Muitos brasileiros que moram no Brasil e trabalham para empresas estrangeiras. Também há pessoas que moram no exterior e trabalham para empresas brasileiras. Isso é bem comum em empresas de comunicação e tecnologia, por exemplo. Mas, como receber salário do exterior? Qual é a melhor forma de recebimento dos valores? E os impostos e as taxas a serem pagos para receber salário do exterior?

Neste artigo, vamos responder a essas dúvidas, além de informarmos questões importantes relacionadas ao tema. Confira!

Como receber salário do exterior?

Com o avanço da tecnologia e a possibilidade maior de realizar trabalhos remotos, é comum que profissionais trabalhem para empresas ao redor do mundo, mesmo não morando no país para onde trabalha.

E, o primeiro passo para receber pelos serviços prestados é emitir uma invoice. Trata-se de um documento que comprova que você prestou aqueles serviços para a empresa no exterior. Nela, o profissional discrimina os serviços que executou, o valor e a forma de pagamento. É como uma nota fiscal no Brasil.

Há diversas formas para você receber o seu dinheiro, e é importante conhecê-las, para não gastar além do necessário.

Qual é a melhor forma de receber salário do exterior?

Por meio das plataformas online, como a Remessa Online, por exemplo. Assim, não é necessário que você se preocupe com as filas de bancos, com burocracia e pagar tarifas caras.

No próprio site ou aplicativo, você efetua o seu cadastro, de maneira simples, gratuita e rápida, e conta, ainda, com diversas funcionalidades, limites elevados, taxas baixas e apoio ao cliente em português para esclarecimentos de dúvidas.

Além disso, com a Remessa Online, o dinheiro chega na sua conta em até 1 dia útil depois que a plataforma identifica o pagamento.

Passo a passo para receber o salário pela Remessa Online

Para receber pagamentos de outros países, você deve:

  1. Efetuar o seu cadastro no site da Remessa Online;
  2. Selecione a opção “Receber dinheiro” e encontre o seu IBAN;
  3. Escolha a moeda que você irá receber;
  4. Compartilhe os seus dados bancários com quem irá fazer o pagamento por seus serviços, para que fazem o pagamento por TED;
  5. Depois que o pagamento for realizado, a plataforma enviará um aviso para você, informando que já pode resgatar os seus valores;
  6. Para fazer o resgate do dinheiro, é necessário que você cadastre o seu recebimento: dê nome ao seu recebimento (História), informe a natureza da remessa, ou seja, o motivo da transferência, de acordo com as regras do Banco Central, que exige que a origem e o propósito da transferência sejam comprovados, e o país. Na Remessa Online, o processo é menos burocrático e completamente digital, diferentemente dos bancos convencionais;
  7. Ao final, informe os dados da conta bancária que você quer receber a quantia e faça o resgate do dinheiro. Você pode fazer isso no momento que desejar, com base na flutuação do câmbio que for mais favorável.

Neste vídeo, você pode conferir como receber dinheiro com a Remessa Online.

Outras formas de receber salário do exterior

Além da Remessa Online, há outras maneiras de receber salário do exterior, como as seguintes plataformas:

Também é possível receber dinheiro diretamente em sua conta bancária, por meio de bancos tradicionais, como a Caixa Econômica Federal, Bradesco e o Banco do Brasil, por exemplo.

Impostos e taxas para receber salário do exterior

Obrigatoriamente, é preciso pagar taxas para realizar transações internacionais, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Além disso, alguns bancos e instituições financeiras geralmente cobram outras taxas nas transferências para outros países, como taxas administrativas e outras tarifas que tornam a operação mais onerosa.

A Remessa Online cobra taxas justas e transparentes e, ao simular a transação internacional na plataforma, é possível visualizar quanto será cobrado pela operação. No recebimento de salário, a Remessa Online cobra apenas o custo da operação e o IOF.

  • IOF: alíquota de 0,38% para contas de titularidade diferente e 1,1% para transferências entre contas do mesmo titular;
  • Custo: a partir de 1,3% para transações na maioria das moedas, incluindo o euro. Para outras moedas estrangeiras, como o dólar americano, o dólar canadense e a libra, a taxa será diferente e progressiva.

A plataforma não cobra tarifa bancária para recebimento de valores do exterior. Além disso, a conversão das moedas é realizada com base no valor do câmbio comercial, ou seja, sem margem de lucro.

