Como é o clima em Portugal, desde praias quentes, neve e campo.

Como é o clima em Portugal

Portugal  / 

Portugal possui 561 quilômetros de norte a sul e 218 quilômetros de largura, leia-se do Oceano Atlântico até a fronteira com a Espanha. Claro que, tendo o tamanho do estado de Pernambuco, fica difícil comparar com os diversos climas do Brasil. Porém, mesmo sendo pequeno, o clima em Portugal é bem diferente de região para região do país.

O clima em Portugal: praia, frio, calor e neve

Graças ao clima mediterrânico, que predomina na parte continental de Portugal, o país consegue ter praias com águas quentes no sul (o Algarve é banhado por águas do Oceano Atlântico e do Golfo de Cádiz) que são famosas em todo o mundo.

Porém, é possível esquiar e passar frio na Serra da Estrela, mas também ter praias e tempo seco no norte do país.

As temperaturas anuais médias variam muito de cidade para cidade e podem ir dos 10ºC aos 18ºC. No verão as temperaturas podem chegar aos 40ºC e no inverno a -5ºC, mas o que mais chama a atenção de quem mora ou visita Portugal é que no verão quase não chove, porém no inverno é possível que a chuva caia por dias e dias, acompanhadas de muito vento.

Clima nas Ilhas de Portugal

Talvez você não saiba, mas Portugal se divide entre sua parte Continental e suas ilhas. Por conta do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, você conheça a Ilha da Madeira, uma das ilhas que constitui o arquipélago da Madeira que ainda conta com a ilha de Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens.

Das sete ilhas que compõem o arquipélago da Madeira, apenas as duas maiores são habitadas (Madeira e Porto Santo). Mas ainda tem o arquipélago dos Açores que é constituído por três grupos: Grupo Ocidental (Corvo e Flores), Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) e Grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel).

O clima nas ilhas portuguesas é Oceânico, com as estações bem definidas e temperaturas anuais médias de 20ºC.

Clima nas ilhas em Portugal

Primavera, Verão, Outono e Inverno

Como o país está no hemisfério norte, o clima em Portugal é ao contrário do Brasil. Os meses de inverno são em dezembro, janeiro, fevereiro e março.

A primavera abrange os meses de março, abril, maio e junho, quando começa o verão que vai até setembro (período de inverno no Brasil). O outono chega em setembro e fica até dezembro quando volta o inverno.

Estações bem marcadas

As estações do ano em Portugal são bem marcadas e definidas. No verão é possível encontrar cidades com temperaturas muito elevadas (40ºC nos dias mais quentes).

No inverno o frio chega sem piedade e, para quem não tem muito costume de enfrentar ventos fortes, o clima em Portugal faz questão de ensinar. As temperaturas caem abaixo dos 10ºC e nas regiões mais altas do país é possível encontrar neve em abundância.

Já na primavera e no outono as temperaturas são mais amenas, variando entre os 10ºC e os 20ºC.

Dica para visitar Portugal

Se você visitar Portugal no outono ou no inverno, é melhor não economizar na sombrinha nem no guarda-chuva.

As vezes para economizar 3€ (três euros), compra-se um guarda-chuva de qualidade inferior e ao virar uma esquina o destino dele será o lixo, pois o vento não perdoa e entorta os que possuem material de qualidade inferior.

Curiosidades do clima em Portugal

O clima em Portugal é bem diferente de região para região, porém no norte do país, mesmo que o dia esteja extremamente quente (40ºC), dificilmente você conseguirá tomar um banho de rio ou de mar sem quase congelar.

A temperatura da água é bem baixa (14ºC em média) e, mesmo com um calorão infernal, entrar no mar ou no rio é coisa para gente muito corajosa. Além do querido vento que quase sempre marca presença.

A chuva molha, mas não é capaz de atrapalhar nem um programa dos portugueses. Eles não dão muita bola para a chuva e, como no inverno chegam a conviver com 10 dias de chuvas sem parar, seguem a vida como se a água que cai impiedosamente não interferisse no dia a dia.

Muito importante lembrar que para isso estão preparados com tênis impermeáveis, galochas, capas de chuva, roupas que não molham e claro, possuem padarias e cafés que dão todo o suporte para os dias mais úmidos e frios.

COMPARTILHE

Amanda é jornalista brasileira e faz Mestrado em Ciências da Comunicação em Braga, Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.