bastam os documentos e conversas virtuais.

Como comentamos, quando o aluguel é feito diretamente com o proprietário ou algum morador responsável, as exigências podem variar. Quando há uma plataforma que faz a ponte, os procedimentos são mais padrões. A seguir, explicamos os documentos e pagamentos adiantados que costumam ser solicitados.

Documentos necessários

No geral, costumam ser solicitados:

  • Documento de identificação (NIE, documento de identidade espanhol ou passaporte);
  • Comprovante de estudos ou contrato de trabalho na Espanha. Não é tão comum precisar apresentar, mas é possível, especialmente em casos onde o proprietário busca apenas trabalhadores, ou seja, pessoas que passam a maior parte do dia fora de casa.

Pode acontecer de pedirem extratos bancários, mas no geral os comprovantes já bastam.

É também possível que aceitem apenas moradores que tenham NIE, o qual você consegue ao ter um visto de estudante espanhol, visto de trabalho ou quando é residente europeu.

Porém, na minha experiência há muitos proprietários que estão tranquilos apenas com o passaporte, caso você esteja em trâmites de documentação. As casas que visitei não me pediram nenhuma comprovação, por exemplo. Mas isso varia muito!

Precisa pagar caução e aluguel adiantado?

Sim. É sempre solicitado o pagamento de uma caução, chamado na Espanha de fianza. Geralmente, essa caução é o valor de um aluguel, mas há casos em que cobram menos.

O aluguel adiantado depende do combinado entre proprietário e inquilino. Pode haver negociações. Por exemplo, se você combina que vai se mudar no dia primeiro de abril, pode combinar de pagar o primeiro aluguel apenas nessa data, já iniciando um fluxo mensal de pagamento. Caso entre no meio do mês ou em alguma data mais solta, o comum é pagar uma porcentagem referente aos dias que restam no mês.

Melhores bairros para alugar quartos em Valência

Valência é uma cidade de contrastes, então cada bairro tem a sua peculiaridade e estilo de vida. Na hora de buscar quartos para alugar em Valência, Espanha, é importante considerar o seu estilo de vida além das comodidades e preços.

De modo geral, alguns dos melhores bairros na cidade são:

  • Russafa: bairro moderno e alternativo que mescla modernidade e tradição, a vida social é agitada e há muito lazer e planos culturais, além de diversos restaurantes. É um dos bairros mais amados;
  • El Carmen: está localizado no centro histórico da cidade, tem grande riqueza cultura e também vida social e noturna muito ativas;
  • Ciutat Vella: é, na verdade, um distrito que engloba três bairros que juntos representam o centro histórico mais tradicional da cidade. É ideal para quem quer viver no centro com tranquilidade e calmaria. É também um dos bairros mais bem conectados;
  • Patraix: bairro tranquilo e diverso próximo ao centro. Há muitas escolas, hospitais e mercados, além de diversos serviços que facilitam o dia a dia;
  • La Saïdia: ao norte da cidade, é um bairro tranquilo e popular entre jovens e estudantes;
  • Arracapins: esse bairro resistiu ao tempo e é muito tradicional. Tem lojas antigas que se misturam aos novos negócios, criando uma experiência autentica e familiar.

Bairros mais caros

Entre os bairros mais caros de Valência, podemos citar:

  • El Eixample: inspirado no famoso bairro de Barcelona, El Eixample é conhecido por suas ruas largas, edifícios elegantes e arquitetura modernista. Aqui você encontrará apartamentos luxuosos, lojas de grife e restaurantes gourmet, o que o torna um dos bairros mais caros de Valência;
  • Camins al grau: o fato de estar localizado à  beira-mar e oferecer vistas deslumbrantes do mediterrâneo é o suficiente para entender porque é um bairro caro na cidade. Porém, é também um dos mais tranquilos que atrai moradores pelo estilo de vida.
  • Ciutat Vella: segundo o jornal De Aquí, esta é atualmente a zona mais cara de Valência. Afinal, é o centro histórico e cultural da cidade;
  • El pla del Real: é, na verdade, um distrito que contempla quatro bairros. Como o nome sugere, é onde originalmente viviam os reis de Valência. É repleto de jardins e está próximo do centro.
Ciutat Vella é uma região encantadora da cidade e está repleta de museus, mercados e feiras, catedrais e atrações turísticas.

Lembre-se que não é porque um bairro é caro que ele é melhor. Em muitas cidades isso é apenas um sinal de ser um bairro antigo, histórico ou estar próximo a atrações famosas, por exemplo.

