Planejando as próximas férias na França? Uma vez no país dá para alugar um carro e conhecer mais e mais cidades viajando pelas estradas francesas. Sabe aquelas cidades bem pequeninas que você viu no cinema? Então, a melhor maneira de chegar até elas é de carro, que lhe dará liberdade para ir e vir nos horários que quiser. Mas para isso é imprescindível ter carteira de motorista regular e conhecer as placas de sinalização na França. Conheça as principais abaixo.
Como entender as placas de sinalização na França
Não se assuste, não será necessário fazer um curso de francês básico para entender as placas de sinalização da França. Os nomes das cidades, locais, pequenas cidades (as vilas) estarão todas em francês. Porém, em geral, você encontrará as mesmas informações que encontraria nas placas de sinalização no Brasil.
Algumas dicas para ajudar na sua compreensão: todas as placas que indicam que uma estrada tem pedágio tem o fundo azul e as que não possuem pedágio, que são as estradas nacionais ou departamentais, possuem o fundo verde.
Aluguel de carro na França: veja quanto custa e como alugar.
As principais placas de sinalização na França
Sinal de trânsito com uma seta amarela: quando há uma seta amarela intermitente, quer dizer que o pedestre tem preferência, mesmo se o semáforo estiver aberto aos veículos.
Círculo vermelho:
Proibido circular veículos em ambos os sentidos.
Círculo vermelho com traço branco no meio:
Proibido circular neste sentido.
Deve ceder a passagem para o veículo que vem no sentido inverso:
A prioridade de passagem é sua:
Você é a seta branca e portanto a prioridade é sua.
Rua sem saída:
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Estacionamento proibido:
Não se pode parar e nem estacionar:
Estacionamento:
Via bloqueada:
Há ainda outras placas de sinalização da França que são diferentes das brasileiras, mas essa são as mais comuns e que podem gerar alguma confusão ao condutor brasileiro.
Viajar para a França: guia para turismo e para morar no país.
O que é preciso para dirigir na França?
Brasileiros com carteira de motorista regular podem dirigir na França. É aconselhável fazer a carteira de motorista internacional, porém, é bem verdade que muitas locadoras de veículos na Europa não exigem este documento.
Veja também como são as placas de sinalização na Itália e placas de sinalização de Portugal e descubra se há diferenças.
Quais documentos preciso para dirigir na França?
Na maior parte dos casos, a carteira de motorista brasileira dentro do prazo de validade é aceita na França.
Algumas pessoas preferem fazer uma tradução oficial para o francês da carteira de motorista. A outra opção é ir até o DETRAN e fazer uma carteira de dirigir internacional, ou, PID.
Vai viajar de motocicleta? Conheça o melhor seguro viagem moto e saiba como contratar.
Como alugar um carro na França?
Como a ideia é girar a França, não se preocupe, você poderá alugar o carro em uma cidade e entregar em outra. Uma dica é optar por um carro que seja a diesel, sairá mais barato abastecer na França. Algumas locadoras ainda vão oferecer o GPS em português.
Os postos de gasolina na França se chamam “station service”. Não espere um frentista. Você deve fazer primeiro o pagamento, na própria bomba de abastecimento e, em seguida, abastecer o seu próprio carro. O pagamento é feito com cartão de crédito. Caso tenha problemas para pagar, na loja de conveniência do posto, diga o número da bomba e faça o pagamento.
Se quiser efetuar o pagamento em dinheiro, somente dentro da loja.
Saiba também quanto custa e como fazer o aluguel de carro em Paris.
Como é a cobrança de pedágio na França?
Prepare-se, pois os preços são bem salgados. Normalmente, você passará pelo pedágio somente com a máquina, colocará o cartão de crédito e o valor será debitado.
Atenção ao trânsito na França
- Muita atenção ao dirigir na França, tenha em mente que a prioridade é sempre do pedestre. Aliás, é uma regra em grande parte dos países europeus. O pedestre colocou o pé na rua, na faixa, você deve parar imediatamente.
- Caso você deixe um motociclista lhe ultrapassar na estrada, ele fará um gesto típico de agradecimento na França, esticará o braço direito, pela sua gentileza.
- Fique atento também a preferência dos ônibus. Em algumas situações, o coletivo tem preferência, principalmente quando estão saindo de ponto. Faz parte da lei de trânsito da França.
- Muita atenção com o limite de velocidade nas estradas da França. Eles são extremamente rigorosos e os radares estão estrategicamente posicionados. Caso não queira ter uma surpresa desagradável, não se irrite com os limites de velocidade impostos nas estradas francesas.
Precisa de Seguro viagem para a França? Sim, é obrigatório. Veja como contratar o seu.