A emissão de nota fiscal é exigida por lei, tanto para transações comerciais no Brasil, quanto no exterior. E, caso a sua empresa preste serviços para clientes fora do Brasil, é necessário saber como emitir uma nota fiscal de serviço para o exterior, para emiti-la e informar o país tomador. Assim, você garante que a operação foi feita de maneira legal. Por isso, neste artigo, vamos explicar para você como fazer a emissão de nota fiscal de serviço para o exterior e se vale a pena usar a Remessa Online nesse processo.
Como emitir uma nota fiscal de serviço para o exterior?
A nota fiscal de serviço é uma exigência fiscal do governo brasileiro e serve para comprovar que um serviço foi prestado para outro país. Nesse caso, é preciso emitir uma invoice de serviço para o exterior para o seu cliente antes de emitir a nota fiscal.
Para fazer a emissão de uma nota fiscal de serviços para o exterior, primeiramente você deve efetuar o cadastro do seu cliente e, em seguida, fazer o passo a passo adiante.
Passo a passo para emitir nota fiscal de serviços pela Remessa Online
Como dissemos, é preciso emitir um documento de cobrança, a invoice, que é uma fatura comercial, antes de emitir uma nota fiscal de serviço para o exterior.
Passo 1 – Emissão da invoice pela Remessa Online
Veja o passo a passo para emitir uma invoice pela Remessa Online.
1. Acesse o Gerador de Invoice da Remessa Online e informe o seu e-mail
Primeiramente, você deve acessar o Gerador de Invoice da Remessa Online. O acesso é feito gratuitamente, pela internet. E, após digitar o seu e-mail, tique o botão “Clique para acessar”.
2. Preencha os dados solicitados na plataforma
No Gerador de Invoice da Remessa Online, você deve inserir:
- Informações do recebedor: nome da empresa, e-mail, CEP, cidade e estado, endereço;
- Informações de cobrança: nome da empresa e endereço;
- Dados sobre a invoice: número da invoice, data de emissão e data de validade;
- Descrição detalhada do serviço prestado;
- Moeda de recebimento e valor.
3. Finalize o processo
Para finalizar o processo, basta clicar em “Gerar invoice”.
Passo 2 – Emissão da nota fiscal de serviço para o exterior
Depois de receber o valor na sua conta pelo serviço prestado, você pode emitir uma nota fiscal, constando os valores já convertidos em reais.
A nota fiscal de serviço para o exterior deve ser a mesma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) emitida para tomadores com sede no Brasil, elaborada e transmitida, de forma eletrônica, no portal da prefeitura da sua cidade.
O processo de emissão de notas fiscais varia conforme o município em que a empresa está localizada. Nesse caso, usamos um exemplo de como emitir uma nota fiscal na cidade de São Paulo.
1. Acesso ao site da Prefeitura
Acesse o site da Prefeitura de sua cidade. Neste caso, usamos o site da prefeitura de São Paulo.
Clique em “Acessar o sistema”, opção localizada no canto direito da página.
2. Acesso ao sistema
Informe o seu CPF ou CNPJ e a sua senha da prefeitura, para acessar o sistema. Caso você possua o Certificado Digital instalado, basta clicar no link.
3. Emissão da nota fiscal
Você será direcionado para outra página e, então, deve clicar em “Emissão de NFs”, localizado no canto superior esquerdo da sua tela.
4. Minha empresa
Clique em “Minha empresa” e preencha os dados solicitados: CPF, nome e endereço. Depois, clique em “Gravar”.
5. CNPJ da empresa
Nesta tela, você deverá preencher os campos solicitados: prestador de serviços, local de incidência, natureza da operação e tomador de serviços (nome e CPF ou CNPJ).
6. Discriminação do serviço e outras informações
Complete as últimas informações: código do serviço, discriminação dos serviços, valores, substituição de recibos provisórios de serviços. Em seguida, clique em “Emitir”.
Ao concluir todo esse passo a passo de processos fiscais, você poderá ficar despreocupado com relação a possíveis problemas junto à sua contabilidade e à União.
Por que precisa emitir invoice e nota fiscal?
Porque a invoice serve para representar uma operação comercial e a nota fiscal serve para comprovar que um serviço foi prestado no exterior. Dessa forma, é preciso emitir uma invoice e uma nota fiscal sempre que for realizada alguma atividade de exportação ou prestação de serviço em outro país.
Ao emitir uma nota fiscal de serviço para o exterior, você estará isento do pagamento de PIS e Cofins, mas isso não significa que não deverá pagar impostos.
A invoice substitui a nota fiscal?
Não. A invoice deve ser emitida em transações para o exterior. Já a nota fiscal deve ser emitida para operações feitas no Brasil e para outros países, e ela é usada como base para cálculo de imposto.
Em qual idioma deve ser emitida a nota fiscal de serviço para o exterior?
A nota fiscal de serviço para o exterior deve ser feita em português. Ela é emitida no Brasil e serve para fins contábeis.
Como receber do exterior a partir da nota fiscal emitida?
Assim que o serviço for faturado para o cliente, deve ser feita a emissão da invoice, de acordo com as condições que foram combinadas no contrato de prestação de serviços. É necessário emitir e enviar o documento ao cliente.
Assim, a conclusão do serviço é comunicada, informando, ainda, que o pagamento já pode ser efetuado. Dessa forma, o recebimento do dinheiro por um serviço prestado deve ser feito por meio da invoice.
Depois que o prestador já tiver recebido os valores, a nota fiscal de exportação de serviços deve ser emitida, para tributação.
Vale a pena usar a Remessa Online nesse processo?
Sim. A Remessa Online possui um Gerador de invoice gratuito, que ajuda você no processo de emissão de invoice. Ele é uma opção simples e segura para gerar o documento.
O Gerador de Invoice da plataforma está disponível para clientes e não-clientes. Por isso, não é preciso ter cadastro na plataforma para utilizá-lo.