Bairros mais baratos

Em contraponto, alguns dos bairros mais baratos para alugar quartos em Valência, Espanha são:

  • Patraix: o bairro está em crescimento e chamando cada vez mais atenção. Além disso, a vida comunitária do bairro é muito ativa e é ideal para quem busca equilíbrio entre a vida urbana e a tranquilidade. É um pouco afastado do centro;
  • Rascanya: um dos bairros onde o aluguel é considerado de intermediário para barato, está dividido em uma zona nova e uma antiga. É onde está localizado o estádio de Valência;
  • La Saïdia: este bairro tem forte identidade valenciana e está muito bem conectado ao centro com transporte público. É uma das zonas mais acessíveis, fica ao norte e é popular entre jovens;
  • Jesús: é um distrito em desenvolvimento e, assim como o anterior, mais acessível.  Assim como Patriax, está um pouco mais distante do centro e da praia, mas pode valer a pena pelo preço do aluguel.

Melhores bairros para estudantes em Valência

Quando se é estudante, é importante considerar a distância da universidade até a sua casa e, além disso, verificar se o bairro é bem conectado a outros pontos da cidade. Alguns dos melhores bairros para estudantes em Valência, considerando estes pontos, são:

  • El Carmen: no centro da cidade, El Carmen é um bairro animado com uma vida noturna vibrante. Aqui você encontrará muitas opções de acomodação para estudantes, incluindo apartamentos, casas de estudantes e hostels;
  • Russafa: um bairro alternativo que oferece uma atmosfera jovem e descolada, além de uma variedade de bares, cafés e atividades culturais. O bairro também é bem conectado ao centro da cidade por transporte público;
  • Benimaclet: é um bairro boêmio e multicultural com um ambiente jovem e vibrante. Além de preços acessíveis, o bairro oferece uma comunidade acolhedora para estudantes e está situado próximo aos campus universitários;
  • Algirós: também muito próximo a vários campus da universidade de Valência, Algirós é uma grande zona da cidade com muitas opções de aluguel. É perfeito para uma imersão na vida universitária.  Também tem fácil acesso à praia.

O que considerar na escolha de um quarto em Valência

Muito além do preço, ao buscar quartos para alugar em Valência é preciso se atentar a alguns pontos que podem ser cruciais para não ter dores de cabeça depois e nem precisar se mudar novamente tão cedo.

Ao buscar e escolher um quarto, preste atenção aos seguintes pontos:

Localização

Antes de decidir por um quarto, vale a pena analisar bem a região onde ele está localizado. No próprio Google Maps, confira se há bastante variedade de transporte público por perto, se há supermercados, farmácias e o básico ao redor.

O seu novo endereço também deve se adequar a sua rotina. Por exemplo, estar próximo ao trabalho ou universidade faz todo o sentindo quando você é novo na cidade e ainda não sabe como se locomover no dia a dia.

Encontrar um quarto perfeito, mas longe de tudo, pode acontecer. Nesse caso você deve avaliar a distância até os bairros que você precisa ou costuma ir para ver se vale a pena.

Apesar de a segurança na Espanha ser alta, também é importante estar atento a bairros considerados mais perigosos.

O que está incluso com o quarto

É muito importante se atentar ao que vem com o quarto. Muito além de cama, armário e mesa, confirme se há ventilador, cadeira de escritório e demais comodidades.

Caso não, isso não necessariamente é um problema. Mas você precisará comprar algumas coisas, então terá gastos extras que é melhor saber de antemão.

Regras da casa

Cada apartamento compartilhado vai ter as suas próprias regras. Pergunte ao proprietário ou moradores quais são essas regras e avalie o quão confortáveis ou não elas são para você.

Alguns pontos importantes a considerar e perguntar são:

  • Pode receber amigos e visitas?
  • Pets são permitidos?
  • É possível fazer o certificado de empadronamiento? (registro, em prefeitura, de que você mora na casa. É muito importante para quem planeja ficar a longo prazo na cidade);
  • Como funciona o uso das áreas comuns?

Não deixe de fazer perguntas para se sentir seguro, nenhuma dúvida é boba!

Contas

As contas da casa podem ou não estar inclusas no valor do aluguel. Caso estejam, perfeito, uma preocupação a menos!

Se não, pergunte a frequência das contas (podem ser mensais ou bimensais) e quais são. Se possível, peça para ver algumas contas anteriores e confirme se as contas originais chegam até os moradores, para que você possa conferir o valor que será pago por cada um e garantir a divisão igualitária.

Limpeza e manutenção

Muitos apartamentos compartilhados incluem o serviço de limpeza das áreas comuns, semanal ou quinzenalmente, no preço do aluguel.