Documentos necessários para receber salário do exterior

Para receber salário do exterior, é preciso apresentar o contrato de trabalho ou outro documento que comprove vínculo empregatício entre o remetente e o beneficiário do dinheiro.

É importante frisar que recebimentos a partir de USD 3 mil relativos à prestação de serviços devem estar acompanhados do contrato de prestação de serviço e da invoice, com a descrição dos serviços prestados.

Dá para usar o Remessa Online for Business

A Remessa Online for Business pode ser usada para receber salário do exterior. Esta modalidade da plataforma está aberta a todos, não apenas para as grandes empresas. Caso você e sua empresa ou a pessoa física que a representa oficialmente estejam com toda a documentação em dia e sem problemas legais podem utilizá-la sem problemas.

Se você possui uma empresa cadastrada na Remessa Online for Business, pode enviar e receber remessas internacionais por meio da conta internacional gratuita. A plataforma fornece dados do IBAN em seu nome.

Melhor forma de receber valores

Essa modalidade foi criada visando atender à necessidade das empresas que pretendem realizar operações financeiras para outros países. Elas podem ser, por exemplo, pagamentos, transferências, investimentos ou outros serviços específicos para pessoas jurídicas.

Imposto de renda

Muitos brasileiros que prestam serviços a distância para empresas no exterior têm dúvidas se a melhor alternativa para receber salário do exterior é como pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ).

Não há uma melhor maneira para receber pagamento (pessoa física ou jurídica). Isso varia de acordo com a situação de cada profissional e da quantia recebida. Por isso, caso tenha dúvida sobre imposto de renda, é aconselhável consultar um contador ou tirar a dúvida com a própria equipe da Remessa Online.

Como declarar dinheiro recebido do exterior?

Devemos ressaltar, ainda, que é preciso declarar as remessas para o exterior no Imposto de Renda, incluindo os pagamentos para outros países, mesmo que o beneficiário não esteja enquadrado na faixa de renda estipulada pela Receita Federal como isento.

É necessário, também, pagar impostos sobre os valores recebidos. Entre as taxas cobradas, está o IOF, que é um imposto obrigatório sobre todas as operações financeiras. A alíquota pode ser de 0,38% para transferências entre contas de titularidade diferente ou 1,1% para a sua própria conta no exterior.

Além disso, com base na origem do dinheiro e nas razões para o recebimento do pagamento, pode ser cobrado Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), PIS/PASEP e Cofins.

Você deverá preencher a sua declaração com todos os valores enviados e recebidos. Veja o passo a passo de como fazê-la.

  1. Primeiramente, você deve baixar o programa multiplataforma de IRPF2022, que consta no site da Receita Federal;
  2. Informe se pretende importar os dados do ano anterior ou se prefere preencher uma nova declaração;
  3. Selecione uma opção entre as seguintes: “Declaração de Ajuste Anual”, “Declaração Final de Espólio” ou “Declaração de Saída Definitiva do País”;
  4. Clique em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. Em seguida, na aba “Outras Informações”;
  5. Faça a conversão da quantia recebida para reais, utilizando o valor da moeda fixado pelo Banco Central do Brasil para compra. Informe, nos campos de cada mês, o valor recebido;
  6. Confira todos dados informados e envie a sua declaração.

Dicas para receber o salário do exterior

Confira, adiante, algumas dicas importantes para receber salário do exterior com segurança e sem perder na conversão da moeda.

  • Receba o seu dinheiro por um método confiável, que esteja autorizado pelo Banco Central a operar;
  • Resgate os valores no momento mais oportuno. Caso não precise com urgência do dinheiro, aguarde o momento mais favorável para retirá-lo, quando a moeda que você vai receber estiver valorizada;
  • Simule o valor a ser recebido e as taxas a serem pagas, para saber quanto você receberá;
  • Opte pelas plataformas online, como a Remessa Online, na hora de receber o seu dinheiro, pois elas são tão seguras quanto os bancos tradicionais, mas oferecem vantagens, como taxas mais econômicas e prazo menor para o recebimento dos valores.

Agora que você já sabe tudo sobre como receber salário no exterior, é hora de lucrar em moeda estrangeira! Seja com a Remessa Online ou outra plataforma digital, essa é a melhor maneira de receber seu salário de forma segura e pagando menos taxas. A plataforma possui taxas baixas, geralmente 8 vezes menores do que as dos bancos, transfere o dinheiro com rapidez, e é um método de envio e de recebimento de dinheiro seguro. Você pode comprovar neste artigo que utilizar a Remessa Online é seguro aqui.