Como receber salário do exterior? Descubra a melhor forma

É comum sabermos de casos de brasileiros trabalham para uma empresa estrangeira, mas moram no Brasil, ou de pessoas que moram no exterior, mas que trabalham para empresas brasileiras, principalmente nas áreas tecnológicas e de comunicação. Por isso, neste artigo vamos falar sobre como receber salário do exterior, a melhor forma de receber, os documentos necessários, como declarar o recebimento, entre outras informações. Confira!

Receber salário do exterior não é complicado

O trabalho remoto é cada vez mais utilizado nos dias de hoje e muitas empresas estão adotando esta forma de trabalhar. Jornalistas, fotógrafos, TIs, designers são apenas alguns exemplos de profissões que permitem trabalhar a distância. E, na maioria dos casos, trabalhar remotamente é bom tanto para o profissional, que dispõe de mais flexibilidade e não precisa gastar tempo se deslocando para a empresa física, quanto para a empresa, que não precisa ter gastos extras, como os que teria se o funcionário estivesse trabalhando lá todos os dias.

Mas um ponto a considerar na hora de pensar em receber salário do exterior é a conversão da moeda, principalmente a conversão do real para euro, libra ou dólar, que não é nem um pouco favorável, o que faz com que os profissionais percam dinheiro. Além disso, existem as taxas, muitas delas, desnecessárias, cobradas por algumas instituições. Por isso, vamos te mostrar como economizar neste momento, de forma segura, é claro.

Como fazer para receber salário do exterior?

Existem diferentes formas de você receber salário do exterior. Algumas delas são:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Qual é a melhor forma de receber salário do exterior?

As plataformas online geralmente oferecem mais benefícios aos usuários do que os bancos tradicionais. E a Remessa Online é a melhor delas, pois costuma ter as taxas mais baixas do mercado, envia o dinheiro em até 1 dia útil depois de identificado o pagamento na plataforma, disponibiliza apoio ao cliente em português, limite elevado, já pré-aprovado, para transferências, além de outras vantagens.

Receber salário do exterior trabalho

Como receber salário do exterior via Remessa Online: passo a passo

Veja a seguir o passo a passo de como receber salário do exterior via Remessa Online.

1. Efetue o seu cadastro no site da Remessa Online;

2. Após a aprovação de seu cadastro, selecione a opção “Receber Dinheiro”;

3. Selecione a moeda estrangeira que vai receber (euro, dólar, libra, ou outra);

4. Compartilhe seus dados bancários com a empresa em que você trabalha, para efetuarem o pagamento via TED;

5. Após fazer o pagamento, a plataforma identifica automaticamente a quantia e envia um e-mail para você;

6. Ao chegarem os valores, você precisará apenas cadastrar o seu recebimento: dar um nome para o seu recebimento (História), informar o motivo da transferência e o país. Dessa forma, não será mais necessário que você cadastre todos os dados no próximo mês ao receber para receber seu salário;

7. Solicite o resgate dos valores no momento mais oportuno para você e aguarde o dinheiro cair na sua conta.

Outros recebimentos pela Remessa Online

Além da possibilidade de receber salário do exterior pela Remessa Online, você também poder receber dinheiro de outros países para outros fins, como:

  • Receber valores de pessoas físicas em outros países;
  • Resgatar rendimentos de aplicações fora do país;
  • Pagar por imóvel ou aluguel no exterior.
  • Receber pagamentos de empresas do exterior.
  • Receber dinheiro do Google AdSense.

Documentos necessários para receber salário do exterior

Para receber salário do exterior, é necessário apresentar o contrato de trabalho ou outro documento que comprove vínculo empregatício entre o remetente e o beneficiário do dinheiro.

Impostos e taxas para receber salário do exterior

De acordo com o site da Remessa Online, não existem impostos e incidência no imposto de renda para receber salário do exterior com a plataforma. O beneficiário do dinheiro pagará o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), com alíquota de 0,38%.

A taxa da operação será de 1,3% do valor do recebimento para transferências em euro. Para outras moedas estrangeiras, como o dólar americano, o dólar canadense e a libra, a taxa será diferente e progressiva.

A tarifa bancária é gratuita para quem recebe salário do exterior pela Remessa Online.

Se você ainda não conhece bem a Remesssa Online, veja se vale a pena aqui.

Dá para usar o Remessa Online for Business

A Remessa Online for Business pode ser usada para receber salário do exterior. Esta modalidade da plataforma está aberta a todos, não apenas para as grandes empresas. Caso você e sua empresa ou a pessoa física que a representa oficialmente estejam com toda a documentação em dia e sem problemas legais podem utilizá-la sem problemas.

Se você possui uma empresa cadastrada na Remessa Online for Business, pode enviar e receber remessas internacionais por meio da conta internacional gratuita. A plataforma fornece dados do IBAN em seu nome.

