A ideia de morar e trabalhar na Noruega pode ser um sonho para muitos! Além dos salários atraentes e das condições de trabalho, a flexibilidade de horas e as leis trabalhistas do país são muito vantajosas, principalmente se comparado com as brasileiras ou estadunidenses, por exemplo. Além disso, o país está constantemente nos rankings de melhor lugar para se morar e de população mais feliz do mundo.

Mas como será que é o caminho entre querer e realmente realizar o sonho de trabalhar na Noruega? É sobre isso que vamos falar hoje neste artigo, mas antes de iniciar, vamos responder três perguntas de forma sucinta.

Perguntas Respostas
O que é preciso para trabalhar na Noruega? Se você tiver passaporte europeu pode buscar a sua oferta de trabalho já morando lá. Caso contrário, você precisa ter a sua carta de oferta de trabalho e aplicar para o visto.
É fácil arrumar emprego na Noruega? Se você trabalhar com Tecnologia da Informação é muito fácil, devido à escassez de mão de obra qualificada. Para as demais áreas, a barreira linguística pode dificultar o processo.
Qual o valor do salário mínimo na Noruega? Não existe um salário mínimo oficial na Noruega, mas sim, uma base salarial que varriam de setor para setor.

Como trabalhar na Noruega?

Para os brasileiros que possuem dupla nacionalidade, eles podem simplesmente se mudar para o país e começar a procurar por empregos. A única coisa que pode assustar um pouco é o custo de vida na Noruega que acabam sendo caro de bancar para uma pessoa que não recebe um típico salário nórdico.

Para quem não possui passaporte europeu e deseja morar e trabalhar na Noruega (país que ocupa o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano), a opção é aplicar para vagas de emprego estando ainda no Brasil. O processo seletivo na maioria das vezes é online e, se você for bem-sucedido, receberá a sua carta convite para apresentar na hora de aplicar para o seu visto de trabalho.

O brasileiro Fillipi Pereira, que foi trabalhar na Noruega, nos contou que ele fez uma coisa um pouco arriscada, ele usou o período do visto de turista para entrar no país e fazer entrevistas presenciais. Uma vez que ele conseguiu o emprego, ele aplicou para ter o visto de trabalho já estando em Oslo. Porém, vale ressaltar que ele é da área de Tecnologia da Informação, uma das áreas com profissionais em falta no país nórdico.

Abaixo, ele conta em vídeo toda a sua experiência.

Existe trabalho na Noruega para brasileiros?

Setores que sempre estão em busca mão de obra qualificada para trabalhar na Noruega são: enfermagem, engenharias e a indústria automobilística. Porém, a maioria das vagas de emprego no país dão preferência para quem fala norueguês, dinamarquês ou sueco.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

A grande exceção da regra são os empregos na área de tecnologia, onde você pode conseguir um emprego falando apenas inglês fluente. Inclusive, a maioria dos brasileiros que não possuem dupla nacionalidade, mas que conseguiram um emprego no país, trabalha neste setor.

Assim como médicos e outros profissionais que formaram no exterior precisam validar os seus diplomas para trabalhar na Noruega. Caso a sua profissão exija algum tipo de formação superior, você precisa reconhecer o seu diploma pelo Nokut que é órgão oficial norueguês responsável pela validação de diplomas internacionais.

Como conseguir trabalho na Noruega?

A sociedade norueguesa possui um alto grau de escolaridade, então mostrar não só um diploma, mas como você realmente sabe fazer o seu trabalho faz toda a diferença.

Sendo assim, ter um bom LinkedIn que mostre aos recrutadores a sua experiência conta muito e um currículo de no máximo duas páginas vai fazer a diferença na hora que eles estiverem revisando os aplicantes.

Além do LinkedIn, os principais sites de emprego na Noruega:

Neles, a maioria das descrições de vagas estão em norueguês, mas você pode usar o Google Tradutor para te ajudar.

Trabalhar na Noruega na área de Tecnologia da Informação.
Os setores de TI, saúde e engenharias estão bem aquecidos para trabalhar na Noruega.

Para quem gosta do ambiente de Startup pode procurar entre as vagas publicadas no site Hub, a principal plataforma de oferta e busca de emprego e estágio para jovens da Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

Como são os contratos de trabalho?

