Enviar dinheiro para o exterior

Como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil

Uma das dúvidas mais frequentes dos brasileiros é como enviar dinheiro para o exterior. Por isso, nesse artigo, vamos explicar como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil, um dos maiores bancos do Brasil e da América Latina e que está presente em mais de 20 países do mundo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Apresentaremos, também, outras alternativas para fazer o envio do seu dinheiro para o exterior, como a Transferwise e a Remessa Online.

Assim, você poderá analisar qual é a melhor forma para realizar a transação financeira.

Como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil

Você pode enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil de duas formas: indo em uma agência do banco ou fazendo uma transferência internacional online.

Agência do Banco do Brasil

Você pode procurar a agência do Banco do Brasil mais próxima e ir até lá para realizar transferências internacionais.

Online

Os correntistas do Banco do Brasil podem realizar a remessa de dinheiro para o exterior pela internet, com débito em sua conta-corrente ou conta poupança.

O valor para essas remessas é de até 3 mil dólares por pessoa física e até 100 mil dólares por pessoa jurídica (ou o mesmo valor em outras moedas).

É possível:

  • Fazer o agendamento do envio das remessas para uma data predeterminada;
  • Definir uma periodicidade de envios.

As pessoas físicas que forem clientes do BB no Brasil podem acessar sua conta pela internet e realizar a transferência bancária por meio do menu. Basta clicar em “Conta Corrente e Consultar”, “Transferências” e “Emissão de Ordem de Pagamento para o Exterior”.

Veja aqui como enviar dinheiro para a França gastando menos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil: veja as opções

Se a sua dúvida é como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil, é importante saber que a instituição financeira disponibiliza três formas para realizar a operação. Conheça cada uma delas a seguir.

Ordem de pagamento em moeda estrangeira

Ordem de pagamento significa que a moeda estrangeira é transferida por meio do Banco do Brasil (BB) do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil.

Essa ordem de pagamento possibilita o fluxo financeiro internacional entre pessoas físicas ou jurídicas, independentemente de serem ou não clientes do Banco do Brasil. Por esse meio, é possível transferir remessas em dinheiro para uma conta-corrente.

A ordem de pagamento é efetuada por meio da contratação da operação de câmbio nas agências do Banco do Brasil que forem habilitadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). O valor da remessa pode ser creditado diretamente em conta-corrente.

Western Union

Se você tem dúvidas sobre como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil, outra possibilidade é enviar ou receber recursos financeiros pelo convênio que a instituição possui com o Western Union.

O que é o Western Union?

O Western Union é uma empresa de serviços financeiros consolidada, que realiza o envio de dinheiro para o exterior. Com sede nos Estados Unidos, está presente em mais de 200 países no mundo e possui mais de 500 mil pontos de atendimento. Saiba onde encontrar agências.

Desde 2011, o Banco Central autorizou as transações com o Western Union no Brasil. Ele está presente em bancos, como Banco do Brasil e Bradesco. No comércio, a empresa está presente em lojas de varejo, como a Gazin e a Riachuelo de algumas cidades. Algumas agências de câmbio também disponibilizam o serviço.

Com o Western Union, o usuário pode realizar transações financeiras pessoalmente, online ou por telefone. Saiba mais sobre como funciona o serviço do Western Union.

Vantagens e desvantagens do serviço

A principal vantagem do serviço é a rapidez no recebimento do dinheiro. Após o recebimento do código gerado na transferência, o dinheiro fica disponível para o destinatário em poucos minutos.

Porém, apesar de ser uma forma ágil de enviar e receber dinheiro, geralmente a taxa cobrada é três vezes mais cara que a aplicada pelo site TransferWise ou a Remessa Online, assuntos que veremos ainda neste artigo.

enviar dinheiro vantagens desvantagens

BB Remessa

O BB Remessa permite que você receba no Brasil, de forma rápida e sem complicações, moedas estrangeiras enviadas de diversos países do mundo, como: Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Áustria, Itália, Inglaterra, Alemanha e Japão.

O dinheiro pode ser recebido pelo beneficiário pela sua conta corrente ou poupança. Se preferir, o beneficiário pode retirar o valor disponível nas agências do Banco do Brasil em qualquer lugar do país. Para isso, basta preencher o formulário de Autorização Permanente para Crédito em Conta.

Caso você tenha alguma dúvida sobre os serviços do BB, contate seu Gerente de Relacionamento ou a Central de Atendimento BB – Telefones: 4004 0001 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (para as demais localidades).

Saiba como enviar dinheiro para a Itália pagando menos taxas.

Remessa Online

Remessa Online é a primeira plataforma independente, credenciada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para intermediar transferências internacionais. A empresa é recente no mercado (foi criada em 2016) e oferece o serviço de envio de dinheiro para o exterior, de forma online, rápida, confiável e barata.

Uma das principais vantagens dessa forma de transação financeira é o tempo que o beneficiário recebe o dinheiro (em até 24 horas). Já entre as desvantagens está o fato de que o pagamento não pode ser feito via boleto bancário.

Veja se é melhor enviar dinheiro para o exterior com Remessa Online ou Western Union.

Transferwise

A TransferWise é outra forma confiável e barata de enviar dinheiro do Brasil para o exterior e vice-versa.

No Brasil, as operações da Transferwise são realizadas por meio de seus parceiros: MS Bank e Banco Rendimento.

Você pode enviar seu dinheiro via transferência bancária (TED) ou pagar um boleto. O dinheiro é convertido de acordo com a taxa média do câmbio comercial. Após a conversão, seu dinheiro é enviado ao beneficiário no país de destino, por meio de TED.

Para enviar dinheiro do Brasil para o exterior e vice-versa, a empresa oferece uma taxa que é informada, de forma transparente, desde o início da criação da transferência. Esse preço já inclui o IOF.

Saiba mais sobre como funciona o serviço da Transferwise.

Entre as principais vantagens da instituição financeira online estão as baixas taxas cobradas. Já entre as desvantagens está o tempo que o dinheiro demora para cair na conta do beneficiário.

Veja as principais diferenças entre Remessa Online e Transferwise e saiba qual é a melhor forma de realizar transações financeiras para o exterior.

Como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil: veja se vale a pena

Agora que você já viu como enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil e conhece outras formas de efetuar transações financeiras para o exterior, pode concluir se vale ou não a pena utilizar os serviços do BB.

Na opinião da equipe da Euro Dicas, vale a pena, sim, enviar dinheiro para Portugal pelo Banco do Brasil. A instituição financeira é confiável e autorizada pelo Banco Central do Brasil a realizar esse tipo de operação. Além disso, a comodidade de poder realizar a transação pessoalmente ou online conta muito.

Por outro lado, se o seu objetivo é pagar menos taxas no envio de dinheiro para o exterior e você não está com pressa para que o dinheiro chegue em até 24 horas ao destinatário, indicamos a TransferWise, um serviço online que também é bastante confiável, porém a taxa de câmbio praticada por esta instituição financeira é bem abaixo do que as cobradas pelo Banco do Brasil.

Devemos destacar que, independentemente de qual forma escolher para enviar dinheiro para fora do Brasil, você deve se atentar aos custos envolvidos na transação. Normalmente, os bancos utilizam uma taxa própria de câmbio, de acordo com os limites estabelecidos pelo BACEN, consequentemente, você pagará mais por isso.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos Relacionados

Fechar