Boas novas! Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo! E está no TOP 5 pela segunda vez consecutiva.
De acordo com o índice de Paz Global 2018, realizado pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), Portugal consta no quarto lugar dos países mais pacíficos do mundo. Quer entender o motivo? Vem comigo.

Ascensão de Portugal no ranking da Paz

É a segunda vez que Portugal se encontra numa posição tão destacada do ranking. Nos últimos cinco anos, Portugal subiu 12 posições no relatório que mede o índice Global de Paz.
De 2016 para 2018, subiu 2 posições, ultrapassando a Áustria e a Dinamarca, países conhecidos por terem altíssimo índice de qualidade de vida.
Já em 2017, Portugal ganhou, com mérito, o lugar de bronze no pódio. Mas não o manteve, a Áustria voltou a ultrapassar Portugal este ano.

Fatores que ajudaram Portugal

Alguns fatores ajudaram a melhorar os índices no país. Corrupção, terrorismo, instabilidade política, crise financeira, importações de armas e manifestações violentas são alguns dos fatores que contribuíram para melhorar a posição do país no relatório.
Segundo o relatório anual de segurança interna, em 2016 foram registrados em Portugal 76 homicídios. Uma queda de 25% em comparação com o ano anterior. E de acordo com o governo, o bom resultado é fruto de um muito trabalho para que os crimes sejam evitados e de investimento na formação das forças de segurança.

Os melhores índices

Portugal teve baixa para os Indicadores: percepção de criminalidade, homicídio, acesso a arma, conflitos internos, crimes violentos, terror político, instabilidade política e outros.

Ranking índice de Paz Global 2018

O primeiro lugar ficou com a Islândia, no pódio desde 2008, seguida de Nova Zelândia e Áustria. Confira abaixo a lista dos 20 países mais pacíficos do mundo:

  1. Islândia
  2. Nova Zelândia
  3. Austria
  4. Portugal
  5. Dinamarca
  6. Canadá
  7. República Tcheca
  8. Singapura
  9. Japão
  10. Irlanda
  11. Slovênia
  12. Suíça
  13. Austrália
  14. Suécia
  15. Finlândia
  16. Noruega
  17. Alemanha
  18. Hungria
  19. Butão
  20. Ilhas Maurício

O Brasil no índice de Paz Global

O Brasil no índice de paz global
De 163 países listados, O Brasil se encontra no 106º lugar do ranking de Paz Global, pelos altos índices de criminalidade e corrupção. Entre os 23 indicadores analisados no estudo, o Brasil obteve os piores resultados em homicídios, criminalidade, acesso às armas, crimes violentos e terror político.
A pensar pelo lado positivo, o Brasil subiu 2 posições de 2017 para cá. Mas há muito ainda há ser melhorado, isso temos certeza, não é mesmo?
No indicador homicídio, o Brasil tem um dos piores índices de homicídio do mundo, junto com México, Colômbia, Venezuela e Congo.
Nem se compara com segurança em Portugal.

Sobre o índice de Paz Global

Também conhecido como Global Peace Index, tem o intuito de medir a paz em um mundo complexo: o Índice de Paz Global de 2018 mostra que o mundo está menos pacífico hoje do que em qualquer outro momento da última década. Esta é a décima segunda edição do Global Peace Index (GPI), que classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de tranquilidade.
O GPI é a principal medida mundial de tranquilidade global. Este relatório apresenta a análise mais abrangente, baseada em dados, sobre as tendências da paz, seu valor econômico e como desenvolver sociedades pacíficas.
O GPI cobre 99,7% da população mundial, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas e mede o estado da paz usando três domínios temáticos: o nível de segurança e proteção da sociedade; a extensão do conflito interno e internacional em andamento; e o grau de militarização.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Resultados de 2018

Os resultados do índice de 2018 mostram que o nível global de paz se deteriorou em 0,27% no ano passado, marcando o quarto ano consecutivo de deterioração.
Noventa e dois países se deterioraram, enquanto 71 países melhoraram. O GPI de 2018 revela um mundo em que as tensões, conflitos e crises que surgiram na última década permanecem sem solução, especialmente no Oriente Médio, resultando em uma queda gradual e sustentada na paz.
Descubra ainda qual é o país mais feliz do mundo e quais são as zonas mais perigosas de Portugal.