Taí o que você queria! Neste artigo você saberá a quantidade de dinheiro exata que precisa para imigrar para Portugal. Gostou? A gente sabe que você quer muito esta resposta!  Tanto no Instagram quanto no nosso YouTube, diariamente alguém chega perguntando algo como “Com 1.500€ consigo morar no Porto?” ou ainda “Com um salário de 1.000€, vivo bem em Braga?”.

Quanto dinheiro trazer para Portugal?

Então seus problemas acabaram. É hoje que você terá esta resposta, meu caro leitor! Prometo não enrolar muito, mas permita-me fazer um convite: acompanhe o meu raciocínio sobre essa questão. Farei uma série de perguntas e, no final dos questionamentos, você entenderá o motivo. Vamos a isto?

Aí no Brasil, quanto você gasta ao fazer compras para sua casa todo mês? Este valor é fixo, permanece sempre igual? Ou tem um mês que você exagera nas bobagens e no outro aperta mais o cinto para evitar gastos?

Outro ponto: você tem casa própria ou é alugada? O seu apartamento (ou casa) é novo ou velho? Fica numa localização privilegiada, perto de tudo, ou fica mais afastado? Em casa, você usa ar-condicionado ou só ventilador? Gasta muito com o gás? Tem animal de estimação? Vive comprando mimos para ele ou ela?

Os gastos variam conforme o estilo de vida

E quanto você gasta com roupas? Todo mês compra uma blusinha nova ou não liga para isso? Tem Netflix? Vai muito ao cinema também? Tem costume de jantar fora? E celular com plano pós ou pré-pago? Tem filhos? Estudam em escola pública ou particular? Plano de saúde, você tem? E costuma fazer viagens? Dentro ou fora do país?

Ufa! Quantas perguntas, né? E você notou a quantidade de variáveis? Então, permita-me uma última indagação: por que você supõe que seria simples estipular um valor que seja “bom para morar em Portugal“, como a esmagadora maioria das pessoas teima em perguntar, principalmente no Instagram, onde eu e meu marido compartilhamos um pouco do nosso dia-a-dia.

Infelizmente, a internet está cheia de pretensos consultores formados pela universidade do “achismo” que adoram fazer vídeos falando de valores, como se cada família fosse exatamente igual. Não percebem que, ao responderem qualquer coisa não pensada, estão apenas alimentando falsas esperanças em brasileiros incautos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.

Saber Mais →

Cuidado com as fontes de informação

Você precisa aprender a filtrar o que vê por aí e, principalmente, escolher melhor suas fontes de informação. O site Euro Dicas é sempre um lugar confiável e que vai te orientar a fazer uma imigração tranquila. E agora repita comigo o mantra: custo de vida é algo extremamente pessoal.

A resposta para a pergunta do título deste artigo é: só você consegue avaliar a quantidade de dinheiro que precisa para fazer sua imigração. Pare de procurar fórmulas mágicas porque elas não existem. Nenhum influenciador digital ou criador de conteúdo pode te dar essa resposta.

Fazer um planejamento financeiro é fundamental

Já sabemos que o céu é o limite e quanto mais dinheiro você conseguir juntar, melhor. Agora, aprenda de uma vez por todas: só você pode estabelecer um valor mínimo ou seguro para imigrar. Ninguém fará isso por você.

Quem quer imigrar não pode ter preguiça de pesquisar, e também de fazer cálculos. Sei que para muitas pessoas usar calculadora e planilhas é algo assustador, mas isso é parte fundamental de um bom planejamento. O que você pode e deve fazer é muita, mas muita pesquisa.

notas e moedas em euro
Custo de vida em Portugal é em euro

E até podemos te ajudar com algumas dicas para você poder entender seu perfil de consumo. A principal delas é explorar um site chamado Numbeo. Trata-se de uma plataforma colaborativa onde pessoas do mundo todo relatam de forma periódica o custo de vida em centenas de cidades ao redor do mundo.

E isso inclui, claro, Portugal. Ali você também não terá acesso a nenhum número mágico, mas poderá ter uma ideia de quanto deve gastar mensalmente, de acordo com suas necessidades.

Multiplique esse valor por, no mínimo, 2 anos para ter uma boa ideia de quanto você precisará juntar e realize uma imigração mais tranquila. Com isso, você consegue ter calma para se ambientar em Portugal, sem a necessidade de fazer tudo correndo ou no desespero.

Confira os valores do mercado local

Outras dicas que podemos dar: explore sites de supermercados (Continente e Pingo Doce, por exemplo) e simule uma compra até o final. Visite constantemente páginas de imobiliárias de Portugal (Imovirtual e Idealista). Abra uma conta-corrente em Portugal para fugir das flutuações de câmbio. E, acima de tudo, evite buscar respostas sobre custo de vida em perfis das redes sociais. A realidade de cada imigrante é diferente.

E, é claro, não tome estas dicas como única verdade. Você precisa entender qual é o seu perfil e fazer as adaptações necessárias. Avalie, pondere, repense, refaça cálculos e pesquise exaustivamente. Imigrar não é nada simples. Requer um enorme esforço pessoal, emocional e financeiro.

Entendemos a ansiedade de muitos brasileiros em querer sair do Brasil. Mas, a pior decisão de vida que você pode tomar é querer imigrar de qualquer forma, sem medir as consequências e sem fazer nenhum planejamento. Não acredite em quem vende facilidades para tentar te convencer de que “tudo são flores”.

Você já vai passar dificuldades naturais de adaptação, então para que criar problemas que não precisavam existir? Imigre, sim, mas com um consistente planejamento e com gigantesca responsabilidade.

*As opiniões dos colunistas não refletem necessariamente a opinião do site Euro Dicas.