Mas não é regra. Confirme se há limpeza inclusa e, se não, já pergunte como funciona a organização de limpeza entre os moradores da casa. No apartamento em que moro, por exemplo, cada uma das moradoras é responsável por uma semana e os produtos de limpeza são divididos entre nós.

A manutenção costuma ser de responsabilidade do proprietário, especialmente quando são estragos em eletrodomésticos, sistema elétrico, calefação, etc. Mas pode ser que penas coisas acabem para os moradores. Pergunte para garantir!

Contrato

Apesar de não ser obrigatório, é cada vez mais normal que se faça um contrato entre proprietário e quem está alugando o quarto.

Leia muito bem o contrato, não forneça dados bancários ou faça pagamentos antes de tudo estar concordado e assinado e tenha sempre em mãos, garanta uma cópia assinada.

Kaue, nosso entrevistado, compartilha uma ótima dica para ficar de olho na hora do contrato:

“Eu diria para não assinar contratos largos (longos) já que com o tempo você vai conhecendo pessoas novas, e com esse conhecimento já pode ter melhores oportunidades de aluguel.”

É arriscado alugar quarto em Valência ainda no Brasil?

Depende. Alugar direto com o proprietário, sem um intermediário, pode, sim, ser arriscado. E não só pelo dinheiro investido como também na veracidade dos fatos e nas fotos do apartamento, por exemplo. Afinal, é realmente difícil saber quando podemos confiar ou não, e numa mudança de país, não vale a pena passar esse nervoso.

Por isso recomendamos, caso você prefira alugar quarto em Valência ainda estando no Brasil e chegar com casa garantida, optar por plataformas como a Uniplaces, que verifica os imóveis e a veracidade das informações e faz a ponte entre inquilino e proprietário. Assim não há risco!

Além da Uniplaces ser segura, outro ponto que dá muita vantagem é que existe uma política de proteção do inquilino. Quando você aluga um quarto pela plataforma, realiza o primeiro pagamento de aluguel. Porém, a plataforma segura esse valor e só repassa ao proprietário após 24 horas da sua chegada na casa, para que você mesmo possa dar um OK e confirmar que está tudo bem.

Outra opção é chegar na cidade com uma estadia curta, em hostels ou diárias em apartamentos para então conhecer mais dos bairros para então decidir onde morar ou visitar apartamentos, quando possível. Porém, isso envolve mais dinheiro investido e exige mais tempo livre da sua parte.

Cuidados a ter na hora de buscar quartos para alugar em Valência

Além do que já comentamos, outros cuidados importantes na hora buscar quartos para alugar em Valência, Espanha são:

  • Faça uma pesquisa profunda do bairro onde o apartamento está localizado, para entender como é viver nessa área da cidade;
  • Conheça os termos referente ao aluguel na Espanha para não alugar um quarto sem entender o anúncio completo. Apartamento é piso, quarto é habitación, contas são gastos ou suministros, caução é fianza e taxa é tasa;
  • Não alugue no impulso. Analise opções, compare e reveja detalhes para não cair em golpes e sim alugar algo justo;
  • Busque uma área bem conectada com variadas opções de transporte público, mesmo que mais afastado do centro. Isso vai te economizar muito tempo;
  • Preste atenção na iluminação e no barulho. Se não for possível visitar presencialmente, peça imagens e vídeos em diferentes horas do dia;
  • Na hora de visitas presenciais, tente ‘pescar’ como é a convivência na casa. Se possível pergunte diretamente aos moradores atuais;
  • Confirme quanto tempo você pode ficar na casa e qual é o período de aviso caso você decida sair. Normalmente é de um mês, mas existem proprietários que exigem estadias mínimas longas e podem pesar a mão nas exigências;
  • No contrato, tome cuidado com os detalhes. Deve constar o valor de aluguel mensal, quaisquer outros adicionais e condições. Se achar necessário, conte com advogado para revisar.

Um conselho que eu gostaria de ter recebido quando comecei a buscar quartos é o de evitar morar com proprietários. Quando todos os moradores estão na mesma situação, não há ninguém com mais poder na convivência e regras, por exemplo.

Eu senti isso no primeiro quarto que aluguei, já no segundo apartamento, onde só moram inquilinos, não. Vários amigos próximos relatam o mesmo. É claro que existem exceções, mas acho válido não arriscar, especialmente no primeiro aluguel fora do país.

Vantagens e desvantagens de alugar e morar em um quarto em Valência

Alugar um quarto e dividir apartamento é uma experiência nova para a maioria dos brasileiros que se mudam para viver na Europa. Assim como tudo, há vantagens e desvantagens.

Te contamos outras vantagens e desvantagens em alugar quarto em Valência:

Vantagens

  • Economia: alugar quarto é mais barato do que arcar com um apartamento completo e isso é um ponto positivo para manter o seu custo de vida na Espanha. De acordo com Kaue, nos últimos anos o mercado imobiliário de Valência subiu muito ao ponto de muitos morarem em cidades vizinhas e irem diariamente à cidade. Então, dividir apartamento é uma realidade que ajuda o bolso;
  • Menos burocracia: alugar um imóvel inteiro exige muito mais documentação e comprovações, como de trabalho. Além disso, a responsabilidade é outro nível;
  • Flexibilidade: ao alugar quarto sem permanência mínima exigida ou em contratos de curta duração que vão se renovando, é muito mais fácil mudar de casa. Ter essa flexibilidade é ótimo para quem ainda não conhece a cidade e os bairros;
  • Localização: por ser mais barato, é mais fácil morar em bairros centrais e descolados quando se divide apartamento.

Kaue também nos conta que a socialização e a possibilidade de conhecer novas culturas são ótimas vantagens:

“Compartilhar casa, para o estrangeiro que acaba de sair da sua zona de conforto, é muito bom porque pode socializar. Conforme vai vivendo essas experiências com pessoas novas, muitas delas são estrangeiras de todos os lados do mundo, assim conhece novas culturas.”

Desvantagens

  • Privacidade: como a casa não é só sua, a privacidade se restringe apenas ao seu quarto;
  • Regras: regras são ótimas para uma boa convivência, mas podem ser diferentes do que você conhece e é preciso se adaptar;
  • Limpeza e organização: mesmo com regras, não temos como saber como cada morador é. Podem rolar alguns incômodos no entendimento da organização e “manias” de cada um, mas nada que uma boa conversa não resolva ou melhore;
  • Menos espaço: depende muito do tamanho do quarto e dos móveis inclusos, mas é comum se deparar com armários pequenos e não ter tanto espaço para cada um e as suas coisas.

Dividir apartamento com desconhecidos no exterior é uma daquelas experiências que dão um frio na barriga: você não sabe o que esperar, mas é justamente essa abertura ao novo que pode trazer experiências incríveis que só se pode saber vivendo.

E digo de experiência própria, eu nunca havia morado assim, mas conheci pessoas muito legais e vivi ótimos momentos nessas aventuras.

Karina, do canal Sabor e Turismo, relata em um vídeo as suas experiências dividindo apartamento com desconhecidos. A Karina mora em Barcelona, mas o processo e as possibilidades são as mesmas, então é muito válido escutá-la.

Como a Karina relata, compartilhar apartamento com desconhecidos pode ser uma aventura, mas é também uma experiência única.

Vale a pena buscar por quartos para alugar em Valência, Espanha?

Sim, vale a pena!

Alugar quarto é uma excelente opção para recém-chegados a Valência porque exige menos documentos, é mais econômico e dá maior liberdade para se mudar, se for o caso. Assim você pode ir conhecendo a cidade, economizando e se adaptando pouco a pouco.

Até porque muito pode acontecer nos primeiros meses em uma nova cidade. No início é melhor focar na experiência, na novidade e no que você estiver fazendo em Valência, seja estudando, trabalhando ou buscando emprego, do que de cara arcar com a responsabilidade de ter um apartamento próprio.

Sem falar que você vai fazendo amigos e, de repente, pode surgir a oportunidade de morarem juntos, por exemplo. Nunca se sabe!

Hoje a maioria dos meus amigos que moram na Espanha vivem assim ou começaram dessa forma. Então não é nada incomum ou muito diferente por aqui, fique tranquilo e aproveite ao máximo essa fase de vida.

Se você está indo morar em Valência seguindo as dicas acima e buscando quartos para alugar em plataformas confiáveis que asseguram a sua estadia e o seu dinheiro, não tem muito erro.  Confira também o nosso e-book Como Morar na Espanha, com dicas reais de brasileiro que moram no país!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Liz Chollet

Liz é fotógrafa, redatora e criadora de conteúdo, e é natural do interior do Rio Grande do Sul. Depois de 7 anos na capital gaúcha, Porto Alegre, onde iniciou a sua carreira, embarcou na aventura de fazer uma pós-graduação em Barcelona no ano de 2022 - cidade essa que é a sua casa desde então. Entre viagens, descobertas e aprendizados sobre viver na Europa, os seus hobbies são cozinhar, conhecer pequenos pueblos da Catalunha, caminhar sem rumo e encontrar beleza na simplicidade.

Recent Posts

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás