Enviar dinheiro para o exterior

TransferWise vs Western Union: veja um comparativo entre os sites

Você sabe qual a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior? Que seja rápida, fácil e com a menor taxa de câmbio? Pois saiba que existem várias plataformas para realizar esse envio. Acompanhe esse artigo, veja o comparativo da TransferWise vs Western Union  e escolha o mais indicado para você.

TransferWise vs Western Union: vantagens e desvantagens de cada plataforma

Para fazer um comparativo TransferWise vs Western Union é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma das plataformas. Vamos conhecer uma por uma começando pela TransferWise.

TransferWise: o que é como funciona

A TransferWise é uma plataforma de transferência de dinheiro online com uma tarifa de câmbio bem mais competitiva do que aquela que os bancos oferecem.

Além disso, quem pretende utilizar a TransferWise pode ficar tranquilo porque seu funcionamento é monitorado e autorizado pela FCA (Financial Conduct Authority) no Reino Unido. Isso significa que o dinheiro é depositado em instituição financeira, garantindo segurança ao usuário.

Na Europa os valores são depositados no Banco Barclays e nos EUA o banco utilizado é o Wells Fargo.

Quer saber mais? Veja esse artigo detalhado que escrevemos sobre a TransferWise.

É fácil utilizar a TransferWise?

A operação é muito fácil.

Após efetuar um cadastro no TransferWise com suas informações, o usuário informa o valor a ser transferido, a moeda escolhida e os dados da conta do destinatário. O custo da transação e a taxa de conversão são informados na hora, de forma transparente e rápida.

Na sequência é gerado um boleto bancário que pode ser pago on-line.

Após confirmada a transação, um e-mail é enviado para o destinatário com a estimativa de tempo prevista para o recebimento. Tudo extremamente simples e sem burocracia.

O limite de envio é de R$ 9.000 mensais por CPF e a empresa disponibiliza suporte ao cliente via chat online, e-mail e telefone.

A facilidade de transferência do dinheiro é um diferencial no comparativo TransferWise vs Western Union, e a TransferWise sai na frente neste quesito.

Tudo o que você precisa saber para enviar dinheiro para o exterior está aqui.

É vantajoso utilizar o TransferWise?

Sim!

A cotação é a mais próxima do câmbio comercial da moeda escolhida e atualmente a TransferWise possui uma das taxas mais baixas do mercado.

Após identificado o pagamento, o dinheiro é disponibilizado em até 2 dias úteis dependendo da moeda envolvida na transação e do método escolhido para pagamento.

Através do aplicativo é possível acompanhar a transação (IOS e Android).

E as desvantagens?

Se o destinatário precisar com urgência do dinheiro não é recomendável utilizar este serviço, pois o tempo até a importância ser disponibilizada é de até 2 dias úteis.

Será que TransferWise é seguro? Descubra aqui.

Western Union: o que é e como funciona

Agora, para a segunda parte do comparativo TransferWise vs Western Union, conheça também essa plataforma americana:

A Western Union é uma empresa muito conceituada, está há mais de 160 anos no mercado e é referência quando o assunto é transferência de recursos. Além disso, está presente em mais de 200 países no mundo.

O envio de dinheiro pela Western Union é fácil, rápido e seguro, uma grande vantagem é que existem mais de 13.000 pontos de atendimento no Brasil, o que auxilia muito para quem necessita enviar dinheiro para outro país.

Os bancos autorizados a realizarem essa transação são o Banco do Brasil e Bradesco, mas vale lembrar que é necessário que o remetente possua conta corrente.

A empresa possui, além de lojas próprias, outras lojas conveniadas, como a Riachuelo, Extra e MM, e isso facilita muito para quem precisa enviar dinheiro para o exterior, não é mesmo? Pode-se enviar dinheiro para qualquer pessoa física em mais de 200 países onde a Western Union está presente.

É simples enviar dinheiro pela Western Union?

O envio é bastante simples, basta escolher uma das lojas próprias Western Union, conveniadas ou alguma agência do Banco do Brasil ou Bradesco, preencher o formulário, pagar as taxas e fazer a transferência.

Também é possível fazer a transferência online, dependendo do país para onde vai transferir o dinheiro.

Qual a documentação exigida para envio de dinheiro?

A documentação original exigida para brasileiros é o RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte, CPF e Comprovante de Residência.

Para estrangeiros que residem no Brasil é necessário CNH ou Carteira de Registro de Estrangeiro (RNE) e CPF. Para estrangeiros não residentes no Brasil pede-se Passaporte.

O remetente determina a quantia, a moeda e o destinatário que irá receber, um código é gerado (MTCN). Esse código é o número de controle de transferência, este deverá ser informado ao recebedor pois é através dele que o dinheiro poderá ser retirado. Além disso com este número é possível rastrear o processo pela internet.

A cotação do câmbio e o valor que o destinatário irá receber são determinados no momento do pagamento.

Qual o valor máximo que pode ser enviado?

O valor máximo que pode ser enviado é de R$ 9.000,00 reais e os valores das taxas aplicadas sofrem variação de acordo com o total enviado e com o país de destino. Quanto menor o valor a ser enviado, maior a taxa de serviço, em alguns casos chega a 10% do valor enviado.

É interessante consultar o site oficial da Western Union para simular quanto custará a transferência, incluindo a taxa a ser paga, mas lembre-se que o valor é apenas uma estimativa.

Observe que além da tarifa do serviço, será acrescentado ao valor total da operação o valor referente ao IOF e a taxa de câmbio.

As taxas da Western Union são vantajosas? Descubra aqui.

É preciso ter conta em banco para receber o dinheiro?

Quem recebe não precisa ter conta em banco e pode fazer a retirada em qualquer local conveniado.

Saiba também como enviar dinheiro para o exterior pelo banco.

O dinheiro é disponibilizado rapidamente pela Western Union?

O dinheiro normalmente é disponibilizado em poucos minutos após o envio, a transferência do valor pode ser feita por cartão de crédito, débito, recursos de sua conta bancária ou mesmo dinheiro.

Pelo site da Western Union pode-se acompanhar o andamento da operação.

No comparativo TransferWise vs Western Union, a segunda empresa ganha na velocidade de transferência do dinheiro.

Quais as vantagens em utilizar a Western Union?

Para quem está interessado em rapidez a empresa é excelente, o dinheiro é disponibilizado em menos de 24 horas.

O recebedor não precisa ter conta em banco e a retirada pode ser feita em qualquer local conveniado. A empresa é sólida e tem muita credibilidade no mercado, por isso pode enviar sem medo.

E quais são as desvantagens da Western Union?

O dinheiro só é retirado pelo destinatário que foi indicado pelo remetente. As taxas podem ser mais elevadas, de acordo com o montante a ser transferido.

Veja também o comparativo: Remessa Online ou TransferWise? Descubra o mais vantajoso para você.

Qual delas é melhor?

Como percebemos as duas formas de envio são extremamente seguras e na hora de escolher deve-se levar em consideração aquela que mais se aproxima e serve as suas necessidades.

No comparativo TransferWise vs Western Union, ambas as plataformas oferecem vantagens. Se você quer praticidade e taxas baixas, sugerimos realizar uma cotação na TransferWise e ver os valores oferecidos. Já se você tem pressa e precisa que o dinheiro chegue rapidamente, nossa sugestão é utilizar o Western Union.

Quando precisei deste tipo de serviço, utilizei a TransferWise e fiquei muito satisfeita com o processo, recomendo!

E então, gostou do nosso comparativo TransferWise vs Western Union? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

May Bell

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.

Artigos Relacionados

Fechar