Se você está pensando em mudar para a Europa, com certeza já pensou sobre os custos de morar no velho mundo. Dentre as muitas opções de países que você encontra por lá, você já deve ter ouvido falar sobre a Noruega. O país nórdico é um dos melhores do mundo para se viver. Mas o custo de vida na Noruega precisa ser considerado antes de você simplesmente decidir ir para lá.

Por isso preparei este artigo com várias informações te contando tudo o que você precisa considerar antes da mudança.

O custo de vida na Noruega é alto?

Sim! A resposta direta e reta é esta se você está pensando em morar na Noruega.

Todos os países nórdicos possuem uma excelente qualidade de vida e também custos altíssimos com tudo. Oslo é uma das capitais mais caras do mundo. Porém, o salário do país é proporcional aos seus custos, então se você está indo para lá a trabalho, não tem muito o que se preocupar, pois vai conseguir viver uma vida decente por lá.

Contudo, se você vai para fazer um intercâmbio, é bom fazer uma boa reserva financeira para eventuais gastos que não estejam cobertos pelo seu programa.

Custo de moradia na Noruega

Antes de mais nada, o custo de moradia na Noruega, assim como em qualquer país, vai depender da cidade onde você vai morar, região e tamanho do espaço que quiser.

As três principais cidades da Noruega são Oslo (a capital), Bergen e Trondheim, são também as cidades mais caras para se viver. As cidadezinhas ao redor da capital também possuem um preço elevado de moradia por possuírem um fácil acesso a capital, assim como acontece com São Paulo e as cidades que fazem parte da Grande São Paulo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

O que assusta muita gente é que o custo de moradia na Noruega e o que vai tomar a maior parte dos seus gastos. Então, você deveria pesar bem as suas opções, afinal avaliar o que está e o que não está incluso pode te mostrar se o barato não está saindo caro.

Veja a média de preço dos custos com moradia na Noruega, segundo uma pesquisa realizada em agosto de 2022 no site Numbeo.

Tipologia Valor médio
Apartamento de 1 quarto no centro da cidade 10.410,89 NOK
Apartamento de 1 quarto fora do centro da cidade 8.443,67 NOK
Apartamento de 3 quartos no centro da cidade 18.138,31 NOK
Apartamento de 3 quartos fora do centro da cidade 14.029,73 NOK

A moeda do país é a Coroa Norueguesa (NOK). Para ter uma ideia, 1 NOK equivale a R$ 0,53, segundo cotação no dia 8 de agosto de 2022.

Tipos de moradia que você pode alugar na Noruega

Você pode encontrar tipos variados de moradia para morar sozinho, ou com uma família grande. Os principais são:

1. Casas

As casas se dividem em dois tipos. As rekkehus, uma espécie de casa geminada que se parece com um conjunto de apartamentos.

Você também encontra as casas mais “padrões”, como as que encontramos no Brasil. Elas são chamadas de enebolig e são a opção mais cara que você vai encontrar, são aquelas casas pensadas para abrigar uma família no longo prazo. Elas podem ter jardim, vários cômodos e muito espaço.

2. Apartamento

Apartamentos e flats, também chamados de leilighet, são opções muito comuns para estudantes estrangeiros e jovens profissionais que chegaram no país há algum tempo. Eu mesma morei em um apartamento com mais 3 pessoas por um ano quando vivi na Noruega.

Você encontra apartamento para alugar na Noruega de todas as formas, tamanhos e também qualidade. E dependendo do seu contrato, as contas de água, gás e eletricidade podem já vir inclusas no seu aluguel, assim você tem noção de quanto vai gastar todos os meses, sem nenhuma surpresa.

3. Studio/Kitnet

Os studios, também chamados de kitnets, ou hybel, na Noruega, também são uma opção de acomodação na Noruega. Eles são geralmente localizados dentro do terreno de uma casa ou em prédios estudantis.

Quando eles são localizados dentro do terreno de uma casa, eles se parecem com uma edícula, separada da casa principal, e contam com o que um kitnet geralmente oferece: uma cozinha pequena, um quarto que pode ser separado por uma parede, ou não e um banheiro. Em alguns hybels, o banheiro fica do lado de fora e é compartilhado com outro hybel.

Essas opções são bem populares entre os estudantes, pois geralmente as acomodações estudantis seguem este modelo. Em alguns casos, a pessoa tem espaço para seu quarto e banheiro, mas é comum é ter a cozinha e o banheiro compartilhados, contando com escala de limpeza entre os morados do prédio.

Prédios da cidade Oslo, na Noruega
A cidade de Oslo tem o custo de vida na Noruega mais alto por ser a capital.

Alguns dos meus melhores amigas moravam em hybels, pois era opção mais econômica para os jovens que passariam apenas um ano fazendo intercâmbio na Noruega. A maioria deles tinha o seu próprio banheiro e cozinha dentro do seu espaço, mas uma delas compartilhava cozinha e banheiro e preferia dessa maneira, pois ela podia cozinhar e comer com outras pessoas todos os dias.

4. Apartamento/Casa compartilhada

A opção de morar em um apartamento compartilhado, ou um kollektiv é muito comum entre jovens profissionais de vinte e poucos anos e estudantes em grandes cidades norueguesas. Desta maneira eles conseguem conhecer outras pessoas e ainda economizar dinheiro.

Porém, para ter uma boa convivência aqui, é preciso ter bom senso. Não adianta só pagar as contas, pois é esperado que você faça a sua parte na escala de limpeza da casa, das compras dos materiais compartilhados e também participe de certos eventos sociais.

Neste tipo de moradia, quando alguém vai embora, o novo integrante da casa é decidido em comum acordo pelo grupo. Então é um espaço bem democrático de convivência onde todos têm responsabilidades e deveres.

Despesas da casa

Uma prática muito comum na hora de alugar casa ou apartamento na Noruega é pagar o que eles chamam de “depósito“. Este valor é igual a três meses de aluguel somados aos primeiros meses pagos antecipadamente. Então você desembolsa pelo menos 4 meses de aluguel antes mesmo de pegar a sua chave.

Este dinheiro do depósito não conta para o aluguel em andamento, ou seja, você não paga este valor na entrada e depois fica uns meses sem pagar. Mas se você quer saber para onde vai este dinheiro, eu te conto. Ele é usado para qualquer reparo que seja necessário fazer após a sua saída da casa. Então, se ao sair o proprietário precisa trocar alguma coisa que você deixou em um estado ruim, ele vai retirar do dinheiro do depósito, fazer uma nota de serviço, e te devolver o resto.

Esta prática não é uma regra, mas é muito comum na Noruega. Por isso vale à pena procurar bem o tipo de acomodação que você deseja e o que cobram antes de você realmente se mudar para a sua nova casa, afinal,  tudo isso impacta diretamente no seu custo de vida na Noruega.

Outras despesas que deve considerar são as despesas de gás, energia, água, internet e condomínio, caso você more em um prédio.

Em muitos condomínios os custos de água e gás já estão inclusos, então vale à pena investigar se vale à pena para você viver em um condomínio o qual estes custos estão inclusos e são fixos, ou seja, não variam de preço conforme as estações do ano na Europa.

Mas se você tiver o valor das despesas não estiver no aluguel, você precisa considerar os gastos no seu custo de vida na Noruega, conforme a média do Numbeo.

Despesa da casa Valor médio
Básico (eletricidade, aquecimento, refrigeração, água, lixo) para Apartamento de 85 m² 1.966,02 NOK
Internet 523,40 NOK
1 minuto de tarifa móvel de celular 1,23 NOK

Custo de alimentação

Comer fora na Noruega é bem caro, por isso que a maioria come em casa e leva marmita para o trabalho. Mas é claro que vez ou outra é possível se dar esse luxo por lá.

Para que você tenha ideia dos custos gerais para abastecer a sua cozinha e para comer fora, preparei esta lista com os itens básicos na compra mensal de supermercado para analisar o seu custo de vida na Noruega:

Item Valor médio
Leite (1 litro) 19,40 NOK
Pão branco fresco (500 gr) 28,17 NOK
Arroz (1 kg) 27,85 NOK
Ovos (dúzia) 37,13 NOK
Filé de frango (1 kg) 132,95 NOK
Carne vermelha (1 kg) 276,66 NOK
Queijo local (1 kg) 109,15 NOK
Maçã (1 kg) 28,75 NOK
Banana (1 kg) 22,26 NOK
Laranja (1 kg) 28,46 NOK
Batata (1 kg) 20,77 NOK

Você vai notar que aqui na lista eu não inclui o preço da água. Isso é porque a água da Noruega é limpíssima e todos bebem água da torneira. Isso além de ser bom para a sua saúde é ótimo para o seu bolso.

Além disso, caso você queira saber quanto custa comer fora lá, também separei algumas opções de comida e bebidas que você vai encontrar, segundo o Numbeo.

Comer fora Valor médio
Refeição para uma pessoa em restaurante barato 197,65 NOK
Refeição para duas pessoas em restaurante gama média 900 NOK
McMeal no McDonalds (ou equivalente) 120 NOK
Cerveja doméstica (500 ml) 90 NOK
Capuccino (normal) 43,44 NOK
Refrigerante (330 ml) 30,26 NOK

Custos de transporte na Noruega

O transporte público na Noruega é excelente e os custos são medianos. São caros para quem vem de fora, mas para quem vive lá, eles são justos.

A capital, Oslo, conta com metrôs, ônibus, trens e bondes. Além disso, muitas pessoas também acabam optando por bicicletas e patinetes elétricos para se locomover no centro.

Transporte em Oslo, Noruega
O transporte público é de qualidade e não pesa no custo de vida na Noruega.

A vantagem do transporte público norueguês é que ele é integrado. Então se o seu passe dura 1h, você pode pegar qualquer tipo de transporte público durante aquele período. Se ele dura um mês, ou um ano, você também pode pegar qualquer transporte da cidade e/ou região para onde você comprou o ticket.

Ter um carro também é uma opção, principalmente para quem mora no interior e para quem quer fazer os seus próprios horários. Por isso também separei uma tabela com os preços dos transportes e como eles impactam no custo de vida na Noruega.

Transporte Valor médio
Bilhete unitário 39 NOK
Bilhete unitário para crianças e idosos 20 NOK
Passe mensal 814 NOK
Passe mensal para crianças e idosos 407 NOK
Bilhete anual 8.140 NOK
Bilhete anual para crianças e idosos 4.070 NOK
Taxi (preço base – tarifa normal) 100 NOK
Taxi 1km (tarifa normal) 15 NOK
Gasolina ( 1 litro) 20,70 NOK

Fonte: Ruter e Numbeo.

Custo de saúde

Não o sistema de saúde norueguês não é gratuito. Ele é quase grátis, mas não 100%. Todos os cidadãos e residentes devem pagar por consultas e prescrições médicas, mas só até o limite de 2.200 NOK por ano, contando de janeiro a dezembro, o que dá cerca de R$ 1.155, segundo a cotação do dia 8 de agosto de 2022.

Após atingir este limite, você recebe um cartão em sua casa que te garante o resto dos serviços de maneira gratuita. O sistema foi pensado em ser justo e igualitário, então cada um paga a sua parte, mas sem precisar se estressar e sofrer com contas absurdas, caso fique seriamente doente, ou precise de alguma cirurgia.

Caso você vá para a Noruega apenas como turista, a melhor coisa que você pode é ter um seguro viagem Europa que vai cobrir todas as suas despesas. Pois turistas de todos os outros países de fora da União Europeia e do Espaço Schengen não têm direito a reembolso por tratamento médico recebido na Noruega, mesmo tendo direito cuidados médicos, desde que seja um caso urgente.

Uma coisa que é caríssima na Noruega é o atendimento odontológico. Como os preços lá são considerados bem altos em comparação com outros países europeus, é comum você ver noruegueses fazendo os seus tratamentos odontológicos fora.

Em contraponto com os custos de saúde, a Noruega é um dos países mais seguros do mundo.

Custo de educação na Noruega

Estudar no país é totalmente gratuito e não vai interferir no custo de vida na Noruega. É isso mesmo, a Noruega não cobra nenhuma taxa de ensino, desde que você esteja estudando nas escolas públicas que recebem financiamento do Estado.

Os estudantes do país ainda podem trabalhar até vinte horas por semana em períodos letivos e durante o período integral durante férias e feriados. É uma maneira de fazer com que os estudantes possam equilibrar a sua vida acadêmica e ainda assim ganhar o seu dinheiro.

Comer fora é um gasto do custo de vida na Noruega
Comer fora é uma das opções de lazer e deve ser considerado no custo de vida na Noruega.

Como a Noruega faz parte do. Espaço Econômico Europeu (EEE), os cidadãos do EEE, da União Europeia e da Suíça, podem ir estudar no país sem precisar pagar nada por isso. Então se você tem cidadania europeia, pode estudar na Noruega gratuitamente.

Porém, se você assim como eu, não possui um passaporte vermelho, precisa aplicar o visto para estudar na Noruega.

Para aplicar para o visto você precisa desembolsar 4.900 NOK (cerca de R$ 2.572) para o processo. Além disso, precisa apresentar a carta de aceite da universidade ou escola onde irá estudar, e comprovar que possui tem fundos suficientes para se manter no país por pelo menos um ano, o que é um valor 126.357 NOK ou aproximadamente R$ 66.339,21. Sim, o custo de vida na Noruega é muito alto e deixei isso bem claro no início deste artigo.

Conheça também os outros tipos de visto para a Noruega.

Quanto custa o lazer na Noruega?

O lazer para os noruegueses é diferente e praticamente gratuito, uma vez que o que eles mais gostam de fazer é trilha, subir montanhas e viajar para suas cabanas.

Uma das paródias mais famosas dos comediantes noruegueses, Ylvis, fala justamente sobre o amor que eles têm sobre esse lugar isolado, frio e nada confortável. Caso queira conhecer um pouco mais desta cultura e dar umas boas risadas, o vídeo resume bem esta cultura (inglês).

Contudo, se você não é norueguês, ou gosta de fazer outros tipos de atividades, já te adianto que o preço das atividades de lazer podem subir bastante o seu custo de vida na Noruega.

O ingresso de cinema custa em média 135 NOK na capital norueguesa, enquanto o ingresso para um balé ou uma ópera sai por 120 NOK para um adulto.

Qual é o custo de vida na Noruega?

Como você pode perceber o custo de vida na Noruega é sim muito caro. Isso se dá porque as taxas de impostos são bem altas, mas isso volta para eles em forma de saúde e educação.

Então, se você me perguntar se o custo de vida na Noruega é justo, eu te direi sem pensar duas vezes que é sim muito justo considerando todos os benefícios que você recebe.

Veja uma tabela com a média do custo de vida considerando um casal sem filhos.

Custos Valor médio
Apartamento de 1 quarto fora do centro 11.264,71 NOK
Despesas de casa 2.500 NOK
Alimentação 7.000 NOK
Transporte público – passe mensal 1.628 NOK
Lazer (academia e cinema) 700 NOK
Total 23.092,71 NOK*

*Convertendo o valor médio total com a cotação da coroa norueguesa em agosto de 2022, 23.092,71 NOK correspondem a R$12.377,22.

Relação salário mínimo x custo de vida

Se tudo o que você leu até agora sobre o custo de vida na Noruega não te deixou chocado, prepare-se! Pois a hora é agora.

Na Noruega não existe um salário mínimo estabelecido por lei!

Ao contrário da maioria dos países da Europa e do próprio Brasil, não existe um salário mínimo fixo na Noruega. Mas existe um salário mínimo entendido em cada indústria. Ou seja, a indústria de construção paga um salário diferente do que a indústria de pesca. A diferença no final do dia não é gigantesca, mas ainda sim é um fator curioso, visto que mesmo não sendo mandatório por lei, empresas e patrões pagarem salários que acreditam ser no mínimo decentes para que a pessoa possa viver bem no país.

Espera-se que se você vive como uma pessoa solteira em Oslo, você vai gastar em média 10.000-25.000 NOK por mês para viver no país (isso incluindo aluguel, alimentação, transporte, lazes e tudo mais). E que se você vive com uma família de 4 pessoas, você vai gastar em média 40.000 NOK por mês.

A boa notícia é que grande partes das profissões pagam em média 31.000 NOK por mês, ou seja, dá para viver muito bem com o seu salário na Noruega, sem passar nenhum aperto financeiro.

Confira também o custo de vida na Suécia e compare com o da Noruega.

Como se preparar para o custo de vida na Noruega?

Em suma, se você está de mudança para a Noruega, precisa entender que os primeiros meses serão os de maiores gastos. Ainda mais considerando os gastos que você terá comprando roupas para o novo clima, pagando o depósito da casa e fazendo o seu primeiro estoque de comida e materiais de limpeza.

Em outras palavras, se prepare para gastar mais assim que chegar, mas para ver os seus gastos se estabilizarem depois.

Portanto, salve este artigo para revisitar sempre que necessário antes de partir e saber como se preparar para cada gasto que você vai encontrar ao chegar no seu novo país e não esqueça de contratar o seguro viagem Noruega. Você pode realizar uma cotação no Seguros Promo para encontrar a melhor proteção para você!