Na Noruega, qualquer emprego deve oferecer e ser baseado em contrato de trabalho escrito entre o empregador e o empregado. Isto é declarado nas seções 14-5 da Lei do Ambiente de Trabalho.

Os contratos para trabalhar na Noruega com duração superior a de um mês devem discorrer sobre quem são as partes que vão assinar o contrato, o local do trabalho, as funções específicas que o funcionário deve exercer, direitos com relação a férias e feriados remunerados, entre outros.

Portanto, devem ser bem claros e específicos sobre os direitos e deveres do funcionário, assim como as responsabilidades da empresa que o contratou.

É possível estudar e trabalhar na Noruega?

Sim, é muito possível!

Se você está procurando uma recolocação profissional ou deseja começar a sua carreira, uma boa opção é fazer a sua graduação ou mestrado no país. Com o visto de estudante, você ainda pode trabalhar na Noruega até 20h semanais durante o período letivo e 40h semanais durante as férias e épocas de recesso.

Veja também como fazer um intercâmbio na Noruega.

Como conseguir visto para trabalhar na Noruega?

Uma vez que você já tem a sua oferta para trabalhar na Noruega em mãos, você deve fazer um cadastro online no site da UDI (Diretoria Norueguesa de Imigração). Lá eles informam quais são os documentos necessários para o processamento do seu visto e, após você pagar taxa de processamento, poderá agendar um dia para fazer a sua entrevista.

O tempo de processamento do visto pode durar até 4 meses. Leve esse tempo em consideração na hora de planejar a sua mudança para a Noruega.

Processo burocrático

Se você deseja trabalhar e morar na Noruega e já tem uma oferta de emprego para aplicar para o seu visto, primeiro será necessário criar conta e fazer um cadastro online no site da UDI.

Depois disso, deverá reunir todos os documentos exigidos e após o pagamento, realizar um agendamento da entrevista para levar os documentos que podem ser apresentados em inglês ou norueguês.

Os documentos que são geralmente requeridos para o visto para a Noruega são:

  • Formulário preenchido e assinado;
  • Passaporte válido e cópia das páginas usadas;
  • Duas fotos tipo passaporte;
  • Carta de oferta de trabalho preenchida e assinada;
  • Diploma de grau de escolaridade que pode ser de graduação, mestrado ou doutorado*;
  • Comprovante de residência;
  • Lista de verificações preenchida e assinada;
  • Seguro saúde válido;
  • Qualificação de trabalho e currículo;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Prova da quantia que receberá pelo seu trabalho;
  • Licença especial, caso o seu trabalho exija algum tipo de validação ou reconhecimento, como algumas áreas da saúde exigem.

Caso você só tenha o diploma em português, deverá pagar por uma tradução juramentada para que o seu documento seja oficialmente reconhecido em terras nórdicas.

Profissões em falta na Noruega

A Noruega possui uma das menores taxas de desemprego do mundo, em dezembro de 2022, este número chegou a 1,6% da população, segundo um artigo da Nordea Corporate.

Mesmo assim, alguns setores buscam frequentemente por trabalhadores, pois não possuem o número suficiente de profissionais qualificados por lá. Estas áreas são:

  • Enfermagem;
  • Engenharias (praticamente todas);
  • Indústria Automobilística;
  • Tecnologia da Informação.

Fillipi é um brasileiro que começou a trabalhar na Noruega justamente na área de tecnologia. No vídeo abaixo, ele nos deu uma entrevista contando um pouco da sua história e como conseguiu um emprego na Noruega após fazer uma transição de carreira.

Dicas para conseguir trabalhar na Noruega

Conseguir trabalhar na Noruega pode parecer difícil, mas não é impossível. Você precisa se atentar a alguns detalhes para aumentar as suas chances de mudar para um dos melhores países para se viver. São eles:

  • Ter um bom currículo;
  • Ter um bom perfil no LinkedIn;
  • Falar inglês fluentemente;
  • Buscar experiência de trabalho nas áreas onde eles mais estão precisando de gente;
  • Aprender norueguês.

E aí, pronto para trabalhar na Noruega? Além da história do Fillipi, que tal se inspirar em outros brasileiros que mudaram para o velho continente em busca de novas oportunidades? Confira o ebook “O sonho de viver na Europa”, que traz vários relatos bem legais. Além de inspiração, também vai conseguir refletir se a mudança é o que você realmente busca para si.