Essa modalidade foi criada visando atender à necessidade das empresas que pretendem realizar operações financeiras para outros países. Elas podem ser, por exemplo, pagamentos, transferências, investimentos ou outros serviços específicos para pessoas jurídicas.

Imposto de renda

Muitos brasileiros que prestam serviços a distância para empresas no exterior têm dúvidas se a melhor alternativa para receber salário do exterior é como pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ).

Não há uma melhor maneira para receber pagamento (pessoa física ou jurídica). Isso varia de acordo com a situação de cada profissional e da quantia recebida. Por isso, caso tenha dúvida sobre imposto de renda, é aconselhável consultar um contador.

Outras formas de receber salário do exterior

Veja adiante outras formas de receber salário do exterior, além da Remessa Online.

Como receber pelo TransferHub?

1. Crie seu cadastro no TransferHub;

2. Após a finalização de seu cadastro, seu IBAN (International Bank Account Number) estará disponível para que você possa receber dinheiro de do exterior;

3. Escolha a moeda que você irá receber;

4. Compartilhe seus dados bancários com o remetente do dinheiro que fará a remessa para você;

5. Depois de feito o pagamento e identificado na conta-corrente em moeda estrangeira, a plataforma enviará para você um aviso para resgatar seus valores. Para fazer o resgate, você precisa informar o motivo e a origem do dinheiro;

6. Anexe a documentação solicitada e aguarde a análise da sua operação;

7. Selecione o canal bancário de sua titularidade (pessoa jurídica) que você pretende receber o seu dinheiro e ele estará disponível para você no momento em que achar melhor.

Como receber salário pelo Paypal?

Para receber salário do exterior pelo PayPal em uma conta bancária no Brasil, o beneficiário poderá fazer a solicitação para retirar o valor diretamente na sua conta-corrente. Mas, como se trata de um pagamento, ele deverá pagar uma tarifa fixa, além de um percentual sobre o valor recebido.

Como receber pelo banco?

Para receber uma remessa do exterior pelo banco, primeiramente, você deverá ter conta-corrente e informar para o remetente do dinheiro o código SWIFT, que é a identificação do seu banco, seus dados pessoais (como nome completo e endereço) e informações solicitadas.

Você deverá cadastrar o seu CPF ou CNPJ. Em seguida, deverá fornecer informações sobre você e/ou a sua empresa e enviar o seu contrato de trabalho, para provar vínculo empregatício.

Descubra como enviar dinheiro para o exterior pelo banco.

Como declarar dinheiro recebido do exterior

É importante declarar seu imposto de renda, mesmo que não seja sempre obrigatório (nos casos isentos). Por isso, você deverá inserir na sua declaração todos os valores enviados e recebidos. Veja o passo a passo para fazer a sua declaração.

  • Baixe o programa da Receita Federal no seu computador ou telefone;
  • Selecione a seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. Depois, clique na aba “Outras Informações”;
  • Converta o valor recebido para reais, utilizando o valor da moeda fixado pelo Banco Central do Brasil para compra. Informe, nos campos de cada mês, o valor recebido;
  • Confira todos dados informados e envie a sua declaração.

Receber salário do exterior via Remessa Online é mais vantajoso

É sempre recomendado fazer simulações nos sites das instituições financeiras autorizadas pelo BACEN a operar no mercado de câmbio. Assim, você tem como verificar qual delas oferece as melhores condições. Nós do Euro Dicas estamos sempre buscando maneiras de economizar no envio de dinheiro e de poupar tempo. Por isso, concluímos que receber salário do exterior pela Remessa Online é mais vantajoso.

A plataforma possui taxas baixas, geralmente 8 vezes menores do que as dos bancos, transfere o dinheiro com rapidez, e é um método de envio e de recebimento de dinheiro seguro. Você pode comprovar neste artigo que utilizar a Remessa Online é seguro.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos relacionados

TransferWise agora é Wise: entenda as mudanças na plataforma

A TransferWise mudou e agora é Wise. Entenda por que houve a mudança, se as transferências já estão disponíveis e como funciona.

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Descubra aqui

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Esclareça essa e outras dúvidas que muitas pessoas têm na hora de enviar dinheiro para o exterior.

Remessa Online vale a pena? Veja como funciona e se é seguro

Saiba como poupar, quais as taxas aplicadas e o passo a passo para utilizar a Remessa Online. Leia ainda o que dizem os utilizadores.

Limite de remessas para o exterior: descubra até quanto pode enviar

Enviar dinheiro para fora é sempre complicado por causa das várias taxas e regras. Veja qual é o limite de remessas para o exterior e como enviar.

Western Union: como funciona o envio de dinheiro para o exterior

Western Union: como funciona o envio e recebimento de dinheiro, quais são as taxas cobradas e se é confiável fazer transferências nessa plataforma.

Remessa Online ou Wise: qual é melhor para enviar dinheiro?

Remessa Online ou Transferwise? Comparamos as duas plataformas de envio de transferência internacional e descobrimos a melhor opção. Confira.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube